Argentina terá novo parque nacional

A câmara dos deputados argentina sancionou a lei de criação do Parque Nacional Iberá, na província de Corrientes, noroeste do país.
A área dos ‘Esteros de Iberá’ é uma mistura de pântanos, lagos, lamaçais e cursos d’água, por muitas vezes chamada de “pantanal argentino” protegerá um ecossistema de rica vida silvestre (uma das maiores do país) que inclui mais de 360 espécies de aves, dentre elas a ameaçada Yetapá de Collar (ou Tesoura-do-campo, ave encontrada na Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil) e os mamíferos Cervo-do-pantanal e Aguará Guazú (Lobo-guará) entre outros.
Além da ampliação da área de proteção ambiental o parque vizinho ao já existente Parque Provincial Iberá será mais uma opção para os viajantes na região e se tornarão juntos, o maior parque natural da Argentina.
A área do Parque Nacional Iberá foi doada por duas fundações, a Conservation Land Trust (CLT) e a Flora and Fauna Argentina, criadas por Kristine e Douglas Tompkins, bilionário norte-americano fundador da conhecida marca de equipamentos de camping e roupas esportivas, The North Face, que morreu em 2015 no Lago General Carrera, na Patagônia.
A CLT tem projetos na Argentina e Chile, e também doou áreas que se transformaram em parque nacionais chilenos, como algumas que fazem parte dos 2.800Km da Rota dos Parques da Patagônia.

Mapa da área do Parque Nacional Iberá, em Corrientes - Argentina
Mapa da área do Parque Nacional Iberá, em Corrientes – Argentina | Foto: Divulgação/CLT.
ibera clt02
Vista aérea de área do parque | Foto: Divulgação/CLT.
ibera clt
Vista de área do parque | Foto: Divulgação/CLT.
ibera clt03
Os Esteros de Iberá formam o segundo maior complexo de zonas úmidas do mundo, só não sendo maior que o Pantanal, no Brasil | Foto: Divulgação/CLT.
ibera clt guarani
Algumas das espécies encontradas na área do parque com os respectivos nomes em Guarani | Foto: Divulgação CLT.

Mais informações sobre o novo parque nacional argentino, o Parque Nacional Iberá, podem ser conferidas no site do projeto e na fanpage dele no Facebook.

Com informações de Wikipedia, The Conservation Land Trust, ProyectoIbera.org e ParquesNacionales.gob.ar.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Argentina terá novo parque nacional”

Deixe um comentário