Incas e índios amazônicos eram mais próximos do que se imagina


Artigo “A cordilheira e a floresta” da coordenadora do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP, Cristina Bertazoni publicado na Revista de História, fala sobre a pouco conhecida relação entre os incas e os índios amazônicos, que segundo estudos, tinham intensas trocas culturais 

A rudimentaridade do povo amazônico e a sofisticação dos incas é um dos pontos reproduzidos pela maioria dos livros de História. Hoje, de acordo com a estudiosa, esta visão está ultrapassada e a divisão entre Andes e Amazônia como se fossem duas área culturais separadas e incomunicáveis nunca existiu.
O intercâmbio cultural entre esses povos vinha de milênios.
Dentre as curiosidades apresentadas no artigo, há relatos de que não eram apenas os incas que organizavam expedições em direção à floresta. Índios chiriguanos (guarani) do Paraguai e da Bolívia, por exemplo, buscaram penetrar a parte sudeste do Tahuantinsuyu (Império Inca em Quechua).
Interessante leitura para os amantes de História pré-colombiana e interessados em viagens pela amazônia e pelas áreas que foram dos incas. Vale conferir!

Foto: Machu Picchu | PromPeru / Divulgação.


3 comentários sobre “Incas e índios amazônicos eram mais próximos do que se imagina”

  1. Oláa alguém aqui, já fez a trilha INCA clássica ou aquela outra de salkantay? E se alguém sabe de informações do esquí em Arequipa.. n acho o site…

Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…