Ir para conteúdo

Entendendo um pouco sobre mergulho... Terminologia...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Entendendo um pouco sobre mergulho...

 

Bem, varias pessoas não compreendem bem como funciona a terminologia usada nos mergulhos... Isso desde o básico do básico até mesmo os termos técnicos mesmo... Alguns estão enferrujados pois não caem nagua a um bom tempo... Outros descobriram agora o mergulho, tal qual minha namorada... pois bem, vou tentar ajudar...

 

1) Batismo

 

É o tipo de mergulho para quem não é um Mergulhador Credenciado, ou seja, pra quem nunca fez um curso de Mergulho... Normalmente é um mergulho curto de no maximo 30 minutos e sempre acompanhado por instrutor, ou seja, um instrutor para cada mergulhador... Importante é que antes do mergulho tb são ensinados os principais conceitos, técnicas e regras de segurança, ou seja, quem faz um batismo geralmente depois acaba por fazer um curso basico e virar Mergulhador Credenciado...

 

2) Curso Básico

 

É como chamamos o curso de iniciação... Este curso lhe habilita ao mergulho, ou seja, após este curso, você solicita um certificado que está apto a mergulhar e torna-se, portanto, um Mergulhador Credenciado... A duração do Curso Básico varia de 5 a 15 dias (dependendo da operadora que esta ministrando o curso e da sua disponibilidade) com aulas teóricas e práticas... Assim como no batismo, tb são ensinados os conceitos, técnicas e regras de segurança, alem do manuseio correto de todo seu equipamento... Para fazer um curso basico, é necessario estar fisicamente apto e portanto requer um atestado médico, pois lembre-se que, ao final do curso, os aprovados receberão uma Carteira Internacional de Mergulho e poderão mergulhar aonde quizerem desde que acompanhados por um instrutor...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

3) Mergulhador Credenciado

 

É o nome dado aos Mergulhadores que fizeram pelo menos o Curso Básico e foram devidamente aprovados... Tais mergulhadores se registram em uma certificadora e recebem uma Carteira Internacional de Mergulho... Esta carteira serve para indentificar qual o nível de conhecimento que o mergulhador possui, ou seja, quais os limites de profundidade que este mergulhador obedece...

 

4) "carteirinha" de mergulho

 

Mergulhar é uma atividade de risco, ou seja, é um esporte radical... Por isso, para poder mergulhar em segurança e, portanto, estar habilitado ao mergulho autônomo (Básico ou Avançado ou Técnico), é preciso tirar uma "carteirinha" em alguma agências certificadoras, seja nacional ou internacional... Similar a carteira de motorista para dirigir... Geralmente se exige a credencial na hora de alugar um equipamento ou autorizar uma operação embarcada... isso é um consenso prático entre os profissionais que trabalham nessa área, tanto para controle e organização quanto para a segurança....

 

5) Certificadora

 

É a entidade responsável pela elaboração de programas de treinamento e certificação de mergulhadores e de instrutores de mergulho... ou seja, as certificadoras orientam a "filosofia" do mergulho, e, se me permitem a comparação, são organização semelhante as grandes religiões...

 

Saiba as principais certificadoras: PADI - PDIC - ADS - NAUI - IANTD - TDI - SBMA - DAN - SSI - CMAS

 

Uma boa certificadora que deve lhe prover qualidade antes, durante e após o curso de mergulho...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

 

Básico - noções básicas de mergulho, montagem de equipamento, segurança em geral. Você poderá mergulhar em águas abertas, durante o dia em pequenas profundidades (+/- 15m)

 

Avançado - noções de localização, recuperação, naufrágios, mergulho noturno e profundo. Além do básico já dá pra mergulhar à noite (fantástico) e até cerca de 30m. Com melhores noções de localização, diminui a necessidade de sair com um dive master. Pré-requisito: Curso Básico e 5 mergulhos comprovados.

 

Rescue Diver - resgate de pessoas no mar, recuperação de objetos, primeiros socorros e maiores noções de segurança no mergulho. Pré-requisitos: Avançado e especialização em Primeiros Socorros.

 

Dive Master - permite que você seja responsável por grupos de mergulhadores e possa organizar saídas. Rescue Diver, mais um monte de mergulhos registrados.

 

Instrutor - permite que você dê cursos e certifique mergulhadores.

 

Depois, ainda há outros cursos até você chegar a Diretor de Curso.

 

Fora esses, há um monte de especialidades. Uns podem ser feitos após o Básico e outros após o Avançado:

 

- Profundo

- Reconhecimento de Peixes

- Foto e vídeos sub-aquáticos

- PPB (melhora de flutuabilidade)

- Primeiros Socorros

- Naufrágios

- Mergulho em altitude

- Mergulho em cavernas

- Nitrox - diferentes concentrações de Oxigênio / Nitrogênio

- Trimix - Nitrogênio + Oxigênio + Hélio

- Outros...

 

como exemplo a PADI:

padi.jpg.bf6fd4395414899b1ed0c6b241c0984f.jpg

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores
ao completar o curso basico vc estara apto a mergulhar sem a presenca de um instrutor - respeitando os limites impostos pelo seu treinamento. As criancas tem algumas restricoes, adultos nao.

Xaliba.

To distante do mergulho tem um tempinho....dei uma enjoada e como não é o mergulho que paga minhas contas, dei uma afastada. Então, se vc puder, por favor me dá uma luz aí...

O mergulhador básico não tinha de ser "guiado" por um divemaster? Eu esqueci desses stands, mas lembro q na Lage a gente até deixava os Avançados mergulhares mais à vontade, mas quem era novato no pedaço ou básico, mergulhava sempre com um divemaster de guia. Isso era "cuidado" dos operadores, ou era stand? Seu último comentário me deixou confuso...a menos q vc tenha especificado INSTRUTOR, e não DIVEMASTER!

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
ao completar o curso basico vc estara apto a mergulhar sem a presenca de um instrutor - respeitando os limites impostos pelo seu treinamento. As criancas tem algumas restricoes, adultos nao.

 

ops... depende da operadora... a CMAS P1 (= basico ou standart) nao pode nao...

 

na verdade, a moiria das certificadoras te habilita a mergulhar com um curso basico mas por prudencia desconheco a operadora que nao indique ser este sob supervisao... o basico, na real, nao tem experiencia pra se virar so...

 

eu indico sempre ter alguem experiente por perto... mesmo que vc ja esteja no seu 2000, 3000, 4000 mergulho logado...

 

considero que todo mergulho como o primeiro... principalmente se desconhecer o local...

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Q eu saiba mergulhador basico de qquer operadora pode mergulhar sozinho pois em teoria ja tem o conhecimento minimo para nao se matar usando o equipo.

 

Qdo vc esta no barco levando galera pra mergulhar vc quer tirar o seu da reta, entao claro q vai pegar os mais kbaits e dar uma "atencao especial", mas eh so questao de bom senso.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Q eu saiba mergulhador basico de qquer operadora pode mergulhar sozinho pois em teoria ja tem o conhecimento minimo para nao se matar usando o equipo.

 

Qdo vc esta no barco levando galera pra mergulhar vc quer tirar o seu da reta, entao claro q vai pegar os mais kbaits e dar uma "atencao especial", mas eh so questao de bom senso.

Se for parar pra pensar, na prática a gente se obriga a ignorar alguns stands em nome da segurança. Embora na minha cabeça um básico não possa mergulhar sem alguma supervisão, aceito q isso se deva ao fato de eu guiar mergulhadores na Lage, onde se faz necessário um certo cuidado. Mas o fato é que já me deparei com tantos pregos e pipas, q prefiria pecar pelo excesso. E é raro os clientes reclamarem de atenção demais... eles costumam é reclamar de falta de atenção.

Mas se tinha algo que eu odiava, era ter de ficar empinando pipa no mergulho......era stressante pro cliente e cansativo para mim, que ficava o tempo todo segurando o "rolha" na profundidade do briefing, atento para a equalização dos seus ouvidos, e ao mesmo tempo atento ao restante do grupo.

O pior é que eu adorava isso!!!! hehehehehehe. Tempinho bom!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Sei que é possível mergulhar em qualquer lugar dependendo do seu nível de experiência...

 

A única coisa que realmente importa é que tenha a formação e a experiência necessária para mergulhar...

 

E que esteja acompanhado de um parceiro ao mergulhar...

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...