5 trilhas em El Chaltén na Patagônia argentina

Desde 1º de novembro já podemos concretizar o sonho de viajar pela Argentina e conhecer lugares incríveis como a Patagônia (tanto a argentina quanto chilena, já que o Chile também está reaberto para o Turismo) e esta época do ano é uma boa para viajar por essas bandas já que com o Verão, as temperaturas são menos rigorosas.

A seguir destacamos 5 trilhas em El Chaltén, a mais jovem cidade argentina, conhecida como a “capital do trekking” no país – fundada em 1985 para manter a soberania argentina sobre territórios na disputada fronteira patagônica com o Chile. (Em publicações futuras destacaremos outras cidades patagônicas – argentinas e chilenas).

Miradores Los Cóndores y Las Águilas

Trilhas em El Chaltén
Vista do Fitz Roy a partir do mirante Las Águilas | Foto: Travel way of life

A caminhada mais curta a partir de El Chaltén chega a um mirante natural que proporciona incrível vista panorâmica dos maciços Adela, Torre e Fitz Roy e do Vale do Rio de las Vueltas. Pode se seguir adiante a um outro mirante que proporciona outras belas vistas.
Partindo de El Chaltén, se cruza uma ponte sobre o rio Fitz Roy, seguindo até o início da trilha que parte do escritório do Parque Nacional Los Glaciares.

Chorrillo del Salto

Chorrillo | Foto: Pablo Flores
Chorrillo | Foto: Pablo Flores

Caminhada fácil e curta por um bosque até chegar a uma cascata de 20m de altura. O percurso também pode ser feito (quase todo) de carro/moto/bike. O caminho começa na Ruta Provincial nº 41.

Mirador de la Cascada Margarida

No canto superior direito a pontinha do Fitz Roy; Cerro Torre e à esquerda coberto de neve o Cerro Solo | Foto: Dan Lundberg
No canto superior direito a pontinha do Fitz Roy; Cerro Torre e à esquerda coberto de neve o Cerro Solo | Foto: Dan Lundberg.

Destaque para vista panorâmica dos maciços Torre e Fitz Roy. Caminhando cerca de uma hora a mais é possível chegar ao Mirador del Cerro Torre, um dos mirantes mais espetaculares da região.

Cañadón del Río de las Vueltas

Valle del rio de las Vueltas - trecho entre Lago del Desierto e o rio Fitz Roy | Foto: Mariano Mantel
Valle del rio de las Vueltas – trecho entre Lago del Desierto e o rio Fitz Roy | Foto: Mariano Mantel.

Caminhada (ou passeio de carro/moto/bike) até um mirante com ampla visão de todos os cerros. Está a 6Km de El Chaltén.

Laguna Capri

Laguna Capri e fitz Roy | Foto: Eduard Garcia
Laguna Capri e fitz Roy | Foto: Eduard Garcia.

A laguna de águas azuis (dependendo da luz do dia), rodeada de bosque nativo e de onde se aprecia uma fantástica vista do monte Fitz Roy é um dos pontos mais visitados da região de El Chaltén. O mirante está a cerca de 2h da cidade.
A trilha parte do extremo norte da vila, no fim da Avenida San Martín. Se você está com tempo, vale seguir um pouco adiante (cerca de 15 minutos) para ir até um mirante natural sobre uma rocha de onde pode se apreciar também o glaciar Piedras Blancas.

Dicas para Viajar para a Argentina

Contrate um seguro viagem

Um Seguro Viagem Argentina custará a partir de R$ 120 para cobrir uma viagem de 12 a 15 dias (por exemplo), e te protegerá financeiramente de imprevistos com atendimento médico / hospitalar, extravio de bagagem, atraso de voo, atendimento odontológico e até para caso de morte ou invalidez permanente por acidente.

Use um comparador de planos de seguro viagem pra encontrar os melhores planos e preços. Nós indicamos o comparador Seguros Promo, pois é o que possui os melhores preços e a melhor nota no site Reclame Aqui.

Troque seu dinheiro no “cambio blue”

“Blue”, é como é chamado o cambio paralelo na Argentina e com ele você consegue o dobro do valor do oficial. Basta enviar seus reais através do site da Western Union e sacar em pesos argentinos em qualquer agencia da empresa em Buenos Aires. Mesmo com a nova taxa de cambio para cartões de débito e crédito, implementada recentemente pelo governo argentino, o “cambio blue” segue sendo o mais vantajoso.

Nota: A Argentina teve suas prévias eleitorais no dia 13/08/23 e em outubro deste ano acontecem as eleições presidenciais no país. Com o resultado das prévias algumas mudanças na economia foram adotadas pelo atual governo, as quais já refletem no câmbio. Fique atento ao noticiário local para saber mais sobre.
Se você optar por utilizar a Western Union, pode simular a cotação no próprio App.

Mais para você

ℹ️ Mais informações sobre El Chaltén podem ser conferidas neste link.

🏠 Você pode encontrar ótimas opções de hospedagem em El Chaltén clicando aqui.

🎒✈️ A reabertura da Argentina ao Turismo é recente, desde 1º de novembro. Clicando neste post você encontra todas as informações, documentos e requisitos para entrar na Argentina.

A imagem que abre o post é de Sathish J.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

3 comentários em “5 trilhas em El Chaltén na Patagônia argentina”

  1. – Chorrillo del Salto
    Tive o prazer de fazer essa pequena caminhada no inverno. Caminhando sobre a neve fofinha… O lago abaixo da cascata quase todo congelado. Mto lindo! El Chaten estava deserta. Mas a paisagem em geral… Maravilhosa!

    Responder

Deixe um comentário