Membros Helderzito Postado Setembro 29, 2011 Membros Postado Setembro 29, 2011 Namastê! Sempre gostei de viajar, porém nunca me interessei por Trekking, acho que a falta de companhias pra isso ajudaram nesse desinteresse, eu até que já havia feito algumas trilhas, porém nada muito planejado, eram apenas trilhas para se chegar a cachoeiras e etc. Porém, meio que do nada esse esporte começou a chamar minha atenção, comecei a ler alguns relatos, e ver trilhas de alguns lugares, e despertou meu interesse em entrar nesse mundo, e estou gostando muito. Faz algumas semanas que fiquei sabendo do “Trilhas de São Paulo”, resolvi procurar aqui no fórum, e consegui encontrar as informações necessárias para começar a fazer as trilhas do projeto. Hoje vou falar de uma mini trip de um dia, feita por mim e pelo meu casal de amigos Lucas e Sandy, no dia 24/09/11, rumo a Trilha do Pai Zé e Trilha do Silêncio, ambas no Pico do Jaraguá. Resolvemos fazer tudo de transporte coletivo, então marcamos de se encontrar em um ponto de bus perto de casa às 7 horas da manhã, para começar nossa romaria. O Lucas e a Sandy se atrasaram um pouco, e creio que as 7:30 pegamos o bus até Metrô Armênia (3,75$), lá chegando compramos 2 bilhetes cada (5,80$), fomos até a estação Sé e fizemos a baldeação pegando o metrô sentido Palmeiras Barra Funda, onde fizemos a transferência gratuita para a CPTM, e pegamos o trem sentido a estação Francisco Morato na linha 7 Rubi, descemos na estação Vila Clarice, e fomos nos informar de como chegar ao Parque Estadual do Jaraguá. Descobrimos que poderíamos ir andando, mas que seria uma longa caminhada e que enfrentaríamos muitas subidas até lá, e também nos informaram que saindo da estação, ao lado esquerdo havia uma praça, onde passava o bus “Praça Ramos” que nos deixaria na entrada do parque. Como não conhecíamos o caminho, pegamos esse bus (2,00$) com um motorista muito louco que corria muito, principalmente nas curvas, e então em pouco mais de 5 minutos chegamos ao parque, o caminho era realmente cheio de subidas e descidas e foi bom ter ido com o bus. Então depois de toda essa verdadeira romaria, chegamos por volta das 9:15 no parque. O parque é enorme e tem realmente uma natureza surreal, o ar que respiramos ali é completamente diferente do ar que respiramos na cidade, porém achei o parque meio vazio, poucas pessoas estavam passeando por lá, não sei se no domingo é mais cheio, porém no sábado estava realmente vazio, o que é uma pena. Fomos nos informar de onde comprar o passaporte das trilhas de São Paulo, e descobrimos que iríamos encontrar apenas na Monitoria, que fica na entrada principal do parque, pagamos 5 reais em cada passaporte, e já seguimos em direção a Trilha do Pai Zé, que por sinal é muito bem indicada, assim como todas as outras trilhas, então encontramos seu inicio bem rapidamente, segundo informações do parque, a trilha tem 3,6km de distância contando sua ida e volta. Começamos a subir, e achamos a trilha muito tranqüila, em alguns lugares ela estava meio escorregadia, em outros com muitas pedras, e em outros o piso era muito firme, então podíamos caminhar com muita tranqüilidade, depois de pouco mais de 40 minutos de subida, chegamos ao fim da trilha, onde a vegetação estava toda queimada, e não consegui descobrir por que...Neste local você chega a um mini mirante, com uma estrutura de madeira, onde já é possível visualizar toda a cidade e tirar boas fotos, porém essa vegetação queimada estava deixando tudo muito feio. Ao lado desse local existe uma estrada onde você deve continuar subindo, e já vai poder visualizar a antena da Tv Cultura, que é onde existe o primeiro grande mirante, um lugar cercado pelas árvores e montanhas, e perfeito para um piquenique, e como levamos algumas frutas, lanches, e sucos pra essa trilha, resolvemos ficar por ali para nossa