Ir para conteúdo

SKI NO CHILE - EL COLORADO E VALLE NEVADO AGOSTO/SETEMBRO 2013


Posts Recomendados

  • Membros

CHILE - SANTIAGO - TEMPORADA DE SKI ALTA E MEDIA TEMPORADA

 

::Cold:: Boa tarde meus caros colegas mochileiros! Santiago para quem bem pouco conhece, é uma cidade com uma infra-estrutura imensa, não pense que você vai chegar lá e vai desenrolar em andar de carro pela cidade, pois eu digo por experiência própria que não é fácil. Bem, vou descrever como foi minha viagem a vocês e espero que sirva de algo para quem pretende esquiar ou se aventurar neste esporte. Eu e minha esposa víamos de Buenos Aires, após ter passado 6 dias passeando e fazendo comprar (é o lugar ideal para quem pretende comprar roupas de ski, anteparras (óculos de ski), capacete, etc... verificar os meus comentários da viagem em Buenos Aires ). Chegamos em Santiago no dia 27/08/2013 - primeiro dia - nos dirigimos à Providência, no entanto nos perdemos e acabamos por decidir a comprar um GPS, pois a cidade tem pistas imensas, vários túneis, embora serem muito bem conservadas devido ao pedágio, o trânsito muda finais de semana e a pessoa acaba se perdendo no meio do trânsito altamente congestionado. Em suma, o com o uso do GPS você encontrará tudo bem mais fácil sem necessidade de ficar rodando pela cidade gastando combustível. Outro detalhe importante, é você antes de viajar, tirar no detran um carteira chamada de PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR ,(você pode solicitar on line no site do detran, escolher o local de entrega e o prazo médio que eles dão fica em torno de 2 dias.

colorad.jpg.db79b1239878fb02df638b9d97672420.jpg

Passamos cinco dias esquiando, três dias em El COLORADO 28, 29 e 30 de agosto/2013 e dois dias em VALLE NEVADO 31/08 e 02/09 de 2013. Os três dias foram de sol intenso na estação de ski EL COLORADO. Na subida, você encontrará pessoas alugando as cadenas (correntes) de uso obrigatório . Depois mais na frente você se encontrará um posto policial, normalmente eles abordam os carros com intuuito de perguntar sobre as correntes(cadenas em espanhol), no entanto como não neva, disse para eles que não tinha nieve Como não estava nevando, ainda disse que não tinha nieve, sendo assim liberaram tranquilamente. Para quem vai para regiões mais distante, como PORTILHO aconselho tentar comprar ou alugar (verificar qual é mais viável, dependendo dos dias que você vai para o ski resort, com certeza o melhor é você ir de tranfer, sem sombra de dúvida, principalmente se você não está preparado fisicamente total (um dia de ski deixa a pessoa muito cansada). Segundo dia de muito sol, nós estávamos em cima da neve esquiando e o sol tinindo pra valer, muito calor, tinha gente esquiando de calça jeans e camisa comum coisa que eu nunca havia visto antes (não vá fazer o mesmo, pois ao cair na neve você quando você se levanta a neve derrete de imediato e você pode sentir frio depois todo molhado) . Terceiro dia - ao meu ver foi o que teve melhor rendimento, pois já estávamos mais aptos a fazer manobras melhores que no segundo, no primeiro dia mesmo foi mais fotos do que esquiar. No quarto dia, seguimos rumo a VALLE NEVADO, você segue como quem vai para EL COLORADO, chegando já a uns 2700 metros, por aí, você ja vê uma placa indicando VALLE NEVADO, pena que não deu para bater umas fotos, além de você perder tempo na sessão, já estávamos em cima da hora e não se dá para subir e descer a cordilheira correndo, tem que ir devagar em determinadas curvas, que são muito íngremes, mas o fato de não ter neve no caminho facilita bastante muito a subida e descida. Acredito que se eu fosse em junho ou julho, iria de excursão, não teria coragem de subir aquilo ali com neve. Bem, chegando em VALLE NEVADO você vê atendentes simpáticos, superprofissionais, diferente de EL COLORADO que tratam muito bem os brasileiros, (o tratamento em Valle Nevado é nota mil), mas isso pouco me importava, o que eu queria mesmo era esquiar.

Mas não me arrependo, colocaria tudo de novo, porém VALLE NEVADO primeiro lugar e em segundo EL COLORADO. Aconselho a chegar cedo em ambas estações, pois estacionamento é o problema, você encontra mas distante lugar para estacionar o carro e cansa bastante você andar no sol quente com botas de neve. Quando for andar, não esqueça de folgar a bota, para não machucar sua perna. Se for esquiar, aperte tudinho de novo, também não esquecer. Tudo no ski requer calma, principalmente para o inciante que não está acostumado. Apreenda essencialmente a frear.

