Ir para conteúdo

Mochilão 2013 - Pantanal e Bonito


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Introdução

Fala mochileiros!
Vou relatar abaixo uma viagem de quase 2 semanas que fiz por 2 grandes atrações do Mato Grosso do Sul: Pantanal e Bonito.
Se alguém tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade pra perguntar abaixo e evitem mensagens privadas ou e-mail já que a sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas aqui no fórum!

Roteiro

31/05/2013 - São Paulo - Campo Grande - Pantanal
01/06/2013 - Pantanal
02/06/2013 - Pantanal
03/06/2013 - Pantanal - Bonito
04/06/2013 - Bonito
05/06/2013 - Bonito
06/06/2013 - Bonito
07/06/2013 - Bonito
08/06/2013 - Bonito
09/06/2013 - Bonito
10/06/2013 - Bonito
11/06/2013 - Bonito - Campo Grande - São Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Pantanal

Eu fechei com a Fazenda Santa Clara um pacote de 4 dias e 3 noites que incluia:

  • Transporte de Campo Grande até a fazenda
  • Hospedagem em quarto coletivo
  • Alimentação (café-da-manhã, almoço e janta)
  • Todas as atividades da fazenda (foram 6 passeios no total)

Tudo isso saiu por R$ 650. No entanto, ouvi do guia da fazenda que é possível contratar esse pacote diretamente com a Santa Clara ao invés de ir com uma agência como a do site e assim economizar uma grana.

Hospedagem

Como disse acima, fiquei hospedado na Pousada Santa Clara em quarto coletivo (eles também oferecem opção por quarto privado e camping).

Pontos Positivos:

  • Tanto café-da-manhã quanto almoço e janta são ótimos! Muitas opções no café-da-manhã e almoço/janta no melhor estilo comida caseira de fazenda. No entanto, quem opta por ficar no camping não possui o mesmo padrão de alimentação.
  • Banheiro dentro do quarto e ambos sempre muito limpos.
  • No local também existem piscina, redes para descanso, espaço para jogar vôlei/futebol, etc.

Pontos Negativos:

  • Sinal de celular apenas da Vivo e internet somente pagando (e muito bem pago)
  • Não possui lockers no quarto.

Passeios

31/05/2013 - São Paulo - Campo Grande - Pantanal

Esse dia foi dedicado basicamente a deslocamento. Ao chegar no Aeroporto de Campo Grande, uma pessoa estava com um papel com o meu nome me esperando para levar ao transfer que levaria para a sede da agência que vende o passeio para o Pantanal para realizar o pagamento assim como para juntar todas as pessoas que seguiriam para o Pantanal.

No total foram 9 turistas em 2 carros em direção ao Pantanal, sendo que dentre os turistas eram 4 franceses, 3 alemães, 1 inglesa e apenas eu de brasileiro. Aliás, em todos os dias que estive na Santa Clara, eu sempre era o único brasileiro turista do local.

A viagem foi bem tranquila e demorou ao total umas 5 horas mais ou menos sendo que foi feita uma parada para almoço num local perto da entrada da cidade de Miranda. A viagem de carro de Campo Grande se dá até um local conhecido como Buraco das Piranhas onde havia um caminhãozinho parecido com pau-de-arara que foi o responsável por nos levar por uma viagem de mais 40 minutos em estrada de terra do Buraco das Piranhas até a Fazenda Santa Clara.

Como chegamos muito tarde e cansados nesse dia, decidimos adiar o passeio que faríamos nesse dia para o outro dia.

9115906927_4829c9fe8f_z.jpg

01/06/2013 - Pantanal (Passeio de Barco, Safari Fotográfico e Focagem Noturna)

Assim como todos os dias, acordamos cedo para tomar café-da-manhã pois ficou marcado para às 8h30 a saída para o Passeio de Barco. O Passeio de Barco dura em torno de 2 horas e nele a gente percorre um dos rios que cortam a Fazenda e podemos apreciar a fauna pantaneira sendo o principal atrativo os jacarés. Mas além disso, foi possível ver muitas aves (tucanos, araras, kingfisher, etc) e animais como iguanas, macacos, etc.

Chegamos por volta das 11h00 e após o almoço, o pessoal se reuniu para relaxar um pouco na piscina e depois jogar um pouco de vôlei antes do passeio da tarde já que começaria apenas às 15h30.

Para o Safari Fotográfico, a gente teve que pegar o mesmo caminhão com o qual chegamos a fazenda para ir até um local onde realizamos uma caminhada pela mata da região para tentar ver os animais. No fim não vimos muitos animais com exceção de alguns macacos e quatis além de presenciarmos um maravilhoso pôr-do-sol.

Voltamos ao caminhão e esperamos o céu escurecer para começarmos a Focagem Noturna que consiste basicamente no caminhão andar lentamente pela estrada com o guia usando uma lanterna para tentar achar algum animal de hábito noturno. Nesse passeio foi possível ver um bando de capivaras, algumas aranhas e cobras (coral e jararaca), um casal de arara azul e uma raposa.

9117966280_72fd489588_z.jpg

9118006526_dd1922fc7e_z.jpg

9115767471_f4eba9fa67_z.jpg

9115757727_4377033697_z.jpg

02/06/2013 - Pantanal (Cavalgada e Pescaria de Piranha)

Esse dia começou cedo mais uma vez pois a cavalgada foi marcada para às 8h00. Esse passeio foi basicamente uma cavalgada de pouco menos de 2 horas pela fazenda. Como eu nunca havia cavalgado antes, achei muito legal a experiência, no entanto não sei se seria um passeio interessante para quem já está acostumado a cavalgar.

Após o almoço fomos realizar a pescaria de piranhas. Esse passeio teria tudo para ser o melhor de todos se não fosse a chuva que resolveu cair durante a pescaria. Assim como a cavalgada, eu também nunca havia pescado antes e achei bem legal essa atividade. Só foi uma pena que eu assim como 1 francesa do grupo não conseguimos pescar nem 1 piranha. :cry: Mas por sorte os outros conseguiram pescar algumas piranhas para não passarmos fome durante a noite ::lol3::

9115750111_011a5b5454_z.jpg

9115946727_2f68316816_z.jpg

9118157090_70ab95d2b5_z.jpg

03/06/2013 - Pantanal (Trilha Ecológica)

Desde a pescaria da piranha no dia anterior começou uma chuva que só foi aumentando com o passar do tempo e fez com que esse último passeio quase fosse cancelado. Mas ao fim acabamos fazendo esse passeio mesmo com uma garoa fina.

Esse passeio foi bem parecido com o Safari mas dessa vez foi uma caminhada na mata próxima da Pousada da Fazenda Santa Clara. Ao contrário do Safari, nesse passeio o foco maior era na flora pantaneira e conhecemos diversos frutos, plantas e árvores típicas da região.

Ao fim do passeio voltamos para a sede da fazenda onde almoçamos e depois pegamos o caminhão de volta ao Buraco das Piranhas onde peguei um transfer que me levou para meu próximo destino: Bonito!

9118141574_2204e8c739_z.jpg

9118934748_96816f74f0_z.jpg

Viajando e Aprendendo...

  • REPELENTE!!! Já fui para vários lugares que me diziam que era bom levar repelente, mas nenhum lugar chegou aos pés do Pantanal. Além de repelente, leve roupas compridas de cor clara e o que puder para tentar diminuir o efeito dos mosquitos!
  • Em geral se faz 1 passeio por período do dia (manhã, tarde) e esses passeios não chegam a preencher todo o seu dia. Portanto, você terá muito tempo livre para aproveitar a piscina, dormir na rede, jogar bola, sinuca, bater-papo, ler, etc.
  • Pelo que pude notar, não é comum brasileiros visitarem a Fazenda Santa Clara. Portanto, apesar de ser no Brasil, acredito que é um passeio chato de ser feito por alguém sozinho que não consegue se comunicar minimamente em inglês.
  • Uma preocupação que tinha era sobre como ir do Pantanal para Bonito. Pode ficar tranquilo quanto a isso pois a Fazenda se responsabiliza em contactar os transfers que levam do Pantanal até as cidades de Bonito, Corumbá ou Campo Grande.
Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bonito

Hospedagem

Como encontrei mais 3 amigos em Bonito, preferimos ficar hospedado no Hotel Pousada Calliandra em quarto privado para 4 pessoas.

