5 trekkings imperdíveis no Peru

Alguns dos trekkings mais belos da América do Sul  estão em território peruano a começar pelo mais “pop” de todos, a Trilha Inca para Machu Picchu. Ela é a mais concorrida, mas não é a única “trilha inca”. Há um emaranhado de caminhos que foram usados pelos Incas para ligar as suas diversas cidadelas, como a Trilha Salkantay  que passa por boa parte destes caminhos rumo a Machu Picchu. Mas o Peru não se resume a trilha inca, muito pelo contrário, são várias opções de caminhadas com as mais belas paisagens da América do Sul.

Esse post é uma lista aberta e você participar dele. Basta postar uma foto com dicas de alguma trilha em território peruano que não esteja nessa lista. Pra isso basta usar o formulário do final do post.

Este post é uma compilação produzida com as experiências dos editores do blog Mochila Brasil, dos membros do fórum Mochileiros.com e do grupo Mochileiros do Facebook.

1. Circuito Huayhuash

Huayhuash
As três lagunas (Siulacocha, Quesilococha e Garangacocha) – Foto: Carla Nogueira

A Cordilheira Huayhuash é considerada uma das mais belas do mundo e é sem nenhuma dúvida um dos mais belos trekkings da América do Sul. O circuito completo de 180 km começa e termina no vilarejo de Llamac e leva em torno de 8 dias. Há também outros percursos, sendo que o mais curto entre Llamac e Jahuacocha pode ser feito em 2 dias. A cordilheira concentra uma quantidade significativa de picos acima dos 6.000 m. A região também é considerada um dos lugares mais inóspitos do mundo, devido à sua extrema falta de acesso.

Percurso:  180 km
Tempo de duração: de 2 a 10 dias
Nível de dificuldade: Alto
Quem foi?  – A montanhista Carla Nogueira, (membro de honra do Mochileiros.com)  fez esse trekking e conta como foi nesse relato com fotos espetaculares.
Mais informações:  Mochileiros.com,  www.peru.travel  e  www.wikiexplora.com

2. Cordilheira Branca

7987065130 b5a0188393 b
Cordilheira Branca – Perú – Foto: Marcius Iwai

A cordilheira Branca ou Cordillera Blanca em espanhol é uma subcordilheira dos Andes, no Peru com 180 km de comprimento. O seu ponto mais alto é também o pico mais alto do Peru, o Nevado Huascarán com 6768 m. Os circuitos de trekking na região estão dentro do Parque Nacional de Huascarán habitat de animais como o Puma e o Jaguar.  A região possui vários circuitos de trekking sendo que o mais popular é o Trekking Santa Cruz de 4 dias. Há circuitos de até 12 dias como o “Alpamayo trek”.

Quem foi?  – O Montanhista Peter Tofte, (membro de honra do Mochileiros.com)  fez o Trekking Santa Cruz  e conta como foi nesse relato. A montanhista Carla Nogueira fez o Alpamayo Trek e você pode ver o relato neste post aqui.
Mais informações: Mochileiros.comWiki Explora.

3. Trilha Inca Clássica

14719526 ml
Mochileiro em Machu Picchu – Foto de Paweł Opaska

A boa e velha trilha Inca clássica, o caminho peruano mais percorrido por mochileiros brazucas segue inspirando novos viajantes a cada dia. A beleza da Cordilheira dos Andes descortina-se  nos cerca dos seus 42Km, passando por vários sítios arqueológicos até chegar ao mais importante deles, Machu Picchu. Ela começa no KM 82 da ferrovia Cusco-Quillabamba e dura 4 dias e 3 noites.

Você vai encontrar absolutamente TUDO sobre ela no Mochileiros.com clicando aqui

4. Trilha Salkantay

Salkantay Trek Saywa Expeditions 3
Foto: Saywas Expeditions

A trilha Salkantay já foi considerada uma 25 melhores trilhas do mundo pela revista National Geographic. São 64km que se iniciam aos pés do Monte Salkantay, cujo o pico atinge os 6.271 metros acima do nível do mar.  A trilha dura de 5 dias e 4 noites e passa por paisagens espetaculares como a lagoa do Nevado Humantay (foto) e segue pela floresta rumo ao vale de Santa Teresa, terminando em Machu Picchu.  Você encontra diversos tópicos com todas as informações sobre a trilha no Mochileiros.com aqui.

5. Circuito Ausangate

20140927 104255 Cópia
Foto: Suelih – Membro de honra do Mochileiros.com

O circuito Ausangate faz o contorno dos nevados Ausangate e Santa Catalina, ambos na Cordilheira Vilcanota. São 60 km de caminhada na altitude que varia dos 5.000 aos 4.000m em paisagens espetaculares. O percurso geralmente é feito entre 5 dias e 4 noites.  No Mochileiros.com há alguns relatos sobre esse trekking que você vai encontrar aqui, aqui e aqui.

 

 

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

2 comentários em “5 trekkings imperdíveis no Peru”

    • Realizei a trilha inversa, saindo da hidroelétrica e chagando em Molepata, apesar de ter percorrido os 75km em 17h (estava participando de uma corrida) foi o lugar mais lindo que já fui, experiência única.

      Responder

Deixe um comentário