pequena confraternização, logo a Sandy percebeu uma pequena movimentação nas árvores ao nosso redor, fui ver de perto e se tratavam de pequenos Sagüis, realmente foi uma surpresa ver eles por ali, no meio das frutas havia bananas, eu peguei uma e coloquei na grade que ficava próxima a nós, não demorou muito para muitos deles se aproximarem e começarem a dividir um com o outro, achei uma cena incomum no meio do nosso cotidiano, tirei muitas fotos e fiz alguns vídeos, e com certeza foi à melhor parte da trilha. Quando terminamos de comer, descobrimos que era proibido alimentar os animais, porém já estava feito rs... Depois de bem alimentados era hora de subir ao ponto mais alto da cidade, o mirante da TV Bandeirantes, ao lado do mirante onde fizemos o piquenique existe uma escada que nos leva até lá, é uma grande caminhada, porém nada complicado, logo subimos e estávamos presenciando a melhor vista da cidade, onde conseguimos ver a capital inteira, um pedaço de Osasco, e o começo da serra do mar, tivemos muita sorte, pois apesar do vento que deixou o clima bem frio, o céu estava limpo, o que nos rendeu boas fotos e uma bela paisagem, descansamos um pouco e começamos a nossa descida. Descemos bem rápido, porém, não lembrei de marcar o tempo, olhei no passaporte que a Trilha do Silêncio também ficava no parque, e como era uma trilha bem simples e rápida resolvemos fazer. Essa trilha é adaptada para deficientes, entre eles, deficientes visuais, pois os nomes das arvores também eram traduzidos com código Braille, e para cadeirantes, pois o piso da trilha é bem adaptado para eles, no final da trilha você encontra um verdadeiro silêncio, e pode com certeza fazer uma grande oração ou meditação naquele lugar, então apesar de ser uma trilha tranqüila e bem simples, eu recomendo a qualquer pessoa ir até o final e ter esse verdadeiro momento de silêncio. Voltamos pra Guarulhos pelo mesmo caminho, e pensando que valeu muito a pena acordar cedo naquele sábado, e fazer esse passeio totalmente diferente, então já começamos a planejar as próximas mini trips, que podem ser em Mogi das Cruzes, Paranapiacaba ou na Cantareira. Basicamente, essa foi nossa história nesse dia, saímos um pouco da rotina e fomos caminhar em meio à natureza, de uma forma barata e muito gratificante, e isso realmente vicia, faz tempo que não paro de caçar e pesquisar destinos desse tipo. Citar
Membros Helderzito Postado Setembro 29, 2011 Autor Membros Postado Setembro 29, 2011 Gastos Gerais – Valores com gastos de ida e volta 7,50 (Bus intermunicipal - Guarulhos x São Paulo) 5,80 (Bilhetes de Metrô) 4,00 (Bus – Vila Clarice x Parque Jaragua) 5,00 (Passaporte) TOTAL – R$ 22,30 Citar
Membros Helderzito Postado Setembro 29, 2011 Autor Membros Postado Setembro 29, 2011 Valeu Kássio.. Na nossa volta me falaram desse caminho pela Lapa também, mas o bus para a Vila Clarice vei primeiro. Aliás esse tunel da lapa é aquele sinistro né,todo pixado e tal? Vou me informar sobre o bilhete único, como sou residente de Guarulhos não sei se consigo fazer, existe o bilhete aqui, mas ele ainda não funciona fazendo a ligação com o metro =/ que merda né Obrigado pelas dicas, nas próximas idas até lá vou fazer esse caminho também. Acho que estando no parque vale a pena fazer a trilha do silêncio sim... :'> Opa vou postar as fotos...tinha esquecido rsrs Citar
Membros Helderzito Postado Setembro 29, 2011 Autor Membros Postado Setembro 29, 2011 Algumas Fotos Citar
Membros de Honra Jorge Soto Postado Setembro 30, 2011 Membros de Honra Postado Setembro 30, 2011 tem varias formas de chegar no Jaraguá.. a mais comum é descer de metrô na estacao Anhangabaú, e dali andar ate a Pca Ramos..do lado. Dali parte a linha (8696-41) "Pça Ramos de Azevedo - Jaraguá" .. q deixa bem na entrada do parque.. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.