Uma estrada ligando Rússia, Europa e EUA?

Um dos trens da Trans-siberian Railway nos anos 70 | Foto: Peter Krantz.
Um dos trens da Trans-siberian Railway nos anos 70 | Foto: Peter Krantz.

No último dia 23, o jornal russo The Siberian Times publicou uma proposta da Russian Railways, para construção de uma enorme estrada que uniria a Rússia ao Alasca (EUA).
O projeto Trans-Eurasian Belt Development (TEPR) prevê a construção da estrada junto à ferrovia Transiberiana, da renovação da rede de trens e tubos de petróleo e gás.
“Este é um projeto interestatal, intercivilizações”, disse à publicação, Vladimir Yakunin, presidente a companhia.
A estrada atravessaria a Rússia por completo e se uniria aos sistemas viários existentes na Europa Ocidental e Ásia. As distâncias das fronteiras ocidentais e orientais da Rússia são de aproximadamente 10.000Km.
Yakunin disse que a superestrada conectaria a Rússia com a América do Norte por meio da região de Chukotka, ao leste russo, atravessaria o estreito de Bering e entraria na península de Seward, no Alasca. A publicação não informa se o trecho marítimo seria feito em ferryboat, por túnel ou ponte.
A distância mais curta entre Russía e Alasca (ocidental) é de aproximadamente 88Km, segundo o Centro de Informação de Terras Públicas do Alasca.
A CNN fez um percurso teórico, calculado hipoteticamente, de Londres até o Alasca via Moscou, o que poderia dar cerca de 12.978Km.

Percurso hipotético feito pela CNN | Foto: Reprodução.
Um percurso hipotético feito pela CNN | Foto: Reprodução.

Com informações da CNN.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário