Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Estive várias na alemanha, o que percebi é que não só brasileiros desrespeitam essa sinalização e nunca vi ninguem ser multado. Conselho : relaxe! Provavelmente não será você o primeiro a ser multado por esse motivo.

Não estou querendo dizer que você deve desrespeitar as leis germânicas, apenas que essa lei especificamente não tem uma fiscalização tão rigorosa quanto possa imaginar.

Link para o comentário
  • Membros

A regra é simples, é exatamente igual ao Brasil, só que aqui se cumpre ela.

 

Se você ver uma faixa de pedestres por perto, atravesse na faixa, nada de cortar caminho e atravessar fora da faixa. Se você ver um semáforo, espere ele abrir para você para só então atravessar, se não tiver faixa e nem semáforo por perto e for uma rua pequena sem movimento, olhe para os dois lados e simplesmente atravesse, se for uma rua movimentada, caminhe até achar um ponto onde tenha semáforo ou faixa...

 

Na Alemanha pedestre pode ser multado por atravessar no sinal fechado ou fora da faixa, mas você tem que concordar que para fiscalizar isto, teria que deixar um policial parado o dia inteiro em cada esquina, o que não é viável aqui na Alemanha e nem em nenhum outro local do mundo...

 

Se você atravessar fora da faixa ou com sinal fechado é comum também você receber olhares de reprovação ou levar uma "bronca" dos outros pedestres...

 

Claro que se você fizer isto na frente de um guarda, provavelmente você vai levar uma bronca e muito provavelmente ele vai fazer você voltar e atravessar na faixa ou no sinal aberto para pedestres. Multa mesmo, só se você se colocar em uma situação de risco, ou colocar outras pessoas em risco, ou se não obedecer as ordens policiais...

 

Os alemães no geral não atravessam fora da faixa ou com sinal fechado por que faz parte da cultura e as pessoas pensam que se uma regra existe, ela é para ser cumprida por todos. Você aprende desde criancinha que regras são para ser cumpridas.

 

Mas relaxe, use o seu bom senso, nestes 7 anos morando na Alemanha, acho que só vi um único pedestre ser multado, mas ele também fez tudo o que se podia fazer de errado, ia ficar só na bronca, mas o infeliz retrucou quando levou a bronca do policial... ::putz::

 

O alemão no geral não gosta do famoso "jeitinho" tão comum e cultuado no Brasil, eles consideram isto um sinal de falta de organização e inteligência... ::prestessao:: pra nós. ::lol4::

Link para o comentário
  • Membros

Adluis,

 

Muito interessante ouvir seu relato a partir do ponto de vista de um brasileiro que mora na Alemanha, tinha esse sentimento empíricamente... mas confesso que essa falta de flexibilidade alemã me irrita as vezes.

 

Me lembra uma experiência extremamente desagradável que tive por lá... Em um supermercado gigantesco, depois de pagar a conta , já na saída, fomos convidados a ir uma salinha por uma fiscal com cara de bruxa que mal sabia balbuciar em inglês que queria que dessemos conta de um batom que minha esposa havia pego e deixado em outra prateleira, prática comum no Brasil, mas que eles parecem não suportar.

 

Não adiantou mostrar todas nossas compras , nota fiscal, mostrar casacos, bagagens, dizer que eramos turistas e estava perdendo tempo ali , nada, ela repetia continuamente que não poderiamos sair, porque ela queria saber onde estava o batom. Me ofereci até para pagar o valor do objeto perdido só para ir embora de lá e nada, ela queria que dessemos o batom na mão dela. Depois de muito choro da minha esposa e filho que já estavam desesperados, resolvi sair no supermercado literalmente caçando o objeto em todas as prateleiras até acharmos o bendito.

 

Pior foi que fiz questão de chamar o gerente e exigir retratação. Perguntei se o que ela fez estava certo e ele disse : SIM, ela apenas esta fazendo o trabalho dela. Fiquei espumando de raiva, mas fazer o que? Serviu de lição para devolver sempre o produto pro lugar que você pegou.

Link para o comentário
  • Membros

Os alemães são organizados, mas não é tanto assim também! kkkk

 

Realmente esta história de pegar as coisas na prateleira e largar em qualquer outro local é vista com maus olhos, se algum funcionário ver você fazendo isto, muito provavelmente ele vai pedir para você devolver no local certo...

 

Isto tem 2 motivos, culturalmente os alemães gostam das coisas organizadas, e o outro motivo, acho que até o maior deles, é a falta crônica de funcionários nestes locais que pagam pouco, principalmente os de baixa qualificação que se sujeitam a trabalhar em empregos que paguem pouco, como repositores de supermercado, empacotadores, pessoal da limpeza, etc... Ou seja, se você largar as coisas fora do lugar, ou sujar o local, não vai ter ninguém para sair pelo supermercado colocando as coisas de volta no local certo ou para limpar depois.

 

Isto fez surgir uma forte cultura de faça você mesmo as coisas, e também para não bagunçar as coisas, por que não tem um exército de funcionários recebendo um salário de miséria para arrumar a sua bagunça depois como é comum no Brasil, e no final, você mesmo tem que arrumar a sua bagunça...

 

Mas pessoalmente eu acho que o que aconteceu com você foi um grande exagero por parte da fiscal, sei lá, ela devia estar num mau dia, acabado de ter tido outra experiência de gente roubando, etc, ou simplesmente é uma pessoa que gosta de implicar com coisas pequenas, mas nada que justifique as atitudes dela...

 

O gerente provavelmente deu razão para ela na frente de vocês, para não desautorizar a fiscal(comportamento comum aqui), mas tenho quase certeza que depois que vocês saíram, ele deu uma senhora bronca na fiscal, pois o caso não é para tanto...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado a todos pelas respostas! Agora saberei andar nas ruas graças a vocês!

Bom, eu particularmente estou ficando ao contrário: não tenho nada de alemão fisicamente em mim, meus parentes nenhum se quer é de fora do Brasil, mas sei lá, ultimamente estou ficando irritando muito fácil com esse jeitinho brasileiro onde a norma é fazer ser "orgânico" (vai fazendo tudo o o que quer pros lados até ninguém reclamar ou ver).

Tenho esse tipo de coisa acontecendo tanto onde eu trabalho quanto fora dele: no meu trabalho os sistemas induzem ao erro e a ineficiência , as pessoa deixam as suas mesas cheias sujeira de café, usam o whatsapp no meio do serviço, falam alto atrapalhando o colega ao lado , mesmo tudo isso sendo proibido nenhum líder faz absolutamente nada. Você reclama ao chefe, ele te ouve e fica tudo por isso mesmo. Hoje por exemplo eu é que tive que dar bronca em um colega, afinal ele não se tocava que estava me atrapalhando, mesmo eu fazendo cara feia! Por tudo isso sou rotulado no trabalho de pessoa super crítica. Tive dois chefes que inclusive me falaram que eu precisava desenvolver minha malandragem para lhe dar com os problemas sistêmicos e os outros problemas. Fiquei assustado e internamente me perguntei: por que raios eu não nasci na Alemanha? Putz! E olha que a empresa onde eu fico é muito grande heim!!!

 

Na rua também ando impaciente, as mulheres, crianças e mendigos parecem que não sabem andar, todas tampam a rua toda e sempre vão pra cima da sua direção como baratas tontas, as bicicletas então, nem se fala, usam sempre você como ponto de referencia para se jogarem com tudo!

Também me dá um ódio tremendo aqueles homens que andam na rua e que acham a coisa mais normal do mundo escarrar , parece que isso para eles dá status de masculinidade.

 

Minha mãe em casa também não escapa, sempre que eu pergunto a ela informações do que ocorreu ou se algum alimento contem carne(vou vegetariano) , ela me responde com deboche ou diz que tem carne sim para me irritar, nunca me responde sim ou não, eu só gostaria de um sim ou um não, só, é pedir demais? Depois fica me enchendo de perguntas retóricas quando eu quero ficar quieto. Sem falar dos sermões que eu ouço dela por não dizer bom dia, boa tarde, boa noite a pessoas que eu não tenho intimidade.

 

Outra coisa também que me irrita em brasileiros é o não saber dizer não e os rodeios. As vezes me pedem favores e eu digo NÃO, as pessoas ficam irritadas e fazem pirraça comigo, só faltam me pegar "na saída". Não é a toa que a violência aqui prospera de vento em poupa.

 

Quanto a mania de pegar algo no mercado e colocar em outro lugar, essa eu nem sabia, sempre procuro deixar tudo onde acho! Uma vez minha mãe achou um smartphone no mercado e trouce pra casa, tive que brigar com ela para ela leva-lo até lá e deixa-lo onde ela achou ou entregar no achados e perdidos, mas tudo dava a entender que o chato e o errado era eu por pedir isso e não ela! Eu aqui me sinto um nerd otário.

Nem vou falar das minhas amigas que combinam de estar as 10h num local e chegam as 13h, já perdi um monte de amizade por conta disso. Enfim, acho que preciso tomar camomila, ando muito stressado.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...