Você mochila junto ou fora do rebanho?

Quando você escolhe um destino, quanto disso realmente é uma escolha SUA e quanto é fruto do valor que você dá para a opinião alheia? Já parou pra pensar?

Com todo tipo de informação à nossa disposição, você já se perguntou se estamos de fato escolhendo novos destinos? Se estamos saindo das rotas comuns para conhecer lugares diferentes? Desbravar! 

Parece que não. Estamos cada vez mais agindo da mesma maneira, seguindo os mesmos caminhos e visitando os mesmos destinos. Cada vez mais são poucos, muito poucos os que fogem do rebanho. Por que será?

Será que não é por que alguns viajantes transformaram as viagens em um troféu a ser exibido e nesse caso o destino mais popular é o que mais traz status pra quem vai viajar por ele? Da mesma forma que algumas pessoas fazem com dinheiro e bens materiais. Será que a escolha do destino também não está vinculada a este tipo de comportamento e por isso muitas pessoas escolhem apenas aqueles destinos que são mais valorizados pela maioria?

backpacker081
O rebanho…

Faça um teste:

Diga para sua família e amigos que está em dúvida entre visitar a Itália e a Abecásia em sua próxima viagem e confira o resultado. Se você disser que está mais inclinado à viajar para a Abecásia, possivelmente acharão que você está com algum problema, pois “ninguém em sã consciência trocaria a Itália pela Abecásia”.  Mas você já se perguntou, por que?

Pesquise e comprove que ambos os destinos são interessantes cada um com sua particularidade e História, mas é certo que 99,9999% dos viajantes escolheriam a Itália sem ao menos pesquisar sobre a Abecásia. Por que?

Talvez seja porque poucas pessoas conheçam a Abecásia e uma viagem pra lá não se transformaria em curtidas e status social.   Essa é uma lógica óbvia na escolha de turistas convencionais e parece se aplicar cada vez mais no mundo da mochila.

Claro que esse é um exemplo extremo, mas isso ocorre também na escolha dos roteiros em destinos conhecidos.

Há 193 países no mundo, sem contarmos as regiões e territórios autônomos e ilhas remotas do planeta.  Que tal passar a pesquisar mais sobre estes lugares?

Que tal mochilar fora do rebanho? 

Se essa é a sua praia coloque aí nos seus favoritos nossa tag “Destinos Pouco Conhecidos” que nela iremos trazer periodicamente uma série de posts com destinos ainda pouco explorados no Brasil e no mundo. 😉

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário