O que você está fazendo que te afasta do seu sonho?


Por Camila Caggiano*

Quando contei pras pessoas que eu havia comprado um carro pra rodar o mundo morando nele, escutei de muita gente: “Se eu pudesse faria o mesmo!”.
Ao constatar como era alto o número de pessoas que fogem de seus próprios sonhos, comecei a questionar o porquê disso e notei que uma das coisas que mais afasta as pessoas de realizarem seus sonhos é aonde elas estão direcionando o dinheiro que falta pro sonho.

Recentemente vi um vídeo maravilhoso do José Mujica que explica com maestria o grande equivoco da relação da sociedade com o dinheiro.
Ele diz que não compramos as coisas com dinheiro, compramos coisas com o tempo que gastamos para conseguir ganhar o dinheiro para compra-las.
Genial!

Então, quando vejo pessoas preocupadas em comprar coisas necessárias para a sociedade de consumo, mas totalmente desnecessárias para o sonho delas, me pergunto:
– Ela está pensando em quanto isso custa, ou, quantos dias ela gastou para poder comprar isso?
A frase que escutamos a vida inteira “Tempo é dinheiro” é apenas uma grande falha de construção.
Dinheiro é tempo!
E quando compreendemos isso, a vida passa a ter muito mais valor do que essa coisinha verde tão venerada.

Quando eu tinha 11 anos de idade meu pai tomou um grande tombo financeiro. Até hoje agradeço o universo por isso, foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Eu continuei estudando na mesma escola, mas não tinha dinheiro pra comprar a roupa de marca que minhas amigas usavam. Aos 11 anos, não poder se sentir igual aos seus amigos é muito significativo, nessa idade as crianças estão construindo valores que vão carregar por toda a vida. Quando chegava da escola, não havia mais aquele monte de amigos dos meus pais que frequentavam a casa, afinal não havia mais whisky importado. Foi quando comecei a compreender o que era realmente importante na vida.

Então quando vejo pessoas gastando o dinheiro que deveria ser gasto na realização dos seus sonhos, para comprar uma cadeira bonita que vai deixar a casa com uma decoração de respeito, eu penso:
– Quantos dias você gastou pra comprar essa cadeira? Seu amigo que vai se sentar nessa bela cadeira estaria disposto a dar esses dias da vida dele pra você? Então, não compre a cadeira. Compre seu sonho. Porque seu amigo vai se sentar ao seu lado aonde você e seu sonho estiverem… mesmo que seja no chão.

Camila Caggiano | Foto: Arquivo pessoal.

*Camila Caggiano estudou publicidade por causa da paixão pela escrita. Porém logo no primeiro ano da faculdade descobriu outra paixão: a fotografia.
Fotógrafa com mais de 20 anos de experiência, recentemente conciliou as duas paixões com o blog “Sob as Estrelas”, onde escreve crônicas de viagem.
Possivelmente a primeira mulher a construir um mini motorhome sozinha e sair numa jornada solitária até o fim do mundo.
Esse ano partirá no seu mini motorhome rumo ao Alasca, numa viagem que tem uma duração estimada de dois anos.

Nota: Camila Caggiano será uma das palestrantes do I Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes que acontece em 27 e 28 de abril de 2019 em São Paulo. Mais informações sobre o evento e como obter desconto no ingresso podem ser conferidas aqui.

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

2 comentários em “O que você está fazendo que te afasta do seu sonho?”

  1. Camila, sua linda!!!!
    Te entendo e te admiro!!! Estou conhecendo vc agora, mas vou te seguir nessa linha viagem de motorhome! Tb está na minha lista..rrsrs… Mas só consigo dar tiros mais curtos pelo comprometimento com minha família, que amo demais… Um pé lá, outro cá. Mas vamos indo! ! Imenso beijo e uma linda viagem!!!!

Deixe um comentário