10 destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Espírito Santo

O Espírito Santo é uma verdadeira reserva de destinos pouco conhecidos da região sudeste do Brasil.  Se você quer algo diferente e ainda quer sentir um pouquinho do gosto de desbravar, mesmo estando próximo dois maiores centros urbanos do país, com certeza esse é o lugar certo.

1 – Afonso Claudio

Monumento Natural da Pedra dos Três Pontões – Afonso Claudio – Espirito Santo - Foto: Ademir Lauret
Monumento Natural da Pedra dos Três Pontões – Afonso Claudio – Espirito Santo – Foto: Ademir Lauret

Fundada por imigrantes italianos e rodeada por plantações de café, cachoeiras e belas formações rochosas, Afonso Claudio faz parte do roteiro das montanhas capixabas

Entre as atrações da cidade estão a trilha para o Monumento Natural da Pedra dos Três Pontões, a Cachoeira de Santa Luzia , o Vale do Empoçado. e trilha para a Pedra da Lajinha, o ponto mais alto da cidade.  

Hotéis e Pousadas em Afonso Claudio

 

2. Itaúnas – ES

dscf0411
Foto: Blog Tenho minha loucura

Itaúnas é uma vila de pescadores  localizada no extremo norte capixaba a 8 km da divisa com a Bahia. Distrito da cidade de Conceição da Barra. Com dunas de até 30 metros de altura, praias desertas, alagados, rio, e muito o que fazer.  Itaúnas também é conhecida como a capital do forró pé de serra, pois todos os anos durante o mês de julho, a vila é palco de um dos maiores festivais de forró do Brasil: o Festival Nacional de Forró de Itaúnas .

Você encontra mais informações aqui e aqui.

3. Monumento Natural dos Pontões Capixabas – ES

Pontões Capixabas, Pancas
Foto: Karla F Paiva/ Creative Commons

O monumento Natural dos Pontões Capixabas está em uma área de aproximadamente 17.496 hectares , abrangendo três áreas distintas, localizadas nos municípios de Pancas e Águia Branca, estado do Espírito Santo. A região dos Pontões Capixabas, como são chamadas as formações rochosas com mais de 500 metros de altura, já foram consideradas o lugar mais bonito do mundo pelo paisagista Burle Max. A principal cidade de apoio para a visitação do parque é Pancas, o último refúgio de habitantes e descendentes de um país europeu que não existe mais, a Pomerânia, que foi anexada a Alemanha e Polônia depois da 2ª Guerra mundial. A região está se transformando em um point de Montanhistas e praticantes do Vôo livre e com sua beleza não poderia passar batido na lista de destinos de nenhum mochileiro que se preze.

Você encontra mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.

4. Ibitirama – ES

DSC02507 min
Foto: Apenas uma Capixaba

Ibitirama é um dos municípios do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó.  A principal atração são as cachoeiras e piscinas naturais da Pedra Roxa. Você encontra mais informações aqui, aqui e aqui.

5. Domingos Martins e Parque Estadual da Pedra Azul – ES

parque estadual da pedra azul
Pedra Azul – Foto: Luiz Felipe Gasparini /Wikimedia Commons

A Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com cerca de 500 metros de altura, cujo pico está a 1.822 m de altitude. Em seu entorno está o Parque Estadual da Pedra Azul que faz parte do município de Domingos Martins. No local é possível fazer algumas trilhas como a Trilha do Lagarto, a Trilha das Piscinas, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas e a Trilha da Pedra Azul  onde o visitante tem contato direto com o paredão rochoso. A cidade de Domingos Martins e a vila de Pedra Azul são os principais destinos de serra do Espírito Santo e possuem ampla estrutura turística, com várias pousadas e restaurantes.

Você encontra mais informações aqui, aqui e aqui.

6. Parque Estadual Paulo César Vinha e Três ilhas – ES

parque estadual paulo cesar vinha
Parque Estadual Paulo César Vinha – Lagoa Coca-Cola – Foto: © Marcelo Moryan

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado entre a região Nordeste de Guarapari, balneário a 30 minutos de Vitória, e o sul de Vila Velha. Pertencente a Área de Proteção Ambiental de Setiba, a sede do Parque fica a 23 km da Rodovia do Sol, no km 36 que liga Vila Velha a Guarapari.
O acesso ao Parque é fácil. De Guarapari, o visitante deve pegar a Rodovia do Sol, paralela ao Oceano Atlântico, que liga a cidade à Vila Velha, entre os balneários de Setiba e Ponta da Fruta, no litoral Sul do Estado. – Mais informações aqui.

7. Iúna – ES

maxresdefault 3
Foto: Capixaba da Gema

A cidade Iúna fica próxima ao entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó e tem como principal atração o Hidrolândia Parque com diversas cachoeiras e piscinas naturais.

Você encontra mais informação sobre o local aqui.

8. Parque Estadual do Forno Grande e Castelo – ES

Estrela do Norte, com Forno Grande ao Fundo - Foto: Josecarlos Danzi / (CC BY-SA 3.0)
Estrela do Norte, com Forno Grande ao Fundo – Foto: Josecarlos Danzi / (CC BY-SA 3.0)

O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora. O parque ainda conta com um alojamento restrito para pesquisadores, com camas, colchões, cozinha e banheiro. Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há pousadas e restaurantes nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer

Mais informações aqui

9. Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – Alegre – ES

5347181262 b27e1d70ab b 1024x680 min
Foto: Victor Domingues / Flickr: Victor Domingues

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo. O acesso se dá por estrada pavimentada com calçamento de paralelepípedo, em perfeitas condições de tráfego de veículos de pequeno porte.

O parque é formado por quatro trilhas, com níveis diferentes de dificuldade. As visitas podem ser feitas com o auxílio de guias, que são moradores da região habilitados para oferecer informações. Até chegar a cachoeira, são 800 metros a pé pela Mata Atlântica preservada.

O Parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui estrutura de banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer

10. Trilha do Mestre Álvaro – Serra – ES

IMG 0603
Foto: Super Agradável 

O Mestre Álvaro fica no no município de Serra e é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira com 833 metros de altitude. A trilha até o topo tem 7 km e de lá é possível avistar toda a região metropolitana de Vitória, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

Você encontra mais informações aqui e aqui.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “10 destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Espírito Santo”

Deixe um comentário