Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 81
- Visualizações 55.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Gabriella Talamo 27 posts
-
robram 7 posts
-
Fernando BA 3 posts
-
Mel e Pimentas 3 posts
Oi pessoal,
Nesses últimos 2 meses, eu recebi uma enxurrada de e-mails e MPs me perguntando como as pessoas deveriam se vestir para encarar o Salar do Uyuni.
Bom, depois de responder todos estas mensagens, achei que poderia deixar uma pequena contribuição para o site, com as minhas dicas sobre como "sobreviver os 4 dias de tour pela maior planície de sal do mundo"!
Quero lembrar que não sou nenhuma conhecedora de equipamentos ou roupas tecnológicas, e que fui com o básico para lá, com roupas normais, que qualquer um pode achar em seu guarda-roupa, mas claro, levando em conta alguns detalhes.
Então, peço ao pessoal que já foi ao Salar e que também tem suas dicas, que as registrem aqui, para que ajudemos o povo a ir bem quentinho para lá!!
Por favor, me ajudem!!
Ahhh, eu disse sobreviver, mas de maneira figurativa é claro!!! Mas algumas dicas de higiene tbm ajudarão a sue trip a ser mais confortável, e sem dúvida, inesquecível!
Vamos lá!
Roupas: quais vestir?
O Salar do Uyuni está localizado a sul do Altiplano Andino, uma das regiões mais áridas do mundo. Em se tratando de um deserto, já podemos esperar grandes variações térmicas... e em se tartando de altitudes sempre superiores a 3.800m, podemos considerar temperaturas baixíssimas!
Mas não se assuste! É frio sim, e faz frio de rachar o ano inteiro!!!! Pode prepara as roupas de frio, e para frio é bravo!! Mas não tem segredo, nem precisa de roupas especiais (se vc não puder, nem quiser, é claro)
Então vão ai, algumas dicas básicas, que funcionaram comigo!
- 1 meia calça de lã (ou segunda pele)
- 1 calça (pode ser jeans mesmo) de preferência grossa
- camiseta de manga comprida de algodão (leve várias, será a única peça, além, da calcinha, que vc irá trocar)
- 1 casaco de fleece grosso ou moleton grosso,
- 1 jaqueta beeeem quente, de preferência impermeável por fora e forrada por dentro (lã, fleece);
- cachecol, gorro e luva. O mais importante é o cachecol, para enrolar na cara, por causa do vento!!
- bota de caminhada
Pronto, vista as roupas, e a medida que o dia vai esquentando, vc vai tirando as camadas de cima, que nem uma cebola! Se vc for muito friorento (a), leve aquelas blusinhas de segunda pele (meninas, pode ser de meia-calça mesmo) para por por baixo.... e pode ir tranquilo (a)!!!
Pessoal, não se preocupem com suas roupas... a região é extremamente seca... vc provavelmente não irá suar, e tbm não irá se sujar... então, não precise se preocupar com mudas de roupas... leve o mínimo necessário... vc só precisará trocar a camiseta de baixo (a que está em contato com seu corpo), os casacos podem ser os mesmos todos os dias!
Saco de dormir? É necessário?
Se vc tiver saco de dormir, ótimo! Leve-o... não só pelo Salar do Uyuni, mas também durante seus deslocamentos anoite em ônibus, em geral mais simples, podem ser extremamente frias e totalmente desagradáveis (experiência própria, não queiram passar por ela).
Mas voltando ao Salar, leve seu saco de dormir, coloque-o sobre a cama nos abrigos e fim de papo!
Eu não recomendaria que se alugasse sacos de dormir... em geral, eles não devem ser higienizados constantemente, então, fica a seu critério!!
Agora, se vc se não puder ou naum quiser levar saco de dormir, faça que nem eu: leve um par de lençóis (o de baixo com elástico, isso é muito importante) e forre a cama, por cima do que já está lá.... Nos alojamentos tem muuuuuito cobertor.... mas posso te garantir que eles nunca virão uma máquina de lavar roupas! Por isso, coloque os seus prórpios lençóis limpos por cima dos lençóis que já estavam na cama e só utiliza os cobertores por cima, tomando cuidado para nenhum deles encostar no meu corpo!!!!
Dicas de higiêne
A primeira dica, e não só para o Salar do Uyuni é: LEVE SEU PRÓPRIO PAPEL HIGIÊNICO!!! Os alojamentos que dormimos, são extremamente básicos, não tem papel higiênico, na verdade, mal dá para usar o banheiro (no alojamento da Laguna Colorada, isso é uma realidade).
Esqueça o banho!! No alojamento da Laguna Colorada só tem água gelada! Em Chuivica (não sei se é assim que se escreve) da para tomar banho tranquilamente, se o pessoal que dividir o quarto com vc colaborar! Eles estipulam cerca de 30 min por quarto (com 5 ou 6 pessoas), então, banho de gato!!! Mas dá até para lavar o cabelo (shampoo 2 em 1). Aproveitem para tirar a poeira!
Diante dessas condições, recomendo que levem lenços umidecidos, quebra um galho nessas horas! Ahh, meninas, no alojamento da Laguna Colorada vistam as botas para tentar usar o banheiro! Eu não tive coragem, afinal, a descarga mandava a água para fora do vaso sanitário... então, melhor improvisar.... e com -10ºC lá fora, pipizinho na moita não rola... (guardem uma garrafa pet de 2L,e cortem a boca.... improvisem...)
Alimentação e Hidratação
As refeições durante o passeio até o Salar do Uyuni são bem básicas e tipicamente bolivianas....
Então, prepare-se para tomar muita sopa de legumes (lotada de coentroooo), e ironicamente, sem sal! Mas é claro, a nossa pressão já sobre naturalmente na altitude.. não dá para pensar em ,ainda por cima, salgar os alimentos! imagine os hipertensos!!! Então, nada de sal!
Ovos cozidos, macarrão, purê, salsicha.... esses são os menus.... simples, porém não tenho do que me queixar!
Agora, rapazes, quem come muito, prepare um belo estoque de barrinhas de cereais e chocolate!! A comida é relativamente pouca, para ogros!!
Ítem número 1 de preocupação: ÁGUA. Leve muita água!!! Vc estará num deserto, e apesar do frio (vc não sente muita sede), tem que se hidratar!!! A pior coisa seria vc ter uma desidratação ou diarréia naquele lugar, não é?? não há nada por perto!! nenhum posto de saúde! Então se cuide! leve galão de 5L (não é exagero calcule mais de 1L por dia), e beba bastante, mesmo sem sentir sede! Não tem onde comprar água por lá heim!
Outras dicas, não menos importantes...
Não esqueça o protetor solar e protetor labial ( manteiga de cacau)!!! O sol e o vento a 4.000m de altitude acabam com seus lábios e queimam terrivelmente sua pele.... vi muita gente com verdadeiras feridas na boca e bochechas roxas de tanto sol!!! Não abusem, isso é sério!
Óculos de sol: artigo de 1ª necessidade!! A brancura do Salar exige sim proteção!!
Hidratante, nem se fale! Meninas, abusem do "pele extra seca" para não aprecerem cobras escamosas!
CACHECOL!! Não apenas para o frio! E principalmente para o vento!!! Em muitos momentos vc precisará enrola-lo em volta da sua boca e nariz! Principalmente se vc fizer a caminhada ao mirante da Laguna Colorada (imperdível, porém vá agasalhado).
Bom pessoa, é isso! Espero ter colaborado com algumas dicas e espero que mais mochileiros experientes deixem suas dicas tbm!
Precisando de mais informações, é só pedir!
Beijos!
Agora umas fotinhos para dar vontade!!
Laguna Verde
Caminhada para o mirante da Laguna Colorada! Prepare-se para o vento!
Emiliano preparado para o frio e vento!!
Alojamento da Laguna Colorada
Enfim, o Salar do Uyuni!