SP terá trem para o litoral e o interior

O governo do Estado de São Paulo anunciou que a capital paulista contará com um trem que deve ligar a cidade a Santos, ABC e Vale do Paraíba.
De acordo com reportagem do jornal o Estado de São Paulo, que publicou a notícia há pouco, o governo já está com o processo licitatório definido para outubro.
O projeto denominado ‘Trem Intercidades’ consiste em uma malha ferroviária de 430Km. Os veículos terão velocidade média de 120Km/h, podendo chegar a 160Km/h.
A previsão de início das obras é o ano que vem e o prazo para conclusão é de três anos, segundo informou à reportagem o vice-governador Guilherme Afif Domingos.
Um trem inicialmente ligará a capital a Campinas, Americana, Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos. Outro ligará São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba.
O projeto é uma parceria público-privada. Os cerca de R$ 4 bilhões provenientes dos cofres do governo paulista já estão previstos no Orçamento, de acordo com o vice-governador.
Ele afirmou também que a ideia é voltar a estimular o transporte de passageiros sobre trilhos e criar uma alternativa para concorrer com os automóveis que estão superlotando as rodovias estaduais. Destacou ainda, que o Trem Intercidades não compete com o Trem de Alta Velocidade do governo Federal, até porque os dois projetos devem se interligar.
A decisão da escolha da estação em São Paulo, a qual integrará o trem federal, o estadual e o Metrô é uma das decisões mais aguardadas do projeto de acordo com a reportagem.
Os locais mais cotados são as estações da Luz (junto ao complexo Julio Prestes), a Água Branca e o Campo de Marte (que precisaria de uma extensão do metrô no local). A decisão também passa pelo crivo da prefeitura, que precisa acordar com os governos estadual e federal, a questão dos terrenos a serem cedidos.

Como noticiamos aqui, o Trem de Alta Velocidade do governo federal deve ficar pronto em 2020.

Na foto: Trem europeu de alta velocidade a caminho do Eurotunel | Wikimedia Commons.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário