Ir para conteúdo

Pegada Ecológica


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Visitem o site e façam o teste é bem interessante..

Todos os seres necessitam de uma quantidade de espaço natural para sobreviver, é este espaço que fornece alimentos, matéria prima, energia e que absorve os resíduos provenientes do consumo. Criada por William Rees e Mathis Wackernagel, a Pegada Ecológica é uma metodologia que converte os hábitos de consumo e estilo de vida, não em valores monetários, mas em hectares de terra fértil, ou seja, é o tamanho da marca que nosso estilo de vida deixa no planeta. Para que o planeta mantenha seu equilíbrio e para que todos possam usufruir de sua natureza, a pegada ecológica deve ser menor do que se chama a capacidade de carga do planeta. A necessidade de consumo deste espaço natural é inevitável, o que nos ameaça é um desperdício geral, de mão de obra, e além disso, o pós uso também é ignorado, pouco incentivo à reciclagem e/ou ao tratamento ou redirecionamento de resíduos residenciais ou industriais. Nossa pegada é muito maior que a capacidade de carga do planeta, nós o consumimos bem mais rápido do que sua capacidade de regeneração.

 

 

fonte: Redefing Progress

 

A pegada ecológica pode ser calculada para se identificar os maiores desequilíbrios e impactos do seu modo de vida, do modo vida do seu bairro, da sua cidade, da sua região, estado e/ou país. Com este diagnóstico pode-se concertar e mudar hábitos e atitudes pessoais e grupais, quer seja no consumo consciente, ou na criação de um mundo mais solidário e sustentável.

 

No site http://www.m-almada.pt/pegada/index.php pode-se avaliar o tamanho da sua pegada ecológica, entre lá e faça o teste para ver quantos planetas seriam necessários para nos manter se todos fossem iguais à você!!

Depois me contem o resultado do teste..icon_smile_wink.gifid=red>

Link para o comentário
  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Legal ver o tópico ativado novamente, eu já até tinha me esquecido.

[:)][:P][;)][:D][^][:x][:x][:x]

É importante termos consciência, tem um tempo eu deixei de fazer várias coisas pessoais (pintar cabelo, usar esmalte, etc...) pelo planeta, depende apenas de nós.

 

Bjosslokosss

 

Cláudinha por um mundo melhor

Link para o comentário
  • Membros

E aí Claudinha, muito legal este tópico [:)][:)][:)]!!! Parabéns pela iniciativa [;)].

Pena que foram poucos os mochileiros a dar-lhe a devida importância... São assuntos como este que nos fazem pensar e refletir sobre o que fazemos e o que queremos na vida e da vida...

Eu já conhecia a Pegada Ecológica, mas nunca tinha feito o teste. Se todos tivessem os mesmos hábitos que eu precisaríamos de 1,4 planetas para sobrevivermos... Vixe!!! E olha que eu achava que tinha hábitos ecologicamente corretos... vou ter que melhorar... Bjos, bjos, bjos...id="blue">

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...