Couchsurfing e outros sites similares


Economizar para viajar mais, nesta, ou numa próxima mochilada. O viajante está sempre pensando em esticar a viagem ou quando não tem tempo, já está pensando no próximo destino.

Economize dormindo no sofá alheio

couchsurfer1-1024x682

Você já deve ter ouvido falar em Couchsurfing, uma rede social de hospitalidade que em 2012 atingiu a marca de 4 milhões de membros em mais de 180 países. No CouchSurfing os participantes oferecem seus  “sofás”  aos  viajantes da rede. Além da questão prática: você pode ficar hospedado (gratuitamente) em um desses 180 países e também oferecer o seu sofá, o projeto visa fomentar a consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. De acordo com seus organizadores não é só uma de encontrar alojamento gratuito por todo o mundo, mas de estabelecer ligações por todo o mundo. Bandeiras a parte, queira ou não, além das portas abertas, os participantes têm de ter mentes abertas e sem dúvida o intercâmbio cultural nessa “hospedagem” pode ir muito além das que conseguimos em hospedagens convencionais, só vai depender de você.
Receber alguém desconhecido em casa é quase como receber alguém conhecido, ou seja, muito bem! O “extra” é que essa pessoa pode ser de Marraquesh e não conhece nada da sua cidade por exemplo.
O www.couchsurfing.com oferece ferramentas para que você confira o perfil dos usuários para saber um pouco da sua personalidade, se têm afinidades (não é legal ser recebido ou receber alguém que não tem nada a ver com você), há um sistema opcional de verificação de identidade por cartão de crédito e referências pessoais para aumentar a segurança e confiança entre os membros.
Confira 4 dicas para aumentar suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing 

Outros sites

Mais ou menos na mesma “vibe” intercâmbio cultural-aproximação de pessoas há o HospitalityClub, fundado em 2000. São mais de 328.000 membros de 207 países, de acordo com o www.hospitalityclub.org. Nesta rede não só a hospedagem faz parte da “ajudinha”; um banho quente, um passeio pela cidade, a ida a um bar legal também são maneiras de aproximar as pessoas!
Lembrando que em todos os casos você também pode ter negativas, não necessariamente porque o “hospedeiro” não foi com sua cara (perfil) mas por ter compromissos justamente na data que você estará no local, estar de férias, viajando etc. Ninguém é obrigado a nada e as regras da casa, claro, são sempre feitas pelo dono. Respeito mútuo é lei em hospedagens grátis, ou pagas, em qualquer parte do mundo!!!

Se você além de mochileiro é cicloturista, os participantes do Warmshowers vão oferecer uma “ducha quente” pra você!  Além do site da comunidade eles oferecem aplicativos para  smartphones e tablets com sistema Android e iOS, o que pode ajudar durante a viagem com a bike. Vale dar uma olhada no http://pt.warmshowers.org/.

Economize, faça novos amigos e veja o mundo de uma perspectiva local é o lema de outra comunidade que oferece hospedagem gratuita ao redor do mundo, a GlobalFreeloaders.com (www.globalfreeloaders.com ).


Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

9 Comentários
  1. mas se estuviera alguém que quiera conocer Bonito-Pernambuco es solo me hablar mi numero es 0(81)7910-5220, no sé como hacer para se escrivir!

  2. no consigo me escrivir 🙁

  3. Bem dos UNITED mesmo…rs.

  4. Gaston Dubin VC JA FEZ COUCH SURFING KKKKKKKKKK.

  5. Estou procurando um lugar em Natal para ficar do dia 20 de dezembro a 06 de janeiro, alguem sabe me indicar.

  6. Legal este post. Eu sou super fã do CS e acho que ajuda o intercambio de experiências e culturas, mais do que na economia de alojamento. Sobre dormir nos aeroportos, é uma opção tmb. Escrevi um post sobre isso, se quiserem dar uma olhada. Abraço! http://mochilacult.com/2011/06/13/enquanto-o-aviao-nao-chega

    • Respostas Avatar
      Claudia Severo de Almeida 24/09/2012 as 23:08

      Obrigada Lucila! Parabéns pelo Mochila Cult, conheci esses dias e achei muito legal! Vou ler o texto indicado 🙂

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo