Seguro Viagem internacional: tudo o que você precisa saber!

Antes da pandemia, contratar um seguro viagem já havia se tornado tendência entre viajantes mais precavidos, pois a maioria dos países não oferece atendimento médico público gratuito, nem em casos de urgência.

Com a reabertura das fronteiras e a retomada do turismo, a contratação de um seguro viagem internacional se tornou exigência de entrada em vários países.

Neste post vamos falar mais sobre os benefícios de se contar com essa segurança e como contratar o melhor plano:

O que é um Seguro Viagem Internacional?

É um serviço que garantirá a você o amparo em situações nas quais você pode precisar de ajuda durante uma viagem ao exterior, como despesas com atendimento médico e hospitalar; reembolso das despesas com consultas e medicamentos, por exemplo; reembolso de gastos (alimentação, hospedagem, deslocamento) que você eventualmente possa ter quando um voo for cancelado ou atrasado; indenização no caso de algum acidente pessoal durante a viagem; traslado/repatriamento médico entre outros. Para saber exatamente com que amparo você contará é preciso contratar o seguro que atenderá melhor suas necessidades e estar atento(a) à sua cobertura.

Seguro Viagem Internacional para uma viagem mais tranquila | Foto: Anete Lüsina/Unsplash.

Como é disponibilizado e adquirido o Seguro Viagem Internacional?

Os seguros são disponibilizados através de apólices ou bilhetes e podem ser contratados online, em sites de empresas especializadas ou no site de uma seguradora.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a apólice é um “documento emitido pela seguradora, por qualquer meio que se possa comprovar, físico ou por meios remotos, nos termos da regulamentação específica, formalizando a aceitação da cobertura solicitada pelo proponente, nos planos individuais, ou pelo estipulante, nos planos coletivos.”

Na apólice estarão discriminadas as condições, coberturas, garantias, valores, vigência da cobertura, carências (se houver) entre outros.

Se você precisa de uma apólice em outro idioma, as seguradoras costumam disponibilizá-las em português e inglês, algumas também em espanhol.

Quem valida as empresas que oferecem o Seguro Viagem?

No Brasil, os planos de Seguro Viagem são regulamentados e supervisionados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), uma autarquia da administração pública federal do país, ligada ao Ministério da Economia. A SUSEP também é reguladora e fiscalizadora de seguros públicos como o DPVAT, por exemplo.

O mercado brasileiro conta com boa oferta de seguradoras. Autorizadas pela SUSEP são elas quem assumirão o risco, mediante pagamento do valor do seguro e indenizar o segurado (no caso você viajante) por qualquer imprevisto de acordo com o previsto em contrato (na apólice). Daí a dúvida: como escolher o melhor seguro viagem internacional e que me ofereça o melhor custo-benefício?

Como escolher e onde fazer um Seguro Viagem Internacional?

Como o leque é grande e vai de marcas “top of mind” até seguradoras de médio porte, a primeira dica é pesquisar. Pesquise os preços junto a várias seguradoras.
Para facilitar este trabalho existem sites como o Seguros Promo, no qual você pode fazer uma cotação/simulação com várias seguradoras simultaneamente e escolher aquela que mais atende as suas necessidades, tanto de cobertura como de orçamento.
Outra dica é verificar no site da Susep se a empresa que você escolheu está autorizada a comercializar seguros.

Alguns bancos e operadoras de cartões de crédito também oferecem seguros. Insira o(s) seu(s) na pesquisa.

Pesquisar em sites especializados otimiza seu tempo e facilita comparação entre preços e coberturas | Foto: Sincerely Media/Unsplash.

Como contratar um Seguro Viagem Internacional através do site especializado, Seguros Promo?

Como falamos acima, para facilitar sua pesquisa você pode utilizar um site especializado em seguro viagem. No Seguros Promo o processo de cotação/simulação é todo facilitado bastando você:

  • Acessar o site da Seguros Promo clicando aqui.
  • Escolher o destino
  • Escolher as datas de ida e volta (quanto irá durar sua viagem)
  • Preencher os campos com seu nome, e-mail e número de telefone celular
  • Clicar no botão “pesquisar seguro viagem”

A partir do resultado é só analisar que seguro atende melhor as necessidades da sua viagem internacional.
A equipe do site indica que se “por exemplo, você estiver viajando durante uma gestação ou for praticar esportes, contrate o plano de seguro viagem que apresente coberturas específicas para a sua viagem”.

