Ir para conteúdo

RELATO DE VIAGEM - 04 A 11 DE JULHO DE 2012 - SANTIAGO


Posts Recomendados

  • Membros

RELATO DE VIAGEM - 04 a 11 de JULHO DE 2012.

 

Olá Amigos,

 

Conforme prometido segue meu relato de viagem. Espero que seja útil para vocês.

 

DIA 01 – 04 DE JULHO DE 2012

 

Eu li em algum blog que viagem para Santiago começa com a escolha dos assentos, achei um exagero, mas fiz e recomendo. Na ida, escolha o assento do lado direito do avião e na volta do lado esquerdo! Por mais que na ida tenha sido madrugada, conseguimos ver as cordilheiras e foi um ótimo cartão de boas vindas!

Chegamos no hotel Torremayor por volta de 01:00h! O fuso de Santiago é de 01h a menos em relação ao horário de Brasília!

 

DIA 02 – 05 DE JULHO DE 2012

 

Mesmo cansados conseguimos acordar cedo para aproveitar o dia! Estava muito frio, depois ficamos sabendo que essa semana tinha sido a mais fria DO ANO!, conforme relatou o blog http://santiagodochileparabrasileiros.zip.net/ no tópico Santiago registra temperaturas bem baixas nesse fim de semana.

Pegamos o metro na estação Los Leones e fomos até a estação Plaza de Armas. Nessa praça conhecemos a Catedral Metropolitana (muita bonita), Municipal de Santiago e o Correio Central. Entramos em local de informações e pegamos um mapa, o funcionário já avisou que a Casa Colorada, Museo de Santiago e o Museo Chileno de Arte Precolombino estavam fechados. Depois de 30 mim descemos pela rua Passeo Ahumada, uma rua de pedestres que leva até o Palácio de laMoneda. Li em outro relato que essa rua tem umas cafeterias em que as garçonetes servem o expresso em apertados minivestidos!! Kkkk é verdade!! Estava muito frio e mesmo assim elas estavam com os minivestidos!

No caminho, passamos pela rua Agustinas, onde ficam as casas de câmbios, já fomos olhando rapidamente, mas como já era perto de 10h resolvemos ir logo ver a troca de guardas. Como já tinha lido e comprovei eles são super pontuais, 10:00 começou a cerimônia. A cerimônia tem a duração de 30 min.

Após a cerimônia voltamos pela rua Passeo Ahumada até a rua Agustinas para trocar dólar por peso chileno. A cotação estava 1 dolár = 498 pesos chilenos e 1 real = 223 pesos chilenos. Foi ótimo levar dólar, ganhamos cerca de R$50,00 a cada R$1000,00.

Depois descemos até a avenida Libertador Bernardo O’Higgins e andamos um pouco e encontramos a Igreja de São Francisco (a igreja mais antiga da Santiago), do lado da igreja tem um museu de arte sacra e levaram a sério o conceito de museu = velho. O ambiente deveria ser melhorado, muito velho, tem ambientes que você sente a madeira afundar quando se pisa. Valor 1.000 pesos por pessoa.

No fundo desse museu fica o Barrio Paris-Londres com ruas de paralelepípedos e mansões dos anos 1920 — hoje região de albergues e mochileiros. As casas são bem bonitas, mas realmente é só uma rua!

Andamos mais um pouco e encontramos uma feirinha que se chama Centro Artesanal Santa Lucia, compramos um par de luvas para minha esposa e tomamos um café para esquentar, pois estava muito frio!

Atravessamos a rua e fomos até o Cerro Santa Lucia, assinamos um livro de visitantes e fomos conhecer o Cerro. Do lado direito do cerro tem uma pequena feira de produtos indianos, nada demais, só me chamou atenção porque o local parece uma caverna. Literalmente dentro de um buraco de pedras.

Voltamos para frente do Cerro e fomos subir. No “primeiro andar” tem um chafariz, no “segundo andar” tem um estatua de um cachorro, realmente uma boa homenagem para a cidade que respeita e vive em função desse animal. São vários, inúmeros na cidade e todos cuidam muito bem deles.

Fomos até o topo do Cerro e tiramos fotos com o fundo das Cordilheiras, pena que o local do topo é pequeno para comportar todos que querem tirar fotos!

Descemos do Cerro em busca do bairro Lastarria, mas erramos a rua e fomos parar na rua Merced, local de vários restaurantes de pratos feitos, como estávamos com fome paramos em um chamado Suburbia e almoçamos. Comida muita simples e barata, mas saborosa. Pagamos 7.000 pesos para duas pessoas. Aproveitei e pedi a senha do Wi-fi para o dono e ele super atencioso forneceu sem problema.

Percebemos que estávamos mais perto do Museu Bellas Artes do que o Bairro Lastaria, então fomos ao museu. Chegando lá, a entrada era uma doação, você colocava qualquer quantia em uma caixa e entrava. Em todos os museus de Santiago é proibido tirar foto mesmo sem flash. E foi exatamente nesse museu que eu me irritei com um segurança que de forma até mal educada me abordou dizendo que eu estava tirando foto com meu celular, enquanto eu estava iluminando a placa para minha esposa ler. E nem me deu ouvidos para justificativa. Tirando esse fato desagradável, esse foi o melhor museu que conhecemos.

Saindo do Bellas Artes fomos até Parque Florestal, mas estava tão frio que não tinha clima para passear nele. Para resolver o problema do frio resolvemos mudar o roteiro e fomos até a Providência procurar uma loja chamada TIENDA CASA PUELLER que fica bem próximo da estação Manuel Montt, então pegamos o metro na estação Bellas Artes e descemos na estação Manuel Montt. Compramos 04 peças de segunda pele: 02 calças e 02 blusas e pagamos 56.000 pesos. Entretanto, essas segundas peles só serviram as calças, pagamos caro e, segundo minha esposa, a segunda pele polar (comprada na loja da estação Los leones e encontrada em muitas lojas de meias) que custou 9000 pesos foi muito melhor. Voltamos andando até a estação Los Leones. Foi bom, pois conhecemos uma boa parte da Av. Providência.

Nesse primeiro dia ficou faltando conhecer o Mercado Municipal, o Bairro Lastarria e o Centro Cultural Gabriela Mistral.

Nesse dia jantamos no Como Agua para Chocolate.

RESUMO: O frio, o fato de ser o primeiro dia na cidade e o cansaço da viagem prejudicaram um pouco a nossa localização. Mas foi um dia para conhecer realmente a rotina do chileno.

 

DIA 03 – 06 DE JULHO DE 2012

 

Ainda bem que esse dia foi o de compras, pois precisávamos nos aquecer de verdade. Como fomos com várias opções de lojas resolvemos ir para o Florida Center porque reunia todas as lojas que queríamos conhecer e por ser um lugar fechado para nos manter aquecido. Pegamos o metro até a estação Mirador, o visual até chegar na estação Mirador não é muito bonita, é outra Santiago, confesso que ficamos até preocupado e de como seria esse Shopping, mas chegamos na estação vimos que tem uma passarela ligando a estação até o shopping e foi um dia tranquilo, pois conseguimos comprar casacos, segundas peles com preços bem legais. Visitamos principalmente as lojas LaPolar, Tricot e Ripley. Essas lojas estão em vários locais de Santiago (inclusive no centro) e vimos que os preços são parecidos, mas foi legal, pois conhecemos um local diferente. Almoçamos por lá mesmo. Gastamos 6.400 pesos para duas pessoas. Voltamos cerca de 16h direto para hotel.

Comprei um casaco muito bom por 25.000 pesos e outra blusa segunda pele mais grossa por 8.500 pesos que realmente mataram meu frio!

Fomos jantar no Astrid y Gaston.

 

DIA 04 – 07 DE JULHO DE 2012

 

Fomos conhecer o Mercado Central e a famosa CENTOIA. Pegamos o metro até a estação Puente Cal y Canto e fomos até a parte dos peixes. Logo, você é abordado por várias pessoas oferecendo a tal Centoia e quando percebem que você é brasileiro caem em cima oferecendo. Percebemos que realmente é conto do vigário, é um absurdo o preço que eles cobram, cerca de 50.000 pesos por uma centoia pequena. Tirei algumas fotos dos mariscos e fomos conhecer o Cerro San Cristobal. Pegamos o metro e descemos na estação Baquedano, atravessamos o rio e fomos até a rua Pio Nono. Sem dificuldades chegamos até a entrada do funicular. Tinha uma fila razoável, esperamos uns 30min até embarcar, compramos o bilhete para conhecer o zoológico, 1800 pesos por pessoa, então descemos na primeira estação. Pra quem gosta de animal vale muito a pena, o local é bonito, grande e bem conservado.

