13 destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Espírito Santo


O Espírito Santo é uma verdadeira reserva de destinos pouco conhecidos da região sudeste do Brasil.  Se você quer algo diferente e ainda quer sentir um pouquinho do gosto de desbravar, mesmo estando próximo dois maiores centros urbanos do país, com certeza esse é o lugar certo.

Essa é uma lista aberta, portanto qualquer um pode colaborar acrescentando novos destinos utilizando o formulário no final do post, mas só vale postar destinos desconhecidos do grande público. Se você conhece algum lugar especial e pouco visitado no Espírito Santo, inclua ele utilizando nosso formulário fácil no final do post ou deixe a dica nos comentários.

 

1. Pedra Três Pontões – Afonso Claudio

Monumento Natural da Pedra dos Três Pontões -  Foto: afonsoclaudio.es.gov.br

Fundada por imigrantes italianos, Afonso Claudio é uma das cidades da região serrana do Espírito Santo que compõe o roteiro das montanhas capixabas.  Lugar bom pra apreciar a natureza e a vida no campo com seus casebres, carros de boi, fogão a lenha e comida boa. A cidade é rodeada por plantações de café, cachoeiras e belas formações rochosas com destaque para o Monumento Natural da Pedra dos Três Pontões.

 

 

by

2. Matilde – Alfredo Chaves

Seja na água das diversas cachoeiras ou seja no vôo de parapente, Alfredo Chaves é de tirar o fôlego !!!

by

3. Itaúnas – ES

Foto: Blog Tenho minha loucura

Itaúnas é uma vila de pescadores  localizada no extremo norte capixaba a 8 km da divisa com a Bahia. Distrito da cidade de Conceição da Barra. Com dunas de até 30 metros de altura, praias desertas, alagados, rio, e muito o que fazer.  Itaúnas também é conhecida como a capital do forró pé de serra, pois todos os anos durante o mês de julho, a vila é palco de um dos maiores festivais de forró do Brasil: o Festival Nacional de Forró de Itaúnas .

Você encontra mais informações aqui e aqui.

by

4. Cinco Pontões – Laranja da Terra

A região dos Cinco Pontões, no passado, foi habitada por índios e jesuítas. Existe um mistério que permanece até os dias atuais, passado de geração em geração, que em algum local do monumento esta enterrado um cacho de banana de ouro, e quem o achar, terá ouro pro resto da vida. Então fica a dica!

by

5. Monumento Natural dos Pontões Capixabas – ES

Foto: ICMBio

O monumento Natural dos Pontões Capixabas está em uma área de aproximadamente 17.496 hectares , abrangendo três áreas distintas, localizadas nos municípios de Pancas e Águia Branca, estado do Espírito Santo. A região dos Pontões Capixabas, como são chamadas as formações rochosas com mais de 500 metros de altura, já foram consideradas o lugar mais bonito do mundo pelo paisagista Burle Max. A principal cidade de apoio para a visitação do parque é Pancas, o último refúgio de habitantes e descendentes de um país europeu que não existe mais, a Pomerânia, que foi anexada a Alemanha e Polônia depois da 2ª Guerra mundial. A região está se transformando em um point de Montanhistas e praticantes do Vôo livre e com sua beleza não poderia passar batido na lista de destinos de nenhum mochileiro que se preze.

Você encontra mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.

by

6. Ibitirama – ES

Foto: Apenas uma Capixaba

Ibitirama é um dos municípios do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó.  A principal atração são as cachoeiras e piscinas naturais da Pedra Roxa. Você encontra mais informações aqui, aqui e aqui.

by

7. Domingos Martins e Parque Estadual da Pedra Azul – ES

Pedra Azul - Foto: Luiz Felipe Gasparini /Wikimedia Commons

A Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com cerca de 500 metros de altura, cujo pico está a 1.822 m de altitude. Em seu entorno está o Parque Estadual da Pedra Azul que faz parte do município de Domingos Martins. No local é possível fazer algumas trilhas como a Trilha do Lagarto, a Trilha das Piscinas, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas e a Trilha da Pedra Azul  onde o visitante tem contato direto com o paredão rochoso. A cidade de Domingos Martins e a vila de Pedra Azul são os principais destinos de serra do Espírito Santo e possuem ampla estrutura turística, com várias pousadas e restaurantes.

Você encontra mais informações aqui, aqui e aqui.

by

8. Parque Estadual Paulo César Vinha e Três ilhas – ES

Foto: Rota Capixaba

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado entre a região Nordeste de Guarapari, balneário a 30 minutos de Vitória, e o sul de Vila Velha. Pertencente a Área de Proteção Ambiental de Setiba, a sede do Parque fica a 23 km da Rodovia do Sol, no km 36 que liga Vila Velha a Guarapari.
O acesso ao Parque é fácil. De Guarapari, o visitante deve pegar a Rodovia do Sol, paralela ao Oceano Atlântico, que liga a cidade à Vila Velha, entre os balneários de Setiba e Ponta da Fruta, no litoral Sul do Estado. - Mais informações aqui.

by

9. Pedra do Frade e a Freira – Cachoeiro do Itapemirim – ES

A PEDRA DO FRADE E A FREIRA
Conta a lenda que um frade se apaixonou por uma freira que, com ele, semeava a fé cristã entre os povos nativos da região sul do estado do Espírito Santo.
O amor profano tomou conta do coração do moço, forte e honrado cavaleiro do exército de Jesus e da jovem freira, esposa de Cristo, a quem não era permitido outro amor.
Diante do sofrimento de ambos, divididos entre o rigor do celibato e o amor, Deus condoeu-se deste martírio e não os separou e nem os uniu, mas permitiu que ficassem próximos, em respeitoso ato de oração, frente a frente.
E assim, eternizados na formação granítica natural, permanecerão confabulando juras de amor, ouvidas pelas tempestades e compreendidas pelos passarinhos às margens do Itapemirim.Há mais de 400 anos os frades andavam pela região sul do estado em busca de ouro e de almas, o que acabou dando credibilidade à lenda da Pedra do Frade e da freira situada ente os municípios capixabas de Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul.

by

10. Iúna – ES

Foto: Capixaba da Gema

A cidade Iúna fica próxima ao entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó e tem como principal atração o Hidrolândia Parque com diversas cachoeiras e piscinas naturais.

Você encontra mais informação sobre o local aqui.

by

11. Parque Estadual do Forno Grande e Castelo – ES

Foto: ODete Liber

 

Cachoeira do Furlan /Pedregulho - Castelo/ES - Foto: Naoki Arima

by

12. Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – Alegre – ES

Foto: Victor Domingues

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo. O acesso se dá por estrada pavimentada com calçamento de paralelepípedo, em perfeitas condições de tráfego de veículos de pequeno porte.

O parque é formado por quatro trilhas, com níveis diferentes de dificuldade. As visitas podem ser feitas com o auxílio de guias, que são moradores da região habilitados para oferecer informações. Até chegar a cachoeira, são 800 metros a pé pela Mata Atlântica preservada.

O Parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui estrutura de banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer

by

13. Trilha do Mestre Álvaro – Serra – ES

Foto: Super Agradável 

O Mestre Álvaro fica no no município de Serra e é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira com 833 metros de altitude. A trilha até o topo tem 7 km e de lá é possível avistar toda a região metropolitana de Vitória, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

Você encontra mais informações aqui e aqui.

 

by

Adicionar nova imagem

This field is required

Drop Image Here

or

Get image from URL

Maximum upload file size: 8 MB.

Processando, Aguarde um instante...


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…