12 hostels (na praia!) para trocar trabalho por hospedagem


Já ouviu falar de Worldpackers.com? É uma plataforma que conecta viajantes com oportunidades ao redor do mundo para fazer work exchange.
Mas o que é work exchange? É a possibilidade de se hospedar em um lugar gratuitamente em troca de dar aquela mãozinha algumas horas por dia. Os tipos de ajuda variam, pode ser desde de recepção, até manutenção e limpeza.

Então se você está com tempo, mas sem dinheiro para curtir as melhores praias do Brasil nesse verão? Separamos hostels em praias incríveis para você ser voluntário e aproveitar a viagem com economia e ter experiências únicas.

wptrancoso01

Na imagem, hospedagem em Trancoso que oferece vaga via Worldpackers | Foto: Divulgação/Pousada Jacarandá-Worldpackers.

1- Trancoso – Bahia

Trancoso foi um antigo povoado de pescadores, e hoje combina a tranquilidade com a típica beleza das praias do sul da Bahia. A Pousada Jacarandá, além de linda, fica pertinho da praia e do Quadrado (onde boa parte da vida noturna acontece). Além disso, conta com uma equipe amável e uma comida deliciosa!
Mais detalhes sobre a vaga, aqui.

praiadoespelho marciofilho mtur

Vista da Praia do Espelho, umas das belas praias da região de Trancoso | Foto: Márcio Filho/MTur.

2- São Luís – Maranhão

Considerada patrimônio da Humanidade pela Unesco, a capital maranhense reúne um conjunto arquitetônico com cerca de 300 edificações do século XVII a XIX. Além das praias, e de estar a algumas horas dos famosos Lençóis Maranhenses, tem uma forte vida cultural, com muitas atrações de graça no centro histórico.
O New Friends Hostel tem uma ótima estrutura e fica perto da praia, com duas folgas bom café da manhã. Confira detalhes sobre a vaga, aqui.

saoluis douglasjr mtur

São Luís tem um belíssimo Centro Histórico | Foto: Douglas Júnior/MTur.

3- Búzios – Rio de Janeiro

Armação dos Búzios é uma antiga vila de pescadores localizada a 190 km a leste do Rio de Janeiro. É uma península de 8 km que possui 23 praias com características especiais e inesquecíveis. É considerada o plano perfeito para desfrutar de boa comida, arte e natureza. O Hostel Lobo Inn tem uma ótima localização e espaços de convivência. Lugar de muita festa e aconchego. Mais sobre a vaga, aqui.

buzios thiagofreitas mtur

Na imagem, Praia da Ferradurinha, uma das muitas belas praias buzianas | Foto: Thiago Freitas/MTur.

4- Recife – Pernambuco

A capital pernambucana é uma das cidades que mais recebem turistas do Nordeste, com seu mar muitos tons de azul, água morna, brisa fresca, frevo e vida cultural intensa. O Piratas da Praia Hostel CoWorking, fica em uma das mais famosas praias da cidade, a de Boa Viagem. O ambiente do hostel é perfeito para fazer amigos.
Mais sobre o hostel e a vaga, aqui.

boaviagem recife brunolima mtur

Vista da Praia de Boa Viagem | Foto: Bruno Lima/MTur.

5- Maragogi – Alagoas

Maragogi é uma das praias mais bonitas do Brasil, é perfeita para quem quer conhecer gente do mundo todo, praticar novos idiomas e ainda curtir o lindo o visual. O Maraga Beach Hostel fica na orla, e tem uma equipe supersimpática e unida, que trata a todos como família, e um café da manha de hotel cinco estrelas. Mais sobre, aqui.

maragogi marcoantoski mtur

Galés de Maragogi | Foto: Marco Ankosqui/MTur.

6- Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Para quem está buscando conhecer o Rio de uma maneira diferente o Hostel Casa do Mundo, é uma oportunidade perfeita. O hostel fica em uma pequena ilha e proporciona uma experiência tranquila e próxima da natureza. Perto do hostel também tem um metro, assim o voluntário tem facilidade para conhecer Copacabana, Ipanema, Leblon e ir curtir a noite da Lapa. Detalhes sobre, aqui.

rio brunaprado mtur

Vista do Pão de Açúcar, um dos inúmeros atrativos do Rio | Foto: Bruna Prado/MTur.

7- Florianópolis – Santa Catarina

A ilha que é também capital de Santa Catarina, tem algumas das mais belas praias e paisagens do país. Muito frequentada por turistas o ano todo, é raríssimo não cruzar com um argentino por lá. O Hostel Canasvieiras fica em uma das melhores localizações da cidade e como dizem os voluntários que passam por lá, o difícil é ir embora. Mais sobre a vaga, aqui.

floripa caiovilela mtur

Praia da Joaquina, uma das belas praias de Floripa | Foto: Caio Vilela/MTur.

