Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia/Peru 2014 com fotos e gastos!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t3]Dia 6 - 12/05[/t3]

Chegamos cedão na Rodoviária de Cusco, acho que eram umas 2h da manhã. Seguimos de táxi para o Wild Rover (já tinha reservado antecipadamente) e para felicidade da nação ;D haha eles já permitiram fazer o check in! Foi muita sorte pq já deu pra ir pro quarto descansar. Senão só poderíamos entrar depois das 12h...

Depois ainda deu pra tomar um café, bem simples (pão, manteiga, geléia e café ou chá), mas bom e aí sair para pesquisar os preços dos passeios. Nessa hora já deu pra ver que Cusco é bem melhor que La Paz: mais bonita, menos frio, etc...

Os preços variam de empresa para empresa e tem que ver o cada uma oferece, algumas tem almoço, outras não, essas coisas.

Fechamos em uma empresa perto da Plaza de Armas para o mesmo dia o City Tour, que sai 13h, e o Valle Sagrado para o outro dia.

Fiz o câmbio para Soles, comprei umas lembrancinhas, deixei umas roupas na lavanderia (que tem em qualquer esquina) e fomos almoçar por 12/s num restaurante bacaninha próximo da Praza de Armas, depois foi só esperar chegar o ônibus para o City Tour.

 

Essa é a dica de ouro: Sempre procurar restaurantes com o "Menu Turístico" tanto na Bolívia como no Peru, pois vem uma entradinha + prato principal por um preço bem barato.

 

O passeio do City Tour é foi legal, tudo tem que ser "cronometrado", pois são vários lugares a se visitar em um mesmo dia. No nosso grupo teve um lugar que o pessoal se atrasou pra retornar ao ônibus e, além de tomarem uma bronca do Guia, ainda deixou ainda mais corrido o resto do dia. Na segunda parada do ônibus foi comprado o Boleto Turístico, que dá direito a entrar em vários sítios arquelógicos e outros lugares de Cusco como Igrejas, museus, etc.

Ver aquelas construções Incas, entender o trabalho que tiveram para colocar e alinhar aquelas pedras gigantes é fantástico! Eu gostei do guia, explicava bem nos dois idiomas (o que eu não entendia no inglês, me virava no "portunhol" rs). Dá pra perceber que todos os guias são meio "revoltados" com os Espanhóis e com a igreja católica, que dizimou os Incas. De um jeito ou de outro eles sempre tentam criticá-los... Mas é normal.

O passeio também é bem Comercial, pois mesmo com o tempo apertado, eles param em trocentas lojas de lembrancinhas, roupas de alpaca, etc... E é praticamente impossível não comprar nada. A mochila volta cheia! Hahah

Pra fechar o dia, uma sopinha por 6s/ em um restaurante perto do Hostel.

Eles gostam muito de sopa... Haha tomam em todas as refeições, na Bolívia tbm!

 

Gastos

- City Tour: 25s/

- Almoço: 12s/

- Boleto Turístico: 130s/

- Táxi (Rodoviária-Wild Rover): 10s/

- Lavanderia: 10s/

 

[t3]Dia 7 - 13/05[/t3]

Nesse dia deixei o mochilão no hostel e já fiz check out, levando somente o que precisaria para o próximo dia, e às 8h da manhã começou o passeio do Valle Sagrado. Depois de um percurso de 40min, a primeira parada: LOJAS, mais uns 20min de ônibus: LOJAS! Depois, enfim, começamos a visitar os parques Incas, dando continuidade no conhecimento que foi passado no dia anterior.

O almoço foi em um restaurante turístico bem carinho, que não estava incluso no nosso pacote. Não tinham muitas opções próximas, então não tivemos escolha...

Por volta das 15:30 finalizamos o passeio por Ollantaytambo. O grupo seguiu para algumas outras ruínas e ficamos em Ollanta. Deu pra andar mais um pouco, conhecer bem o lugar, jantar, ficar usando a wi-fi num restaurante perto da estação de trem, esperando o horário de ir pra Águas Calientes (18:30 horário para chegar na plataforma).

 

IMPORTANTE: Eu fiz tudo "por conta", essa ida para MP. Tem gente que prefere fazer com agências, só que sai mais caro. Quem preferir fazer por conta, precisa comprar as passagens com antecedência, pois os tickets para os trens mais baratos e nos melhores horários esgotam rápido. Quem chegar um dia antes em Cusco querendo ir de trem... Vai pagar caro e em horário ruim.

 

O percurso de trem foi bacana! Achei bem confortável... Teve alguma coisa pra comer (que não consigo me lembrar agora) e depois um chocolate. Demora +- 2h até chegar em Águas Calientes. Fiz amizade e fiquei conversando com um casal de americanos que estavam em lua-de-mel, no banco da frente.

Estava sem hospedagem reservada em Águas Calientes, então assim que saímos do trem fomos abordados por várias pessoas oferecendo hostel, hotel, etc. Optamos por uma mulher que ofereceu quarto para duas pessoas por 40s/, com banheiro privado (ducha quente) e wi-fi.

Na ida para o hostel comprei umas frutas, bolachas e água para o dia seguinte.

Era hora de dormir e se preparar para o grande dia de conhecer Machu Picchu :D

 

Gastos

- Valle Sagrado: 35s/

- Almoço: 25s/

- Passagem Trem: USD 156,00 (ida e volta pela PeruRail)

- Hospedagem: 20s/ por pessoa

- Wild Rover (quarto com banheiro privado para 4 pessoas): 32s/

 

[t3]Dia 8 - 14/05[/t3]

Pouco antes das 5h já estava acordado :D

Comi umas bolachas e frutas como "café-da-manhã" e desci ainda antes do dia amanhecer para comprar o ingresso do ônibus (optei por comprar ida e volta, mas quem quiser comprar só a ida, pode fazer um exercício naquela descida no retorno :)) e pegar o ônibus.

Mesmo ainda noite, a cidade já estava super ativa naquele horário. Mercados abertos, barraquinhas vendendo comida na rua, etc. É bem importante se alimentar bem antes de ir, já que vai ser um dia com bastante caminhada e também levar água pra se hidratar. O restaurante lá na frente da entrada do Parque é bem caro, então é importante levar "de casa".

5:45 pegamos o ônibus pra subir, chegando lá umas 6:10h e já tinha uma pequena fila para entrar, mas foi tranquilo. O ingresso eu já tinha comprado antecipadamente (uns 15 dias) também. Quem quiser subir a montanha de Huayna Picchu precisa comprar com ainda mais antecedência ainda. Eu dei bobeira e quando fui comprar não tinha mais...

Vários guias estavam lá oferecendo seus trabalhos e optamos por contratar um, onde formou-se um grupo com mais três argentinos.

Não me arrependo de ter contratado a guia, fica bem melhor de entender com alguém ali passando as orientações.

Depois de passar os portões e dar de cara com aquela paisagem só vista antes nas fotografias é bem marcante, é tudo muito bonito, caprichado, feito com muito detalhes pelos Incas na época.

O tour durou umas 2,5h, já com algumas paradas para fotos. Depois ficamos ainda andando por alguns outros lugares, como a Ponte Inca e outras visões para as fotos. Valeu a pena cada minuto!

Ficar sentado lá, admirando e pensando na vida... Haha

Pouco depois das 12:30 pegamos o ônibus para descer e procuramos um lugar pra almoçar em Águas Calientes, que é recheada de restaurantes, bares, etc.

Me dei ao luxo de gastar um pouco nesse almoço... e escolhi comer Ceviche, que é um prato típico Peruano.

Depois do almoço, ainda teríamos uma longa espera até o horário do trem de retorno, então fomos em um parque de Águas Termais que era ali próximo. Mesmo pagando o ingresso pra entrar... não tive coragem de ir pra piscina haha Estava meio sujo, parecia, aí desisti.

Às 18:15 estava na plataforma pegar o trem de volta a Ollanta, com mais 2h de viagem. No retorno para Cusco, várias vans fazem esse percurso, paguei 5s/.

Depois, já em Cusco, ainda me animei em sair para conhecer um pouco das baladinhas da cidade :D

 

Gastos:

Entrada MachuPicchu: 126,00s/

Ceviche: 35s/

Alpaca (menu turístico): 15s/

Van: 5s/

Águas termais: 10s/

Ônibus Subida/Descida MP: 19 USD

 

[t3]Dia 9 (15/05)[/t3]

Esse foi um dia livre em Cusco. Depois do café aproveitei para deixar mais umas roupas na lavanderia e comprar a passagem pra La Paz.

Na hora do almoço encontramos um pessoal do grupo do Whatsapp (Carmen, Aline e Gabriela) e, com exceção da Carmen, ficamos passeando pela cidade no decorrer da tarde/início da noite.

Fomos também no Museu (que de museu não tem nada haha) do Pisco e uma jantinha no Mc antes de correr pra rodoviária pegar o ônibus para La Paz.

 

Gastos:

Lavanderia: 10s/

Almoço: 8s/

Táxi (Hostel-Rodoviária): 7/S

Museu do Pisco: 20s/

Mc Donald's: 10s/

WildRover: 32s/

Ônibus Cusco-LaPaz: 100s/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Ooi,

 

Eu te mandei o roteiro por direct message, chegou a ver? rs

Eu fiz tudo em 17 dias, tendo alguns dias de "pulmão", caso acontecesse algum contratempo maior.

Não foi corrido, foi tranquilo... Mas se tivesse que ir para o Atacama, acho que não daria.

 

Eu preferi ir primeiro para La Paz para comprar as roupas de frio que eu não tinha, assim facilitou. Também assim os deslocamentos foram "suavizados".

 

Beleza?

Qualquer coisa pode falar, vou tentar terminar o relato aqui até semana que vem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Renato,

 

Além das passagens, gastei uns USD 950,00.

Isso já inclui os deslocamentos internos (com passagem de avião, ônibus, táxi), passeios, hospedagem, alimentação e algumas compras.

 

Fim de ano está corrido, mas pretendo concluir assim que possível o relato.

 

Em caso de dúvidas é só falar.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Letícia,

 

Acho que tem um ônibus às 12h ou 14h...

À noite, pelo que lembro, não tem. Como a viagem demora 4h, chegariam na madrugada.

 

Você pretende dormir em Copacabana?

O mais usual é pegar o ônibus cedo, para depois seguir a Isla do Sol.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...