Trem movido a energia solar conectará noroeste da Argentina a Cusco

A CANATUR (Cámara Nacional de Turismo del Perú) divulgou no último dia 6 que o primeiro trem movido a energia solar da América Latina ligará a província de Jujuy, no noroeste da Argentina a Cusco, no Peru. Segundo publicou em seu portal de turismo, a estimativa é que o primeiro trecho da ferrovia esteja concluído em agosto deste ano, unindo a localidade de Volcán com Purmamarca e Maimará, somando algo em torno de 20Km na mesma província.
Ainda de acordo com a publicação no futuro a linha chegaria à Bolívia, tendo como destino final a cidade de Cusco, no Peru. Não há informações sobre a data prevista para a conclusão da obra de todo o percurso.

byronsolartrain01
Primeiro trem movido a energia solar circula na Austrália | Foto: Divulgação/@byronsolartrain

“O primeiro trem solar da região terá inicialmente pequenas dimensões, tendo um carro motor e um vagão com capacidade para cerca de 240 passageiros”, comenta acrescentando que por ser um trem turístico andará a uma velocidade de 30Km por hora. “O percurso de Volcán a Maimará demandará umas três horas”.
Seguramente uma viagem demorada, mas de belas paisagens não? A Aline Rodrigues, do Uma sul americana blog colaborou com a gente fazendo um post bem legal com 10 lugares para conhecer no NOA – Norte e Noroeste argentino. – isso só pra dar um gostinho e só na Argentina…
As instalações das vias do “Tren de la Quebrada” começaram em fevereiro de 2018 e este será o segundo trem do mundo movido por energia solar. O primeiro é o Byron Bay Train, que opera um trecho de pouco mais de 3Km na costa australiana. O jornal La Vanguardia tem uma matéria interessante sobre o trem australiano. As fotos que divulgam o trem que pretende ligar a Argentina ao Peru inclusive são do Byron Bay Train, para exemplificar.

Com informações de Portaldeturismo.pe, La Vanguardia e Byron Bay Train.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

3 comentários em “Trem movido a energia solar conectará noroeste da Argentina a Cusco”

  1. Este trecho é muito lindo. Foz este percurso de motocicleta. Mas com a opção de trem, vai ser fantástico pela paisagens que são obras de arte. Parabéns pela iniciativa dos peruanos!!!

    Responder
  2. Que maravilha! Estive em Cusco ano passado e pretendo voltar um dia, com certeza agora nesse trem curtindo as maravilhas das montanhas dessas regiões de tirar o fôlego mas q eu aprendi a amar demais! 😍

    Responder
  3. Opções a mais na América do sul peru investindo no turismo e de dar água na boca com seu tesouro terra dos incas

    Responder

Deixe um comentário