598da83e7253b_MARINASARAUCO(1).jpg.4bb39bdb5839d4cd554619727f813737.jpg

::hahaha:: Santiago parece muito com uma Grande São Paulo em termos de trânsito, embora a cidade ser calma e as pessoas serem muito educadas, e muito na delas, mas quando o assunto se trata em dar informação, não tenho o que reclamar. A moeda é o CLP - peso chileno, se vc quer ter ideia quanto custa algo, divida por 500 e multiplique pelo dólar. Exemplo: 10.000 (dez mil pesos) = 20 dólares x 2,45 (cotação do dólar em reais no mês de agosto de 2013) teremos em reais 49 reais. Bem, é isso aí, se você tiver uma conta no Santander, será de grande utilidade, pois diferentemente da Argentina, em Santiago você não lucra muito nas compras, apesar da baixa tributação. De logo, lhe afirmo que se for tirar 100.000(cem mil pesos no caixa), será cobrada uma taxa de 3.000= = fica em torno de 12 reais. Bem, em suma, se tiver dinheiro em Conta corrente, acho a melhor opção do que usar o cartão de crédito, pois além de você pagar IOF, ainda paga em dólar, o que não é nada bom.

598da83e559a4_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(32).jpg.0b96334040a688ea9ae1ef51bf60c5ad.jpg

::sos:: Aconselho muito a ir com o GPS ATUALIZADO COM O MAPA DO CHILE, ou senão, vá no (só vende neste) PARQUE ARAUCO, nas tiendas(lojas) FALABELLA, lá você encontrará um GPS, compre um lacrado e peça para colocar para funcionar, pois dei o azar de comprar um com defeito e passei 3 dia que nem louco rodando a cidade, pois o trânsito é uma loucura, mas com GPS, tudo se torna fácil e tranquilo, com certeza. Se estiver nevando, aconselho a procurar comprar uma cadena(corrente), pois além de ser obrigatório, você vai ter sérios problemas ao subir e descer as Cordilheiras dos Andes. Subimos cinco vezes a Cordilheira, estava muito sol nos 4 dias, tive sorte pois o aluguel custa 10.000 pesos = 56 reais por dia, imagina!

598da83fd97aa_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(12).jpg.dae7137f139ebe42de25029b7f53f90d.jpg

::putz:: No Quinto dia começou a nevar em Valle Nevado quando já estava em cima da montanha, só que perguntei antes as pessoas do Valle Nevado se havia necessidade de colocar as cadenas(correntes) nos pneus, eles disseram que não. Conclui que é importante ter essa danada na mala do carro, senão vc pode perder o dia mesmo. Conheci um paulista que ele disse que estava sem as cadenas, disse que passou uns mau bocados e deixou de subir por que não achou para alugar, dose né?

 

::otemo:: Outra dica, deixe para tirar dinheiro no caixa rápido do SANTANDER, apesar de não ser da índole dos chilenos passar nota falsa, nunca se sabe concorda? Chegando no hotel, depois de rodar mais de 6 horas (contando o fato de ir atras do maldito GPS), além de só ter pra vender neste PARQUE ARAUCO que é lindo, mas com o extress, fica dificil de admirar a paisagem. O bom lado da coisa, é que o site da decolar vende os passes de ski já com equipamentos inclusos, para se ter idéia, esquiar não é esporte barato eim. Normalmente uma pessoa gasta em média 250 reais por dia para esquiar, sem contar comida, bebida, roupas de ski, etc.

598da83d9b551_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(1).jpg.ec82343c0012e5faa1a4e25c95d1eeb2.jpg

::mmm: Se quer realmente se aventurar como eu, a prática do ski, prepare o bolso. Como estive antes em Bariloche, por lá ja havia comprado calça, casaco (saco), luvas, anteparras de marca varia de 40.000 a 80.000 pesos= (óculos de ski ou googles), gorro = 30 pesos na argentina, cachecol (bufanda em espanhol) = 70 pesos argentinos = 20 reais . Se lembre sempre de perguntar em Espanhol, ninguém sabe nem que diabos é googles, é um absurdo, mas é a pura verdade.

