Ir para conteúdo

México 15 dias - dúvidas sobre locomoção e roteiro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal. Estou com viagem marcada para o México em dezembro. Tenho 15 dias (incluindo deslocamentos). Minha idéia é fazer  Playa Del Carmen, Tulum, Bacalar, Valladolid e Merida, então, gostaria de saber se vale a pena alugar um carro ou se dá pra fazer tudo de ônibus com certa tranquilidade. Outra dúvida, é se vale a pena cruzar fronteira até Belize. E, por último, queria sugestões de roteiro de um dia na cidade do México. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

CDMX tem um trânsito caótico e muito a ver.Se só terá 1 dia,sugiro ir a Plaza de Armas,comprar o Capital Bus que é ótimo e percorrer a cidade descendo aonde sentir que faz a visita em tempo de tomar o próximo. Veja no site como seria. 

Sobre a região de Cancun, é praia, detesto e não conheço. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 25/07/2022 em 23:45, joana_tm disse:

sugestões de roteiro de um dia na cidade do México.

Estive algumas vezes na cidade do México em longas conexões e sempre aproveitei a cidade "parcelado". Na primeira vez fiz o centro da cidade simplesmente perambulando por ela pois não estava a fim de museus e outras coisas. Então peguei o ônibus e simplesmente fui ao centro e perambulei pela cidade. Valeu a pena pois a arquitetura é muito interessante e a "vibe" das pessoas é ótima. Noutra vez fui a Teotihuacan. Comprei na praça um ticket/tour com alguém (tem aos montes) e foi bem interessante. Noutra, resolvi dar de "Miami tourist" e me lasquei nos mercados de artesanato. Passei o dia comprando coisas locais e batendo perna.

Então, tem para todos os gostos. Imagine São Paulo falando espanhol. É isso.

Em 25/07/2022 em 23:45, joana_tm disse:

vale a pena cruzar fronteira até Belize

Não creio. Pela lista de lugares que deseja/vai/quer conhecer, não valerá a pena. Belize, IMHO, merece uma viagem completa.

Em 25/07/2022 em 23:45, joana_tm disse:

se vale a pena alugar um carro ou se dá pra fazer tudo de ônibus com certa tranquilidade

Eu optaria pelo carro. Tem transporte? Sim, tem, mas você acaba perdendo tempo esperando para se deslocar de um lugar para outro, além do tempo de viagem ser maior. Claro que é mais caro, porém o conforto e a economia de tempo possivelmente compensam.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

É super tranquilo viajar de ônibus pelo méxico e é relativamente barato, tô a 4 meses aqui só viajando de ônibus. Você pode dar uma olhada no site da ADO que é a companhia que realiza a maioria dos itinerários pelo méxico para ter uma ideia dos valores mas tem opções bem mais baratas (geralmente metade do preço) que não aparece em nenhum lugar online e você compra diretamente nos guichês. No site da ADO você tambem pode conseguir descontos comprando com antecedência, aí tem que buscar.

 

Como destino adicional te recomendo fortemente Holbox, tá super bonito e tem uma vibe muito diferente dos lugares que estão no seu roteiro.

 

Em Valladolid para mim e minha parceira valeu a pena alugar uma scooter para conhecer vários cenotes e ir ate Chichen Itza, foi 600 MXN por dia, deu muita liberdade e foi mais barato do que ir com tour.

 

Caso alugue carro rola fazer blablacar por lá para ajudar na gasolina (ta em torno de 24 MXN o litro).

Editado por Camila J
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Camila JEstive 4 vezes no país e conheço tudo, menos o Sul que ia conhecer no fim do ano passado, mas veio a palhaçada do visto,cancelei minhas reservas e não vou mais. Mas,o que quero é discordar fortemente de você. Andar de ônibus é preciso paciência em qualquer lugar mas em México se paga demais. Uma simples linha da Futura entre Guadalajara e Guanajuato vale 500 pesos, entre Puerto Vallarta e Ixtapa vale os mesmos 500 pesos(isso há 3 anos,hoje pode ter aumentado).Acabei fazendo o trajeto Maxatlan a CDMX por avião de tão caro que é o ônibus e pagaria mais. Outra essa ado,vejo vocês falando aqui,pois nos vários meses que estive nunca vi nenhum ônibus dela. Quem domina é Primera Plus e Omnibus de México. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, D FABIANO disse:

