Ir para conteúdo

Zeca & Nós - Passeio ao Uruguai Dez/2013


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Seguimos viagem e o carro entrou na reserva de novo, os 500 pesos não deu pra muita coisa.... paramos em Paso de Los Toros.... hmmmmm de onde vc conhece esse nome ??? Pois é tem mesmo uma marca de sucos que vendem com esse nome lá no Uruguai... e tem um desenho de uns toros.... pois é... esse desenho é igual ao da estátua que tem na entrada da cidade.... praticamente na rotatória..... ao lado do posto Ancap que escolhi para colocar mais gasosa.....

 

500 pesos.... heheheheheheheeheheh... esperando que agora desse para ir até o Brasil...

 

Nesse meio tempo passamos por um ou dois pedágios, nada muito além disso, ambos de 55 pesos....

 

Daí voltamos para o caminho, preparei a câmera para bater uma foto da estátua eeeeee.... pois é apareceu um carro de polícia... deixa pra próxima..... heheheheheheeheh

 

Fomos em direção a Tacuarembó..... onde paramos num posto de gasolina na rotatória... essa movimentadíssima e com direito a faróis... a rotatória é meio confusa, por conta do tempo dos faróis...

 

Entramos no posto (que fica na direção para Montevideo) e demos uma volta com os dog's para eles esticarem as pernas (em Durazno fizemos o mesmo) e nós para irmos ao banheiro....

 

No restaurante aproveitei para comprar um sorvete e minha mãe foi de cafezinho... os dog's ficaram no carro.....

 

O moço do caixa ainda me mostrou várias notas de reais, acho que ele queria que pagássemos em reais, mais aproveitei para pagar em pesos mesmo.... 150 pesos.... O Sorvete era um Magnum nacional....heheheheheheeheheheheheh

 

Tacuarembó tem na sua entrada (rotatória) um busto... do Carlos Gardel.... http://www.welcomeuruguay.com/tacuarembo/museo-carlos-gardel.html

 

Sem fotos, outro carro da polícia....

 

Seguimos agora pela "cordilheira Uruguaia", dúvida ???

 

IMG_0305_zps57762590.jpg

 

IMG_0307_zps395c9741.jpg

 

IMG_0308_zps454ccf86.jpg

 

hheheheheheheheheheeheheheheheheheheheheheh

 

Tinha um parada de ônibus num cidade à frente de Tacuarembó que paramos na viagem que fizemos de busão e avião, ali minha mãe quis tomar um cafézinho... não aceitavam reais... e ela ficou falando desse cafézinho o resto da viagem toda.... heheheheheheheheheheeheheheheh

 

Fiz questão de perguntar se ela queria, agora, comprar o tal cafézinho... já que estava com os pesos uruguaios.... Agora ela não quis.... heheheheheeheheheheheheh

 

Chegamos em Santana do Livramento e como já tinha pesquisado um hotel / pousada que aceitava dog's em Rivera..... fomos atrás.... segui pelo mapa salvo no Safari... o problema é que tinha um trecho que era estrada de terra, mas perguntei a um senhor que estava caminhando naquela região e ele falou que a pousada era ali mesmo, só que mais à frente.... pois é, chegamos no lugar e se fosse a única opção voltaríamos, mas era longe de tudo.... heheheheheheheeheheheheheheheh

 

Fomos em Santana do Livramento e tentei achar o hotel que ficamos na viagem do busão, ficava ao lado da Rodoviária, mas não vi nenhuma placa da rodoviária.... acabamos dando umas voltas (Santana do Livramento tem um tamanho razoável não se engane) e encontramos um hotel (que não tinha na internet) que aceitava os dog's numa boa.... preço de 140 reais..... heheheheheheheheehehhe

 

Estacionamento de frente aos quartos (são nos fundos do hotel) e tinha até a pick up da receita federal parada lá, alguns funcionários que vieram de Porto Alegre para fazer a operação pente fino estavam se hospedando ali....

 

Infelizmente não tenho o nome do hotel, mas é fácil chegar lá.... na praça principal (que divide Brasil/Uruguai) tem uma avenida lateral (do lado brasileiro) é só seguir ali em direção ao Centro Comunitário Brasil/Uruguai e na terceira quadra vai ver o tal hotel.... se não me engano tem um hospital perto...

 

Deixamos as coisas no quarto do hotel e fomos até a Aduana para fazer a saída....

 

É meio confuso chegar lá.... mas o caminho que fizemos era o mesmo da outra viagem.... confirmamos no hotel se era perto do estádio de futebol e era.... hehehehehe

 

Entramos na praça e fomos em direção as lojas de Free Shop.... na rua que desce... se descer por ela vai dar perto do estádio e ali é só perguntar.... o prédio da aduana é meio mal sinalizado .... A Av. quie desce é a Sarandi e a avenida que fica a Aduana é a Presidente Feliciano Vieira....

 

No prédio uma funcionária super simpática adorou os dog's a outra perguntou algo (não sei se é comum nas fronteiras mas acho que falam rápido só para a gente não entender, já aconteceu em outras fronteiras) e respondi SALIDA, ela perguntou de novo e virou para a funcionária que estava atrás (a simpática ) e falou que eu nem sabia o que eu queria.... daí riu... e eu ri de volta.... Por favor, necessitamos hacer la Salida.... mostrando a página do passaporte com o carimbo de entrada....

 

Aí ela começou a falar em Português conosco..... Bahhhh...

 

Passamos num shopping que fizeram agora.... e compramos uns lanches de um Burguer King que tem lá (tive a impressão que os lanches lá são mais baratos que os do Burguer King no Brasil... e não vi ninguém nadando nas caixas d'água eheheheheh).... sim tem um Shopping lá é do Shiñeriz....e enquanto ficava pronto o lanche fui num supermercado que tem dentro do shopping....

 

Bom, para matar o resto dos pesos uruguaios, comprei alfajores e doces de leite para dar de presente(mesmo sabendo que era proibido e que uma amiga tinha perdido os potes numa viagem que fez de avião, resolvi arriscar, afinal o pente fino era da Receita Federal... mas corria o risco de perder)....

 

Voltamos ao hotel e depois de jantarmos demos uma voltinha até a Sarandi de novo, só para ver as vitrines e aproveitar o horário que era beeeeem mais vazio...

 

IMG_0310_zps77c7a2d6.jpg

 

Praça que divide os dois países

 

IMG_0312_zpseeff4e7f.jpg

 

Aaaahhhh... mas estava bem tranquila esse horário.... hehehehehehehehe

 

IMG_0313_zpsb12ee00e.jpg

 

Aqui já é Rivera

 

IMG_0314_zps83767130.jpg

 

E A Sarandi..... lojas fechadas....

 

AS fotos não ficaram boas pois foram tiradas discretamente com o celular.... a câmera ficou guardada... estamos no Brasil... heheheheheeheheheheheheh

 

Gastos:

 

Hospedagem: Hotel em Santana do Livramento - 140 reais

Desayuno : Panaderia em Montevideo 100 pesos

Abastecimento : Em Montevideo e em paso de Los Toros 1000 pesos (500 cada um)

Almoço: Ancap em Durazno 200 pesos

Jantar: Burguer King do Siñeriz Shopping : 400 pesos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fala galera, blz ?

 

Santana do Livramento - RS //São Miguel das Missões - RS - BRASIL

 

Acordamos cedo e após nos aprontarmos saímos com os dog's para eles usarem o banheiro deles e esticarem as pernas... fomos em direção a praça que divide o Brasil/Uruguai, mas em menos de 2 quadras tudo estava resolvido.... heheheheheheheheheeheheh... Voltamos e fomos tomar o café da manhã.... típico do Brasil.... heheheheheeheheheh

 

Aproveitei e conversei com o pessoal da recepção sobre as opções de compras e como estava o movimento com a alta do dólar... falaram que tinha caído um pouco o movimento, mas que as lojas estavam fazendo liquidação com alguns artigos bacanas....

 

Até me animei, pegamos os dog's e fomos lá....

