Site aluga amigo local para viagem


Viajar é entre outras tantas coisas maravilhosas, descobrir um pouco de algo que na grande maioria das vezes é diferente dos nossos costumes, do nosso dia-a-dia. Tem gente que gosta de fazer essas descobertas sozinho. Tem gente que gosta de fazer isso acompanhado. Em ambos os casos os motivos são os mais variados, porém é consenso que é muito enriquecedor conhecer um lugar com quem vive ali, senão em todos os momentos da viagem, em alguns deles.

E você sabia que existe na web um site que oferece a companhia desse “amigo”? Ele ou ela, é uma pessoa que conheça a vida diária local, lugares curiosos e “segredos” que só quem vive ali pode saber.

O serviço é do site Rent a Local Friend, criado pela jornalista, Alice Moura, que depois de viajar por vários países entendeu que para captar o autêntico espírito de uma cidade você tem que estar em contato com pessoas locais.

Bem, de fato, a “descoberta” é propagada por mochileiros desde que o primeiro botou o pé na estrada e que “alugar” um amigo tinha um sentido mais figurado, digamos assim (risos). De qualquer maneira, o serviço pode ser uma boa ideia para os tímidos de plantão.

Dentre os requisitos para fazer parte da rede de amigos (como “amigo alugável”) estão: falar inglês, ser sociável e ter uma profissão com horário flexível.

Já para alugar um amigo você desembolsa valores segundo o destino e a duração do aluguel. Para conhecer o Rio de Janeiro com um local, por exemplo, na página você encontra 12 pessoas disponíveis e o anúncio de “a partir de R$ 180”.

Se você ficou interessado, no http://www.rentalocalfriend.com/cities poderá encontrar as cidades onde há “amigos locais” cadastrados e o perfil resumido de cada um deles.

Se viajar sozinho não é a sua praia e se “alugar um amigo” está fora dos seus planos (e bolso),  no Companhia para Viajar do Mochileiros.com é possível encontrar gente que vá fazer um roteiro igual ou similar ao seu, total ou em partes. Ali não é necessário “alugar” essa pessoa, a não ser no sentido figurado, mas geralmente isso não acontece.
São pessoas com algumas afinidades e que estão naquela área do site justamente para encontrar companhia.
Sozinho ou acompanhado, uma boa conversa com locais (já no local) enriquece não só a viagem, mas o viajante. Vale experimentar!

Mais sobre o Rent a Local Friend no site ou na fanpage.


Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

7 Comentários
  1. gostaria de fazer esse tabalho de poder me alugar como guia em minha cidade costumo fazer muitas trilhas em minha cdade conheço todas e gostaria de saber como iniciar esse trabalho quem quizer conhecer os locas que já fiz trilhando e etc tem foto e só curtir o trilhando etc grupo crido por mim mesmo no facebook desde já obrigado !!!! Rio de Janeiro Brasil

  2. Respostas Avatar
    anderson oliveira de lima 20/12/2012 as 8:13

    gostaria de fazer esse tabalho de poder me alugar como guia em minha cidade costumo fazer muitas trilhas em minha cdade conheço todas e gostaria de saber como iniciar esse trabalho quem quizer conhecer os locas que já fiz trilhando e etc tem foto e só curtir o trilhando etc grupo crido por mim mesmo no facebook desde já obrigado !!!!

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo