7 lugares para se hospedar em troca de trabalho voluntário em Ilhabela

Por Nathalia Lourenço*

Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo, é o destino perfeito para os amantes de natureza e aventura. Por lá existem diversas opções de trilhas, cachoeiras, praias, esportes radicais e passeios. Neste post você vai encontrar alguns lugares para se hospedar em troca de trabalho voluntário em Ilhabela, uma maneira econômica de viajar e ter ainda mais contato com a cultura local.

Quem pode te ajudar com isso é a plataforma Worldpackers, que une hospedagens, ongs e projetos que buscam ajuda nas tarefas do dia-a-dia com viajantes que podem realizar o trabalho voluntário. Em troca, os viajantes recebem hospedagem gratuita no seu destino, em alguns casos refeições, passeios entre outros.

Eu contei sobre minha primeira viagem à Ilhabela e primeira experiência de voluntariado aqui.

Se você ama natureza e ainda não conhece, vai se encantar com Ilhabela. Na imagem, a Ilha das Cabras | Foto: Maristela Colucci/MTur.

Lugares para se hospedar em troca de trabalho voluntário em Ilhabela, separados por regiões da ilha. Vamos lá?

– Perequê

Localizado na região central de Ilhabela, você vai encontrar de tudo no Perequê: restaurantes, bares, lojas, opções de passeios, esportes na areia e na água. É o lugar da ilha onde saem os passeios para o Bonete, Castelhanos e praias distantes que são acessíveis apenas de barco. Fica a 2 km da balsa e 5km da Vila, é possível chegar de ônibus.

1. Green Hostel

O Green Hostel é conhecido pelos voluntários como “casinha”, é um lugar aconchegante onde todos se sentem muito bem recebidos e acolhidos.

Você pode colaborar no Green Hostel: na recepção, tarefas domésticas, limpeza, cozinha, fotografia e mídias sociais. O Green também recebe voluntários para o Beach Clean Up (ações de limpeza de praias).

Hostels, ongs e projetos oferecem lugares para se hospedar em troca de trabalho voluntário em Ilhabela, um deles é o Green Hostel | Foto: Divulgação/Worldpackers.
Green Hostel | Foto: Divulgação/Worldpackers.

– Centro Histórico/Vila

O centro histórico de Ilhabela é um dos melhores lugares para turistar, comprar artesanato e comer de tudo! Se você gosta de festa vai encontrar desde luau a baladas. É um dos lugares com mais turistas na ilha justamente pela grande quantidade de atrações.

Para chegar ou sair do centro histórico é possível usar o ônibus municipal.

2. Clan.Destino

Com uma energia de muita coletividade o Clan.Destino é a melhor opção para quem quer fazer amigos e ama festas! O hostel é pequeno e por isso as pessoas estão sempre juntas. Se você não dispensa uma boa festa esse é o lugar certo para você.

Você pode auxiliar o Clan.Destino com suas habilidades de: fotografia, vídeo, mídias sociais, auxiliar durante a noite e madrugada nas festas ou nas tarefas do dia a dia como limpeza. Você também pode aplicar para fazer o Beach Clean Up.

Clan. Destino – Ilhabela | Foto: Divulgação/Worldpackers.

3. Hostel da Vila

O Hostel da Vila é super descolado, possui piscina, toboágua, bar e muitas áreas em comum para relaxar ou mesmo trabalhar caso você faça home office. Nos finais de semana sempre tem música ao vivo ou DJ, um clima muito gostoso e tranquilo.

Uma vantagem para os voluntários é que em seu dia de folga podem ir ao Bonete e passar a noite no Hostel da Vila Bonete que é parceiro do Hostel da Vila.

As opções de voluntariado são para colaborar com as redes sociais do hostel, tirar fotos, fazer vídeos, auxiliar na cozinha, bar e recepção. Além da experiência de curta duração Beach Clean Up.

Uma das áreas pra relaxar no Hostel da Vila | Foto: Divulgação/Worldpackers.

– Bonete

Localizada no sul de Ilhabela, é conhecida por ser uma das praias mais isoladas e bonitas da ilha onde só é possível chegar de trilha (com 12,5km de extensão) ou barco (duração aproximada de 1h). Não se preocupe, a beleza do Bonete compensa todo esforço para chegar lá. 

