Nossa experiencia na Ilha dos Frades – Bahia

Entre nossas pesquisas do que conhecer na Bahia, surgiu a Ilha dos Frades, que logo chamou nossa atenção, uma das ilhas da Baía de Todos os Santos, rodeada por Mata Atlântica, o pequeno paraíso, que possui oito quilômetros de extensão, ocupa um território que lembra o formato de uma estrela de 15 pontas, e em cada uma delas uma praia.

Como chegar?

Por se tratar de uma ilha a resposta é fácil: de barco.
  • Madre de Deus – Pegar um ônibus (R$ 9,00) na rodoviária de Salvador até Madre de Deus (horários saindo de Salvador) e de lá pegar um barco (R$ 5,00) até a Ilha dos Frades em  Loreto ou em Ponta de Paranama. Para chegar em Ponta de Nossa senhora, só barcos fretados (R$ 150).
  • Centro Náutico – há várias agências que ofertam o passeio que custa de 45 a 150 reais.

Fretando um barco, você tem a liberdade e comodidade de parar onde quiser, já os barcos que fazem transporte regular dos moradores, só vão até Paramana. Os barcos que saem do centro náutico levam até a Praia da Viração, atracando na Ponta de Nossa Senhora, local mais estruturado para o turista, sendo uma das rotas obrigatórias do passeio.

Nossa experiencia

Não sabíamos bem o que nos aguardava, nossa ideia (bem ingenua) era dar a volta em torno da ilha e acampar lá.

Terminal de Madre de Deus

O dia amanheceu bem chuvoso mas mesmo assim não desistimos, chegando em Madre de Deus pegamos o barco por volta do meio dia. Os barcos não parecem ser muito seguros, porem, a viagem foi tranquila, passamos por muitos navios petroleiros e maquinas, devido a região ser um Polo Petroquímico.

DCIM100GOPROGOPR8420.

Chegando na Ilha, nos deparamos com uma das mais belas paisagens, a Igreja de Nossa Senhora de Loreto, em meio à vasta mata verde, mar calmo e águas transparentes. 30 minutos depois, chegamos em Paramana, o local mais habitado da ilha, mas vimos poucas pessoas, parecia até uma ilha deserta.

Igreja de Nossa Senhora de Loreto
Paramana - Ilha dos Frades
Paramana – Ilha dos Frades

A previsão era caminhar 8 km (de Paranama até a Ponta de Nossa Senhora) após caminhar alguns (muitos) metros chegamos a praia da Costa, ocupada por moradores locais, existe uma pequena Igreja de frente ao mar, que estava fechada no momento. Com o dia chuvoso e o céu escurecendo, resolvemos não seguir nossa caminhada e procurar um lugar pra acampar alí mesmo.

Foi ai que encontramos uma família, que nos alertaram sobre não poder acampar lá, pois a ilha é “particular“, em contrapartida, eles nos convidaram para almoçar e serviram uma deliciosa moqueca baiana.

DCIM100GOPROG0138467.
Nossa imensa Gratidão a Cris e sua família.

Após o almoço, o filho deles nos levou para conhecer a ilha, passamos pela Praia do Pontal até a Praia do Tobar, durante a caminhada ele nos contou sobre historias da ilha e sua vivencia lá, o que já valeu ter chegado lá. Ao final da tarde, como estavam voltando para Salvador, deixamos nossos planos de lado e pegamos uma carona com eles.

DCIM100GOPROGOPR8426.

2 comentários em “Nossa experiencia na Ilha dos Frades – Bahia”

1. Qual o contato de Cris e sua Família
    Do barco que levaram vcs a Ilha dos Frades
    Informações importantes para quem quer fazer esse passeio