north.jpg.ee075982976febc4ccc92987a866f9ca.jpg

ROUPAS PARA ESQUIAR - Primeiro que você vira uma cebola, ou seja, em caso de calor, você vai descascando. Primeiro uma camisa de manga comprida em algodão ( ou roupa térmica - , e uma calça comprida em algodão ou calça termica). Depois uma camisa de manda comprida em lã acrílica e por último casaco de ski e calça de ski. Existem calças e casacos para todos os bolsos, eu particularmente acho o ideal um de boa qualidade e tecnológico. Os da marca COLOMBIA são de ótimas para para prática, e existe 2 modelos ( um mais caro com tecnologia omini tech e outras sem ser tão caras, mas que são também são ótimos para esquiar.Aconselho a comprar um casaco folgado, pois nele mesmo você vai carregar diversas coisas dentro dele(água, chocolate, etc). Bem, o ideal é que você entre no site e veja os modelos, procure um impermeável e respirável, pois quando você pratica esqui você transpira muito. Tem uns mais modernos com um forro prateado ou dourado, esse é o melhor porém o mais caro, vai depender do seu bolso. As calças da COLOMBIA são ótimas, mas existem outras marcas como a SALOMON (tem ótimas anteparras), A NORTH FACE (a mais cara) e A TIMBERLAND (especialista em botas para neve e outros esportes). Se você pretende andar direto na neve, tipo ficar em VALLE NEVADO, caso não vá esquiar, não deixe de procurar botas para neve, para seu pé não congelar. Os óculos de ski, existem os espelhados de cor laranja(naranja) na minha opnião os melhores, tem para vender na SALOMON . Quando estiver em uma estação de ski, nunca deixe de ficar de olho em seus pertences, um pequeno vacilo e já era, te roubam mesmo. Sempre que sair do quarto do hotel deixe a mala no cadeado, principalmente jóias e até bijuterias. Voltando ao assunto, existem dois tipos de óculos de ski, um para dias nublados e outro para dias de sol. Na caixa vem exemplificando com desenhos mostrando detalhadamente, e as meias o ideal é que sejam finas, vão tentar lhe empurrar meias grossas, não há necessidade que sejam de lã, mas nem muito fina nem muito grossa, ok.

598da83e0588f_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(30).jpg.7e9a363349be826532f00c513f0d65d9.jpg

::hein: Em dias de frio, aconselho a amarrar um cachecol no pescoço e importante máscara para o rosto, seu nariz congela mesmo e quando o frio começa a bater é muito importante. Deixe para colocar o casaco de ski e a calça quando já estiver na estação de ski. Se você quiser também existem no mercado roupas térmicas, camisas e calças (essas você veste antes de colocar o casaco e a calça de ski), o bom é que elas aderem ao corpo e que sequem rápido. Evite as roupas térmicas de origem china, o material não é dos bons. No Brasil tem lojas que fabricam esse tipo de roupa, Up Man é uma delas. Caso contrário em lojas especializadas em esportes radicais. Caso um dia chegue a ir em Gramado, vá em NOVA PETRÓPOLIS lá vende casacos de Lã batida masculino e feminino a um preço excelente, e camisas de lã acrílico. Já as roupas de ski só vendem mesmo na ARGENTINA ou no CHILE .

598da83e21c39_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(9).jpg.4e9de78184177b597433367996ed7dc3.jpg