Preço da diária: R$ 150 (baixa temporada)

Pontos Positivos:

  • Café-da-manhã excelente (bolos, frutas, ovos, salgadinhos, frios, suco, iogurte, etc)
  • Quarto com tv, ar condicionado, frigobar.
  • Localizado a 2 quadras da rua principal de Bonito.

Pontos Negativos:

  • Não possui uma área de lazer com piscina/sinuca.

Avaliação final: Recomendo fortemente para quem viaja em grupo de até 4 pessoas ou em casal. Ótima relação custo-benefício. Só não recomendo para quem for viajar sozinho pois aí vale muito mais a pena ficar em algum albergue.

Passeios

04/06/2013 - Bonito (Bóia-Cross e Balneário Municipal)

Apesar de já ter feito um roteiro de passeios antes de chegar a Bonito, preferi deixar para contratar os passeios diretamente na cidade já que teria 1 semana na cidade e viajei em baixa temporada (portanto, não havia risco de ficar sem fazer algum passeio por lotação).

Dessa forma, nosso primeiro dia começou indo atrás de alguma agência para contratar os passeios. Como todos os passeios são tabelados, entramos na 1ª agência que encontramos e que fomos com a cara que foi a Agência ABN.

Já sabendo que perderíamos uma parte do nosso dia para contratar passeios, reservamos para esse dia passeios mais próximos da cidade que foi o Bóia-Cross no Hotel Cabanas e o Balneário Municipal que ficam um ao lado do outro.

O Bóia-Cross é um passeio que dura em torno de 1 hora no qual se desce numa bóia num formato de câmera de caminhão pelo Rio Formoso. Acho que vale muito a pena fazer esse passeio no 1º dia combinado com o Balneário. A primeira queda de água é certeza que se cairá da bóia nas frias águas do rio e nas outras quedas depende da sua habilidade ficar na bóia. Ao fim do passeio é possível comprar também um CD com as fotos do passeio.

Depois do Bóia-Cross partimos em direção ao Balneário Municipal. Como chegamos por volta das 12h, demos uma passeada de reconhecimento no Balneário e depois almoçamos num dos restaurantes do local. Após um descanso, entramos na água para ver os peixes mas a água era tão gelada que não consegui fazer a flutuação (talvez porque foi o 1º passeio e ainda não estava acostumado com a baixa temperatura da água). Vale a pena também comprar um pacote de ração para peixes e jogar na água para ver os peixes em ação. ::hãã2::

Bóia-Cross no Hotel Cabanas: R$ 50
CD Fotos Bóia-Cross: R$ 35
Balneário Municipal: R$ 15

9175643970_643413f1d8_z.jpg

9173428683_8e0b634436_z.jpg

9175726618_89dc293062_z.jpg

9173464907_08cbbf7873_z.jpg

05/06/2013 - Bonito (Gruta de São Miguel, Gruta do Lago Azul e Barra do Sucuri)

O segundo dia de passeios em Bonito começou cedo como todos os dias já que tinhamos agendado o passeio a Gruta de São Miguel para às 8h20 e a Gruta do Lago Azul para às 10h20.

A Gruta de São Miguel é um passeio menos conhecido comparado a Gruta do Lago Azul. Ela é uma gruta seca e que possui diversas formações geológicas típicas de cavernas. Antes do passeio iniciar, foi possível também apreciar várias araras que se encontravam próximas da área de recepção aos turistas. Antes de chegar a Gruta, é mostrado um vídeo de uns 10 minutos e depois se percorre uma curta trilha até o local onde se entra na Gruta.

Como as Grutas se encontram próximas, logo após terminado o passeio a Gruta São Miguel, partimos para a Gruta do Lago Azul. Nessa Gruta se faz uma caminhada descendo diversos degraus em pedra até chegar ao local mais próximo ao lago de água incrivelmente azul e transparente. Como não é permitida a entrada dos turistas no lago, apenas se aprecia o local por um tempo e depois retorna-se pelo mesmo caminho.

Após o fim dos passeios a Gruta, voltamos para o centro de Bonito para almoçar antes de partir para o 1º passeio de flutuação: a Barra do Sucuri. Ao chegar no local e colocar as roupas de neoprene, é feita uma caminhada até um local onde é feito um rápido treinamento para se adaptar ao snorkel e máscara. Feito isso, partimos em um barco remando rio acima contra a correnteza até o ponto onde se inicia a flutuação que termina no mesmo ponto onde se sai de barco. Acho que essa flutuação deve ser a primeira a ser feita em Bonito pois as flutuações do Aquário Natural e Rio da Prata são melhores. Além disso, o passeio de barco também é bem legal e diferencia essa flutuação das outras.

Gruta de São Miguel: R$ 36
Gruta do Lago Azul: R$ 36
Barra do Sucuri: R$ 79

9177641256_69e4a878f2_z.jpg

9177670960_64ed515c9c_z.jpg

9177481934_afe23e3c2b_z.jpg

9175283277_0e81586a9c_z.jpg

06/06/2013 - Bonito (Rio do Peixe)

Como existem diversos passeios de Cachoeiras em Bonito, foi difícil decidir qual ir ou não. Mas após pesquisar bastante, comprovei que as Cachoeiras do Rio do Peixe deve sim ser escolhida entre todas as outras.

Esse passeio é de dia completo, ou seja, chega-se por volta das 9h e sai por volta das 17h. Como é um passeio de dia completo, divide-se o passeio em 2 partes: pela manhã é feito uma caminhada mais longa de uns 3 km com diversas paradas em pontos para entrar na água e pela tarde é feita uma caminhada mais tranquila de menos de 1 km com algumas poucas paradas para mergulho, sendo a principal atração uma carretilha para cair na água.

Além disso, o almoço do Rio do Peixe é disparado o melhor almoço entre todos os passeios que realizei. Além disso, após o almoço é feito uma reunião entre todos os turistas e o dono da fazenda para alimentar os macacos e as araras que vivem ali.

Cachoeiras do Rio do Peixe com almoço: R$ 125

9176701143_37e5732009_z.jpg

9178939380_56be8f501d_z.jpg

9176739817_3f174ba3ca_z.jpg

9176731645_a7011ab4ea_z.jpg

07/06/2013 - Bonito (Bote no Rio Formoso e Aquário Natural)

Começamos esse dia fazendo o Passeio de Bote no Rio Formoso pela manhã.

O título do passeio diz bem o que se deve esperar dele: é um passeio de bote e não um rafting. Esse passeio dura em torno de 2 horas e diria que uns 90% do passeio é apenas com o bote percorrendo o rio sem qualquer emoção. Se não me engano, em todo o percurso existem apenas 3 ou 4 pequenas quedas de água que dão a "emoção" do passeio. Quase no fim do passeio também é feita uma parada para quem desejar entrar na água para um banho no Rio Formoso.

Esse passeio de bote é feito no Rio Formoso num local conhecido como Ilha do Padre. Aliás, tendo feito esse passeio de bote, depois é possível usufruir da estrutura da Ilha do Padre para quem quiser aproveitar mais o dia no local.

Vale lembrar que não é permitido levar câmera no bote e no fim do passeio é possível comprar um CD com as fotos.

Voltamos para o centro de Bonito para almoçar antes de irmos para o passeio da tarde: a flutuação no Aquário Natural.

Na minha opinião, essa flutuação é a melhor de Bonito. A água é muito cristalina, a presença de peixes junto com a vegetação aquática dá uma combinação muito legal e além disso, após o passeio é feita uma caminhada tendo uma parada para quem quiser entrar na água usando uma carretilha. Também nessa caminhada é possível ver alguns animais típicos da região e para quem tiver disposição, o local conta com piscina para relaxar antes/após o passeio.

Nesse passeio também é vendido um CD com as fotos do passeio.

Bote no Rio Formoso: R$ 79
DVD Fotos Bote: R$ 50
Aquário Natural: R$ 120
DVD Fotos Aquário: R$ 60

9226867824_68a34ecf66_z.jpg

 

 

9224080959_be3964e7df_z.jpg

 

08/06/2013 - Bonito (Lagoa Misteriosa, Rio da Prata e Buraco das Araras)

Esse foi o dia mais longo e o com o melhor passeio da viagem.

Como queríamos fazer o mergulho na Lagoa Misteriosa e a flutuação no Rio da Prata no mesmo dia já que ambos passeios ficam longe de Bonito (na cidade de Jardim que fica uns 50 km de distância) e também são realizadas pela mesma empresa (Recanto Ecológico Rio da Prata), tivemos que fazer 2 passeios em seguida: agendamos o mergulho para às 9h00 e a flutuação para o último horário disponível que seria às 11h30. O problema dessa logística foi que só almoçaríamos depois das 15h!

Bom, o mergulho na Lagoa Misteriosa foi ESPETACULAR! Minha dica é que todos façam esse passeio! É simplesmente incrível a transparência da água dessa lagoa! Como eu tenho credencial de mergulho básica PADI, eu mergulhei até 18 metros, mas meus amigos nunca haviam mergulhado antes e mesmo assim fizeram o mergulho discovery até 8 metros e foi unanimidade entre todos nós que a Lagoa Misteriosa foi o melhor passeio da viagem (e detalhe: meus amigos ao contrário de mim, fizeram o aclamado Abismo Anhumas e mesmo assim acharam a Lagoa Misteriosa muito melhor).

No mergulho também é feito fotos e vídeos pelo próprio dive master que te acompanha e é possível adquirí-lo ao fim do passeio.

Depois do mergulho voltamos para a recepção do Recanto Ecológico Rio da Prata para darmos início ao passeio de flutuação no Rio da Prata. Essa flutuação na verdade é feita a maior parte do tempo na nascente do rio olho d'água que desemboca no Rio da Prata. A água da nascente é mais cristalina e quente que a do Rio da Prata e inclusive é oferecida a opção de entrar num barco para quem desejar não continuar a flutuação nas águas mais turvas e geladas do Rio da Prata.

A flutuação do Rio da Prata é a mais longa e a que possui maior diversidade de peixes entre as 3 flutuações que realizei. Além disso, também existem alguns poucos pontos nessa flutuação que a água possui correnteza, em alguns desses pontos é possível ir flutuando mas em outros pontos é necessário sair da água e caminhar por uma trilha até um ponto mais calmo.

Após finalizada a flutuação, almoçamos no local para então partimos para o Buraco das Araras que se encontra a poucos km's do Recanto Ecológico Rio da Prata. Agendamos a visita ao Buraco das Araras paras às 16h30 que dizem ser um dos melhores horários para observar as aves. Realmente vimos muitas revoadas de araras no local, mas fique ciente que é um passeio que se observa as araras de longe livres na natureza e não um passeio igual ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu ou ao passeio das Cachoeiras do Rio do Peixe onde as araras vêm ao seu encontro para tirar fotos.

Mergulho Lagoa Misteriosa: R$ 278
DVD Mergulho: R$ 60
Flutuação no Rio da Prata com almoço: R$ 150
Aluguel Câmera com DVD das Fotos: R$ 40
Buraco das Araras: R$ 38

9227090384_b28c867770_z.jpg

 

 

9224476835_901cda703b_z.jpg

9224513375_0c60646a5e_z.jpg

09/06/2013 - Bonito (Boca da Onça)

Esse dia me separei dos meus amigos já que eles fariam o Abismo Anhumas e contratei um transfer para ir a Boca da Onça.

Esse passeio junto com o Rio do Peixe costumam ser os mais indicados entre os passeios de Cachoeiras de Bonito e realmente vale muito a pena. Só acho que poderiam fazer o passeio render mais assim como o Rio do Peixe que tem um passeio antes do almoço e outro após o almoço. No caso da Boca da Onça, o passeio tem uma duração de umas 4 horas mais ou menos e depois possui o almoço e então acaba o passeio (no máximo se pode aproveitar a área de redes para dormir ou então as piscinas para tomar banho).

De toda forma, as cachoeiras da Boca da Onça são lindas e durante o circuito se vê várias cascatas e cachoeiras, sendo que algumas são apenas para contemplação e outras é permitida a entrada para banho (sendo a cachoeira Boca da Onça e o Buraco dos Macacos os melhores pontos para entrar na água).

Uma outra atividade possível na Boca da Onça é um rapel de plataforma de 90m que é considerado o maior rapel de plataforma do Brasil. No entanto, no dia que realizei o passeio, ninguém se aventurou no rapel (todos foram descendo os quase 1000 degraus da trilha).

Vale lembrar que a Boca da Onça na verdade fica na cidade de Bodoquena, vizinha a Bonito e que fica uns 50 km distante do centro de Bonito.

Cachoeiras Boca da Onça com almoço: R$ 135
Transfer Boca da Onça: R$ 45

9234992028_d2fa888fee_z.jpg

9232222451_d29a125042_z.jpg

9235031980_fc2b878d3d_z.jpg

10/06/2013 - Bonito (Estância Mimosa)

Eu tinha planejado 6 dias de passeios em Bonito e deixado 1 dia sem planejar para qualquer eventualidade. Por sorte, o tempo colaborou durante todos os 6 dias de passeio e no último dia completo em Bonito o tempo resolveu mudar (o sol sumiu e choveu durante alguns momentos do dia).

Dessa forma, acabei fechando apenas um passeio de meio dia na Estância Mimosa para não ficar no hotel sem fazer nada.

A Estância Mimosa é mais um passeio de fazenda com cachoeiras mas ao contrário dos outros 2 passeios, possui uma duração de apenas meio período. Além disso, quando fiz o passeio fui informado pelo guia que estavam reformando as escadas que dão acesso as últimas cachoeiras da trilha (que inclui a principal cachoeira do local) e por isso o passeio foi ainda mais curto (durou em torno de 2 horas apenas incluindo as paradas para banho)

Posso ter tido azar com a chuva, com a reforma e tudo mais, mas eu sinceramente não gostei do custo-benefício da Estância Mimosa... acho que se alguém for planejar um roteiro por Bonito e quiser incluir passeios de cachoeiras, devem dar preferência ao Rio do Peixe e a Boca da Onça... de toda forma, melhor ter feito esse passeio do que perder um dia sem fazer nada.

Estância Mimosa com almoço: R$ 102
Transfer Estância Mimosa: R$ 30

9235414288_e91dea0e52_z.jpg

9232772029_d6f1a3b0d9_z.jpg

9235405302_3c75c8ac08_z.jpg

11/06/2013 - Bonito - Campo Grande - São Paulo

Esse dia serviu apenas para fazer o check-out na Calliandra e pegar o carro rumo ao aeroporto de Campo Grande para tomar o voo em direção a São Paulo.

 

Viajando e Aprendendo...

  • Vá preparado psicologicamente para a água gelada de Bonito (principalmente se você for "friorento"). A água é bastante fria e às vezes nem o neoprene resolve (mas com o tempo se acostuma)
  • A água de Bonito possui muito calcário (um dos motivos dela ser tão cristalina). Portanto, vá preparado para ficar com a pele toda ressecada e o cabelo duro.
  • A maioria dos passeios exigem transporte até o local. Caso se viaje em grupo, vale a pena alugar um carro para ter maior liberdade de horários e economizar uma graninha. Caso contrário, utilize do transporte compartilhado.
  • Prepare o bolso. Quase todos os passeios em Bonito são caros e além disso existem gastos extras com transporte/fotos/almoço.
  • Se alguém me perguntasse quais passeios deveria tirar da lista por ter menos dias/dinheiro disponíveis, eu diria: Estância Mimosa, Bote no Rio Formoso, Buraco das Araras, Gruta São Miguel.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

José, relato muito bacana.

 

Queria uma ajuda, não sou de agencia de turismo e nada voltado pra esse lado, sou de uma igreja batista e a cada dois anos (anos impares) tem um congresso no Brasil chamada Despertar. Este ano (2013) será em Belem-PA, como somos de São Luis-MA é o nosso visinho, mas em 2015 será em Campo Grande-MS, entao sempre sou o responsavel em montar a caravana para estes congressos. Assim as perguntas são:

 

1 - Para 2 diarias (3 dias) quais os passeios que você recomenda?

 

2 - Você sabe me informar sobre o transporte para os passeios só pode ser feito de carro particular ou o oferecido pelas agencias? Pois estarei com o onibus que iremos viajar e queria utiliza-lo para diminuir os custos do jovens que iram para o congresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 - Para 2 diárias (3 dias) quais os passeios que você recomenda?

Seriam 3 dias inteiros no local ou algum dia chegaria mais tarde ou sairia mais cedo? Eu faria:

 

Dia 1: Gruta do Lago Azul + Gruta São Miguel (opcional) + Flutuação no Aquário Natural

Dia 2: Cachoeiras do Rio do Peixe

Dia 3: Flutuação no Rio da Prata + Mergulho ou Flutuação na Lagoa Misteriosa (opcional) + Buraco das Araras

 

Caso 1 dos dias não seja completo (por exemplo, se chegará em Bonito apenas após o almoço no 1º dia ou então sairá da cidade logo após o almoço no último dia), eu trocaria o Dia 3 pela visita ao Balneário Municipal.

 

2 - Você sabe me informar sobre o transporte para os passeios só pode ser feito de carro particular ou o oferecido pelas agencias? Pois estarei com o onibus que iremos viajar e queria utiliza-lo para diminuir os custos do jovens que iram para o congresso.

Pode ficar tranquilo que é possível utilizar o seu próprio transporte para chegar aos locais... eu só fico na dúvida quanto a viabilidade de usar o ônibus em certos lugares pois são estradas de terra e em alguns lugares o caminho é estreito para o porte de um ônibus... inclusive as empresas que realizam o transporte usavam no máximo um microônibus ou van, nunca vi um ônibus... mas acho que é possível sim... na dúvida, acho melhor tentar entrar em contato com uma agência de turismo de Bonito e tirar essa dúvida diretamente com eles (acho que na pior das hipóteses, somente algumas atrações que não se pode ir em ônibus)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Parabéns pelo relato! Muito esclarecedor, vou a Bonito no carnaval e já estou com o hostel reservado, falta fechar os passeios com eles, infelizmente a lagoa misteriosa não vai estar aberta neste período e era a atração que eu disparado mais gostaria de ver, mas voltarei só pra ela. Escolhi até o momento, Gruta Azul + flutuação no aquário natural, flutuação no Rio da Prata, Cachoeiras do Rio do Peixe e Boca do Onça (tenho 5 dias completos). No último dia estava pensando em Barra do Sucuri e ter meio período livre à tarde pra comprar lembrancinhas. Mas, estou pensando em trocar Barra do Sucuri pelo balneário Municipal, andei gostando das fotos dele que eu vi! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Bruna,

 

Olha, também é possível fazer a Barra do Sucuri e o Balneário Municipal no mesmo dia...

 

Você não precisa de uma tarde livre para fazer compras pois o comércio em Bonito fica aberto até tarde da noite e no geral os passeios não ocupam todo o dia... ainda mais em fevereiro que anoitece tarde... visite o centro de Bonito todos os dias no fim da tarde que será o suficiente para fazer compras, jantar, tomar um sorvete, caminhar...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...