Além da praia, você pode fazer trilhas para visitar o poço fundo, mirante e praias próximas: Anchovas e Indaiauba. Só tome cuidado com os borrachudos que são muitos nessa região de Ilhabela!

4. Hostel da Vila Bonete

O Hostel da Vila Bonete fica a poucos passos da praia, possui piscina, bar e algumas áreas comuns para conversar e relaxar. O hostel costuma encher aos finais de semana e normalmente fica tranquilo durante a semana, possibilitando até momentos para jogos de cartas e tabuleiro entre os voluntários e staffs. Se você pretende fazer home office saiba que a internet não é das melhores, já que o bonete é um lugar para se desconectar.

A vantagem dos voluntários é que caso precisem ir embora mais cedo, ou caso não possam chegar no dia combinado por causa do tempo, é possível ficar hospedado de forma gratuita no Hostel da Vila.

Você pode se voluntariar para: ajudar na recepção, limpeza dos quartos e hostel, colaborar no bar ou cozinha e até mesmo ajudar na manutenção.

– Siriúba

Siriúba fica no norte da ilha, próxima a diversas praias que são pequenas e tranquilas, como Viana, Praia do Sino e a praia “secreta” do arrozal. É próximo a trilha para a cachoeira da friagem. Você pode chegar em Siriúba de ônibus municipal.

5. Vila Siriúba

A Vila Siriúba é um hotel fazenda a beira-mar, localizado de frente para a praia, é um lugar grande, rústico e tranquilo no meio da natureza.

Você pode se voluntariar para: colaborar na cozinha, recepção, bar, limpeza, jardinagem e tarefas domésticas.

Hotel Fazenda Vila Siriúba | Foto: Divulgação/Worldpackers.

– Feiticeira

A praia da Feiticeira, localizada no sul de Ilhabela, é uma das mais bonitas da ilha. Ótima opção para quem busca tranquilidade já que não há quiosques e bares na praia. Existem duas cachoeiras que desaguam entre a praia e a costeira sul. É um dos melhores lugares para fazer flutuação. É possível chegar de ônibus.

6. La Gloria House

La Gloria House é super acolhedora e é gerida por uma família que é super flexível e cuida muito bem de seus voluntários.

As opções de voluntariado que você vai encontrar são: limpeza, tarefas domésticas, turno noturno e recepção.

La Gloria | Foto: Divulgação/Worldpackers.

– Taubaté

Localizado no sul de Ilhabela, o bairro Taubaté é cercado pela mata atlântica. Fica próximo a praia e a cachoeira do Veloso e piscinas naturais. É possível também fazer flutuação e mergulho na praia do Veloso. Um pouquinho mais distante está a movimentada praia do Curral, com ótimas opções de restaurantes, bares e música ao vivo.

7. Camping Flamboyant

Em uma área de mata atlântica o Camping Flamboyant é uma ótima oportunidade para quem curte natureza e aventuras, já que a área tem trilhas, rio, montanha, mirante e cachoeira.

Você vai encontrar oportunidades para colaborar com a limpeza do local e recepção dos hóspedes.

Camping Flamboyant | Foto: Divulgação/Worldpackers.

As vagas

👉 Você pode conferir todas as vagas disponíveis no destino Ilhabela clicando aqui. (Não se esqueça de clicar em ‘ativar o código promocional’, assim você garante seu desconto de dez dólares!)

Dica: ao acessar uma vaga leia atentamente o conteúdo publicado pelo anfitrião. Atente também que ao final de cada página (vaga) há outras opções (funções a serem desempenhadas) oferecidas por ele.

NOTA: As oportunidades de voluntariado podem mudar de acordo com a necessidade do momento de cada anfitrião e a duração, tarefas são combinadas com o anfitrião antes da sua viagem.

Com informações de Ilhabela.com.br e Worldpackers.

*Viajante e mística, Nathalia Lourenço também divide suas experiências no Instagram: https://www.instagram.com/nathalialou/

Deixe um comentário