::otemo:: Se tiver tempo, pesquise preços, ande com uma calculadora no bolso de mão e veja se é viável para o seu bolso. Uma Casaco de Ski bom custa em média 400 a 500 reais e a calça em torno de 300 reais no máximo. Se for comprar no Brasil vai pagar o dobro, portanto aconselho a comprar por lá mesmo. Se for Passear em VINA DEL MAR, tem um shopping MARINAS ARAUCO que tem ótimos preço em roupas da COLOMBIA, melhor do que na própria Santiago, mas tudo vai depender de sorte também. Existe um shopping em SANTIAGO chamado MALL SPORTS, lá vende de tudo, os preços são bem salgados e você encontra equipamento para todo tipo de esporte, principalmente SKI. Mas como está em um local estratégico, você toda vez que vai para EL COLORADO OU VALLE NEVADO passa bem próximo a ele. Prepare-se no mínimo 2(dois) meses antes em academia com musculação e exercícios aeróbicos, vai precisar estar em forma. Assista na internet vídeos no youtube de ROBERT PUENTS, ele ensina muita coisa, e assista várias vezes e tente entender o que ele ta fazendo para colocar em prática as aulas. Faça aulas de ski, prepare o bolso. Individual custa em média 300 reais, e em grupo 200 reais. Evite olhar para baixo, e sempre que sentir que está indo rapido demais, comece a frear em cunha, abrindo um pouco as pernas em forma de V se for descendo para trás e se for para frente V invertido sempre colocando cruzando as pernas e forçando para diminuir a velocidade. Não vá dar uma de maluco e ir direto para as pistas de nível intermediário e avançado, você pode se machucar gravemente . Não tenha vergonha em ficar com as crianças tentando a aprender, se lembre que temos que começar do início mesmo, para depois não se acidentar e perder a coragem . Aprender a colocar os esqui nos pés e a tirar também é importante, pois em caso de você cair várias vezes, será necessário saber como tirar os ski presos as botas. Um fato muito relevante é o de verificar se a pressão está muito grande, colocaram pressão demais no meu ski e perdi o dia por causa disso. É de sua obrigação verificar se o ski está com a pressão suficiente para que você possa soltar em caso de queda. Infelizmente em EL COLORADO você não tem o mesmo tratamento que em VALLE NEVADO. O bom de EL COLORADO - as pistas são largas. Bem, se você comprou na DECOLAR, pode imprimir duas cópias, pois você vai precisar de uma para deixar onde pega os PASSES a outra onde você pega os bastões de ski. Não ligue se aparecer alguém gritando ou lhe xingando, tem muitas pessoas assim no mundo, somente as ignore. Se você nunca esquiou na sua vida, compre em VALLE NEVADO mesmo, e vá direto para a pista de INICIANTE. O tratamento é bem diferenciado e muito organizado. Em El Colorado tem pistas bem largas, algumas com uma inclinação já de intermediário, o que se faz ? Caso você tenha medo mesmo, tire os skis e desça devagar até a menos inclinada e coloque-os e continue. Aprenda a frear, isso é o principal e depois girar em cunha em forma de zigue-zague, existem professores e instrutores . Santiago é uma cidade repleta de comércio . Não estranhe, pois a maioria das lojas abrem de 10 da manhã e fecham de 9 da noite. Quando você chegar em Santiago, vai alterar logo a hora do relógio , com uma hora a menos, e só altere a hora quando estiver no BRASIL. Acesse o site de EL COLORADO e de VALLE NEVADO para saber mais detalhes sobre pistas, tem vídeos mostrando as pistas, tem descrição de tudo. Se lembre que esquiar é um esporte caro, deixe para comer bem quando for jantar. Leve 2 garrafas, uma de 500 e outra de 2 litros e deixe no carro, leve biscoito, barrinha de cereal, chocolate, ou o que preferir e mantenha sempre a calma e esqueça essa de aquecer, é pura bagatela, você já vai malhando logo na subida. Quando for andar com as botas de ski, não esqueça de deixa-las folgadas para poder andar sobre a neve . Só aperte quando for realmente esquiar e evite ao máximo olhar para baixo, ou seja, para os esquis sempre cruzando as pernas em V INVERTIDO. Sempre que for colocar os esquis em uma inclinação sempre coloque ele de uma forma que não deslize (normalmente perpendicular a descida, nunca paralelo) e quando for encaixar verifique que ele não está se movendo, caso fico firme e fixo, encaixe o outro pé e vá virando devagar um e o outro pé até e quando achar que está confiante, vá descendo devagar e evite bater os skis um contra o outro na hora de frear em cunha e se possível incline para dentro um pouco , você vai sentir o atrito que os ski andam mais devagar.

598da83dba054_ELCOLORADO-ESTAODESKI-CHILE(28).jpg.df7d57d9591b875cdd904074b99eee78.jpg

::essa:: Quando estiver em uma estação de ski, procure sempre falar com as pessoas que trabalham na Estação, e preste sempre atenção nas placas com o tipo de inclinação. Verde=iniciante, azul = intermediário, e vermelho= avançado. Nunca ultrapasse seu limite e evite esquiar sozinho, pois em caso de acidente você pode precisar de ajuda. Outro conselho, sempre evite adquirir velocidades grandes, pois se lembre que no hora de parar você pode se dar mal, se acidentando e uso do capacete é importante. Bem, boa sorte a todos e sempre que possível tenha aulas, aqui só são umas dicas de amigo. Nunca descarte o Professor, SKI MAN.

color.jpg.d7d8c3d174279bb5c7c72921c3c27004.jpg

8) Boa sorte a todos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá amigo Thundercat,

bom teu relato, só um detalhe com a roupa: a camiseta de manga cumprida a ser usada como segunda pele nunca deve ser de algodão, porque se encharca com a transpiração. Priorize material sintético. Existem muitas variedades de camisetas térmicas.

E bom ver aulas em youtube, mas como você mesmo deve ter experimentado, e muito melhor tomar aulas. E mais seguro e se avança mais rápido.

Continuara esquiando todo ano?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Amigo príncipe!