Ressaltando que no momento atual você deverá escolher um seguro que tenha Cobertura Covid-19.
No site da Seguros Promo as seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19 aparecem sinalizadas com uma “estrelinha verde” escrito “Cobertura Covid”, como mostra a imagem abaixo:

No site da Seguros Promo você encontra facilmente as seguradores e planos que oferecem ‘cobertura covid’, além de outras informações detalhadas | Foto: Reprodução.

Quais coberturas podem existir nos planos para Covid-19?

É preciso consultar as condições gerais do seguro antes de contratá-lo, mas a Seguros Promo fez um resumo de quais coberturas um seguro que englobe Covid-19 podem ter:

  • Indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19: garante o pagamento de uma indenização, em caso de Internação Hospitalar do Segurado por um período mínimo de 48 horas devido a COVID19, ocorrida durante o período de viagem. O valor da indenização poderá ser utilizado da forma que o passageiro desejar (Ex.: remarcação das passagens, hospedagem, alimentação, etc.)
  • Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19: garante o pagamento de uma indenização em forma de reembolso ou prestação de serviço, para cobertura das Despesas Médicas e Hospitalares do segurado devido a diagnóstico de COVID-19, ocorrida durante o período de viagem.
  • Translado de corpo devido à morte por COVID-19: consiste na indenização, até o limite do valor contratado, na forma de reembolso ou de prestação de serviço(s), das despesas com a liberação e transporte do corpo ou restos mortais do segurado do local da ocorrência do evento coberto até o domicílio ou local do sepultamento, incluindo-se nestas despesas todos os procedimentos e objetos imprescindíveis ao translado do corpo ou restos mortais em caso de Morte do segurado por COVID-19, desde que ocorrido durante o período de viagem.”

Os especialistas ressaltam ainda que “os demais benefícios da apólice não garantirão assistência para eventos em caso de COVID-19, uma vez que eventos em decorrência do coronavírus, só serão cobertos pelas três coberturas citadas acima, se estas forem contratas.”

A importância do Seguro Viagem Internacional: amparo para uma viagem mais segura ao exterior | Foto: Maxime/Unsplash.

Que vantagens tenho em contratar um seguro viagem internacional através da Seguros Promo?

  • As pesquisa e cotação simplificadas são dois pontos que merecem destaque com relação aos serviços da Seguros Promo.
  • Seguros Promo e Mochileiros.com têm uma parceria que oferece desconto de 15% (+ 5% de desconto se pagar via boleto) aos leitores/usuários do site. Antes de contratar seu seguro não esqueça de acessar a página Seguros Promo Cupom de Desconto e garantir o seu. O desconto é válido para a contratação de qualquer seguro na plataforma.
  • “Dados como número de cartão e senha, são criptografados e permanecem particulares todo o tempo”, garante o Seguros Promo oferecendo total segurança no momento da compra.
  • Atendimento em língua portuguesa 24h e você também pode contatar a empresa via telefone, e-mail, chat e Whatsapp.
  • Você também pode pagar o seu seguro com cartão de crédito (Mastercard, Visa, Elo, Diners e American Express); transferência bancária ou boleto.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a entender a importância de um seguro de viagem internacional e mostrado a maneira mais fácil de adquirir o seu. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que tentaremos ajudá-lo(a) buscando a resposta (caso não a tenhamos) 🙂 Boa viagem!

A imagem em destaque e que traz até este post é de área da Drake Bay, na Costa Rica um dos países para os quais brasileiros podem viajar sem grandes restrições (apresentando somente seguro viagem Costa Rica com cobertura Covid-19 e preenchimento de formulário online no site da imigração costa-riquenha). Em breve falaremos sobre. Acompanhe! | Foto: Filip Mroz/Unsplash.

Deixe um comentário