Blablacar: minha experiência na maior comunidade de caronas do mundo.

Olá desbravadores <3

Como sempre digo: economizar é nosso lema! E quando a economia beneficia todos os envolvidos e ainda cria a chance de você conhecer pessoas bacanas e criar novas amizades é melhor ainda, não é mesmo?

Você pode até não ter utilizado essa plataforma, mas provavelmente já ouviu falar: Blablacar é simplesmente a maior comunidade de caronas de longa distância do mundo, com presença garantida em 22 países e mais de 35 milhões de membros cadastrados.

Sobre o BlaBlaCar

Tudo começou em 2006, mas no Brasil o serviço ganhou notoriedade em 2015. Faço parte da comunidade desde Janeiro de 2016 e só tenho o que agradecer: todas as pessoas que me deram carona foram cordiais e muito receptivas,  tornaram as minhas viagens tranquilas e seguras me possibilitando até uma nova amizade, a Aninha!!!

Um dos grandes atrativos do blablacar é a economia no valor do deslocamento: o ônibus para São Paulo (Jabaquara) saindo da rodoviária de Santos custa em média R$26,50, com o blablacar a média cobrada é de R$15,00, valendo muito a pena!

Sempre utilizei o trecho Santos>São Paulo, mas fiz outras pesquisas no aplicativo e é possível encontrar caronas para distâncias bem maiores como Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou até mesmo Florianópolis.

blablacarFoto: Divulgação / BlaBlaCar

Como funciona para quem pega carona:

  • Criação do perfil:

Tanto quem busca como quem oferece carona precisa realizar seu cadastro pelo site ou baixando o aplicativo (acho bem mais prático), preencha o máximo das informações com clareza e sinceridade, são com essas informações que a pessoa vai avaliar se libera ou não sua carona.

  • Faça as confirmações de segurança:

Estamos pedindo carona para alguém que não nos conhece, é importante dar a essa pessoa a máxima segurança possível para que ela aceite-nos em seu carro.Pensando nisso o blablacar oferece algumas confirmações de segurança que trazem tranquilidade tanto para quem oferece como para quem pega a carona. Realizando as confirmação de documento, telefone, quantidade de amigos no Facebook e e-mail seu perfil torna-se muito mais confiável aumentando sua chance nas aprovações de viagem.

  • Procure sua carona e leia às informações sobre o trajeto:

Primeiro passo é você definir data e local que deseja ir, provavelmente aparecerá várias opções de caronas com pontos de encontros diferentes, locais de desembarque distintos e horários diversos de saída, é importante você selecionar o que mais se encaixa no trajeto que deseja.

Lembre-se:

É uma carona e não um serviço de transfer. Quem pede tem que se adequar a quem disponibiliza. Mas tudo pode ser acordado via mensagem com perguntas ao caronista antes de fechar o trajeto. Observe também a média dos valores cobrados pelo trecho desejado para não pagar mais caro que outros meios de transportes.

  • Leia os comentários sobre o caronista:

Depois de escolher o trajeto, ler sobre as informações dos locais de ponto de encontro e tirar as dúvidas, chegou a hora de ler sobre as avaliações do caronista. Já desisti de uma solicitação por lê que o motorista corre um pouco demais ou por ver uma nota baixa. É muito importante que você leia essas informações antes de solicitar a viagem para que evite aborrecimentos futuros. Feito todos esses passos é só solicitar e aguardar a aceitação da sua carona.

  • Avalie sua viagem: 

O feedback é a ferramenta mais importante nessa plataforma, por isso nunca deixe de avaliar sua viagem e ser sincero quanto a segurança, trajeto, cordialidade e todos os itens que achar importante a serem elogiados ou criticados.

blablacar-smileyup-nolineFoto: Divulgação / BlaBlaCar

O que muda para quem oferece a carona:

Os passos são praticamente os mesmo: criação do perfil, confirmação de segurança, analise dos comentários do solicitante da carona e feedback ao final do trajeto. O que altera é que ao invés de buscar uma viagem ele vai ofertar um trajeto, como se fosse um anúncio contendo data, hora, ponto de encontro, valor por pessoa, resumo do trajeto e possíveis paradas para desembarque. Outras responsabilidades do caronista são responder as dúvidas dos solicitantes e aprovar as caronas.

Eu sempre índico e incentivo meus amigos a usarem essa forma alternativa de transporte por acreditar que ela pode trazer múltiplos benefícios para quem pede carona, para quem oferece e para o planeta com a diminuição de carros nas estradas.

Espero que tenham gostado da dica 😉

Gostou da postagem? Leia também sobre minha experiência com o Airbnb.

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes ?

Blog Michellândia
Geração Touch
Facebook: @blogmichellândia
Instagram: @blog_michellandia
Bloglovin’: Michellândia
Linkedin: Michelle Graça
Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Foto do autor

Michelle Graça - Michellândia

Michelle Graça tem 35 anos, Paulista, pós-graduada em marketing estratégico, mochileira, redatora de conteúdo do blog Michellândia, colaboradora do site Mochila Brasil e com uma paixão incontrolável por conhecer o mundo.

Deixe um comentário