Parque de Ilha Grande ganhará nova trilha


O objetivo é criar mais um atrativo para caminhantes, observadores de aves, cicloturistas e visitantes.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa) e a Prefeitura de Alto Paraíso deram início à demarcação de uma nova trilha no Parque Nacional de Ilha Grande. Ela deverá ser a maior trilha da unidade de conservação, com mais de 17 quilômetros.

O objetivo é criar mais um atrativo para caminhantes, observadores de aves e cicloturistas para os visitantes. A trilha, que se chamará Trilha da Ilha Grande, passará pela antiga estrada da balsa, que fazia a travessia pelo rio Paraná, ligando o Mato Grosso do Sul ao Paraná. De acordo com o chefe do Parque, Erick Xavier, a trilha é prevista no plano de manejo da unidade e, no futuro, fará parte das trilhas de longo curso do ICMBio. Com o fim da demarcação, os próximos passos serão a abertura da trilha, a sinalização e, por fim, um evento experimental com ciclistas da região.

Trilha deverá ter mais de 17Km | Foto: Erick Caldas Xavier/Divulgação ICMBio.

A equipe do Parque fez a primeira expedição para demarcar o início da abertura da trilha. Eles percorreram 10 quilômetros a pé em meio à mata. A expedição contou também com a pesquisadora do Nupelia/UEM, Kazue Kawakita, que fez a identificação das espécies encontradas no meio do caminho. Com estas informações será possível ter maior controle sobre os impactos ambientais e informar aos visitantes sobre as espécies da flora existentes.

Além da flora abundante, a equipe encontrou ao longo do caminho alguns exemplares da fauna como uma jibóia e um jacaré-do-papo-amarelo. Também identificaram rastros de onça, lontra, jaguatirica e de antas, além de uma rica avifauna. Um dos pontos interessantes encontrados ao longo do caminho é o marco do trópico de capricórnio que identifica o paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam os mapas da Terra.

Fauna foi catalogada durante a expedição | Foto: Letícia Araujo/Divulgação ICMBio.

Sobre o Parque

O Parque Nacional de Ilha Grande está localizado na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul sobre o arquipélago fluvial de Ilha Grande. Os 78.875 hectares de Parque estão inseridos no complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, criado em 1997. A região é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos. Também é o último trecho livre de represamento do Rio Paraná e apresenta um cenário dominado por lagos, lagoas, várzea continental e cerca de 180 ilhas e ilhotas. As praias oferecem uma rústica infraestrutura, aproveitando assim para nadar as margens do Rio Paraná. Os passeios de barco também são excelente opção de lazer, além da observação de pássaros pela grande diversidade existente, como no Paredão das Araras, lugar de contemplação que permite o abrigo de várias aves.

Mais informações sobre o Parque Nacional de Ilha Grande, aqui e aqui.
O G1 Paraná fez uma reportagem por lá. A matéria (vídeo) pode ser conferida aqui.

Com informações do ICMBio.

Confira também outros destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Paraná!

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.
Mochileiros.com

Deixe um comentário