Ir para conteúdo

Pedal Tijucas do Sul - Campo Alegre - Joinville - Jaraguá do Sul!!


Posts Recomendados

  • Membros

Acordei 05:45hs da manhã. Após uma breve refeição à base de iogurte, achocolatado e banana, saí de casa às 06:30hs porque o combinado era tomarmos um café na panificadora. Quando cheguei na casa do Marcelo percebi que só faltava o Diego, pois o Marcos lá estava. Fui encontrar o caboclo então. Na casa dele comi um pé de moleque e dei uma carona no quadro da bike, já que o mesmo tinha deixado a sua no casa do Marcão para uma breve revisão. Nesse tempo o Marcelo e o Marcão tomaram café e eu fiquei sem, mas me sentia bem alimentado, então sem problemas. Após calibrar o pneu no posto, pudemos partir às 07:05 da manhã.

O tempo prometia esquentar logo cedo e o sol logo despontou. Antes das 8 já tínhamos cruzado o Rio Negro que faz a fronteira da nossa cidade de Tijucas do Sul (PR) com a cidade de Campo Alegre (SC). Trajeto gostoso, sem grandes dificuldades e com muitas sombras. Na cidade de Campo Alegre as estradas são largas e bem conservadas, além de possuir sinalização com padrão de rodovia pavimentada. Nota 10. Passamos primeiramente pela comunidade de Ximbuva, logo mais por Ribeirão do Meio e às 09:00hs por Bateias de Cima, onde a comunidade preparava-se para o culto dominical. Eram 35 km desde o Rio Negro até o Centro de Campo Alegre, com o calor aumentando cada vez mais. As decidas eram um alento em virtude do forte calor. Entretanto, sempre depois de uma descida vem uma subida.

Ao chegar em Bateias de Baixo pegamos a SC 010. Eram cerca de 10 km até o centro em rodovia pavimentada. Bom pela velocidade, ruim pela temperatura. Tive que calibrar o pneu, o que deu uma atrasada.

Ao chegar ao centro, percebi o quanto a cidade é bonita. Várias ruas são asfaltadas, ao contrário de minha cidade, que se equipara em número de habitantes.

Chegamos à Panificadora às 11:00hs. Me alimentei com dois sanduíches naturais e um hidrotônico. Não resisti e tive de tomar um copo de Coca-Cola oferecido pelo Marcelo e pelo Marcão.

20120319124331.JPG

20120319124422.JPG

20120319124522.JPG

Estava me sentindo bem. Nas subidas poucas vezes utilizei a coroa menor da bike, desta forma partia na frente dos demais. Nas descidas nas estradas de terra, ia na traseira da trupe porque não tenho muita confiança, até por receio de encontrar um carro, mas também porque meu pneu não é muito estável e porque ainda não coloquei freio a disco na bike.

Até então foram 45 km, ainda faltavam 35 km até Jaraguá do Sul. Segundo os demais integrantes que já conheciam o caminho os 10 próximos km eram de forte subida e depois 25km de descida, sendo os últimos 10 km de forte downhill. Por volta de 11:40 partimos. O Marcelo pegou uma carona na Caminhonete do nosso Amigo Gigio que foi fazer o apoio e nos esperava em Campo Alegre. Desta forma ele nos ultrapassou cantando: “...leva meu coração, você é fogo, eu sou paixão...” kkkk

20120319124855.jpg

20120319124933.jpg

O visual do caminho é muito legal. Em Campo Alegre, mais do que em Tijucas, existem muitos Pinheiros, árvore típica da nossa região e que no inverno oferece o Pinhão, que é a semente da árvore e alimenta apetitosamente pessoas e animais dos mais variados, como esquilos, bugios e diversas aves.

A Serra do Manso então desponta. Passamos por um trecho que pertence ao município de Joinville. O ponto mais alto da Serra fica a cerca de 1030 metros a.n.m. Campo alegre está a 865 metros a.n.m. e Tijucas do Sul a 925 metros a.n.m. A chegada em Jaraguá fica a cerca de 80 metros a.n.m.

20120319125032.JPG

O sol está escaldante. Logo no começo vem uma descida espetacular e de altíssima velocidade: alcancei 72 km/h!! Meu Record pessoal.

20120319124827.jpg

Logo encontramos o Rio do Manso que serve para um bom domingo de banho e churrasco. Haviam vários banhistas no local. Nosso amigo Marcos completou 20.000km de pedalada, fato muito importante e que merece muita comemoração. Eu não cheguei nem nos 2.000km ainda.

20120319124756.jpg

O downhill é show de bola, mas merece muita precaução pelo fato de trafegarem vários veículos no local e por existirem muitas pedras soltas. Para ter noção do perigo existem várias capelas durante a descida, para que quem pela estrada trafegar possa invocar a divina proteção.

Chegamos em Jaraguá 12:50hs. Eu imagina que chegaríamos bem mais tarde. Fomos muito bem nesta pedalada. 80km em 03:55hs. Então era embarcar na F-350 e pegar a BR 101 para o caminho de volta, para comer aquele macarrão e dormir aquele sono! Abração!

20120319124707.jpg

20120319124638.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acordei 05:45hs da manhã. (...)

 

Quais as especificações das bikes? Estou vendo uma KHS Alite 3000 com suspa Rock Shox e uma Volare...... qual a quantidade de marchas de cada uma e o modelo e marcas dos pneus? Isto é importante!

 

Estava me sentindo bem. Nas subidas poucas vezes utilizei a coroa menor da bike, desta forma partia na frente dos demais. Nas descidas nas estradas de terra, ia na traseira da trupe porque não tenho muita confiança, até por receio de encontrar um carro, mas também porque meu pneu não é muito estável e porque ainda não coloquei freio a disco na bike.

 

Para colocar disco mecânico, mil vezes v-break. Um bom v-break (Tektro ou Shimano) é mais leve e tão eficaz no asfalto ou na terra seca do que um disco mecânico. Se for colocar disco hidráulico, melhor.

 

Até então foram 45 km, ainda faltavam 35 km até Jaraguá do Sul. Segundo os demais integrantes que já conheciam o caminho os 10 próximos km eram de forte subida e depois 25km de descida, sendo os últimos 10 km de forte downhill. Por volta de 11:40 partimos. O Marcelo pegou uma carona na Caminhonete do nosso Amigo Gigio que foi fazer o apoio e nos esperava em Campo Alegre.

 

O visual do caminho é muito legal. Em Campo Alegre, mais do que em Tijucas, existem muitos Pinheiros, árvore típica da nossa região e que no inverno oferece o Pinhão, que é a semente da árvore e alimenta apetitosamente pessoas e animais dos mais variados, como esquilos, bugios e diversas aves.

 

Cade as fotos dos animais?

 

Fomos muito bem nesta pedalada. 80km em 03:55hs. Então era embarcar na F-350 e pegar a BR 101 para o caminho de volta, para comer aquele macarrão e dormir aquele sono! Abração!

 

80 km em 4 horas está muito bom em se tratando de cicloturismo.

 

Muito boas as fotos e legal o relato. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minha bike é a Volare. A mais simples das que participaram do passeio. O conjunto é shimano alívio. Ainda não entendo muito sobre bike, mas meu amigo disse que o pneu da minha bike é fino, por isso o freio não funciona táo bem. Não tenho foto dos animais. Citei eles apenas por informação. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Minha bike é a Volare. A mais simples das que participaram do passeio. O conjunto é shimano alívio.

 

Alivio é bom, aceita regulagem tranquilamente, câmbios e pedivela Alivio são ótimos para cicloturismo.

 

Ainda não entendo muito sobre bike, mas meu amigo disse que o pneu da minha bike é fino, por isso o freio não funciona táo bem.

 

Largura do pneu não tem muito a ver com eficácia da frenagem, se fosse por isto as bikes speed não freavam nunca com aqueles pneus fininhos! ::lol4::

 

Fatores que influenciam na frenagem de um v-break: estado das sapatas de freio, regulagem, modulação, frisos do pneu e estado da pista (seca ou molhada, com areia, etc).

 

V-break não aceita muita modulação mas o disco mecânico também não aceita, portanto é melhor continuar com v-break a não ser que coloque um bom freio a disco hidráulico.

 

O que não pode são freios de plástico, isto nunca, tem de ser de alumínio sendo que os melhores são Tektro e Shimano. Logan e Promax quebram um galho, entretanto para cicloturismo é melhor um dos dois primeiros. Se o seu freio v-break é Shimano (Altus, Acera, Alivio, Deore) então está bom.

 

Seus pneus não parecem tão finos, para MTB não precisa ser maior do que 2.1 de largura, dependendo do modelo e da marca 1.9 está bom.

 

Não tenho foto dos animais. Citei eles apenas por informação. Abs

 

Nem um pássaro nos pinheiros? Da próxima vez fotografe os animais que encontrar pelo caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...