Ir para conteúdo

Porto Alegre e Serras Gaúchas


Posts Recomendados

  • Membros

Relato minha viagem a Porto Alegre e Serras Gaúchas como uma retribuição aos outros tópicos que li que foram muito úteis para uma viagem de sucesso nestes locais. Espero que eu possa ajudar a outras pessoas que pensam em fazer roteiros parecidos com o que fiz.

A viagem foi programada de ultima hora, até por que não sabia se teria emenda de feriado. Quando fiquei sabendo, já não havia mais hostels disponíveis em Gramado e Canela, somente o Hostel Bom Pastor, que fica entre Nova Petrópolis e Gramado, na beira de uma rodovia. Imaginei, que pelo valor da diária, R$ 25, seria um local ruim, porém, nos surpreendemos. Café da manhã maravilhoso, ótimo atendimento, chuveiro e torneira quentes, roupas de camas limpas. Sinceramente, parecia que estávamos em um quarto de luxo em muitos hotéis por aí.

Voamos Ocean Air, saindo bem cedo na quinta feira. O Vôo saiu do aeroporto de Guarulhos.

Encontramos nosso amigo na rodoviária, e seguimos viagem a Nova Petrópolis. Neste meio tempo, o olho já pesava. Tínhamos acordado 03h30.

Chegamos em Nova Petrópolis, andamos um pouco na redondeza para conhecer o que nos aguardava, fomos ao Hostel, deixamos as malas e voltamos para almoçar, 19h00!. Almoçamos no Rei do Pastel, que fica em uma galeria comercial em Nova Petrópolis, no andar superior. Estava uma delícia! Vale pedir o A LA MINUTA, que é o “Comercial” deles, que vai Arroz, Feijão, Ovo, Bife e salada, em grande quantidade.

Voltamos ao Hostel, e dormimos cedo, umas 20h30. Passamos muito frio, afinal, não estávamos prevenidos o suficiente.

Acordamos no dia seguinte loucos para conhecer os encantos de Gramado. Vale ressaltar que o local que ficamos é bastante distante das cidades, ou seja, tínhamos obrigatoriamente que irmos de ônibus ou táxi. Como a primeira opção é mais barata, passamos apuros, pois, os horários são bastante reduzidos e terminam muito cedo. Se for ficar no Hostel Bom Pastor, sugerimos que aluguem um carro. (Nós não conseguimos pela falta de disponibilidade em todas as operadoras).

Tomamos o delicioso café colonial que havia no hostel. Fomos extremamente bem atendidos lá pela dona Gleci, que foi solícita na hora que precisamos, nos atendia sempre com cordialidade e familiaridade.

Pegamos o ônibus à Gramado, antes tomando um refrigerante em um barzinho na frente do hostel, na beira de estrada. 

Fomos à gramado, andamos pela Av Borges de Medeiros, a principal, fizemos um city tour através de um pequeno ônibus vermelho circular, que nos custou uns R$ 10.

O guia falava tão arrastado, que metade do passeio passamos prestando atenção em seu jeito de falar.

 

20091020173238.jpg

A "Maria Fumaça"

 

Fomos ao Lago Negro, vimos as mansões maravilhosas que existem na região e conhecemos os arredores de Gramado.

Saindo do passeio, fomos ao Mini Mundo. 

20091020173503.jpg

Mini Mundo

Voltamos ao centro de Gramado e almoçamos. Voltamos para Gramado, passeamos mais um pouco e por fim, pegamos um táxi para Canela.

20091020173549.jpg

Arquitetura Charmosa em Gramado

 

Esta parte do passeio foi uma grande aventura. O parque do Caracol fechava as 17h00 e tínhamos vinte minutos para chegar lá.

Chegamos, entramos e vimos um mirante. Não tivemos interesse em pegar para subir alguns metros e apreciar a vista. Fomos próximos da escada que dava acesso à Cachoeira do Caracol. Eram mais de 700 degraus só na descida. O último ônibus passaria às 18h00.

Por fim, chegamos lá embaixo, tiramos bonitas fotos e respiramos fundo. Para subir mais de 700 degraus em menos de 25 minutos.

 

20091020173736.jpg

Cachoeira do Caracol

 

Chegamos lá em cima e corremos para o ponto e um minuto depois o ônibus passou. Nem tínhamos percebido que neste minuto, não passou nenhum carro, ônibus, táxi ou nada naquela estrada. Se tivéssemos perdido aquele ônibus teríamos problemas para retornar para a cidade.

Voltamos para Gramado, jantamos em um restaurante simples e aconchegante e passeamos um pouco mais.

Tomamos um delicioso chocolate quente e voltamos de táxi para nosso hostel. Pagamos mais de R$ 80 por esta viagem.

Mais uma noite de muito frio.

Acordamos cedo, tomamos mais uma vez o delicioso café da manha que nos aguardava. Fomos à Nova Petrópolis e conhecemos o Museu do Imigrante, realmente muito interessante. Lá, a tradição era alemã, haviam bandas de música e comidas tradicionais. Haviam apetrechos trazidos pelos alemães, roupas típicas, onde o cenário em que estávamos envoltos nos remetia à uma atmosfera nostálgica. Durante todo o trajeto meus amigos diziam: “Olha seu irmão aí”, “Olha, aquela deve ser seu parente!”

20091020173900.jpg

Tradição alemã no Museu do Imigrante

Enfim, chegou o momento mais triste desta fantástica viagem, que foi o retorno. A Serra Gaúcha é maravilhosa. Lugares bonitos e a sorte foi viajar com grandes amigos. Tudo ocorreu melhor que o imaginado.

20091020173951.jpg

Voltamos de ônibus até Porto Alegre, almoçamos na rodoviária e fomos ao Hotel Coral Tower Express, que foi bastante agradável. 

Deixamos as malas no hotel e fomos conhecer o que Porto Alegre nos reservava. Depois, fomos ao Shopping Praia de Belas, jantamos uma comida requentada e voltamos ao hotel.

No dia seguinte, acordamos bem cedo para pegar o city tour que deveria ser agendado com antecedência, mas, as vagas já tinham sido esgotadas. Fomos fazer nosso city tour por conta própria mesmo.

20091020174019.jpg

Margens do Guaíba

Fomos ao Parque da Redenção e à feirinha. Passeamos pelo Guaíba, fomos àquela ponte que têm um vão livre e vimos o passeio de barco pelo Guaíba. Lembramos que deveríamos fazer o check-out no hotel e nos prepararmos para pegar o avião de volta. Almoçamos na rua dos bares em um restaurante simples, o Beverly Hills.

Voltamos para o hotel e fizemos nossa viagem regressa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa noite Rafael!

 

Adorei o seu relato e é mais ou o que vou fazer, gostaria de tirar algumas duvidas pois como você, não irei me valer de carro alugado para passear la e sim de onibus e taxi.

 

Tenho algumas duvidas, se você poder me ajudar eu agradeço.

 

No seu relato vc comentou sobre um ônibus que vc quase perdeu la no mirante do parque do Caracol, vc saberia me dizer qual ônibus é este e onde você pegou la no parque e o horário? Se este ônibus pega o pessoal e leva para a “civilização”, creio que também faz o inverso, vc saberia me dizer de onde em gramado ele sai?

 

Assim como você pretendo (pretendia, se este ônibus nos leva até la) ir de taxi para la, como você foi, eu entendi que o taxi foi apenas R$-8,00 a viagem para te deixar la (foi isso mesmo? Ou vc fez algum tipo de acordo com o motorista?) e de que ponto da cidade vc pegou este taxi para dar este valor? Vc se lembra?

 

O restaurante que você almoçou em Gramado, você se lembra qual foi?

 

Obrigado desde já pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...