Depois de algumas horas continuamos a subir. Chegando no outro ponto tem uma feirinha de artesanato a esquerda e a direita tem as escadas para conhecer a La Virgen De La Immaculada Conception.

Não existe mais teleférico nesse parque, está fechado há três anos. Descemos pelo funicular e fomos conhecer o museo La Chascona, chegamos lá 15:45h e a como não tínhamos feito reserva a próxima visita só era às 17h. Infelizmente não ficamos, conhecemos o Patio Bellavista, realmente lá tem inúmeras opções de almoço, mas como tínhamos feito um lanche prosseguimos para conhecer o Barrio Lastarria. Um lugar bem arrumado e boêmio com boas opções para almoçar e jantar. Fomos tomar o famoso sorvete no Emporio de La Rosa, nesse dia já tinha uma clima para tomar sorvete, pena que não tinha o chocolate com manjericão, mas tinha uns sabores exóticos com gengibre. Resolvemos não arriscar tanto nesses sabores.

Depois fomos conhecer o CAM – Centro Cultural Gabriela Mistral. No momento estava tendo uma divulgação de um café, então tinha música, apresentações e café de graça para degustação. Dentro de CAM tem várias galerias com várias exposições. Gostei muito desse local, bem organizado.

Para finalizar a caminhada fomos conhecer o show de luzes na Plaza de laAviación. Pode ir a pé ou pegar o metro e descer na estação Salvador. Depois do parque florestal tem várias praças, uma com cada nome e uma delas é a Plaza de laAviación. Não tem erro porque o show de luzes chama logo atenção. Realmente é bonito. Porém, muitos taxistas não reconhecem pelo nome, pois são praças contínuas.

Pegamos o metro na estação Salvador e voltamos para o hotel.

Jantamos no Giratório que estava a 2min do hotel.

 

DIA 05 – 08 DE JULHO DE 2012

 

O GRANDE DIA – NEVE!!

Depois de várias pesquisas de agências resolvemos fechar com a Sousa´s Tour (http://www.sousastour.cl/ ) o passeio Valle Nevado e Farellones por 50,00 dólares por pessoa. Foi uma excelente escolha, fechamos tudo por e-mail e deu tudo certo.

O guia foi um chileno que morou 04 anos em São Paulo e falava super bem português, ele foi super atencioso e responsável.

Fomos com mais um casal de São Paulo que eram gente boa. Passamos antes em uma loja de aluguel de roupa e pagamos 7.000 pesos por peça. Alugamos calça, casaco e bota. Tem um cara vendendo luva do lado a 6.000 pesos, se não tiver uma luva boa é bom comprar.

Como era dia de domingo e o dia estava perfeito, todos chilenos e turistas resolveram ir para Valle Nevado, estava muito engarrafado, depois de muitas curvas chegamos até um ponto que a topic poderia ir. Pegamos um “ônibus” fornecido pelo Valle Nevado para chegarmos até o topo. Chegando lá foi só alegria, voltamos realmente a ser criança. MUITO BOM!!

Depois de algumas horas fomos para Farellones, mas as pistas estavam fechadas, devido à pouca quantidade de neve, então o guia nos levou, sem custos adicionais, até El Colorado. Achei mais popular do que Valle Nevado, mas muito bonito também.

No meio da tarde fomos embora. Dia inesquecível!

Dicas para a neve:

- Óculos escuros;

- Protetor solar;

- Leve lanche, passamos um dia antes no supermercado e compramos água, pão, queijo, peito de peru, iogurte e alguns biscoitos. Refeição lá é um absurdo!!!

- Hidrate-se o tempo todo, principalmente na descida;

- Evite comer perto da hora de descer. A altitude incomoda muito mais na descida.

- NÃO PRECISA PAGAR PARA ENTRAR EM VALLE NEVADO E NEM EL COLORADO. Só se for esquiar! O preço de Valle Nevado em alta estação é 39.000 pesos por dia e na baixa estação 29.500 pesos.

- Existem realmente promoções das empresas de telefonia para a entrada nas estações de esqui, mas para isso você precisa fazer um cadastro que pede um número que só os chilenos possuem, como se fosse nosso CPF.

 

Jantamos no La Piccola Italia, pertíssimo da estação Los Leones, muito perto do hotel que ficamos.

 

DIA 06 – 09 DE JULHO DE 2012

 

Quando fechamos o hotel com a agência estava incluso o passeio Viña Del Mar e Valparaiso.

Sentimos na pele a diferença em fazer passeio por conta próprio e por agência. Muito chato aquela parte: 10 min para tirar foto!!

Não tenho nem dicas para esse passeio, pois foi tudo pela agência. As cidades são muito diferentes uma da outra, mas cada uma com sua beleza. Vale à pena conhecê-las.

À noite, fomos conhecer uma rua que um amigo meu indicou: Isidora Goyenechea. Pegamos o metro e descemos na estação El Golf, passamos por dentro de uma galeria, por uma pequena praça com algumas esculturas e chegamos à rua. Foi uma ótima dica, uma rua cheia de bons restaurantes e cafés. Aproveitamos e passamos na loja El Mundo Del Vino e compramos alguns vinhos. Compramos 04 vinhos o mais caro custou 8.000 pesos.

Depois de andarmos por toda rua resolvemos ficar em um café chamado Torres Isidora desde 1879 - bar, café e restaurante. Como estávamos cheios do almoço pedimos uns cafés e umas entradas, tudo muito bom!! E para completar estava tocando Bossa Nova e o garçom falava um bom portunhol. Recomendo tanto o local quanto a rua.

 

DIA 07 – 10 DE JULHO DE 2012

 

Para comemorarmos 02 de anos de casamento resolvemos conhecer o Vinhedo Undurraga, como decidimos de última hora só ligamos para fazer a reserva no dia mesmo. Ligamos e conseguimos para 12:00.

Para chegar no Vinhedo é super tranquilo. É exatamente como li nos relatos e também tem a explicação no site: http://www.undurraga.cl/Sitio/es/tours.html

Programe-se para pegar o metrô cerca de 1h30 antes da hora da visita, para chegar com calma;

Pegue o metrô da linha 1 (vermelha), direção San Pablo e desça na Estação Central;

Chegando na Estação Central, você dará de cara com um shopping (Arauco). Entre no shopping e vá até o fundo dele, onde existe o terminal rodoviário San Borja. Suba a escada rolante para o lado dos transportes para as comunas.

Lá em cima, vá para a baia 77 e pegue o micoônibus que vai para Talagante e pague a passagem somente atá a Undurraga (CH$ 1000). Peça ao motorista para parar na porta da vinícola. Seja claro para que ele entenda o que você está querendo.

Na volta é só atravessar a rua e fazer o inverso, pegando um microônibus com a placa SANTIAGO no parabrisas.

O tour foi muito bom: o guia, a explicação e a degustação. Compramos alguns vinhos e voltamos para a estação central.

Pagamos 8.000 pesos por pessoa pelo tour com direito a degustação de 04 vinhos e a taça.

Dica da Undurraga: a senha do Wifi é: 0237290300

Depois fomos direto conhecer a Feira Los Dominicos, pegamos o metro e descemos na estação que leva o mesmo nome da feira. Fomos na expectativa de comprar lembranças para os nosso parentes. Decepção total, um chaveiro custa em média 5.000 pesos. Lá nós encontramos muita coisa da pedra Lapis Lazuli, mas achamos tudo caro.

Depois fomos conhecer o Mall Sport que eu queria tanto conhecer. Fica um pouco distante, pegamos um táxi e pagamos 10.000 pesos para ir e voltar da estação Los Dominicos até o Mall Sport. Outra decepção, achei que fosse muito maior do que é. São dois andares de lojas de esportes variados e no meio do shopping ficam algumas pessoas praticando slackline, rapel...No lado de fora tem uma pequena pista de gelo e uma estação de surf que estava desligado porque era inverno. MAS se alguém estiver precisando de alguma peça específica de algum esporte lá é o local. Pena que eu fui atrás de um frequencímetro cardíaco e as lojas nem sabiam o que era.

Voltamos para a estação Los Dominicos, pegamos o metro e voltamos para o hotel.

Finalizamos a viagem jantando no Aqui esta Coco.

 

DIA 08 – 11 DE JULHO DE 2012

 

Volta para casa e aí vai uma dica para quem estar levando vinho. Você pode levar até 03 garrafas de vinho por pessoa como bagagem de mão. Como não sabíamos dessa informação despachamos todas as garrafas e acabamos pagando excesso de bagagem desnecessariamente.

Na volta, o tempo estava muito bom e tiramos ótimas fotos das cordilheiras.

 

DICAS GERAIS:

1. ANDEM DE METRO. É fácil, limpo, organizado, rápido, seguro e barato;

2. Procurem pegar o metro entre as 09h e as 17h30 e depois das 20h. Nos outros horários o metro é muito cheio;

3. Andem sempre com mapas. Peçam nos hotéis e nos locais de turismo. Eu andava com três, um completava o outro;

4. Andamos muito pela avenida providência e tínhamos um sentimento de segurança muito boa. Vários carabineiros;

5. Bicicletas e pedestres andam pela calçada de forma bem harmônica;

6. Achamos a comida muita cara! Preparam-se;

7. Nos restaurantes de Santiago não sabíamos que tínhamos que pedir prato principal e a guarnição separados. Pelo menos aqui no Nordeste quando se pede uma carne/peixe/frango sempre vem alguma guarnição. Então para economizar sempre pedíamos risoto ou alguma massa. Pra quem gosta de frutos do mar está indo para o lugar certo, os pratos são bonitos e saborosos (opinião de minha esposa), mas como sou alérgico a marisco tive que experimentar peixe e confesso que não é tão saboroso. As sobremesas de todos os restaurantes principalmente o do Como Agua para Chocolate e Astrid y Gaston são sabororas;

8. O melhor restaurante que fomos foi o Astrig y Gaston, mas o preço é BEM salgado. Só para vocês terem uma noção: pedimos 2 sucos, 2 pratos principais e 1 sobremesa, pagamos 45.000 pesos;

9. A gorjeta do garçom não vem inclusa na conta, mas lembre-se de pagar, eles sempre ficam esperando;

10. Façam sempre reservas para o restaurantes;

11. Comprem manteiga de cacau. O clima é seco;

12. Por coincidência, depois dessa viagem fomos para o Rio de Janeiro e fomos visitar alguns museus. Minha opinião, os museus de Santiago deixam e muito a desejar em relação ao do Rio que são muito mais interativos e interessantes;

13. Não achamos um bom lugar de souvenir baratos.

14. Impressionante o quanto o Chileno gosta de fumar.

 

DICAS DO HOTEL TORREMAYOR

1. O frigobar fica dentro do armário da televisão e é imperceptível. Eles deixam uma água dos Alpes do lado da televisão que custa 2.900 pesos + Iva e como chegamos madrugada, estávamos com sede e não tínhamos achado o frigobar acabamos pegando essa água. Só no outro dia achamos o frigobar.

2. Para utilizar internet no quartos você tem que comprar um cartão da VTR que custa 5.000 pesos por 03 horas de uso, achei um absurdo! Eles disponibilizam dois computadores com acesso livre em uma sala perto da cozinha, mas de vez em quando eu buscava rede sem fio pelo meu celular e as vezes até conseguia conectar a algum quarto sem pagar nada.

3. O café da manhã é bom. Suficiente, nada de extraordinário.

4. O pessoal da recepção não é tão solícito, eu cansava de dar bom dia/tarde/noite e ninguém respondia, mas depois do segundo dia nem falava mais nada.

 

Estou à disposição para tirar qualquer dúvida!

 

Abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Olá Sidney

 

Acabo de ler seu relato que estava esperando. Vou com a familia (2 filhos 9 e 5aa) Vamos lá:

 

1) Ficarei na Providência, e queria saber se há opções de restaurantes para familia, tipo pizzarias, churrascarias. Não quero apostar na sorte e nem ir ao Astrid.

2) Acho que vou a Viña e Valpo de carro. Acha que é complicado sair de Santiago de carro na semana? Como é o trânsito?

3) Você falou do horário do metro. Estou pretendendo pegar o metro para ir à Apoquindo alugar as roupas pela manhã cedo às 7:00h. Acha que dá certo com os guris?

4) Dos museus que vocês foram, qual deles indicariam para ir com os guris?

5) Porque no 2º dia os locais estavam fechados? Porque era segunda-feira?

6) Como você foi para o hotel? Taxi ou van?

 

Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Sidney

 

Acabo de ler seu relato que estava esperando. Vou com a familia (2 filhos 9 e 5aa) Vamos lá:

 

1) Ficarei na Providência, e queria saber se há opções de restaurantes para familia, tipo pizzarias, churrascarias. Não quero apostar na sorte e nem ir ao Astrid.

2) Acho que vou a Viña e Valpo de carro. Acha que é complicado sair de Santiago de carro na semana? Como é o trânsito?

3) Você falou do horário do metro. Estou pretendendo pegar o metro para ir à Apoquindo alugar as roupas pela manhã cedo às 7:00h. Acha que dá certo com os guris?

4) Dos museus que vocês foram, qual deles indicariam para ir com os guris?

5) Porque no 2º dia os locais estavam fechados? Porque era segunda-feira?

6) Como você foi para o hotel? Taxi ou van?

 

Antonio

 

Olá Antônio!

 

Vamos para as respostas:

 

1. Por ter ficado perto da estação Los Leones, a gente andava muito pela avenida 11 de setembro e providência, para ser mais exato entre as estação Pedro de Valdivia e Los Leones. Perto da Pedro de Valdivia tem uma local com pizzaria, McDonald's e vários cafés/restaurantes (ex. Starbucks). Perto do Los Leones tem um restaurante italiano chamado La Piccola Italia, além do Dominó que é uma rede que serve desde cachorro quente até refeição e alguns locais de lanche. Se você for ficar perto da estação El Golf você pode ir até a rua Isidora Goyenechea que fica super perto e lá tb tem inúmeras opções de restaurantes, particularmente, nós não achamos nenhuma churrascaria. Na verdade, percebemos que locais de refeições como aqui no Brasil são complicados, o mais compatível foi a comida italiana, como falei, churrascaria nem vimos! Mas na Isidora, não entramos nos restaurantes, mas percebemos que tinham muitas opções, mais do que na própria 11 de setembro e providência, porém achamos que os preços são um pouco salgados tb, na verdade em todos os lugares percebemos que a comida é bem salgadinha no preço!

2. Achei o trânsito de Santiago muito intenso, apesar das avenidas serem largas. Não pegando horário de pico fica um pouco mais tranquilo. Se vc mora em uma cidade grande não estranhará o trânsito. Alugue um carro com GPS e pegue informações antes de ir.

3. Em nenhum dia eu sai 07h, mas tirando pela tabela de preço do metro, o horário de pico deles começa exatamente às 07h

(Horario Punta - 07:00 às 08:59 / 18:00 às 19:59), então eu acredito que esse horário os metros comecem a encher. Desculpe a intromissão, mas você pretender alugar roupa para que? E verifique o horário de aberturas das lojas, pois percebemos que a maioria das lojas em Santiago só abre às 09h.

4. Nós não gostamos muito dos museus de Santiago, mas forçando um pouco, o Bellas Artes e o Centro Cultural Gabriela Mistral que não chega a ser um museu, mas sempre tem várias exposições são os mais indicados.Já que vc irá com criança, vai uma dica: em Santiago tem várias praças uma ligada na outra e principalmente nos finais de semana e fins de tarde eles montam alguns brinquedos além dos que já existem.

5. A Casa Colorada Museo de Santiago e o Museo Chileno de Arte Precolombino estão fechados porque estão em reforma. Esse segundo dia foi uma quinta-feira.

6. Quando fechamos com a agência estava incluso o transfer pelo receptivo, mas observamos que tem alguns guichês fazendo esse serviço, a mais famosa é a Turistik.

 

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida pode perguntar!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sidney

 

Pretendo ir atarvés das vans do El Colorado mesmo.

 

Beleza! Eu achava que vc quisesse ir de carro, então já ia recomendar vc ir por algumas agências locais! Verifique a Ski Total tb!

Acredito q se vc pegar a primeira van, comece a esquiar antes das 10h. El Colorado fica até mais perto do que Valle Nevado!

 

Valeu!! Qualquer coisa, pergunte!

 

Sidney Teles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sidney,

 

Muito bom seu relato, voltei sexta passado de Santiago, tmbm achei a comida cara, a parte de compra não encontrei nada de interessante para comprar em comparação dos preços Brasil X Chile. A unica coisa que vi em conta eram os casacos de tricot.

 

Uma dica muito importante, se conseguir ir no inicio de agosto para Santiago é melhor, pois agora em Julho eles tem as férias de Julho e é tudo muito cheio. Pra quem não esta acostumado com movimento vai ficar perdido. Um GPS tbm é muito util, se tiverem no celular que usa Android recomento do sygic, onde vc consegue baixar os mapas e utilizar sem os dados.

 

Outra coisa, meu celular da Claro não funcionou no Chile, ouvi outros brasileiros reclamando que também estavam sem celular, mas não questionei a operadora.

 

Seu roteiro me foi muito útil, muito obrigado.

 

Att,

Giliarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...