Ir para conteúdo

Serra da Ibiapaba/CE - 3 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Eu, meu namorado e mais um casal de amigos resolvemos fazer uma viagem até a Serra Grande (ou ainda Serra da Ibiapaba) para conhecer algumas trilhas. Deixa eu explicar pra quem não conhece (roubando info do google, claro):

 

A Serra da Ibiapaba serve de divisa entre os estado do Ceará e Piaui. Saindo de Fortaleza pela BR-222 (passando por Sobral, rumo a Teresina), rodamos uns 300km até chegar em Tianguá. A viagem é relativamente rápida e tranquila, com uma estrada razoavelmente bem cuidada... Ainda assim, vale lembrar que dirigir durante a noite não é uma boa idéia por aqui. Vimos uns acidentes sinistros no caminho, todos envolvendo caminhões.

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

 

- Dessa vez não levei meu caderninho, então não lembro o nome de alguns restaurantes e alguns preços estão meio que "por cima".

- Também não estava com a minha máquina (e detesto usar a dos outros), então não bati tantas fotos quanto gostaria.

 

Então...

 

Dia 1 - SOBRAL E TIANGUÁ

 

Saímos de casa bem cedinho e pegamos a estrada, decididos a parar em Sobral para tomarmos café da manhã.

 

Uns 30 minutos antes de entrar na cidade, eis que nos deparamos com a primeira aventura: um homenzinho na estrada, vendendo um tatu! Paramos o carro imediatamente. A ideia era comprar o bichinho e soltar bem mais adiante... Só que quando o cara se aproximou, vimos que atrás dele tinha um saco CHEIO de animaizinhos! Ele correu até o carro pra nos mostrar a "mercadoria" (o pobrezinho do tatu estava costurado com arame pra não sujar o carro dos fregueses, mas ainda estava vivo). Percebemos que não ia adiantar nada comprar aquele e soltar.. então, enquanto meu namorado ganhava tempo perguntando o preço, nosso amigo no banco de trás ia preparando a máquina fotográfica o o GPS para registrar a área. Tentamos argumentar e pedimos que ele soltasse os animais.. Ele apenas riu e disse "pague que eu solto". Nessa hora, meu namorado disse que era do IBAMA, que não queria confusão e que se ele soltasse os bichos, não haveria problemas. O cara ficou pálido de medo, disse que ia buscar um saco pra gente levar, e saiu correndo pelo mato em disparada com os animais. Batemos fotos da casa dele e registramos a posição no GPS. Meu namorado não trabalha no IBAMA (dããã), mas nosso amigo é biólogo e tem vários contatos.. Então ficou fácil entregar esse material pras pessoas responsáveis e estamos na esperança de ter dado em alguma coisa.

 

PEDIDO: Não deixem de denunciar quando encontrarem situações desse tipo! O IBAMA tem muitos problemas, mas muitas vezes é a nossa omissão que atrapalha maiores resultados... Ninguém pode ficar calado diante de tanta crueldade e descaso.

 

Bom.. chegamos em Sobral depois de 2h30 de viagem. Sobral é uma cidadezinha muito agradável, toda bonitinha... só que é quente pra desgraça. Fomos tomar café na padaria Pão e Cia, perto do famoso Arco do Triunfo. Recomendo o pão doce (R$ 2), enorme e delícia. Tudo muito gostoso e muito baratinho. Queríamos passar na lanchonete Fino Sabor (que vende uns doces e salgados MA-RA-VI-LHO-SOS, mas ainda estava fechada.

 

De Sobral até Tianguá, levamos 1h (indo com calma e parando pra bater foto de passarinho). De cara, achei Tianguá muito sem graça. É conhecida como a principal cidade da Serra Grande, mas achei pouco movimentada e sem grandes opções de lazer. Ficamos numa casinha que pegamos emprestada com um amigo, então dessa vez não posso nem recomendar hotel/pousada.

 

Nesse primeiro dia fomos conhecer uma RPPN (reserva particular do patrimônio natural) mantida pelo Serra Grande Hotel de Tianguá. É muito lindo! Dá pra fazer umas trilhas curtinhas que levam até duas cachoeiras. Tem um mirante que é uma belezinha.. Tudo muito verde, muito tranquilo...

 

20100411174627.jpg

 

20100411174748.jpg

 

Depois fomos até Ubajara (uns 15km de Tianguá), conhecer nosso menor Parque Nacional (porém, não deixar de ser lindo). Lá é tudo muito organizadinho: tem horários definidos para as trilhas guiadas (e tem trilha para todas as idades), uma lanchonete arrumadinha e uma vista INCRIVEL de tão linda. O Parque tem um bondinho que leva os visitantes até a famosas gruta, que possui formações naturais muito bonitas. Preço por pessa: R$ 8. Maaaas.. ainda não era o momento!

 

20100411180217.jpg

 

20100411180453.jpg

 

Voltamos para Tianguá e fomos almoçar numa churrascaria. Comemos muito e fomos muito bem atendidos. O garçom fez a gentileza de ir comprar uma banana só preu poder comer com paçoca! Hahaha.. adoroooo banana com paçoca!! Aliás, paçoca nessa região é indispensável... Muito bom!!! Pagamos uns R$ 60 ao todo (4 pessoas).

 

Andamos no centrinho (nunca vi tanta loja vendendo coisa de plástico como aqui) e tomamos picolé na pracinha. Voltamos pra casa pra tirar um cochilo.

 

A noite resolvemos sair pra jantar. Fomos ao restaurante Yakissoba e detestamos. Claro que não pedimos o sushi, pois já tive experiências dramáticas comendo em locais desconhecidos, mas os outros pratos foram horrendos. O cardápio oferecia vários itens, mas quase tudo indisponivel. O yakissoba (de miojo) não tinha legumes, a cerveja era quente, o camarão ao alho e óleo mais parecia ter areia dentro... um terror. Fomos até uma pizzaria bem simples ali perto e nos surpreendemos. Atendimento fantástico (garçons educadissimos), preços baixissimos.. e a comida uma delícia. Pedimos um calzone a moda da casa (tradução: um que tinha de tudo um pouco dentro). Tinham vários tamanhos no cardápio, de PP a GG. Arriscamos no GG achando que daria pra beliscar tranquilamente. Gente.. o negócio era enooooooorme. Uma super pizza extremamente recheada, dobrada ao meio. Caimos na risada.. Levamos o troço pra comer em casa. Rendeu um jantar e um almoço pra nós 4! =P

 

20100411182740.jpg

 

DIA 2 - UBAJARA e VIÇOSA DO CEARÁ

 

Acordamos cedinho e voltamos ao Parque Nacional de Ubajara. A idéia era fazer uma trilha, de pouco mais de 7km, até a gruta. Queríamos fazer com calma, aproveitando tudo, então convencemos um guia a nos acompanhar com exclusividade. Foi uma aventura e tanto! A trilha não é das mais impossíveis (embora tenha trechos ingremes e escorregadios), mas a chuva veio e alguns problemas (e quedas) foram inevitáveis. No entanto, tudo é muito lindo.. as cachoeiras, a vista... e até conseguimos encontrar alguns animaizinhos bacanas (macaquinhos, um porco-do-mato, alguns pássaros bonitos, etc.). Valeu demais!

 

20100412000800.jpg

 

20100412003419.jpg

 

20100412003622.jpg

 

20100412003901.jpg

 

Chegamos super cansados, molhados e cobertos de lama da cabeça aos pés.. e não entramos na gruta. Só pode entrar de 12 em 12 pessoas, e havia um verdadeiro batalhão esperando na entrada. Sempre há uma próxima vez... e nossas pernas não aguentavam mais nada!

 

Ainda fomos bater na tal cachoeira do Boi Morto (uns 11km do centro), mas achamos tão absurdamente sem graça que resolvemos voltar pra casa e descansar.

 

De noite fomos conhecer Viçosa do Ceará (30km de Tianguá). Nos apaixoamos!! A cidade é muito linda, toda ajeitadinha, limpinha... uma graça!! Fomos até a Igrejinha do Céu (o nome diz tudo, parece que estamos nas nuvens, é o ponto mais alto da cidade!) e ficamos por lá até de madrugadinha. Conhecemos o Ponto da Cultura (umas lojinhas interessantes, cheias de história) e jantamos maravilhosamente bem no restaurantezinho que tem lá. Incrível como tudo é muito baratinho, desde as lembrancinhas nas lojas aos pratos no restaurante. Tudo muito gostoso também! Comemos e bebemos MUITO e pagamos menos de R$80 (4 pessoas). Ningém queria voltar pra Tianguá depois de ver Viçosa.. Voltamos com o coração partido.

 

Pra chegar na Igrejinha existem duas opções: de carro ou subindo os mais de 330 degraus, apreciando as estações da Via-Sacra e uma vista maravilhosa da cidade. Como estava escuro e muito frio, optamos pelo carro.. até porque ninguém sabia como ia ser pra descer tudo isso depois das cervejinhas.

 

Ficamos sabendo que Viçosa tem muita coisa linda pra conhecer: cachoeiras, poços, canyon, etc. Mas não deu... Com certeza voltaremos pra explorar mais.

 

20100411234040.jpg

 

20100412004115.jpg

 

 

DIA 3 - SÃO BENEDITO e MERUOCA

Acordamos cedinho, colocamos as tralhas no carro e zarpamos para São Benedito (uns 40km de Tianguá). A idéia era parar em num hotel charmosinho chamado Inhuçu pra tirar umas fotos de passarinhos e tomar café da manhã. São Benedito é ainda mais friozinho que Viçosa e a neblina tava com tudo quando chegamos, às 9h. Realmente, o hotel é muito lindinho e muito calmo. Ficamos um pedacinho por lá e tomamos o rumo da Serra da Meruoca, já voltando pra nossa terrinha.

 

20100412000020.jpg

 

No caminho, quase saindo de São Benedito, vimos um muro pintado: "Vendemos morangos e geléia de morango". Não deu outra. Paramos, compramos 2 caixas cada um (R$3 a caixa) e um pote grande de geléia caseira cada um (R$4 a unidade). Foi a farra do morango... Ainda dava pra ter ido conhecer a plantação, mas o tempo tava passando e ainda tinhamos uma parada.

 

Chegamos na Serra da Meruoca às 13h e fomos direto para o Ytacaranha Hotel de Serra. Minha familia tem casas na Meruoca, então já rodamos bastante por lá.. Mas nunca tinhamos ido ao hotel. É bem bacaninha, grande, meio velho e com uma decoração duvidosa.. Mas a comida é super gostosa e os preços baixinhos. Por exemplo, o foundue (carne, queijo ou chocolate) custa R$18 e um prato de salmão pra duas pessoas custa menos de R$30. Vale a pena...

 

20100412000212.jpg

 

Depois do almoço, mais fotos de passarinhos (meu namorado é viciado em ornitofauna) e voltamos pra casa. Viagem foi corrida, pois realmente não tinhamos muito tempo pra ver tudo. Faltou muuuuuita coisa. Ainda assim, fica o registro pra quem tiver interesse.

 

Gasto total com gasolina: R$ 250 (mas rodamos muito, muito mesmo).

 

Té a próxima!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

Morei na serra da Ibiapaba durante 2 anos, e me apaixonei pelo local. Volto à região quase todos os anos à partir de então!

 

É realmente tudo maravilhoso como a colega descreveu, e eu poderia acrescentar ainda uma dezena de lugares lindos como os que Dani informou, sem repetir as belezas características de cada um. Vale à pena conhecer.

 

Saudades da região.

Link para o comentário
  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...