8- Ubatuba – São Paulo

Ubatuba no litoral norte de São Paulo, é conhecida como capital do surf, com quase 100 lindas praias, além de cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica. O Green Haven Hostel é um hostel aconchegante perto do centro da cidade e cheio de gente animada, ideal para quem gosta da mistura de natureza e festa. Detalhes sobre, aqui.

purubaubatuba rogeriocassimiro mtur

Vista da Praia do Puruba, uma das belíssimas praias que você pode conhecer em Ubatuba | Foto: Rogério Cassimiro/MTur.

9- Ilhabela – São Paulo

Mais um lugar incrível do litoral norte de São Paulo, Ilhabela além de lindas praias, também conta com cachoeiras, trilhas e vistas impressionantes. O Granola Hostel está localizado no centro da ilha (bom ponto de partida para várias áreas da ilha), e conta com anfitriões que conhecem muito bem o local e te darão dicas incríveis para desfrutar ao máximo da sua estadia. Confira os detalhes aqui.

bonete maristelacolucci mtur

Vista da Praia do Bonete, em Ilhabela | Foto: Maristela Colucci/MTur.

10- Paraty – Rio de Janeiro

Paraty tem um centro histórico de tirar o fôlego, além de praias e ilhas exuberantes. Uma ótima opção para voluntariar, nessa cidade que é patrimônio cultural e natural da humanidade, é o Aracy Hostel é com muita música e viajantes do mundo todo. Mais sobre, aqui.

paraty rogeriocassimiro mtur

A soma de mar, montanha e Centro Histórico fazem de Paraty um lugar especialmente belo | Foto: Rogério Cassimiro/MTur.

11- Arraial d'Ajuda – Porto Seguro – Bahia

Arraial d'Ajuda é um distrito de Porto Seguro, de onde está a cerca de 40 minutos. A beleza local é impressionante, da vila às praias. Uma ótima opção é ficar no hostel Adios Amigos Hostel, criado por quatro amigos que se apaixonaram pela vila. O hostel tem muitas áreas comunitárias, que criam um ambiente tranquilo e ótimo para conhecer pessoas. Mais sobre a vaga por lá, aqui.

arraialdajuda marciofilho mtur

Atrás dessa igreja (de Nossa Senhora d'Ajuda) tem umaaaaa vista… Vá lá ver! | Foto: Márcio Filho/MTur.

12- Natal – Rio Grande do Norte

A capital potiguar é reconhecida pela beleza natural de suas praias e sua infraestrutura. O Republika Hostel é uma ótima opção para quem quer voluntariar na cidade. Fica perto da praia e tem ótimo ambiente. Confira a oportunidade por lá, aqui.

natal neydouglas mtur

Vista de Ponta Negra. Ao fundo, o Morro do Careca, um dos cartões postais do RN | Foto: Ney Douglas/MTur.

Como você pode ficar nestes (e em outros lugares do Brasil e do mundo) trocando trabalho por hospedagem

Neste post aqui explicamos direitinho como funciona a Worldpackers, mas para resumir, basicamente a plataforma funciona como um catálogo online de hospedagens, só que lá as vagas são publicadas por anfitriões (donos de pousadas, hostels, hotéis etc) que estão procurando voluntários.
Para se candidatar às vagas é preciso ser ‘membro verificado' na Worldpackers. Sendo assim, você pode se candidatar a quantas vagas quiser no Brasil e no mundo, selecionando as oportunidades que estejam de acordo com seu interesse/perfil.

Você pode se tornar ‘membro verificado' na Worldpackers pagando uma taxa de assinatura válida por um ano. Com ela você usa a plataforma durante um ano inteirinho sem precisar pagar nada extra.

E mais uma notícia boa: usando o código promocional  mochileiros , você recebe um desconto de 10 dólares para se tornar membro verificado! Acesse aqui e não se esqueça de utilizar o código.

E mais uma: Você também pode optar por se tornar membro verificado dividindo o valor da taxa com alguém, a a modalidade que a Worldpackers chamou de “Plano de Casal/Amigos”. Você pode saber mais sobre aqui.
Em qualquer uma das opções, não se esqueça de usar o código mochileiros para garantir os 10 dólares de desconto!

Boa viagem!

[affcoups id=”45994″]


Gilsimara Caresia

Acredita que lugar de mulher é onde ela quiser. Brasileira, jornalista, turismóloga e uma apaixonada por viagens, ela já viajou por mais de 70 países sozinha. Compartilha suas experiências de viagem por aqui, na página GirlsGo e no Instagram.

5 Comentários
  1. Quero muito participar da experiência de ser um mochileiro. Norte do Brasil é preferencial, porque amo calor, sol, e praia, quem sabe posso unir o util ao agradavel.

    • Respostas Claudia Severo de Almeida
      Claudia Severo de Almeida 01/04/2020 as 9:21

      Oi Luciane! Agora todos teremos de aguardar um pouco para viajarmos novamente. Mas vai passar!
      Abraço. Cuide-se!

  2. Troco por trabalho ,manutenção ,cozinha ,tenho experiência e curso na area

  3. Aceito a proposta de trabalho por hospedagem

  4. Respostas Avatar
    Kerollynegralindissíma. 12/01/2020 as 12:10

    Espetacular às oportunidades, magníficantemente, magníficante, magnífico 💯🌹💙🤗🙋💖 .

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo