Ir para conteúdo

Custo benefício de uma faca


Posts Recomendados

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 meses depois...
  • Membros

Na minha opinião, entre canivete e faca, compre o de melhor qualidade que seu dinheiro puder comprar. Sendo canivete ou faca, de boa qualidade, vão te servir muito bem pra quase tudo por muito tempo. Pra mim, vc deveria ver apenas isso no seu caso, o item de melhor qualidade. Entre os que vc deu ideia, a Victorinox tem mais qualidade de aço, acabamento, etc em relação a Tramontina, então ficaria com ele. Faça isso, veja outras marcas e modelos, dentro do que vc tem em mãos, e passe aqui pra gente a listinha que te ajudamos, o que for de melhor qualidade, certamente é a melhor escolha, independente do que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros
Senhores pão duros como eu ou simplesmente duros :mrgreen:

 

Eu, o Cabral, o André e outros temos recomendado facas com qualidades excepcionais porém com alto custo. A única exceção era a Mora, baixo custo e qualidade surpreendente, agora venho recomendar a Condor Rodan , muito parecida com a Ka-bar BK2 ou a Esee -5, mas com um preço aproximado de U$25,00 ( uns R$ 40,00 ::ahhhh:: ). Aço carbono preto 1075 com 5mm de espessura e 5,25 pol. de comprimento.

 

20110809111733.jpg

 

Inté...

 

Opáaaa, essa informaçao caiu como uma luva pra mim, que estou a procura de uma faca de qualidade porém com baixo custo.

Estou me interessando por este assunto de cutelaria agora, e estou impressionado :shock:

Vou comprar uma dessa condor ate encher o porquinho pra comprar uma faca que vi do Joao Voss, apaixonei pela Ágena. Vou ver se ate o natal consigo uma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Bom dia galera , eu queria saber se vale mais a pena agente comprar um canivete victorinox ou uma faca tramontina.

qual a relação custo beneficio.

Bem eu posso gastar até 80R$ pra nao estourar.

vlw, abraços

Raphael

 

Amigo... depende muito do que vc quer... sou praticante de bushcraft, e nesse meio, defendemos a personalidade da lâmina.

Vc não precisa de um equipamento gringo de R$300 que promete fazer tudo. Mas cada lâmina tem uma função especúfica.

 

Minhas recomendações com mínimo custo e confiáveis. Não vão te deixar na mão.

 

Facão Tramontina > para abrir picada, montar um abrigo em caso de emergência, rachar lenha e etc. De 12 a 20 reais em qualquer loja de ferragens e casas de ração. Mais 10 reais em uma bainha.

Canivete Tramontina > no estilo pica-fumo ou ponta fina. Para entalhes, preparar comida, cortas cordas, e etc... ótimo para serviços leves e de precisão. De 8 a 12 reais em qualquer loja de facas, ferragens ou matérias hidráulicos, construção, mercearias, e afins.

Serra > Lâmina de serra para tico-tico da starrett (bimetal). Vc pode fazer um cabo com durepox, madeira, ou até mesmo fita isolante. É eficiente, compacta, leve e resistente. De 10 a 14 reais em casas de ferragens e material de construção.

 

Se optar por uma faca mais voltada para o bushcraft, recomendo a Commander da Tramontina 7" (de 80 a 120 reais), pois tem um custo relativamente baixo e é bem resistente para cortar madeira, rachar lenha (aguenta porrada), e tem uma ótima serra. Ela pode ser usada tbm pra alimentos, mas não é boa pra abrir picada ou serviços de precisão em entalhe, então o canivete continua necessário.

 

Se tiver condições, existem equipamentos maravilhosos, nacionais e importados, mas a custo relativamente alto. Porém não são fundamentais... os de baixo custo, sendo bons e resistentes, desempenham a mesma função.

Ter equips top, é mais para satisfação pessoal, mas são quase itens de coleção.

 

Cuide do seu equipamento e não os escolha pelo design, beleza ou promessas de infinitos multi-funções. Um equipamento que é fundamental para seu desenvolvimento e sobrevivência precisa ser eficiente e confiável.

 

E lembre-se, não adianta ter uma faca de 600 reais e não saber mantê-la afiada. Tenha material para reparo do fio e aprenda a conservar e amolar seu equipamento.

 

Obs: tenho um vídeo em que utilizo a faca Commander e um canivete Tramontina. Dá uma olhada pra ver o desempenho deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá amigo.  Quase 8 anos depois  da pergunta feita não sei se a minha opinião vai ajudar muito.... Mas vamos lá.

 Acho que tudo depende do que você irá fazer com sua lamina. Se for viajar eu te aconselharia a comprar um canivete suiço. Se fosse fazer uma trilha uma faca. Acredito que numa trilha dificilmente você usaria outras funções alem de corte,  mas em uma viajem um saca rolhas ou uma chave de fenda podem vir bem a calhar.  

Uma Outra questão é que dificilmente você vai conseguir achar no brasil um canivete suiço no valor de R$80,00 que possa substituir uma faca. Devo dizer que eu não sou muito fã de Tramontina. As facas os aços que eles usam são bastante inoxidáveis, mas os benefícios param por ai. Oque eu recomendaria é pegar uma faca Mora você consegue comprar uma Mora Basic por essa media de preço

 https://facashq.com.br/produto/faca-mora-basic-511/

As Facas moras são conhecidas por terem aços excelentes e suportarem bastante coisa 

Aqui está tem um vídeo de testes das facas mora verso facas caríssimas 

 

 

Bom....  Se eu fosse recomendar uma faca entre R$80 e R$100 com certeza seria a Mora Basic. Já de canivete suiço  fica difícil recomendar alguma coisa de qualidade para substituir a mora nessa faixa de preço. 

Vou subir sua faixa um pouquinho... pois já fazem 8 anos da pergunta e com a inflação e o dólar... sabe como é....  por volta dos R$ 130,00

Para Trilhas a faca Mora Companion e para viagem o canivete suiço Victorinox Spartan. Ambos saem por volta de uns R$ 130,00 

Espero ter ajudado um pouco. 

Tenho uma pequena loja de facas e canivetes Facas HQ https://facashq.com.br e comprando suas facas e canivetes conosco. com certeza nos ajudariam bastante.

Abraços,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...