 

Já passando ao lado da Receita Federal, vimos um ônibus de brasileiros cheeeeiioooo, lotado mesmo de ar condicionados.... e minha mãe resolveu entrar numa loja ali do lado da praça, daí fiquei com os dog's e vi um cara carregando um Air Fryer da Philips aquele que custa mais de 1.000 dinheiros.... como não foi o único que vi andando com isso, pensei que devia estar num preço bacana....

 

Me animei mais ainda..... e fomos lá atrás de ver se tinha algo interessante, parei na Siñeriz..... e vi o Air Fryer, o preço era de 450,00... O QUE ?? menos da metade do preço.... daí veio a notícia que jogou lá pra baixo... só tinha 220 V.... olhei outras coisas, mas saí rápido para ver se achava um por 110V no mesmo preço....

 

Fomos em várias lojas, era incrível o caminhão parava em frente a loja e saia desembarcando o Air Fryer e o Ar Condicionados... todos 220V, perguntei se havia algum lugar com um 110V.... em todas as lojas falaram que não havia....

 

Desencanamos depois de andar 3 quadras... e só ter entrando em lojas grandes, daí voltamos com umas bobeirinhas, roupas, ou capinhas para celular.... Achei engraçado é que marcas como Lacoste e Polo estavam vendendo "chinelos" similares aos nossos Havaianas... só que mais caros.... heheheheheheheheheheeheh....

 

Aproveitei e comprei numa banca de camelo, um boné para dar de presente para um amigo..... sem nota é claro.... mas bacana, foi o único lugar que achei um boné do Peñarol....

 

IMG_0315_zps58678237.jpg

 

Voltamos pela praça e em pouco tempo estavamos no hotel....

 

Fiz uma pesquisa do melhor caminho para São Miguel das Missões aproveitando o wifi do hotel e deixei no celular, já marcado....

 

Colocamos a bagagem no carro e já prevendo que seríamos parados pela Receita Federal deixei as minhas coisas em ordem.... Saímos de fui atrás de um posto de gasolina, o carro já estava bem no finzinho da reserva....

 

Coloquei uns 50,00 reais de gasosa num posto (mais em conta) perto da saída da cidade, um BR e aproveitei e parei num supermercado para comprar algo para bebermos no caminho.... aiiii que saudade das Aquarius.... só tinha suco de caixinha, ou os horríveis com gás em garrafa......

 

Como previsto fomos parados pela Receita Federal... e eram os mesmo funcionários que estavam no hotel.... elas deram uma olhadinha e nos liberaram, ficaram mais curiosas com os dog's.... heheheheheeheheheheh

 

Vimos alguns radares fotográficos nesse trecho, e eram como os de Santa Vitória de Palmar, portanto para quem é daqui, e não conhece fique atento... pois são bem diferente dos que vemos aqui em SP/MG

 

Outro cuidado é que vc vai estar acostumado com o pouco trânsito do Uruguai, quase ninguém voando nas estradas.... BOM ISSO VAI ACABAR na hora que pisar no Brasil... e vc vai ficar até assustado..... heheheheheheheheheeheheheheheh

 

Seguimos pela BR 158 até Rosário do Sul, onde entramos num posto que fica no entroncamento para RS 640 ali tem um posto (acho que era Shell) com um restaurante pequeno e bem simples, mas que tinha um movimento bacana... demos umas voltas com os dog's e paramos o carro do lado do vidro das mesas do fundo e fomos almoçar....

 

Comida caseira, típica do Brasil...... arroz, feijão... GUARANÁ.... heheheheheheehheeh... e tudo baratinho... se gastamos uns 30,00 reais foi muito....

 

Depois de abastecidos seguimos viagem..... pela RS 640, que tinha alguns remendos (que saudade das estradas lisinhas do Uruguai....hehehehh)....

 

Em Cacequi aproveitando do preço mais em conta da gasosa, colocamos mais 50 reais..... o lance é que era o segundo posto que limpavam o vidro do carro.... e lá vai mais uma moedinha de 1,00 real..... heheheeheheheeheheheheheh

 

Demorei a perceber que é o costume em todos os postos do RS..... heheheheheheheeheheheheheheheheheheheh

 

Fomos RS 287 com mais remendos ainda, mas sem tráfego pesado e sem pedágios..... o GPS pedia para entrar numa cidade, mas prevendo que o trecho seria de estrada de terra seguimos em direção a São Luiz Gonzaga e de lá pegamos a rodovia em direção a Ijuí..... acompanhados de perto de nuvens carregadíssimas... que nos atrapalhariam bastante o passeio.... em alguns momentos até choveu..... mas chegando no portal de São Miguel das Missões (muito bonito) parou.....

 

Observamos os pontos de ônibus que eram temáticos, tanto quanto o portal e assim atravessamos a cidade (salvo engano de memória, tem um monte de comércios com o nome Barrichello, será que eram parentes do Rubinho.... hehehehehh).... bom, a cidade não é tão grande, mas a sinalização não é das melhores, demos uma voltinha a mais até chegarmos nas ruínas..... e de lá seguirmos para o Hostel....

 

http://www.pousadadasmissoes.com.br/arquivos_internos/index.php

 

Minha mãe foi confirmar se aceitariam mesmo os dog's e foi tranquilo.... 160,00 foi o preço da diária... sem custo adicional por conta dos dog's....

 

Tinha outras pessoas na pousada, e acabamos encontrando com elas em vários momentos na cidade.... heheheheheheheeheheh

 

Tiramos as coisas do carro, e como estava muuuuuito a fim de conhecer as ruínas, nem deixei minha mãe descansar, para não corrermos o risco dela cochilar.... hehehehehehehehehe

 

As ruínas são pertinho e fomos de carro para caso eles não deixarem os dog's entrarem.....

 

Conversamos com os seguranças e todos brincaram que era comum e que até o presente momento ninguém havia reclamado.... não havia custo para eles, só cobraram da gente..... Uhuuuuuu!!!!

 

DSC08185_zps089bc7d7.jpg

 

Não, não é uma ruína..... heheheheheheheeheh... é a guarita de entrada

 

DSC08187_zps8ccdfee0.jpg

 

DSC08190_zpsd30641fb.jpg

 

DSC08195_zpsb92a0837.jpg

 

DSC08196_zpsb1b8ebe9.jpg

 

Várias peças ficam expostas ali mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Logo que vc chega na casa que é um museu, vc vai virar e se deparar

 

DSC08197_zps75669f2b.jpg

 

E no gramado ali.....

 

DSC08198_zpscabd437e.jpg

 

DSC08203_zps9736eca6.jpg

 

O engraçado é que ficamos com cuidado para não pisar na grama, para os cachorros não fazerem nada.... mas ao mesmo tempo maravilhados com o lugar.....

 

Se vc ver da Avenida que passa ao lado, dá pra vê-la sem precisar entrar, mas vc não vai ficar tão maravilhado, quanto quando vc está ali.....

 

DSC08208_zpsb8810539.jpg

 

A casa museu.....

 

E aí ficamos circulando a construção, pois os cachorros não poderiam entrar dentro dela.... a única recomendação que nos pediram.... e há vários seguranças ali.... que ficam fugindo quando vamos tirar umas fotos.... heheheheheheehheheeheheheheh

 

DSC08210_zpsf8149b77.jpg

 

Na lateral tem árvores que se misturam com as ruínas...

 

DSC08211_zpse8517775.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC08213_zpsc4b6516c.jpg

 

DSC08214_zps99a3ba84.jpg

 

DSC08215_zps16d14bed.jpg

 

DSC08216_zps749e69bc.jpg

 

DSC08217_zpsf1a1b060.jpg

 

Não preciso nem dizer que é bem bacana ver isso ao vivo.... desculpem a quantidade de fotos.... heheheheheheehehehehehehehehehe.... mas, a ideia é te deixar com vontade de ver ao vivo.... heheheheheheheheeheheheheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E sim, se vc assistiu aquele filme do Johny Deep com o cavalheiro sem cabeça, vai ficar olhando para a árvore esperando sair algo dali.... heheheheheheheheeh

 

DSC08223_zps3f393454.jpg

 

DSC08228_zps6b4b762d.jpg

 

E dentro da construção ela é tão bonita como por fora....