 

Eu ainda não havia terminado o post, mas de qualquer forma vc tem uma certa razão. Aulas são sempre bem vindas, com certeza. Mas, o aprendizado mesmo vem com a prática mesmo e vídeos são bons para se ter noção do que lhe espera pela frente. Quanto a segunda pele, suar é normal e quando se está esquiando com sol na cabeça acho que tudo é questão de você virar cebola. Sentiu calor, vai tirando e amarrando na cintura, sentiu frio coloca tudo de volta O tempo é muito instável, pode ta fazendo sol e com o passar do dia, o sol ir embora e o fato de você ficar indo e vindo no carro buscar roupa para se aquecer perde bastante tempo e tempo é precioso em uma estação de ski, concorda? Estou indo esquiar em Chamonix, Zermatt e se possível Courchevel ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá amigo,

 

para quem não iria a esquiar novamente não falaria da roupa indicada, mas como você falou que vai continuar e que recomendo investir na tecnologia certa.

Como camisetas térmicas (material sintético) das coladinhas ao corpo, uma terceira pele de Polartec (Fleece) de preferencia 100 gramas se você não for muito friorento ou 200 gramas no máximo, e uma Jaqueta Técnica (zíper termoselados, trampa de neve, zíper nas axilas, etc.) você estará preparado para as mudanças do dia e da sua própria temperatura.

Os zíper embaixo das axilas são ideais para aumentar a ventilação; também tem calças de Ski com essas vantagens.

 

Eu jamais volto no carro, uma vez subido só desço para ir embora.

 

Logo esta claro que nos começos vocês vão transpirar mais do normal ate a temporada em que tenham um melhor controle do esqui. Ais terão menos calor.

 

Que bom isso de poder dar uma fugida no nosso verão para esquiar. Por questiones familiares ainda não consegui isso, mas acredito que começaremos a fazer isso com minha mulher no próximo ano. Zermatt e um dos lugares que quero conhecer.

Se quiser saber de algum centro de esqui em Sul América conheço quase todos. Logico que tenho um especial conhecimento de Catedral em Bariloche.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hum.. Cerro catedral... Estive lá em agosto de 2012, infelizmente não registrei nenhuma foto, pois havia sido furtado no ônibus (levaram minha maquina canon), mas ainda consegui filmar alguma coisa. Eu acho muito bonito o visual de Cerro Catedral, porém as pistas na minha opnião são mais para esquiadores experientes, mas foi uma experiência ótima, embora não tenha feito nada a não ser levar muitos tombos e filmar minha mulher tendo aulas, pois aquele Almancay é um inferno, muita gente e o lugar é muito pequeno e como minha esposa estava com o pé machucado devido a bota estar muito apertada, acabamos por ter que ficar ali mesmo. O lugar mesmo para subir é em La ochita, pelo menos para iniciantes. Você é de nacionalidade Brasileira meu caro Príncipe? Aquele abraço e obrigado pelas dicas sobre a roupa a ser usada, sempre aprendemos coisas novas e é importante se manter atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá amigo,

 

lamento o evento do roubo. Essas coisas sempre deixam aquele sabor ruim numa viagem.

Comparado ao Catedral, El Colorado junto a Farellones tem maior quantidade de pistas Verdes. Já Valle Nevado não.

De qualquer forma, depois de você controlar as técnicas e poder andar por pistas e caminhos mais avançados e assim percorrer maiores distancias, e ai você nunca mais vai trocar um Catedral pelos vales de Santiago. Não somente porque mesmo somando esses dois você não tem nem o tamanho nem a infraestrutura do Catedral, e sim pelo visual dos lagos, e poder esquiar entre bosques de lengas.

A saída de Amancay e Punta Princesa em temporada fica sempre lotado, principalmente de principiantes. O local mencionado se chama La Hoyita.

 

Sei que meu Portunhol sempre me vende, rsrs. Eu sou Argentino, mas moro a 9 anos no Brasil, e faz 7 anos que estou junto a minha mulher que e Brasileira, que este ano fez sua sétima temporada de esqui; eu já levo 20 anos acima dos esquies e meu filho que também nos acompanha todo ano começo aos 8 anos (e já tem 22).

 

Um abraço!

Pablo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra
OLÁ PRINCIPE. ADVINHA ONDE EU E MINHA ESPOSA ESQUIAMOS RECENTEMENTE? MONT TREMBLANT - CANADA. MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO. ABRAÇO CARA E COMPREI UM FLACE VIU. LA PRECISA E MUITO KKKKK.

Muito bom Casal Thundercats!! Isso esta dentro dos meus destinos, mais não ainda.

Obrigado por lembrar de mim.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...