Ir para conteúdo

Trilha do Pai Zé (Bônus - Trilha do Silêncio)


Posts Recomendados

  • Membros

Namastê!

 

Sempre gostei de viajar, porém nunca me interessei por Trekking, acho que a falta de companhias pra isso ajudaram nesse desinteresse, eu até que já havia feito algumas trilhas, porém nada muito planejado, eram apenas trilhas para se chegar a cachoeiras e etc.

Porém, meio que do nada esse esporte começou a chamar minha atenção, comecei a ler alguns relatos, e ver trilhas de alguns lugares, e despertou meu interesse em entrar nesse mundo, e estou gostando muito.

 

Faz algumas semanas que fiquei sabendo do “Trilhas de São Paulo”, resolvi procurar aqui no fórum, e consegui encontrar as informações necessárias para começar a fazer as trilhas do projeto.

 

Hoje vou falar de uma mini trip de um dia, feita por mim e pelo meu casal de amigos Lucas e Sandy, no dia 24/09/11, rumo a Trilha do Pai Zé e Trilha do Silêncio, ambas no Pico do Jaraguá.

 

 

Resolvemos fazer tudo de transporte coletivo, então marcamos de se encontrar em um ponto de bus perto de casa às 7 horas da manhã, para começar nossa romaria.

O Lucas e a Sandy se atrasaram um pouco, e creio que as 7:30 pegamos o bus até Metrô Armênia (3,75$), lá chegando compramos 2 bilhetes cada (5,80$), fomos até a estação Sé e fizemos a baldeação pegando o metrô sentido Palmeiras Barra Funda, onde fizemos a transferência gratuita para a CPTM, e pegamos o trem sentido a estação Francisco Morato na linha 7 Rubi, descemos na estação Vila Clarice, e fomos nos informar de como chegar ao Parque Estadual do Jaraguá.

 

Descobrimos que poderíamos ir andando, mas que seria uma longa caminhada e que enfrentaríamos muitas subidas até lá, e também nos informaram que saindo da estação, ao lado esquerdo havia uma praça, onde passava o bus “Praça Ramos” que nos deixaria na entrada do parque. Como não conhecíamos o caminho, pegamos esse bus (2,00$) com um motorista muito louco que corria muito, principalmente nas curvas, e então em pouco mais de 5 minutos chegamos ao parque, o caminho era realmente cheio de subidas e descidas e foi bom ter ido com o bus. Então depois de toda essa verdadeira romaria, chegamos por volta das 9:15 no parque.

 

O parque é enorme e tem realmente uma natureza surreal, o ar que respiramos ali é completamente diferente do ar que respiramos na cidade, porém achei o parque meio vazio, poucas pessoas estavam passeando por lá, não sei se no domingo é mais cheio, porém no sábado estava realmente vazio, o que é uma pena.

 

Fomos nos informar de onde comprar o passaporte das trilhas de São Paulo, e descobrimos que iríamos encontrar apenas na Monitoria, que fica na entrada principal do parque, pagamos 5 reais em cada passaporte, e já seguimos em direção a Trilha do Pai Zé, que por sinal é muito bem indicada, assim como todas as outras trilhas, então encontramos seu inicio bem rapidamente, segundo informações do parque, a trilha tem 3,6km de distância contando sua ida e volta.

 

Começamos a subir, e achamos a trilha muito tranqüila, em alguns lugares ela estava meio escorregadia, em outros com muitas pedras, e em outros o piso era muito firme, então podíamos caminhar com muita tranqüilidade, depois de pouco mais de 40 minutos de subida, chegamos ao fim da trilha, onde a vegetação estava toda queimada, e não consegui descobrir por que...Neste local você chega a um mini mirante, com uma estrutura de madeira, onde já é possível visualizar toda a cidade e tirar boas fotos, porém essa vegetação queimada estava deixando tudo muito feio.

 

Ao lado desse local existe uma estrada onde você deve continuar subindo, e já vai poder visualizar a antena da Tv Cultura, que é onde existe o primeiro grande mirante, um lugar cercado pelas árvores e montanhas, e perfeito para um piquenique, e como levamos algumas frutas, lanches, e sucos pra essa trilha, resolvemos ficar por ali para nossa pequena confraternização, logo a Sandy percebeu uma pequena movimentação nas árvores ao nosso redor, fui ver de perto e se tratavam de pequenos Sagüis, realmente foi uma surpresa ver eles por ali, no meio das frutas havia bananas, eu peguei uma e coloquei na grade que ficava próxima a nós, não demorou muito para muitos deles se aproximarem e começarem a dividir um com o outro, achei uma cena incomum no meio do nosso cotidiano, tirei muitas fotos e fiz alguns vídeos, e com certeza foi à melhor parte da trilha.

 

Quando terminamos de comer, descobrimos que era proibido alimentar os animais, porém já estava feito rs... ::lol4::

 

Depois de bem alimentados era hora de subir ao ponto mais alto da cidade, o mirante da TV Bandeirantes, ao lado do mirante onde fizemos o piquenique existe uma escada que nos leva até lá, é uma grande caminhada, porém nada complicado, logo subimos e estávamos presenciando a melhor vista da cidade, onde conseguimos ver a capital inteira, um pedaço de Osasco, e o começo da serra do mar, tivemos muita sorte, pois apesar do vento que deixou o clima bem frio, o céu estava limpo, o que nos rendeu boas fotos e uma bela paisagem, descansamos um pouco e começamos a nossa descida.

 

Descemos bem rápido, porém, não lembrei de marcar o tempo, olhei no passaporte que a Trilha do Silêncio também ficava no parque, e como era uma trilha bem simples e rápida resolvemos fazer.

 

Essa trilha é adaptada para deficientes, entre eles, deficientes visuais, pois os nomes das arvores também eram traduzidos com código Braille, e para cadeirantes, pois o piso da trilha é bem adaptado para eles, no final da trilha você encontra um verdadeiro silêncio, e pode com certeza fazer uma grande oração ou meditação naquele lugar, então apesar de ser uma trilha tranqüila e bem simples, eu recomendo a qualquer pessoa ir até o final e ter esse verdadeiro momento de silêncio.

 

Voltamos pra Guarulhos pelo mesmo caminho, e pensando que valeu muito a pena acordar cedo naquele sábado, e fazer esse passeio totalmente diferente, então já começamos a planejar as próximas mini trips, que podem ser em Mogi das Cruzes, Paranapiacaba ou na Cantareira.

 

Basicamente, essa foi nossa história nesse dia, saímos um pouco da rotina e fomos caminhar em meio à natureza, de uma forma barata e muito gratificante, e isso realmente vicia, faz tempo que não paro de caçar e pesquisar destinos desse tipo. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Kássio..

 

Na nossa volta me falaram desse caminho pela Lapa também, mas o bus para a Vila Clarice vei primeiro. Aliás esse tunel da lapa é aquele sinistro né,todo pixado e tal? :twisted:

 

Vou me informar sobre o bilhete único, como sou residente de Guarulhos não sei se consigo fazer, existe o bilhete aqui, mas ele ainda não funciona fazendo a ligação com o metro =/ que merda né :mrgreen:

 

Obrigado pelas dicas, nas próximas idas até lá vou fazer esse caminho também.

 

Acho que estando no parque vale a pena fazer a trilha do silêncio sim... ::cool:::'>

 

Opa vou postar as fotos...tinha esquecido rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...