 

DSC08229_zpsc9615ea5.jpg

 

DSC08230_zpsca162534.jpg

 

DSC08231_zps3b9e963b.jpg

 

DSC08232_zps8c740b2f.jpg

 

DSC08233_zpsaec4f690.jpg

 

Mas havia alguns sinais de vandalismo.... uma pena....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC08234_zps369d5443.jpg

 

DSC08235_zpsee158520.jpg

 

DSC08239_zpsf7548828.jpg

 

E alguns improvisos para segurar as estruturas... hehehehehehehehehehehe

 

DSC08240_zpsf3c8d77e.jpg

 

DSC08238_zps4722a881.jpg

 

O bacana é que um casal vestido a caráter estava fazendo várias fotos para o casamento.... a gente evitava tirar fotos deles, ou mesmo não aparecer, mas como eles estavam demorando aí não teve jeito.... mas imagino que componha uma linda recordação as fotos de casamento num lugar assim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC08250_zpsd6113de6.jpg

 

DSC08249_zps9e2e19d2.jpg

 

O noivo não ficou muito feliz com as fotos, masssssss.... ué, eles estavam num lugar público e daí é inevitável....

 

Felicidades ao Casal....

 

Tinha também duas modelos (não reparei não, minha mãe que falou que eram, pela conversa delas) posando para fotos no lugar.... Não tirei fotos delas... elas entraram e saíram rápido do lugar, e eu sinceramente nem notei elas lá....

 

E também havia um visitante sem dono lá.... deveria estar curtindo melhor que os nossos.... me lembrou do livro que li de um brasileiro que foi a Atenas e tentou entrar com o seu dog nas ruínas, foi proibido, mas lá dentro havia um dog sem dono passeando tranquilamente..... heheheheheheheheeheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DSC08264_zps47b28aed.jpg

 

O dog que estava passeando sozinho... heheheheheeheheheh

 

IMG_0319_zpsb80836cf.jpg

 

A Cruz das Missões

 

Na saída, aproveitamos e perguntamos sobre o Show de Imagem e Som, sobre a possibilidade de irmos com os dog's, a resposta foi a mesma da entrada, até o momento ninguém reclamou, portanto podemos ir com eles.... Uhuuuuuu!!! Nem acreditamos.

 

IMG_0321_zps2376db93.jpg

 

Voltamos a pousada e perguntamos para a moça da recepção sobre um lugar para jantar, ela nos indicou uma lanchonete, que era o point que ela mesmo frequentava.... perfeito....

 

O Zeca estava bem cansado, então paramos o carro em frente as mesas e deixamos eles dormindo dentro do carro.

 

Realmente o lanche era bem servido e barato, ficou uns 30 reais dois sandubas gigantes com refrigerante.

 

Vimos o pessoal da pousada (em outros carros) passando em frente a lanchonete, mas desistindo de comer ali, o lugar era mais simples que as outras lanchonetes/restaurantes do entorno, quando voltávamos para a pousada vimos eles parados num restaurante mais chamativo.

 

Voltamos a pousada e ficamos um tempo no quarto para descansarmos, quando deu mais ou menos um horário fomos, à pé, pois é bem pertinho.

 

IMG_0322_zpsd3ec411d.jpg

 

O engraçado foi esse cavalo que estava comendo, ao ver o Zeca veio "correndo" na direção dele, e ficou mais ou menos parado olhando e balançando o rabo..... até estranhei o comportamento, acho que o cavalo teve um misto de curiosidade, com alguma lembrança.... heheheheheheheheheeheheheheheh

 

Entramos com luz na parte onde ficam as ruínas....

 

DSC08271_zps96745a22.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A parte onde fica o museu estava fechada

 

DSC08273_zps7548a895.jpg

 

Mas, era possível ver as esculturas

 

DSC08275_zps357b1fe1.jpg

 

Bom, o lugar onde nós ficamos é de frente as ruínas, onde tem uma espécie de arquibancada de concreto, judiada é verdade, mas que dava para ficar numa boa com os dog's

 

DSC08291_zps2d0c2c3d.jpg

 

O pessoal foi chegando aos poucos, já estava imaginando que ia ser como o relato do Saulo Wds que assistiu sozinho toda a apresentação, mas tinha bastante gente, o pessoal da pousada foi chegando mais tarde.

 

DSC08288_zpse9f0b7b7.jpg

 

O Zeca que não estava entendendo nada, foi se acalmando (ele é bem curioso e atento) e a hora que a luz se apagou ele ficou sentado do meu lado (estava deitado quase cochilando)

 

DSC08286_zpsb3701082.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O show foi ótimo, o Zeca "ficou atento" a tudo, adoramos ouvir o espetáculo, mas faltou uma coisa... as IMAGENS.... foi um show só de Som... não funcionou o projetor.

 

DSC08299_zps41ee5445.jpg

 

Mesmo assim, adoramos, deu para reconhecer as vozes dos artistas e mesmo sem as imagens, foi bem bacana.

 

Vez o outra éramos interrompidos, hora por um vaga-lume que resolvia fazer parte do espetáculo (tão raros hoje em dia em SP), hora era a Lua que resolveu nascer, atrás de onde estávamos.

 

Muita gente resolveu pedir o dinheiro dos ingressos de volta, alguns estavam mais chateados (pelo que entendemos) pois era a segunda noite que iam lá (na noite anterior tinha dado o mesmo problema).

 

Nós, esperamos calmamente para sairmos e fomos felizes para a pousada, teria sido bacana ver as imagens ? Com certeza e é por isso que vamos voltar lá, mas ouvir o som e entender a importância histórica daquele lugar já valeu a entrada, o melhor de tudo é que estávamos com nossos dogs.

 

O Zeca estava ali presente e ficou atento a todas "as vozes" que saiam das caixas de som, percebi sua atenção (claro que não era para as palavras, obviamente ele não as entendia) sua orelha se movia sempre na direção do som que saia das caixas de som....

 

Tive um receio dele rosnar, ou até mesmo latir, mais ainda do da minha mãe, pois ele é beeeem latidor, mas nada aconteceu e por ele ter estado conosco ali, já valeu o ingresso (se pesquisarem na internet, vão ver que existem raríssimas sessões de cinema em SP, que são permitidas as entradas de nossos amigos de 4 patas, inevitavelmente quando as luzes se apagam e começam as imagens e o som, um ou outro começa a "participar" da sessão de cinema, e os donos acabando rindo, pois não há o que se fazer....heheheh mas ao menos não há barulho de celular ou conversa paralela....heheheheheeheheheheh).

 

Infelizmente perdi os valores das entradas, mas não é nada muito caro, se pagamos 20 reais (pelas duas sessões, foi muito).

 

Voltamos para a pousada e no dia seguinte, após nos aprontarmos seguimos em direção a SP, seguindo pela BR até uma entrada para Erechim, por lá pegamos talvez o único pedágio de todo o trecho, almoçamos ainda no RS, cruzamos uma ponte por cima do Rio Uruguai e atravessamos SC, parando para abastecer "cinquentinha" nos postos, a fim de pegar o melhor preço.

 

Nossa intenção era chegar em Curitiba, mas ficamos num cidade no caminho, São Matheus do Sul, não tinhamos pesquisado sobre hotéis que aceitavam animais de estimação, mas paramos em um hotel que minha mãe gostou e ela entrou para ver se aceitavam.

 

http://www.sadashotel.com.br/?secao=apartamentos

 

Aceitavam numa boa e ainda fizeram um desconto, infelizmente já não me recordo mais o valor (meu celular apagou as notas que estava fazendo dos gastos da viagem....heheheheheh).

 

Um fato interessante e diferente é que vimos algumas índias fazendo artesanato na rodoviária da cidade, provavelmente fizeram a noite toda, pois de manhã ainda vimos elas lá, mas já com muitos produtos prontos.

 

Pegamos a estrada em direção a Curitiba e pegamos a BR116 para SP, tivemos um belo atraso na Serra do Cafezal, mas chegamos na casa da minha mãe no final da noite.

 

Depois vim pra casa só com o Zeca, completamente cansado..... heheheheehheehehehehehehhe

 

Grande abraço, galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...