Amazonas poderá ter trilha de longo curso


Uma trilha ligando a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sítio Bons Amigos (Manaus) e a Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga (Presidente Figueiredo) pode ser o mais novo atrativo natural do Amazonas. As informações são do Blog da Floresta.
A Trilha dos Morcegos, como deverá se chamar, fará parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, caminhos que além de servirem de opção de atividades na natureza e conectar unidades de conservação têm grande potencial para ajudar a movimentar a economia das cidades localizadas ao longo dos percursos.

cachoeirairacema presFigueiredo mariooliveira mtur

Presidente Figueiredo é conhecida por suas belas cachoeiras. Na imagem, a Cachoeira de Iracema | Foto: Mário Oliveira/MTur.

Por que Trilha dos Morcegos?

A ideia foi apresentada no final de outubro, mês dedicado a celebrar a importâncias dos morcegos na América Latina e Caribe. Segundo o Blog da Floresta, há mais de 15 anos Manaus realiza o ‘Festival dos Morcegos’, evento que tem o objetivo de “desconstruir a imagem negativa dos morcegos, sempre associada a vampiros, a transmissão de doenças e outros pensamentos negativos dos colonizadores.”
Por causa da pandemia este ano o evento não será realizado.
Ainda de acordo com a publicação o traçado da Trilha dos Morcegos está sendo planejado por um grupo de especialistas, dentre eles, Marcos Antônio, o Marcos Morcegão que tem se dedicado à conservação dessas espécies e será sinalizada com o padrão adotado pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
O Programa para a Conservação dos Morcegos Brasileiros (PCMBr) nasceu em 1995 e é composto por pesquisadores, estudantes e membros da sociedade interessados em conhecer e conservar os morcegos brasileiros.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

1 Comentário
  1. Respostas Avatar
    Joao Batista filho 06/11/2020 as 11:00

    O projeto das trilhas de longo percurso é bem interessante e há muito tempo já poderia ter sido implantado no Brasil, seguindo os modelos de países que tem as atividades de turismo bem exploradas . Entretanto , deve se levar em conta que um bom projeto de ecoturismo não é aquele que contempla somente a quantidade de turistas e a sua rentabilidade , deve levar em conta também a sustentabilidade ambiental e a preservação das identidades culturais e tradições das comunidades e ambientes em seu entorno. Estamos vendo no Brasil muitos projetos de turismo que não consideraram isso e acabaram subjugando ou aniquilando muitas comunidades, seus ambientes culturais e naturais e suas atividades tradicionais. Turismo de massa é um dos mais perniciosos tipos de turismo que poderemos adotar para muitas das nossas comunidades . Já estive em Presidente Figueiredo por duas vezes e deu para perceber que já está ocorrendo por ai também .

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo