Depois de anunciar exigência de teste negativo para Covid-19, Lençóis adia reabertura para turistas

Lençóis, uma das cidades base para quem quer conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia havia anunciado que poderia voltar a receber turistas hoje (1), desde que estes apresentassem teste negativo para a Covid-19 e seguisse os protocolos sanitários estabelecidos (uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social etc), mas ontem divulgou nota informando sobre postergar da reabertura da cidade para o turismo.
Segundo a prefeitura, o adiamento se deve à necessidade de aprovação de lei que prevê multas para quem descumprir as medidas de combate a Covid-19, trabalho conjunto de intensificação das ações de conscientização da população, ampliação da vistoria nos estabelecimentos turísticos entre outros, além do “aumento de notificações de pessoas com sintomas relacionados ao novo coronavírus nos últimos dias”.
Confira a nota a seguir:

 

Ver essa foto no Instagram

 

A Prefeitura de Lençóis informa o adiamento da Reabertura da cidade para o turismo. Tendo em vista: 😷 a necessidade de aprovação de Projeto de Lei que prevê Multas para pessoas que descumprirem as medidas de combate ao Covid-19. O projeto está na Câmara de Lençóis desde 14 de maio e aguarda apreciação pelos vereadores o que deve acontecer nesta quarta-feira, 2 de setembro. Bem como a implementação destas medidas. Este instrumento é crucial para a fiscalização; 😷 a decisão conjunta de intensificação das ações de conscientização da população com base em documento com sugestões que deve ser organizado pela Associação Comercial de Lençóis; 😷 a realização de vistorias nos estabelecimentos turísticos que ainda não alcançou um número suficiente de estabelecimentos necessário para reabertura; 😷 recomendação do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) encaminhada nesta segunda-feira ao gestor municipal pelo adiamento para manutenção do padrão de segurança, organização e qualidade oferecido costumeiramente por Lençóis aos turistas; 😷 o aumento de notificações de pessoas com sintomas relacionados ao novo coronavírus nos últimos dias. Na semana de 16 a 22 de agosto, por exemplo, havia o total de 9 pacientes sintomáticos que foram testados para COVID-19 (todos com resultado negativo). Já nesta última semana – de 23 a 30 de agosto – já são 34 pessoas com sintomas semelhantes ao Covid-19 sendo investigados. Um aumento de mais de 300%. Os casos ainda estão sendo acompanhados de acordo com os protocolos epidemiológicos e podem ou não ser confirmados para a doença. Esta última informação que se apresentou apenas neste último final de semana exige maior atenção por parte do poder público e de toda população. Sendo assim, a Prefeitura entende que o melhor no momento é aguardar a apreciação do Projeto de Lei para Fiscalização, a apresentação de sugestões educativas por parte da ACEL; o resultado dos testes realizados nos pacientes sintomáticos; bem como a observar a situação de saúde no município nas próximas semanas. Desta forma, a Prefeitura de Lençóis deve anunciar nos próximos dias um novo plano de educação e conscientização.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Lençóis-Ba (@prefeituralencois.ba) em

O Parque Nacional da Chapada Diamantina segue fechado. No último dia 26, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou que as unidades de conservação federais poderiam abrir para visitação (com restrições). Aqui o instituto disponibiliza uma lista dos parques já abertos.

rioserrano lencois gleidsonsantos mtur
Piscinas naturais do Rio Serrano, um dos atrativos naturais de Lençóis | Foto: Gleidson Santos/MTur.

“Novo turismo”

Vários especialistas concordam que passeios ao ar livre, junto à natureza e sem aglomerações são tendência na retomada das atividades turísticas, com o que concorda também o diretor da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Jorge Ávila. Ao Correio 24 horas, Ávila comentou que “a zona turística da Chapada é composta por 34 cidades e, junto com esses municípios, estão construindo esse protocolo que vai padronizar as ações na região, o que traz segurança para a população e os turistas”.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário