Ir para conteúdo

Santiago e arredores: relato PRÁTICO e INFORMATIVO


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, para quem preferir, esse relato completo com fotos está no www.porquetodefolga.blogspot.com.br.

 

Antes de começar meu relato, algumas consideraçoes: o Mochileiros.com me ajudou MUITO com meu planejamento de viagem, mas muitas vezes me vi perdida em meio a tanta informaçao... por isso, em vez de um relato meramente dissertativo, vou escrever por tópicos, creio que essa seja uma forma de tornar mais fácil o entendimento e mais prática a localizaçao de informaçoes a respeito de cada detalhe da viagem! Lembrando - é claro - que é preciso levar em consideraçao a época do ano, a sorte ou o azar na prestaçao de cada serviço e o perfil de cada viajante! De qualquer forma, espero poder ajudar!

 

PARA COMEÇAR:

 

QUEM SOMOS: um casal de trinta e poucos anos, sem filhos, que gosta de esportes, aventura, lugares históricos, culturas diferentes, baladas, bons restaurantes e bons descontos em compras.

 

QUANTO TEMPO TIVEMOS: 9 dias (da madrugada do dia 5 â madrugada do dia 14 de agosto de 2011)

 

QUANTO PODÍAMOS GASTAR: em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais)

 

É BOM SABER:

 

SOBRE A LÍNGUA: Nao há razao para se preocupar com a fluencia em espanhol para viajar para o Chile. Eu estava meio preocupada com isso porque estudei espanhol básico há muuuuito tempo e já nao lembrava muita coisa, mas nem foi preciso: falei o bom e velho "portunhol" e foi suficiente! Meu marido SÓ falou portugues e a grande maioria dos chilenos entendem se falarmos devagar, assim como nós conseguimos entender tranquilamente o espanhol deles desde que falassem nao muito rápido! Fora que, aqui, tem MUITO brasileiro, entao quanto a isso nao há com que se preocupar!

 

A MOEDA: em média, cada 1.000,00 pesos chilenos equivalem a R$ 3,50 (dado de agosto de 2011), parece simples, mas na hora das compras me fez muita falta uma calculadorazinha de mão sabem, para saber exatamente quanto se está gastando. Agora, nos últimos dias, já estamos craques, mas como fizemos compras logo no primeiro dia de viagem, quase enlouquecemos em fazer cálculos de cabeça, entao fica a dica para quem nao trouxer celular que já tem calculadora (nós nao trouxemos celular), arranjar uma calculadorazinha! Isso, é claro, para quem nao é tao bom em matemática (eu sou um fracasso!).

 

BAGAGEM: gente, eu nao me conformo até agora por nao ter me dado conta disso... o limite de bagagem para o Chile é de 23 quilos por pessoa... qdo embarcamos em Guarulhos já estávamos cinco quilos ACIMA desse limite!!!!! Ou seja, ferrou né... chegamos em Santiago e ao ver os preços absurdamente mais baixos se comparados ao Brasil, queríamos cortar os pulsos! Enfim, a dica importantíssima: mesmo sabendo do frio chileno, tragam poucas roupas, comprem tudo aqui! Quando fui para Miami fiz isso, já pra Santiago eu nao tinha noçao do quando valeria a pena comprar coisas aqui! Fica a dica!

 

A VIAGEM

 

DIA 05/08

 

TRANSPORTE DO AEROPORTO PARA O HOTEL: há muitas dicas dos mochileiros sobre formas de economizar com esse transporte, como a Transvip, por exemplo, uma empresa de vans que se dividida entre várias pessoas sai mais barato, mas como chegamos por volta de duas da manha e estávamos em apenas duas pessoas preferimos um táxi. Logo no desembarque há um guiche escrito "Táxi Oficial", que é o mais indicado. Eu preferi entrar em contato antes por email com um taxista indicado por amigos para que ele já nos esperasse no desembarque. Deu super certo e chegamos tranquilos de que haveria alguém esperando! Como levamos dólares para depois trocarmos por pesos chilenos, combinamos com ele e ele aceitou o pagamento em dólar. A corrida do aeroporto até nosso hotel no bairro Paris-Londres saiu 30 dólares (ou 15.000 pesos chilenos). Para quem se interessar, o nome do taxista é Maurício Rojas: 09-9-428 4527 ou maurirojas@gmail.com, ele responde de pronto os emails!

 

O HOTEL: Para mim, um hotel tem que ser: 1) limpo; 2) bem localizado; 3) preço justo. Por isso escolhemos o Vegas Hotel, no Bairro Paris-Londres, centro histórico de Santiago. Perto de tudo, inclusive da estaçao de metrô Universidad de Chile. Apesar de ser um tres estrelas, o hotel é um charme, arquitetura colonial, decoraçao também de época, tudo muito limpo! Reservamos tudo por email sem problema nenhum, pagamos por dia 61 dólares pelo que eles chamam de quarto matrimonial (apenas uma cama de casal) com café da manha incluso. Foi na medida para nós, exatamente o que precisávamos! Cama macia, banheiro ajeitado, limpo, chuveiro bom, água quente, calefaçao no quarto, armário, saleta com janelas viradas para a rua charmosa do centro histórico, café da manha bem simples mas limpo e gostoso... enfim, tudo de bom! O único "porém" desse hotel para quem tem sono leve é um barzinho que tem bem ao lado, nossa janela ficou virada para ele, por isso ouvíamos a música que toca lá de quinta a sábado, para quem se incomoda com som esse sem dúvida é um problema, mas nao foi para nós, as outras vantagens do hotel compensaram esse leve incomodo! Segue entao o contato: Vegas Hotel - R. Londres, 49 (56-2) 632-2514 - http://www.hotelvegas.cl.

 

SHOPPING PARQUE ARAUCO: Decidimos deixar o primeiro dia para compras no Shopping Parque Arauco (http://www.parquearauco.cl). Vimos no site que há um onibus que percorre vários hoteis e leva os turistas de graça até o shopping. Um desses hotéis é o San Francisco, praticamente ao lado do nosso hotel! Fomos até lá no horário que está indicado no site, 9h00 da manha! Aí deu 9h20, a gente congelando de frio e nada do tal onibus! Como estávamos do lado da estaçao de metro, resolvemos ir de metro! É claro que logo que saímos da frente do hotel, quando olhamos pra trás, adivinhem... o onibus estava passando!!!!!!! Enfim, esse onibus existe mesmo, é só ver no site do shopping os horários em que ele passa e ter paciencia porque nao é pontual! Nós perdemos esse onibus mas no final foi bom... vimos pelo metro que o shopping é distante do nosso hotel, de onibus levaríamos muito tempo, de metro foi rapidinho até a estaçao Escola Militaire. Descemos nessa estaçao e de lá pegamos um táxi até o shopping, pouco mais de mil pesos chilenos foi o táxi, baratinho porque nao é longe! Chegando no shopping ficamos deslumbrados! É lindo e enorme! Lojas imperdíveis: Fallabella, Ripley e Paris! Várias marcas top de linha dentro de cada uma dessas lojas e preços simplesmente incríveis! No terceiro piso, nao deixem de ir na Casa e Idéias, simplesmente AMEI essa loja!

 

MALL SPORTS:: do Parque Arauco pegamos um taxi - também por pouco mais de 1.000,00 pesos chilenos - para o Mall Sports, um shopping só de lojas de artigos esportivos. Os preços nao sao lá aquelas coisas, mas para quem gosta de esportes, super vale a visita! Fora que esse shopping tem pista de patinaçao no gelo, parede ENORME de escalada e uma onda artificial onde se pode surfar de verdade! Como nesse dia estava muito frio, nao tinha nenhuma aula de surfe agendada, por isso ficamos de voltar outro dia já que meu marido é surfista e queria muito surfar essa onda (desça até o relato de sexta-feira, 12/08 que vc vai ver os detalhes).

 

ÔNIBUS EM SANTIAGO: Para viajar de onibus do transporte coletivo em Santiago é preciso ter um cartao, nao dá pra pagar a passagem em dinheiro dentro dos onibus, tanto que nem tem cobrador! Maaaas nós desavisados resolvemos ir do Mall Sports até uma estaçao de metro de onibus e eis que o motorista simplesmente falou que tudo bem de viajarmos sem pagar, olhem só! É claro que foi uma exceçao visto que ele percebeu que estávamos desavisados! Entao fica o toque, para viajar de onibus, precisa antes comprar um cartao!

 

SHOPPING APUMANQUE: Esse é um shopping menor e mais popular que os outros de Santiago mas que também tem coisas bem bacanas. Nao tem grandes lojas de redes e marcas conhecidas como o Parque Arauco, mas para quem quer ver coisas mais simples vale a visita! Comprei gorros e luvas por preços bons nesse shopping, que fica em frente à estaçao Manquehue do metro! Aliás, vou criar um tópico aqui abaixo sobre o metrô!!!!

 

METRÔ EM SANTIAGO: Um grande aliado para os mochileiros que visitam Santiago - o metrô! Logo nesse nosso primeiro dia na capital santiaguina notamos isso, como é fácil se locomover no metrô! É claro que ele nao chega a todos os lugares, mas por exemplo, aos shoppings... vc vai de metro até o máximo que puder e só depois pega um táxi! Vai gastar muito menos do que se pegar um táxi em todo trajeto, do hotel até o shopping! Fizemos isso todo o tempo, usando o metrô o máximo que pudemos! Em horários de pico, como em toda grande cidade, é lotado, mas nada que nao dê para encarar!!!! Recomendo!

 

RESTAURANTE COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE: O melhor restaurante de Santiago, sem dúvidas! Todo charmoso, ambiente rústico, decoraçao sem igual e a comida... ah a comida! MARAVILHOSA! Nosso primeiro jantar em Santiago foi inesquecível! É preciso fazer reserva porque é concorridíssimo! Nao é barato, mas vale cada centavo! Anotem o site: http://www.comoaguaparachocolate.cl. Para chegar lá é fácil: é só descer na estaçao de metro Baquedano, andar uns dez minutinhos até a rua Constituicion e pronto! Nem precisa de táxi!

 

PISCO SAUER: Foi no restaurante citado acima que o conheci. A bebida típica do Chile: pisco sauer! Maravilhoso! Nao deixem de experimentar!

 

DIA 06/08

 

CAMBIO DE GUARDA LA MONEDA: Nosso segundo dia em Santiago foi para conhecer os pontos turísticos e o primeiro deles foi o Palácio La Moneda, é o palácio do governo daqui. Em frente a esse lugar, a cada dois dias, tem a troca da guarda! Em agosto deste ano foi nos dias pares, mas dando uma busca no google é possível achar em quais dias acontece essa cerimônia! Chegamos um pouco antes para garantir um bom lugar e tirarmos fotos do prédio e dos arredores, que sao lindos! Um jardim maravilhoso está bem em frente e as calçadas que circundam sao um charme, entre bancos e postes de luzes no estilo colonial, ótimo lugar para tirar fotos! A troca da guarda acontece pontualmente âs 10h00 e é uma cerimonia bonita de se ver, com música, cavalaria, marcha, vale a pena!!!!!! Depois da cerimônia, entramos no Centro Cultural La Moneda, que fica embaixo do prédio, mas nao é nada de mais, dispensável!

 

PASEO AHUMADA: No caminho do Palácio La Moneda para a Plaza de Armas, passamos por essa rua que é um calcadao! Eles chamam de "paseo" as ruas que sao de pedestres, fechadas para o transito de veículos, como um calçadao mesmo! Além da Paseo Ahumada tem outra paralela, cheia de gente e comércio de todo o tipo! Na Paseo Ahumada, tomamos o tradicional "Cafe con Pernas"! O que é isso: um estabelecimento que vende vários tipos de café e nada mais, mas que tem como diferencial garçonetes vestidas com saias curtíssimas, com as pernas totalmente de fora! Por isso o nome: "café com pernas"! O café é muito bom e o ambiente diferente! Como, para mim, viajar é conhecer os costumes locais, essa é parada obrigatória!!!!

 

PLAZA DE ARMAS:: É na seqüencia do calçadao da Paseo Ahumada, logo nos deparamos com a Plaza de Armas, é impossível nao reconhecer! Ali estao vários prédios históricos e importantes: a Catedral Metropolitana (vale entrar pra ver, maravilhosa por dentro e por fora!), o Correo Central, a Municipalidad de Santiago e o Museo Histórico Nacional. Sobre o museu, o que resolvi fazer: como Santiago tem MUITOS museus, elegi alguns que, pelo que pesquise, valiam mais a pena conhecer. Se fosse para ir em todos tomaria muito tempo e também seria um saco! rsrsrs Entao escolhi aqueles que mais retratam a história do Chile e o Museo Histórico Nacional é um deles! A entrada custou $ 600 por pessoa e realmente valeu a pena, mostra toda a história desse país com coisas que nem imaginamos!

 

MUSEO CHILENO DE ARTE PRECOLOMBINO: É uma rua abaixo da Plza de Armas e vale MUITO a pena conhecer! Foi outro dos museus que elegi para entrar e visitar, sem dúvida incrível! A entrada é mais cara, 3.000 pesos chilenos, mas nao sei por qual motivo nesse dia nao pagamos nada pra entrar! Adorei o lugar, tem peças inimagináveis!

 

MERCADO CENTRAL: Na continuaçao da rua onde fica o Museo de Arte Precolombino está o Mercado Central, é só ir perguntando que vc chega lá! Visita obrigatória, apesar de ser um mercado de peixe como outros que temos no Brasil, é uma marca da cultura santiaguina porque tudo aqui sao frutos do mar! Várias barracas com peixes frescos podem dar náuseas nos mais enjoados - o que nao é meu caso! - mas a variedade impressiona! Lá dentro também há vários restaurantes e já sabíamos que o Donde Augusto é o mais tradicional... mas também o mais caro (caríssimo, aliás)! Olhando, conversando e pesquisando, elegemos o restaurante Tio Lucho para almoçarmos a tradicional Centoia por um preço mais em conta! É o prato típico do lugar e nao podíamos deixar de provar! Valeu a pena! Muito, muito bom para quem gosta de frutos do mar como nós!

 

CERRO DE SANTA LUCÍA: Depois do almoço no Mercado Central, caminhamos até o Cerro de Santa Lucía, também nas proximidades do nosso hotel. Logo que nos aproximamos vimos as escadarias! Que lugar maravilhoso! Uma construçao única, com paradas para admirar a vista a cada lance de escada! Sao muitos degraus SIM, mas nada que o mínimo de condicionamento físico nao permita encarar a chegada até topo! Nesse dia o céu estava meio encoberto... ainda assim valeu a vista de toda a cidade e de parte da Cordilheira dos Andes! Uma dica: separe no bolso uma moeda de 100 pesos para colocar na luneta que permite a visao aumentada de cada detalhe dessa vista maravilhosa!

 

PARQUE FORESTAL: Saindo do Cerro de Santa Lúcia por trás, está o Parque Forestal. Arborizado e bonito, ótimo para uma caminhada!!!! Uma curiosidade desse parque é que tem uma biblioteca onde se pode alugar livros para ler no parque! Bem bacana!

 

PÁTIO BELLA VISTA: Depois de bater perna o dia inteiro, a noite nosso destino foi o Pátio Bella Vista, no bairro Bella Vista, point dos barzinhos de Santiago (http://www.patiobellavista.cl)! Tínhamos passado por lá um dia antes, a caminho do restaurante Como Água para Chocolate, e decidimos que nosso sábado a noite seria em uma das baladinhas desse lugar que tem vááárias baladinhas, pra todos os gostos, além de lojinhas e espaços culturais! Escolhemos o bar Back Stage (http://www.bksexperience.com). Pisco sauer maravilhoso, chopp do bom, petiscos ótimos e música de primeira! Recomendo!!!! Para chegar lá também fomos de metro, descendo também na estaçao Baquedano! Já na volta nao tem jeito... tem que ser de táxi!

 

07/08

 

CERRO SAN CRISTOBAL: O dia amanheceu com céu limpo, por isso esquecemos tudo que havia antes no roteiro e fomos direto para o Cerro San Cristobal, de onde o bom tempo nos permitiria uma vista maravilhosa! Pra chegar é também pelo metrô, descendo na estaçao Baquedano, caminhando pela Rua Constituicion até o fim, sai no Cerro San Cristóbal! Muito bacana pegar o funicular (uma espécie de bondinho sobre trilhos, como do Cristo Redentor no RJ) e ir até o zoológico! Gostei muito desse zoo! De lá é só embarcar de novo no funicular e ir até o topo do cerro! Vista linda, clima incrível, uma santa padroeira no topo, visita indispensável, obrigatória!!!!! Separe mais que uma manha toda para esse passeio, leva tempo e cada minuto é bem aproveitado!

 

MUSEO LA CHASCONA: A casa de Pablo Neruda em Santiago é numa rua quase sem saída, escondidinha mesmo, mas bem na descida do Cerro San Cristóbal, é só perguntar, é coladinho mesmo com o cerro! É uma graça, tem uma lojinha e uma cafeteria na entrada, onde se vende o bilhete para entrar no museu a 2.500 pesos chilenos. O problema é que nao se tem visitas a toda hora, sao horários determinados e como na hora em que fomos faltava muito para a próxima visita monitorada, nao entramos! Até porque me disseram que muito do que se tinha nessa casa foi perdido em terremotos, claro que ainda asim deveria ser bacana, mas nao entramos. Mesmo assim, vale pelo menos uma passada por lá... em frente â casa tem uma espécie de uma praça com vigas de concreto que tem frases do Neruda, bonito de se ver!

 

BARRIO BELLA VISTA: Na saída do museu acima, aproveitamos para passear pelas ruas desse bairro cheio de bares e agitaçao! É uma passadinha só para apreciar as ruas e os bistrôs espalhados por todos os lados!

 

EMPÓRIO LA ROSA: Aqui no Mochileiros li muita gente recomendando o sorvete desse lugar. No dia em que fui no Cerro de Santa Lucía eu procurei mas nao achei o tal empório... mas insisti e na volta dos passeios da manha paramos para o sorvete mais incrível que já provei! Empório La Rosa, na junçao da Calle Mercedes com a calle Monjitas, ao lado do Parque Forestal, perto também da Estaçao Baquedano, nao deixe de procurar e provar! O que eu recomendo: uma bola de chocolate com laranja e outra de doce de leite! Bom demais, nenhum sorvete no Brasil é como o sorvete do Chile!

 

SHOPPING ALTO LAS CONDES: A ida a esse shopping nesse dia foi um acaso. Iríamos para um restaurante, mas nao conseguimos a confirmaçao da reserva, entao decidimos conhecer esse shopping que ficou faltando no dia que havíamos separado para as compras. Fica na regiao do Parque Arauco, um pouco mais distante. É um shopping mais "comum", mas também grande e bonito. Destaque para o supermercado Jumbo que tem dentro do shopping: vinhos baratíssimos! Isso fora tudo mais que se encontra por lá, o mercado é enorme! Aproveitamos pra comprar as coisas que levaríamos de lanche no passeio do dia seguinte! Para chegar nesse shopping fomos até a estaçao de metrô Escuela Militar e de lá pegamos um táxi até o shopping.

 

08/08

 

DIA DE NEVE: Estávamos ansiosos para conhecer a neve, mas deixamos para segunda-feira porque soubemos que aos fins de semana as estaçoes de esqui ficam muito lotadas! Escolhemos ir primeiro em El Colorado porque pretendíamos fazer snowboard e El Colorado é mais indicado para iniciantes em comparaçao com outras estaçoes de esqui, como nao tínhamos nenhuma experiencia, essa foi nossa opçao!

 

SKI TOTAL: Pesquisamos várias operadoras que levam até as estaçoes de esqui, tentamos inclusive a Sousa´s Tour, muito recomendada aqui no Mochileiros. Acontece que nos dias que queríamos a Sousa´s nao tinha os passeios que nos interessavam e depois ainda soubemos que a locaçao do traje para esqui era mais caro com a Sousa´s, entao optamos pela Ski Total. Para chegar lá é bem fácil, pegamos o metro bem cedo até a estaçao Escuela Militar, tres quarteiroes a frente, na Avenida Apumanque fica a loja da Ski Total. Chegamos lá antes das 7h00 da manha e, se soubéssemos, chegaríamos ainda antes! Já tinha gente lá esperando para alugar os equipamentos de neve. A dica é essa: chegar cedo porque fica lotado, com filas para tudo, nós fomos os terceiros a chegar lá, mas foi meio assustador ver um monte de gente chegando quase ao mesmo tempo, se nao madrugar lá o bicho pega! Bom, locamos botas e prancha para snowboard, luvas, óculos e calça impermeável para neve (casaco tínhamos os nossos próprios, nao precisamos locar). Contratamos também o transporte de ida e volta e compramos aula de snowboard com um instrutor. No total, eu e meu marido pagamos 90.000 pesos chilenos por tudo isso. Fomos num onibus que subiu as montanhas maravilhosas, cobertas de neve, parando primeiro em Farellones para o desembarque de parte do grupo e depois seguindo a El Colorado.

 

EL COLORADO: Nao tínhamos experiencia nenhuma com neve e muito menos com snowboard, mas a impressao ao conhecer El Colorado é que lá é mesmo ideal para quem quer começar a aprender a esquiar ou fazer snow. Nessa estaçao de esqui tem pistas pequenas, intermediárias e um topo maior, mas para iniciantes é o ideal porque dá pra se arriscar até nas intermediárias. Fizemos aulas de snowboard na escola "El Zorro" e eu sinceramente nao recomendo. Nosso instrutor era um frances que falava espanhol mas nao conseguiu se comunicar conosco com facilidade como os chilenos... aprendemos apenas o básico com ele, mas desenvolvemos mais mesmo depois que terminou a aula, quando ficamos livres para treinar e arriscar por conta própria!!!! O valor que pagamos na Ski Total pela aula deu direito a ficar na pista de treinos e numa outra pista nao muito grande, entao pagamos mais 10.000 cada um para subir de teleférico até o Mirante, onde tem um restaurante. Tomamos uma cerveja lá por 4.000,00 cada uma e depois meu marido desceu de snow! Ele tem experiencia com surfe e skate entao foi mais fácil... já eu, desci com a prancha debaixo do braço só fotografando!!!! As paisagens sao incríveis, a vista maravilhosa, a neve é algo indescritível para quem nunca tinha visto, como nós! Vale a pena e eu recomendo El Colorado para quem quer aprender a fazer esportes de neve!

 

(ATENÇÃO PESSOAL, ATÉ ESSE PONTO DO RELATO ESCREVI LOGO DEPOIS DE RETORNAR DA VIAGEM. DO DIA 09 EM DIANTE ESTOU COMPLETANDO SÓ AGORA - EM 26 DE DEZEMBRO! ENTÃO NÃO TENHO MAIS MUITOS DETALHES, AS INFORMAÇÕES SÃO MAIS GERAIS, MAS TAMBÉM POR TÓPICOS PARA PODER AJUDAR NO QUE PUDER, OK!)

 

09/08

 

VIÑA DEL MAR E VALPARAÍSO: Nossa ida ao litoral foi só no quarto dia de viagem propositadamente. Esperávamos encontrar nos dias anteriores pessoas que conhecemos aqui no Mochileiros.com para racharmos uma van e economizar no passeio! Deu certo! Não tenho aqui os contatos da van que nos levou porque quem fechou esse serviço foi uma das nossas companheiras de passeio, a Juliana, mas não é difícil encontrar esse serviço por lá! O motorista da nossa van era super gente boa, no caminho parou em uma viña para nós conhecermos, na viña Santa Emiliana! Na época em que fomos, o vinhedo está seco, afinal, é a época de friozão no Chile, mas ainda assim é lindo e vale a paradinha! Depois fomos para Valparaíso, uma cidade que sinceramente é feia, mas valeu a pena pela ida à Casa Museu de Pablo Neruda. Gente, não deixem de ir! Se não me engano a entrada custa em torno de $ 3.500 pesos chilenos. Não tem guia, em vez disso, os visitantes ganham um aparelho parecido com um telefone, aí vc disca o número do andar em que vc está e uma narração explica tudo o que tem em cada andar, é enorme, se não me engano cinco andares com uma narração mega detalhada de cada objeto e cada ambiente do imóvel de veraneio do Neruda! E o melhor: tem opção de ouvir a narração em português! Bom né! Não fizemos mais nada além disso em Valparaíso, seguimos direto para Viña del Mar. Essa sim é uma cidade linda! Super florida e bem planejada, ruas bonitas, shoppings, cassinos! Almoçamos à beira mar e depois, mesmo com o friozão, andamos na praia e colocamos o pezinho no mar gelado do pacífico! Paramos também no lugar onde tem o Moai original da Ilha de Páscoa! Foi isso nosso dia de passeio, claro que nada comparado às opções de Santiago e à neve das montanhas, mas acho que não dá pra ir pro Chile e não conhecer Viña del Mar!

 

RESTAURANTE GIRATÓRIO: Li aqui no fórum muita gente falando que o Giratório é coisa de turistão, que nem é bom, mas eu AMEI! O chão gira mesmo, beeem lentamente, mas permite uma vista 360 graus da cidade! E a comida também é maravilhosa, comemos muito bem lá e o preço é mais ou menos o mesmo dos bons restaurantes de Santiago, não é barato mas vale o preço! Atendimento também foi nota 10! Depois de "Como Água para Chocolate", foi o melhor restaurante onde estivemos!

 

10/08

 

VIÑAS: Fiquei muuuito em dúvida em relação às viñas. O que li aqui no Mochileiros deixou muitas dúvidas, por isso não sabia o que decidir. Como uma prima minha me disse que tinha amigos na viña Santa Carolina, ela me deu de presente uma visita exclusiva à essa viña, por isso nem pesquisei mais sobre as outras! Só não posso recomendar muito essa viña porque não sei como é o preço e o atendimento lá às pessoas que agendam visitas comuns. A nossa foi maravilhosa mas foi num esquema "vip" então a própria diretora de marketing nos acompanhou na visita monitorada e depois fizemos uma degustação com cinco tipos de vinhos diferentes além de vários petiscos! De qualquer forma, foi muito bom, o enólogo de lá é ótimo, saímos de lá nos achando os mais experts em vinhos! Só não posso comparar com outras viñas porque não pesquisei muito a respeito.

 

CERRO DE SANTA LUCÍA (de novo): voltamos lá porque esse dia estava com céu bem mais azul do que no outro dia em que fomos. Valeu a pena! Com o tempo mais aberto, o contorno das cordilheiras fica lindo margeando o céu azul! Amei o cerro!

 

FERIA DE ARTESANATO DE SANTA LUCÍA: é bem em frente ao cerro, zilhões de lojinhas com zilhões de artesanatos! Só não comprei porque já tinha gastado bastante nos shoppings, mas lá tem bastante opção pra quem gosta de artesanato local!

 

PIZZARIAS E MERCADOS: Tem várias pizzarias na Passeo Ahumada, pertinho do nosso hotel. Como a noite desse dia antecedia um dia em que tinhamos que acordar cedão para ir esquiar, em vez de jantarmos fora, compramos uma pizza e levamos para o hotel! Ah, primeiro passamos num mercadinho também perto do hotel para comprar empanadas e água para levarmos no passeio às cordilheiras e aproveitamos para comprar um vinho! Resultado: pizza e vinho no quarto do hotel! É uma boa dica pra quem não quer sair a noite, quer gastar pouco e aproveitar para curtir o quartinho do hotel rsrsrs!

 

11/08

 

VALLE NEVADO: Fomos mais uma vez pela Sky Total e de novo chegamos bem cedo para escolhermos o equipamento e sairmos nas primeiras vans para as montanhas. Como já tínhamos feito a aula de snowboard em El Colorado (e tinha sido um fracasso para mim), só alugamos o equipamento mesmo, mas eu escolhi o esqui desta vez! Aliás, para quem não tem experiência com esportes na neve, faça esqui! Mil vezes mais fácil!!!! Peguei as manhas sozinha, sem precisar de instrutor! Logo já estava descendo montanhas enormes, sério! Aliás, que montanhas! O Valle Nevado é mais caro que El colorado mas vale a pena: é muito mais lindo e a estrutura de atendimento aos turistas achei bem melhor no Valle Nevado! Até nas pistas de aprendizado tem sistema de subida é mais ágil, são vários teleféricos para vários níveis de dificuldade! Ah, uma coisa ruim em Valle Nevado e que nos demos mal: ao comprar as chaves dos lockers que são os guarda-volumes, uma vez fechado o armário, quando vc abrir seja pra pegar uma coisinha de nada, já perde a chave! Tipo, abriu perdeu, tem que pagar de novo pra guardar de novo as coisas no locker! Isso se tiver vaga, porque no nosso caso quando abrimos não conseguimos outra chave e tivemos que carregar a mochila o resto do dia! Fora isso foi tudo maravilhoso! Pra mim, o melhor dia da viagem! Descer a montanha de neves é viciante! Delicioso! E o Valle é lindo, agora que já conheço Santiago, na minha próxima ida ao Chile vou com certeza querer ficar hospedada no VAlle Nevado!

 

PIMENTA: Esse é o nome do barzinho ao lado do nosso hotel! No dia pós neve, foi lá que ficamos e a dica - não só lá, mas em outros pubs de Santiago - é tomar cerveja artesanal! Deliciosa!

 

12/08

 

CENTRO ARTESANAL LOS DOMINICOS - Gente, li a respeito desse centro artesanal aqui no Mochileiros mas não imaginava que era tão maravilhoso! Mil - aliás, um milhão! - de vezes melhor que qualquer outra feirinha de artesanato! Tem centenas de lojas com muitas opções de TUDO que se pode imaginar. Para chegar lá é só ir até a estação final Los Dominicos, fica pertinho da estação, dá pra ir a pé! Recomendo, é um charme!

 

MALL SPORTS (de novo): voltamos lá porque meu marido queria porque queria surfar a "olla", a onda artifical! Primeiro almoçamos na pizzaria que fica colada na "olla", é uma pizzaria meio natureba que também tem massas e outros pratos, preço razoável, pratos delicinhas! Compramos massa e ganhamos uma taça de vinho! Depois disso, meu marido comprou a aula de surf por cerca de R$ 60,00, dá direito a uma hora de aula! Agora atenção a quem - como o meu marido - surfa em praias reais: a onda artifical é totalmente diferente em termos de movimento para ficar de pé na prancha e surfar a olla! Meu marido apanhou! Mesmo assim curtiu e eu me diverti muito rindo e tirando fotos!!!!

 

PARQUE ARAUCO (de novo): esse shopping vale muito a pena gente, por isso voltamos lá no fim do dia e ficamos até a noite, lá é maravilhoso porque além das lojas tem música ao vivo e vários restaurantes, comemos numa creperia divina enquanto assistíamos ao show de música.

 

13/08

 

PARQUE DE LAS ESCULTURAS: Parque bonito e diferente pelas esculturas, vale a pena para um dia lightzinho como foi esse nosso último dia em Santiago!

 

Bom, essa foi a nossa viagem pessoal, espero poder ter ajudado em algo! Abaixo, o link público do Facebook para quem quiser dar uma olhada nas nossas fotos! O Chile é incrível, vale muito a pena, eu quero em breve voltar pra lá!!!! Segue o link:

 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1682732007465.66274.1812547733&type=1&l=8e673ab5f4

 

Um grande abraço! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Fantastico relato! Parabens! E as fotos do face estao otimas tbm..

Vou a Santiago em agosto tambem e eh bom ver um relato exatamente dessa epoca pq o clima me preocupa...

Vou fazer soh 1 dia de esqui e como voces foram tanto em El Colorado e Valle Nevado, qual voces escolheriam? E qual o preco do Valle Nevado?

Ahh e quanto foi a centolla "mais em conta" que voces encontraram?

Agradeco desde ja!

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi lenina, qto tempo!!!

 

Vi o seu álbum pelo facebook e as fotos ficaram mto legais, incluse as nossas do passeio de Viña e Valpo!

 

Realmente essa é a diferença do mochileiros, aqui conseguimos além de informações, cia para aproveitar alguma coisa por onde passamos.

 

O relato tb está mto bom. Eu tinha vontade de fazer um, mas não tenho a paciência que vc teve. hehehehe

 

Mande um abraço meu e da Juliana para o Leandro.

 

E para ajudar no relato o nome da empresa que fizemos o passeio foi a sousas tour e o guia foi o cristian q com toda a certeza é uma figuraça.

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...