Expedições à alta montanha cada vez mais acessíveis ao brasileiro

Enfrentar grandes altitudes não é para qualquer um. É preciso planejar muito bem uma expedição numa montanha de altitude para que ela não se torne um pesadelo. Cursos com montanhistas mais experientes ou com empresas do ramo são opções.

Até alguns anos atrás escalar montanhas nevadas era restrito ao mercado de clientes europeus e norte-americanos. No Brasil isto está começando a mudar.
Aos poucos aparecem por aqui, empresas oferecendo roteiros com bom custo benefício. A GentedeMontanha.com por exemplo, oferece roteiros e cursos para quem quer participar de uma expedição deste tipo.
“Faz pouco tempo que trabalho com brasileiros, até alguns meses atrás eu só guiava gringos e europeus. Fiquei impressionado com o tanto que as empresas disponíveis no Brasil cobram por roteiros populares como o Aconcágua ou Huayna Potosi [Argentina e Bolívia, respectivamente]”, comenta o alpinista Maximo Kausch, proprietário da GentedeMontanha.com.

Equipe do GentedeMontanha.com em expedição no Paquistão | Foto: Divulgação
Equipe do GentedeMontanha.com em expedição no Paquistão | Foto: Divulgação

Kausch escalou recentemente, 30 montanhas com mais de 6000m em apenas 2 meses. Com o público brasileiro ele trabalha há cerca de 3 meses e já vê bons resultados. Dentre os roteiros organizados pelo montanhista, destacam-se expedições ao Aconcágua (Argentina), Alpamayo (Peru), Mercedário (Argentina), Huayna Potosi (Bolívia) e até montanhas de 8000 como o Cho Oyu (a sexta montanha mais alta do mundo, na Cordilheira do Himalaia) entre outras.

Quanto custa um curso?

No GentedeMontanha.com um curso de introdução à escalada em montanhas nevadas custa por volta de USD 1.000, num roteiro de 9 dias. “O curso foi pensado para formar o montanhista, para que ele ganhe certa autonomia em montanhas maiores”, ressalta Kausch.

Mais informações no http://www.gentedemontanha.com e no http://facebook.com/gentedemontanha

>> Este é um publieditorial. Colaborou com o texto, o montahista Paulo Roberto, o Parofes.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário