Jalapão com 4x4 alugado em Dez/2013

Ola mochileiros,

Entre os dias 23-27/12/2013 fiz o Jalapão com 4x4 alugado na Unidas. Fui com minha esposa e meus 2 filhos, indo em 4 pessoas o custo do aluguel de 4x4 compensou e pude fazer os passeios no meu ritmo. Tinham fervedouros e cachoeiras que ficavamos por horas e após almoço ou lanche no local retornávamos para novos mergulhos, sem ninguém apressando para ir embora. Fizemos tudo sem guia, somente com as pesquisas feitas na internet e informações dos locais, e a maioria das atrações está sinalizado. No Jalapão só tem 3 estradas principais e as atrações ficam ao redor destas estradas, e não tem como se perder. As estradas estavam boas, a maior parte delas não foi necessária acionar 4x4, agora para chegar nas atrações precisavam de 4x4 e carro alto, pq eram areias bem cavadas.

Muita gente acha que só consegue fazer o Jalapão com agências ou com guias por achar que vão se perder, mas se visse a quantidade de jipes e picapes, próprios ou alugados em Palmas, que param nas pousadas no fim do dia vão mudar de idéia. Quando viajamos com a agência a gente não presta atenção nas estradas e nas sinalizações, mas quando viajamos por conta nós procuramos o máximo de informações e ficamos atento com as sinalizações, além de envolvermos mais com os locais. Se tiver um grupo com 4 pessoas vale à pena fazer o Jalapão por conta, seja em veículo próprio ou alugado.

Dia 1

Pela manhã cedo peguei vôo de Congonhas para Palmas, chegando em Palmas às 11h. Na locadora Unidas peguei o picape S10 4x4, foi rápido para retirar o veículo. O custo do aluguel foi de R$ 360,00 por dia com seguro completo + R$ 56,00 de lavagem, carro bom para dirigir, e eu nunca dirigi um picape antes. Saímos de Palmas e chegamos em Ponte Alta às 13:30 na pousada Águas do Jalapão, pousada bem simples que custou R$ 150,00 por um quarto quádruplo com café e R$ 20,00 p/p jantar que estava boa.

Largamos as malas e fomos conhecer as cachoeiras da Fumaça, Soninho e a Pedra Furada. Todas estas atrações ficam na estrada que vai para Dianópolis, a Fumaça é a mais longe que fica à 90km de Ponte Alta, não dá para entrar, mas é uma cortina de água linda. E na volta passamos por Soninho e Pedra Furada, uma pedra no meio do nada com vários furos e morada de araras, para chegar na pedra passa por uma estrada de areião que necessita 4x4.

Saímos às 14h e retornamos às 19h em Ponte Alta, levamos 1:30h para chegar na cachoeira da Fumaça. Abastecemos o carro, só tem diesel comum no posto, e compramos água e pão para dia seguinte.

Dia 2

Após o café, saímos de Ponte Alta às 9h em direção ao Mateiros. No caminho entramos no canion Sussuapara, caminhada de 2min, lugar lindo e referescante para o calor de Jalapão. E após 17km, não tem sinalização, tem uma pequena entrada para esquerda que dá acesso a cachoeira Lajeado, são 3km até a cachoeira pela estrada de areia que em alguns momentos precisa acionar 4x4, mas nada difícil. Mas muitas pessoas não vão pq alguns guias e locais ficam falando que não dá para acessar nem de 4x4, mas dá para ir tranquilamente. No final da estrada já é cachoeira, na verdade várias lajes que formam uma belíssima cachoeira para banho, pelo lado esquerdo da laje dá para descer no poço, uma piscina incrível e gostoso para nadar. Gostamos tanto que na volta nós retornamos para cahoeira, só que neste dia estava chovendo e o rio ficou muito alto, ficando perigoso o banho e ficamos só contemplando o visual.

Continuando a viagem, tudo sinalizado, paramos na cachoeira da Velha e na prainha do rio, comemos lanche na prainha e retornamos para estrada principal pelo atalho, só de areia, e prosseguimos para as dunas do Jalapão. Chegamos nas dunas às 16:30h, pagamos R$ 5,00 p/p para entrar, aqui precisa de veículo alto e 4x4 para areião, subimos as dunas e ficamos esperando o pôr do sol, que ficou meio encoberto pelas nuvens, e saimos das dunas às 18h para Mateiros. Chegamos em Mateiros às 19h e hospedamos na pousada Panela de Ferro, que recomendo, que foi nossa base por 3 dias. Suíte duplo R$ 140,00, tríplo R$ 165,00 e quádruplo R$ 190,00 com café.

Em Mateiros não tem o que fazer, apenas dormir, abastecer o veículo e comprar mantimentos. Chegamos na véspera de Natal e tudo estava fechado, menos o restaurante da dona Rosa que foi a salvação nossa e de muitas pessoas, jantamos todas noites na casa da dona Rosa, uma simpatia de pessoa, a refeição custa R$ 15,00 p/p.

Dia 3

É Natal, e para comemorar decidimos subir a serra do Espírito Santo, não fomos de madrugada pq nesta época fica nublado pela manhã e não é possível ver o nascer do sol, fomos após tomar o café. Deixa o carro na base da serra e a trilha já começa subindo, subida de uns 50min, no topo tem uma vista linda do vale e do Jalapão. Até mirante que fica do outro lado da serra tem que caminhar mais 3km no plano e sem sombra, lá tem vista das dunas e de outras serras. Ao todo foram 8km de trilha, tirando a subida a caminhada e fácil. Retornamos às 13h ao Mateiros e fomos almoçar na dona Rosa, comemos as sobras de ceia de Natal que estavam muito bons.

À tarde, depois da chuva, fomos para fervedouro, que fica no começo da estrada para Mumbuca, mas a água estava marrom, o rio inundou o fervedouro e deixou marrom, o pior foi o rapaz do fervedouro dizendo que todos fervedouros e cachoeiras estavam sujos e não iria adiantar ir para outros, mentira do cara. Encontramos com várias pessoas que foram para outros fervedouros e estavam tudo normal, aí nós fomos para cachoeira da formiga para passar toda tarde. Esta sim, estava fenomenal, águas limpas, cristalinas e vazia, pegamos o snorkel e máscara e ficamos a toa mergulhando no poço. Estava R$ 10,00 p/p e para chegar pega uma estrada de areia bem cavada, mas nada difícil.

Final do dia retornamos para Mateiros e jantar na dona Rosa que estava cuspindo de gente.

Dia 4

Neste dia saímos tarde para os passeios, e pela manhã visitamos o fervedouro de Rio do Sono, rasinho e sem pressão mas com água bem cristalina, e o fervedouro de Buritizinho, fundo, baixa pressão e pequenininha mas com uma água azul e linda, mais parece com uma piscina natural do que fervedouro, custa R$ 10,00 p/p e neste lugar tem opção de almoço por R$ 20,00 p/p, comida boa e vc pode entrar quantas vezes quiser no fervedouro enquanto espera o almoço, ficamos por horas nesta piscina, tinha hora que estava sozinho na água. Estes fervedouros ficam próximos da cachoeira da Formiga.

Depois dos fervedouros fomos para comunidade Mumbuca, estrada relativamente boa, só no trecho final tem umas erosões que precisou acionar 4x4. Pequena quilombola onde começou o artesanato de capim dourado, minha esposa comprou algumas lembranças e quando meus filhos começaram a fazer cachorrinho de bixiga para as crianças, não demorou 5min e estavam lotadas de crianças para ganharem as suas bixigas. Na comunidade tem um restaurante que faz galinhada, não sei o preço pq já tinhamos almoçado. Passamos um bom tempo com as crianças e retornamos para Mateiros.

Dia 5

Eu tinha planejado sair de Mateiros via São Félix, mas como a turma tinha gostado da cachoeira do Lajeado, decidimos voltar pelo caminho que fizemos na ida, e neste dia choveu pela manhã e a estrada estava mais lamenta e escorregadio, liguei 4x4 e foi tranquilo a viagem até Ponte Alta. por causa da chuva, o rio estava alto e não deu para aproveitar a cachoeira do Lageado, comemos o lanche na cachoeira e prosseguimos a viagem até Palmas. O trajeto Mateiros-Palmas fiz em 5h, deu em torno de 350km, voltando pelo Ponta Alta-Santa Teresa-Palmas. Chegamos em Palmas às 15h, tomamos banho no hotel e às 16h saimos para conhecer a cidade e jantar. Para devolver a picape abasteci com diesel s10, que a locadora recomenda, mas no interior não tem, só tem diesel comum, mas a picape rodou tranquilo com a comum.

E no dia seguinte pela manhã devolvemos o carro no aeroporto e seguimos para Chapada dos Veadeiros, e descobrimos que quase todos que vão de veículo próprio passam em Veadeiros na ida ou na volta, e na locadora me informaram que quase todos que alugam picape 4x4 vão para Jalapão.

Considerações finais

Jalapão por conta não é nenhum bicho papão, as estradas são razoávelmente boas com sinalizações das atraçoes. As cidades estão estruturadas com mercado, pousada e posto de combustível. Em Mateiros tem correio e uma lotérica, se possível leve dinheiro para não ter problemas, a maioria das pousadas não recebem cartão.

Leve um bom GPS com mapa atualizada e coordenadas das atrações, eu levei GPS Garmin com mapa de 2 anos atrás e algumas coordenadas e me virei bem. Perguntando na pousada e com os locais consegue achar tudo.

Para quem não tem ou nunca dirigiu, como eu, um 4x4 não se preocupe. Estude e assista vídeos de direção do 4x4 e saia com o carro, lógico com muita prudência e cuidado. Não vai querer colocar o carro em qualquer buraco ou terreno pq está num 4x4, aí atola e não tem ninguém para socorrer. E se tiver bomba para pneu e bom carregar, eu levei meu mas não foi necessário, carro era novo. Tinha um outro grupo que estava num hilux alugado de uma locadora pequena, além de pagar mais caro o veículo estava um pouco zuado.

Nas proximidades da cidade pega o celular, vivo, mas vi umas pessoas da região usando celular no meio do nada, não sei qual a operadora mas não era vivo, pq meu vivo estava morto.

Jalapão é bonito e as distâncias são longas, é sempre bom carregar água e algo para comer, pq tem lugares que vc passa e não vende nada. Com chuva ou sem chuva Jalapão é bonito, e a chuva não atrapalha em nada nos passeios, pq não chove dia todo. Na época de chuva as estradas de terra ficam com um pouco de lama, mas em compensação as de areia ficam mais duras e não fazem poeira quando passa. E na seca as de terra ficam secos e levantam muita poeira e pedrinhas e as de areia ficam fofas podendo atolar.

Custos

Pousada em Mateiros: Panela de Ferro - quádruplo por R$ 190,00 e duplo por R$ 140,00. Tem outras que são mais baratas. Refeições custam entre 15 e 20 reais. Pão, água, frios etc com preço similar de cidades grandes.

Picape 4x4: Unidas: R$ 360,00 c/ seguro completo, reserva feita por internet + R$ 56,00 de lavagem. Diesel estava entre R$ 2,30 - 2,50. Rodei 1200km e gastei 127l de diesel, que foram R$ 320,00. Como peguei e devolvi no aeroporto não tive gastos com táxi ou locomoção em Palmas.

Passeios: Os fervedouros e cahoeiras perto de Mateiros cobram em geral R$ 10,00 de entrada. Os guias cobram R$ 100,00 por dia, tinha um grupo que pegou guia em PA e ficou rodando com ele em Mateiros e deixou em PA na volta. Pareceu que em pousadas tem um quarto para eles e fazem as refeições de graça.

Se tiver um grupo com 4 pessoas vá por conta e conheça tudo que vc quer e não fique preso nas agências, ouvi várias reclamações dos locais que as agências não levam os turistas para algumas atrações por não terem retorno financeiro.

Espero que seja útil para aqueles que desejam enfrentar o Jalapão. Seja livre e seja feliz.

Abraço.

Sekeda,

Todo mundo fala de tanta dificuldade que eu pensava que era inviável fazer sem guia. Assim é muito mais gostoso! Já estive em grupos guiados o suficiente para saber que ser apressado para chegar a próxima atração é muito chato. Parece uma propaganda de TV que vi dias atrás e me divertiu muito. Todos em bandos! Hehe.

Você salvou o passeio!

Obrigada!!!

Sekeda,

Você salvou o passeio!

Obrigada!!!

Pois é, magiu.

Viajar por conta dá um trabalho, mas quando planeja a viagem você sonha com a viagem.

Como alguém disse "a alegria de um viajante começa desde o momento do planejamento da viagem"

Se você for para Jalapão espero que curta todos cantos.

Abraço

Sekeba,

Chegamos do Jalapão no último dia 22. Foi uma viagem maravilhosa e suas dicas foram impressas conosco e foram muito úteis para nós. Concordo contigo que o Jalapão pode ser feito por conta própria e sem precisar de guias. Nem na Cachoeira da Velha fomos com o guia (é obrigatório) pois ele já estava na prainha com um pessoal e nós ainda levamos um recado prá ele do Sr. Antonio e D. Milma. As estradas estão bem dificieis, quando não são um bruto areião, são de piçarra com infindáveis costelas de vaca, chega a dar nos nervos rsrsrsrs. Andamos todo o Jalapão sem baixar um pneu sequer. O pior caminho que achamos foi para chegar as Dunas, a areia até lá é cruel. Já estou até pensado em me tornar uma piloto de rally kkkkk. Para as atrações o meu marido levava a L200 e eu trazia. Nas estradas principais ele levava por um tempo e eu levava outro...amo essas aventuras kkkkkkkk

Não fomos a Cachoeira da Fumaça e nem do Soninho porque tinha uma ponte de madeira no caminho que estava quebrada e achei muito arriscado atravessa-la, apesar do pessoal de lá continuar passando. Eram dois troncos irregulares de cada lado, que um erro de centímetros ia deixar o carro dentro do rio. Meu marido ficou bravo comigo, mas eu não o deixei passar, nem sozinho e arranjei motivo para voltar lá para conhecer essas atrações que faltaram kkkkkkk

Conhecemos todos os fervedouros e na maioria tomamos banho, o que amamos foi o do Buritis, ao redor do fervedouro uma verdadeira piscina de águas azuis cristalinas, com mais de um metro de altura. Ele fica no caminho do Fervedouro do Soninho (fomos duas vezes).

Minha tristeza foi encontrar a Cachoeira do Lajeado praticamente seca, apenas um fiozinho de água com "ferrugem" descendo pelo canto direito. Mas mesmo assim fiz questão de me molhar, usando as mãos, para não sair sem me banhar nela rsrsrsrsrs.

Obrigada pelas dicas, valeu!! Amamos o Jalapão e já estamos planejando voltar para passar alguns dias na Pousada Rio Novo com o Sr. Antonio e a Dona Milma, duas criaturas inesquecíveis.

Goretti

Sekeba

você também salvou minha viagem. Estou de malas prontas para viajar com meu filho e os preços dos pacotes e as datas não consigo equacionar, então quando vi seu relato resolvi viajar por conta própria. Vou analisar os gastos. Faltou vocês fazerem rafting, queremos fazer, o resto tudo bem. tem mais alguma informação que você acha importante a gente saber. Valeu, muita paz.

Sua informação ERRADA quase me custou toda a viagem viagem ao Jalapão.

A entrada para a Cachoeira do Lajeado fica entre 20 e 25 Km após o começo da estrada de terra em Ponte Alta. Além disso, a entrada para a Cachoeira se situa a DIREITA DA ESTRADA PRINCIPAL e não a esquerda como você relatou.

ANTES DE POSTAR UMA INFORMAÇÃO PENSE QUE OUTRAS PESSOAS PODERÃO LER SEU POST E TENTARÃO SEGUIR SUAS DICAS. POR ISSO, SEJA MAIS CUIDADOSO AO PRESTAR INFORMAÇÃO.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Junior,

não é comum encontrar posts com o tom agressivo como o seu no Mochileiros. O autor do post inicial, atendeu plenamente o interesse da maioria das pessoas que aqui estiveram, e se não atendeu você foi porque você também errou e digo porque: quando escreves: "A entrada para a Cachoeira do Lajeado fica entre 20 e 25 Km após o começo da estrada de terra em Ponte Alta. Além disso", estás dizendo que ele disse a quilometragem errada e além disso errou o lado da entrada.

A distância de 20 a 25 km está correta, e foi o que ele disse nas entrelinhas pois ele falou que: "saímos de Ponte Alta às 9h em direção ao Mateiros. No caminho entramos no canion Sussuapara.... E após 17km, não tem sinalização, tem uma pequena entrada para esquerda que dá acesso a cachoeira Lajeado, são 3km até a cachoeira pela estrada de areia que em alguns momentos precisa acionar 4x4, mas nada difícil."

O que aconteceu é que você se ateve aos 17 km e esqueceu que ele já tinha andado cerca de 7 até a Sussuapara o que dá 22 km, dentro portanto dos 20 a 25 km que falastes. Se eu chego nos 20 a 25 e não acho estrada a esquerda ( e como não existe estrada tão marcante a esquerda como a do Lageado a direita ( se é que existe alguma a esquerda neste trecho, pois eu não vi ). A reação normal seria tentar a da esquerda por 3 km, que não é nada quando se fala de Jalapão.

Erro por erro, acho que os dois erraram, mas não podemos demonizar uma pessoa que a tantos ajudou. Ele já fez aparte dele contando os detalhes da história, faça agora a sua, ajudando os outros com detalhes da sua viagem.

Estou com passagens e 4x4 reservado para o início de julho e as dicas com certeza irão impressas comigo!

Uma pena algumas pessoas acharem que todas as dicas postadas neste fórum devem ser 100% seguidas à risca e quem as postou deve se responsabilizar pelo que os outros fizeram posteriormente. As dicas são uma orientação de pessoas que gostam de compartilhar suas experiências para ajudar os outros no mesmo roteiro.

Pessoas assim não são aventureiras e exploradoras (e nem sensatas), procure uma agência, sente no banco de trás e não se preocupe com o caminho até chegar nas atrações.