Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia/Peru 2014 com fotos e gastos!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t3]Dia 10 (16/05)[/t3]

Esse dia foi praticamente somente de viagem. Perto de 5h da manhã o ônibus chegou em Puno, mas somente às 7h que saiu para Copacabana, por conta do horário da fronteira.

Feita a imigração, chegamos em Copacabana um pouco antes das 12h. Deu tempo de almoçar, ficar de boa até o horário de pegar mais um ônibus, agora para La Paz. A parte engraçada é que o ônibus seguindo para La Paz e do nada, parou! Olhamos pela janela.... Umas duas malas tinham caído do bagageiro e estavam pela estrada, o motorista que foi lá buscar e guardar novamente. ::lol3::

Umas 17h chegamos em La Paz e fomos andando por uns 30min, cheio de mochilas, até o Wild Rover.

Chegando lá, falaram que nossa reserva tinha sido cancelada pq não tinha reconfirmado em menos de 24h ¬¬

Fiquei muito cabreiro, pq foi o único hostel que pediu esse tipo de confirmação, nos outros bastava ter a reserva que estava tudo certo. Então pegamos um táxi para uma rua central, procurando hospedagem para aquela noite.

Encontramos um hostel baratinho, sem café, então já comprei umas frutas para o dia seguinte.

Também fomos na Xtreme, para fechar o passeio para o Chacaltaya no outro dia, além de já comprar a passagem de ônibus para Uyuni, no outro dia à noite.

Pra jantar, um restaurante baratinho por 7bs.

 

Gastos

Almoço: 20bs

Frutas: 10bs

Hospedagem: 65bs (por pessoa em quarto duplo, com banheiro privado)

Jantar: 7bs

Ônibus La Paz - Uyuni: 250bs

Chacaltaya + Valle de La Luna: 60bs

Taxi: 6bs

 

[t3]Dia 11 (17/05)[/t3]

Logo cedo acordei, comi umas frutas que tinha comprado no dia anterior e desci para esperar o motorista que faria o Tour do Chacaltaya (8h).

Nesse dia conhecemos no tour um casal muito bacana de brasileiros (Daniele e Aloysio) que depois acabamos fazendo juntos também o passeio do Salar.

O trajeto para o Chacaltaya é bem sinuoso, estrada maltrada, demoramos 1h, contando as paradas em alguns lugares na subida para fotos, até que chegamos ao topo do monte, onde funcionava a estação de esqui, para recebermos as instruções do guia.

Estava MUITO frio, pela primeira vez pude ver neve :D

A subida é bem pesada... Estávamos a mais de 5000m de altitude (5300, pra ser bem preciso), então a cada 7, 8 passos já dava uma super canseira e falta de ar. O coração acelera muito tbm, parece que vai sair pela boca! Mas, cada um no seu tempo, fazendo as pausas, e todos conseguiram chegar lá no topo do monte (5500m)! Essa foi a maior altitude alcançada em toda a viagem.

O visual é bem bonito, tiramos algumas fotos e depois descemos para a Van novamente para seguir para o Valle de La Luna.

Essa parte do passeio é "opcional". Você paga tudo junto, mas pode optar por não fazer essa segunda parte. Eu não estava muito afim mas... Acabei indo também.

Na ida para esse lugar passamos por uma La Paz totalmente diferente... prédios bonitos, pintados, não lembra em nada aquele centro.

O Valle de La Luna é bacaninha, tem umas formações com areias formadas pela natureza que parecem com a Lua! Haha

Tiramos algumas fotos e depois voltamos para o centro, onde almoçamos com o casal que estava no passeio com a gente, trocamos dinheiro e ficamos de bobeira até o horário de ir para a rodoviária pegar o ônibus para Uyuni.

O ônibus não sai da rodoviária especificamente, mas de um prédio próximo, onde funciona o escritório da TodoTurismo. #fikdik

Nesse escritório tem wi-fi, água e uns sofás para o pessoal ficar aguardando o embarque. Por coincidência a Daniele e Aloysio que estavam no passeio para o Chacaltaya também tinham comprado essa passagem para Uyuni no mesmo ônibus e estávamos conversando na sala de embarque quando conhecemos duas brasileiras (Etiene e Suellen) que conversaram conosco para fazermos o salar juntos, só os brasileiros :D

O ônibus é bem confortável e em uma parte da viagem é possível até usar wi-fi. Tem uma cobertinha, travesseior e é servido um jantar com chocolate de sobremesa. É bom tentar dormir pq é uma loooonga viagem até Uyuni...

 

Gastos

Almoço: 30bs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

[t3]Dia 12 - 18/05[/t3]

Chegamos cedão em Uyuni, ainda estava bem frio. A TodoTurismo também tem um escritório na cidade, onde é possível usar o banheiro, tomar uma água e então saímos os seis brasileiros para pesquisar algumas empresas para o tour de 3 dias. Já tinhamos algumas com boas e outras com más referências dos relatos que tinha lido anteriormente... Então fomos abordados na rua por uma mulher, que nos convidou a conhecer o escritório de sua agência (Wara del Altiplano). Fomos lá e ela explicou o que estava incluído no tour, o valor, detalhes, etc e acabamos fechando.

Quem iria para Sucre já comprou o ônibus direto para a cidade, no retorno do tour. É uma mão na roda!

Aproveitei para comprar água, item SUPER necessário nesses três dias no deserto. Levei 2 garrafas de 2l, mais umas duas pequenas de 500ml, comprei também algumas bolachas para o caso de emergência.

Perto de 10h chegou nosso guia (Pedro) para carregar o jipe e na sequência saímos, por volta de 11h. Ele se apresentou, deu mais alguns detalhes de como seria o tour e logo chegamos na primeira parada: cemitério de trens!

Foi uma parada rápida, mas o suficiente para conhecer o lugar e tirar algumas fotos.

Depois passamos em uma feirinha de produtos artesanais da região antes de chegar no famigerado e FANTÁSTICO Salar do Uyuni!

O lugar é lindo demais, uma imensidão branca, para todos os lados. Nesse horário, como tinha sol, já não estava frio. Passei a maioria do tempo só de camiseta...

O nosso guia além de bem gente boa, era ótimo fotógrafo também. Tiramos várias fotos daquele jeito "em perspectiva", que vou postar mais abaixo. Ficaram muito divertidas! Haha

Entramos no Jipe novamente e fomos até um antigo hotel (ilegal) de sal, que ficava no meio do deserto. Próximo desse hotel o Pedro começou a preparar nosso almoço. Foi servido arroz, chuleta, verduras e queijo com abacete, em ótima quantidade, todos puderam repetir e ainda tinha uma fruta de sobremesa (banana).

Seguimos viagem, com mais algumas paradas para fotos.

Uma última parada na "Isla del pescado"(ilha em formato de peixe, com mais de 6 mil cactos) até que o sol começou a se por (e com isso, o frio chegando...) com um visual estava belíssimo e nos despedimos do Salar.

A hospedagem nesse primeiro dia foi em um hotel de sal, junto com vários outros jipes, tinham umas 30 pessoas no total. O pessoal de cada jipe ficava mesmo quarto.

Na "sala de jantar" tudo era de sal também: mesa, bancos, o próprio chão... Haha foi bem legal!

Eu arrisquei e paguei 10bs pra tomar um banho quente. Acabei não dando muita sorte pois não estava quente mesmo, mas ainda assim valeu. Fui o único do grupo que tomou banho :)

Sobre alimentação, assim que chegamos serviram umas bolachinhas com chá e depois mas tarde, a janta foi sopa de entrada (pra variar rs) com frango e batatas.

A cama estava quentinha,não cheguei a passar frio pra dormir.

 

Gastos

Passeio Salar: 800bs

Ônibus direto para Sucre (no fim da viagem): 80bs

Isla del pescado: 16bs

Banho: 10bs

 

[t3]Dia 13 - 19/05[/t3]

Café da manhã legal no hotel e depois carregamos o jipe com destino ao deserto (não mais de sal) até a primeira parada em uma Laguna.

As paisagens são muito bonitas, com os flamingos na laguna, várias montanhas ao fundo...

O almoço desse dia foi "milanesa de pollo" com macarrão, salada e maçã de sobremesa, bem farto também.

Mais algumas lagunas visitadas e o passeio encerrou-se na árvore de pedra, quando já estava mega frio e ventando demais!

É preciso pagar a entrada da Reserva Eduardo Avaroa, para continuar a viagem destino a hospedagem da noite.

O refúgio desse segundo dia era um pouco mais simples, na chegada todo mundo correu pra ver o banheiro... E ficamos felizes por ver que era bem limpinho, com piso e tudo! Haha

Quase não tinha água e a iluminação era bem reduzida. Nesta habitação só estava o nosso grupo e mais um.

O jantar foi macarrão a bolonhesa (sem carne) e ainda ganhamos uma garrafa de vinho.

Depois do jantar passamos o tempo jogando uma versão adaptada de "imagem e ação" :D

Nessa noite estava MUITO frio, precisei dormir com toda minha roupa pra tentar me aquecer. A altitude do alojamento era 4100, a maior da viagem.

Não foi uma noite muito tranquila, acordava direto... Uma menina do grupo passou mal, devido essa combinação frio + altitude, mas nada grave.

De acordo com o guia, a temperatura variou entre -12 e -15 graus na noite!

 

Gastos

Entrada Reserva Eduardo Avaroa: 150bs

 

[t3]Dia 14 - 20/05[/t3]

Acordamos às 4h da manhã nesse dia, tomamos café e saímos rumo aos Geisers (fumaça vulcânica).

Precisa ser assim cedo pq só é possível ver esse fenômeno quando os gases quentes encontram a temperatura externa bem fria... Conforme o dia passa e esquenta, não dá mais pra ver.

Estava bem frio no jipe... Nada parecia esquentar. Demoramos 1h +- pra chegar no lugar e não dava coragem de sair... Haha mas tinha melhorado um pouco.

Depois fomos para "águas termales" uma piscina natural com água a 38o no meio do deserto. Eu não me empolguei de entrar, mas alguns do meu grupo sim e gostaram.

Seguimos viagem, passando pelo belíssimo vulcão Licancabur, até chegar na fronteira da Bolívia com o Chile, para deixar as meninas que iam ao Atacama.

Depois começamos a fazer o caminho de volta a Uyni, uns 350km de Jipe. Nesse dia o almoço foi o mais simples, com arroz, salada e atum enlatado e pêssego de lata como sobremesa.

Por volta de 17:30 chegamos em Uyuni e aproveitei pra comprar uma passagem de avião Sucre - Santa Cruz para o outro dia.

Nossos amigos brasileiros do tour também iam para Sucre de ônibus nessa noite, então fomos jantar e ficamos fazendo hora até o momento do ônibus sair (22h).

O ônibus não tinha calefação, então quem não estava bem agasalhado sofreu...

 

Gastos

Passagem TAM Bolívia: Sucre -> Santa Cruz, 340bs.

 

[t3]Dia 15 - 21/05[/t3]

 

Cheguei na rodoviária de Sucre 4:30 da manhã e esperei até 6h para ir ao aeroporto de táxi (mochileiro roots??). O táxi era bem curioso, já que todo o painel ficava do lado do carona (velocímetro, indicador de combustível, conta-giro, etc) e do lado do motorista só o volante e alavancas :)

O voo seria somente 11h, mas pelo menos o aeroporto tinha internet free e umas tomadas para carregar o celular.

Chegando em Santa Cruz, outro táxi até o Jodanga Hostel (o mais top da viagem, até com piscina e mesa de sinuca).

Santa Cruz é bem diferente de La Paz. É muito mais quente, o trânsito já é mais moderno, organizado e o custo das coisas é um pouco maior também.

Nesse dia tomei um bom banho (enfim!) e fui só deixando o tempo passar , descansando, já que tinha dormido pouco nas últimas noites.

 

Gastos

Jodanga: 100bs

Jantar: 30bs

 

[t3]Dia 16 - 22/05[/t3]

Acordei umas 8h e tomei um belo café no hostel, com omelete e frutas :D

Arrumei a mala, fiz checkout e fui caminhando até um ponto para pegar o ônibus para o aeroporto internacional (Santa Cruz tem dois aeroportos, atenção!).

Depois do almoço, era hora de pegar o avião de volta pra casa dessa viagem que foi inesquecível!

 

Enfim, era isso!

Espero que tenham gostado de ler, como gostei de ter passado por tudo isso.

 

Vou postar algumas fotos abaixo, mas o álbum completo pode ser acessado no meu facebook pelo link https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10204096787726999.1073741831.1444208130&type=1&l=1942e7fbd7 (mesmo quem não tem conta consegue acessar)

 

Qualquer dúvida é só falar.

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...