Ir para conteúdo

Espírito Santo (Piuma, Guarapari, Vitoria e outras) - 8 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Em julho desse ano (de 7 a 14) eu e minha família (eu+marido+filho) fomos conhecer o Espírito Santo.

 

Este relato não é dos mais clássicos... Passamos por várias cidades, mas não tenho dicas de hospedagem e custos de transporte... tenho amigos por lá, portanto a hospedagem foi grátis!

 

Pegamos um voo “pinga-pinga” da GOL de Londrina até Vitória, com conexão em Congonhas e Galeão. Coisa de 50 minutos a cada troca de avião. Tudo sussa. Com exceção do pouso em Congonhas... aquilo não é de Deus!! Detesto pousar lá. Mas enfim, as passagens ida e volta ficaram em 750 reais pra nós 3! Bem barato... o normal seria uns 1100 reais.

 

Chegamos em Vitória dia 7 de julho na hora do almoço. Achei o aeroporto meio amador... parecido com o de Londrina, apenas maior. Minha amiga de Piúma (cerca de 130km ao sul de Vitória) foi me buscar... adoro ter amigos espalhados pelo mundo! Então começamos nosso rolê por Piúma! Já ouviu falar?

 

Piúma

Eu nunca! Fiquei sabendo da existência dela quando uma amiga passou num concurso por lá. A minha turma da faculdade tem tipo um acordo couchsurfing, hahahauah, mesmo já fazendo 10 anos da nossa formatura, a gente ainda vai um pra casa do outro regularmente!

 

Piúma é uma cidade tipicamente de praia... tal como as que conheço aqui no Paraná, Santa Catarina... uma avenida “beira-mar”, praia que não acaba e estrutura mediana! Diz a lenda que a cidade beira o apocalipse no verão, com a invasão mineira, hahahauah!! Mas em pleno “inverno”, não tinha muita gente por lá, mesmo sendo férias, mesmo sendo copa.

 

*Praia das Conchas: acho que é esse o nome. É a que beirava a cidade toda. Praia comum, com água fria e escura, devido a rios que desaguam por ali.

 

Anchieta

Essa é uma cidade “colada” em Piúma, indo em direção ao norte. Pelo pouco que andei por lá, achei a estrutura mais legal, as praias são mais bonitas. A cidade é pré-república, tem uma parte histórica, como o Santuário de Anchieta, onde o Padre José de Anchieta viveu grande parte de sua vida. Mas eu não fui. Adoro história, arte... mas dessa vez tava querendo só sombra e água fresca. Quem já foi me disse que é mais ou menos... mas não posso avaliar.

 

*Praia de Castelhanos - Castelhanos: fica há uns 3-4 km do centro de Anchieta. Tem águas calmas, com umas piscinas naturais entre os recifes na maré baixa.

 

*Praia da Costa Azul – Iriri: Praia bem urbana, sem onda, boa pra criança. A gente ficava sentado bem na ponta da praia, embaixo de uma “sete-copas”, que lá eles chamam de castanheira. O garçom do restaurante em cima da pedra trazia cerveja pra gente na areia, hahahaua...

598db9eb3826e_2costaazulanchieta.jpg.2f386a668a3f494983fc0d3721daad67.jpg

 

Guarapari

Andando mais um pouco ao norte, tem a famosa Guarapari. Esta é uma cidade de território extenso... passei por vários “distritos” em que avistei, da estrada, praias lindas, de águas azuizinhas! Acho que quem curte praia (não é minha maior paixão, haha) deve aproveitar com mais calma a região.

 

*Praia do Morro: praia tipo Copacabana, mega urbana, cheia de quiosques e tals. Achei... sem graça. É legal pra andar, praticar esportes, ou no meu caso, tomar cerveja olhando o mar. Não pra curtir praia mesmo!!

598db9eb5bdb7_3praiadomorroguarapari.jpg.e7ff2e804772c51024b69c91074d32c6.jpg

 

*Peracanga: Bem bonita!! Compõe a Enseada Azul (juntamente com Guaibura, Mucunã e Bacutia). Água mais quentinha, clara, quase sem ondas e com pedras fotogênicas. Ficamos na pontinha da praia onde tinha um quiosque. Depois tinha uma faixa de areia sem nada, mas olhando pela orla percebe-se que é praia alto padrão. Diz a lenda que os abonados do ES e MG passeiam por ali. Fui pro lugar errado então... hahauaha!! Mas não tinha quase ninguém quando estávamos lá. Pelo que percebi, os capixabas não curtem praias com 27 graus! hahaha

598db9eb9bcb5_4peracangaguarapari.jpg.3adfc0d483dfdbc453fb8afa0d192b15.jpg

 

(continua)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Domingos Martins

 

Em direção ao interior do Estado, na serra, fomos conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul.

O parque em si fica distante uns 50km da área urbana de Domingos Martins, mas pertence a este município.

 

Pelo que vimos, as trilhas pelo parque são obrigatoriamente guiadas, e só saem dois grupos por dia, portanto tem que fazer agendamento prévio pela internet. Mesmo consultando com alguma antecedência, o dia que reservamos pra Domingos Martins não tinha mais horário... mas como estávamos com crianças, achamos mesmo que as trilhas iam ser pesadas pra eles.

 

Chegamos a entrada do Parque onde tem um restaurante e dá pra ver a pedra “de costas”. Perguntando por lá vimos que dava pra ir até o centro de visitantes, dentro do Parque. Uma subidinha de uns 900 metros por uma estrada de terra batida, tranquilo.

598db9ebbfc89_5baseparaentradanoparque.jpg.52d93c599caac01865b505da3696a366.jpg

 

598db9ec0a11e_6entradanoparque.jpg.7958e82ac703a71035f462207e8f0086.jpg

 

598db9ec302c8_7trilhaquelevaaocentrodevisitantes.jpg.43a43da8c7666b8bbfda2f1eb69a2dad.jpg

 

No centro de visitantes tinha um grupo que ia sair pra trilha sendo instruído pelo guia local... fiquei com inveja, queria ir com eles, hahahaha... acho que deve valer muito a pena explorar aquele lugar mais de perto.

 

O tempo lá perto da pedra é muito doido... chovia, esfriava, ventava, abria sol, fazia calor... tudo isso em meia hora. Portanto, pra quem vai pra trilha ou não, acho bom levar blusa e abrigo. Quando começamos a subir, ventou, choveu, e a pedra se escondeu... quando descemos, claro, as nuvens foram embora! haha

 

Obs 1: a pedra azul não é azul. Ela é coberta por liquens, que na minha opinião, são verdinhos. Mas dizem que dependendo do jeito que o sol bate, fica meio azul, haha!

Obs 2: tinha gente se embrenhando por trilhas sem guia, mas acho que é proibido e que os guarda parques pegam depois... pois na entrada o guarda nos orientou a ir somente até o centro de visitantes.

 

Depois do Parque fomos conhecer a cidade em si... é alemã... e estava em polvorosa com a véspera da final da copa (AlexArg). Me pareceu aquelas cidades históricas mineiras... cheia de loja de comida e artesanato. Legalzinha!

 

(continua)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vitoria

E finalmente retornamos a capital, na casa de outra amiga. Fiquei só dois dias, não deu pra andar muitão. Como chegamos a tardinha, fomos dar uma volta pela cidade e depois numa feira de artesanato bem grande, que não sei dizer onde fica. Achei fraca... não tinha nada diferente ou que valesse a pena comprar.

Fomos jantar num restaurante bem grande chamado “Ilha do Caranguejo”. Aconselho fortemente pra quem viaja com criança, tem um mega parque, kkkk... meu filho alucinou! Preço na média.

 

*Praia de Manguinhos: Fica na divisa de Vitória com Serra. A parte que vi da praia eu adorei! Nem parecia uma praia de cidade. Minha amiga disse que a população de lá bateu o pé... conseguiram retirar todos os quiosques e replantaram a restinga. Pela primeira vez visitei uma praia mais do meu gosto.

598db9ec53596_10manguinhosserra.jpg.dfe7a3b2d3ac7c63eacf2e3e19beaa4d.jpg

 

598db9ec78c0f_11manguinhosserra.jpg.40d0292273a87d38a8b13fe3f216497c.jpg

 

598db9ec9b3e3_12manguinhosserra.jpg.2cb6ebbd250f5bfa0fbe6f867c6e5927.jpg

 

E pra fechar, fomos ao convento da Penha. Vale a pena a visita, a subida, pela vista da cidade! É tipo um Cristo Redentor, só que menor... e não paga nada pra subir. A não ser que se queira subir de van, o que não acho necessário.

Eu me surpreendi com Vitória. Achei a cidade organizada, bonitinha e bem preservada. Esperava encontrar uma cidade mais bagunçada.

598db9eceecdd_13vistapenha.jpg.5b530e49da8d279fd03ff21de0959555.jpg

 

598db9ed3390e_14vistapenha.jpg.577a74d0aa76223633addaefafafae94.jpg

 

598db9ed8a4e4_15vistapenha.jpg.100d83228674098128434bd580e51139.jpg

 

Enfim...

Pretendo voltar a Estado... conhecer a parte norte do litoral, que dizem ser bem mais legal... e encarar as trilhas do Parque Estadual da Pedra Azul!!

Pra fechar com chave de ouro, só pq eu tenho medo de avião, um cara teve uma convulsão umas 4 filas atrás da gente, quase chegando em guarulhos. Depois que eu engoli meu coração de volta, ainda tive que acalmar meu filho que achou que o avião tava caindo com a gritaria, hahahauaha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Valeu pelo relato, dá uma ideia.

Vou para o Pico da Neblina agora neste mês de outubro, sairei de Brasília, passarei por Ouro Preto até o Pico. Do Pico vou para essa região sul do ES, já conheço Vitória, Vilha Velha e Guarapari, acho que irei em Anchieta e Piúma só para ver a praia (brasiliense gosta) mesmo já ter ido em Itacaré duas vezes neste ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...