@Camila JEstive 4 vezes no país e conheço tudo, menos o Sul que ia conhecer no fim do ano passado, mas veio a palhaçada do visto,cancelei minhas reservas e não vou mais. Mas,o que quero é discordar fortemente de você. Andar de ônibus é preciso paciência em qualquer lugar mas em México se paga demais. Uma simples linha da Futura entre Guadalajara e Guanajuato vale 500 pesos, entre Puerto Vallarta e Ixtapa vale os mesmos 500 pesos(isso há 3 anos,hoje pode ter aumentado).Acabei fazendo o trajeto Maxatlan a CDMX por avião de tão caro que é o ônibus e pagaria mais. Outra essa ado,vejo vocês falando aqui,pois nos vários meses que estive nunca vi nenhum ônibus dela. Quem domina é Primera Plus e Omnibus de México. 

Oi @D FABIANO uma pena que não venha mais, realmente uma palhaçada esse negocio de pagar o visto. To aproveitando o maximo de tempo aqui pq desse jeito vou demorar para voltar.

Ainda nao estive no norte do país mas pelo que sei ADO não atende o norte e as companhias que você citou não atendem sul/sudeste do país, pelo menos não vi em nenhuma cidade. Estou no México agora e até o momento a ADO (que possui varias outras companhias) atende todas as cidades grandes que passei no sul/sudeste, ela pode ser mais cara do que outras companhias pq sao onibus grandes com ar condicionado, banheiro, etc... por isso é bom pesquisar no local as opções disponíveis. Por exemplo, acabo de pegar uma van da Lineas Unidas de Zipolite ate Oaxaca (7h de viagem) e custou apenas 240 MXN, o que seria em torno de R$ 60 reais, para mim isso é barato em comparação com os preços dos ônibus no Brasil para uma viagem de 7h. Já esse trajeto pela ADO sairia em torno de 600 MXN, por isso digo que tem que pesquisar no local.

E realmente o que voce comentou, 500 MXN para uma viagem de 3horas tambem acho caro, talvez tenha diferença de preço entre as regiões, não sei...

Para mim ta sendo tranquilo viajar de ônibus por aqui, mas é a minha experiência. :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Boa tarde. 

Estive no México ano passado e rodei a região da Riviera Maia inteira de vã. Se sua hospedagem base for playa del carmen, tem um terminal de vans dentro de um supermercado conhecido lá que não me recordo o nome, em frente a carretera e ao lado de um mcdonald's. Sai van pra Tulum, Cancun, Bacalar, cenotes, parques aquáticos etc. de 5 em 5 minutos. Eles param no meio da estrada também pra pegar passageiros, é uma cooperativa. 

Então, não, não vale nem um pouco a pena alugar carro na Riviera Maia, até porque os relatos de turistas que foram parados pela polícia local com experiências não muito agradáveis de extorsão são numerosos (evidentemente que isso pode ocorrer em qualquer país, não é uma crítica ao México em si). 

Agora, se me permite te dar uma sugestão, eu indicaria passar um tempo legal em Valladolid e Mérida. A região da Riviera Maya, com exceção de Bacalar, a qual não conheci, é praticamente uma extensão dos Estados Unidos. As únicas praias que, ao meu ver, valem a pena, você tem que tomar barco, que são Isla Mujeres, Cozumel e Isla holbox. As outras estão cheias de sargaço. 

A península de Yucatán, Valladollid e Mérida, em termos de cultura, tem muito mais a oferecer, seja no que tange gastronomia ou elementos históricos e antropológicos. Acho que vale muito a pena dedicar ao uma semana para essa região que, além de tudo o que disse, tem os mais belos cenotes do México. 

Sobre CDMX, fiquei 5 dias e sinto que não explorei 5% do potencial da cidade. Então a dica dos colegas acima de bater perna no centro, acredito que seja a melhor mesmo. Dá pra sair do Aeroporto e pegar um metrô direto para o Centro, o que facilita sua vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá  mochileiros, Estou montando um roteiro no México com Guadalajara, Guanajauto, Cidade do México e Pensei em adicionar Oaxaca City e Tulum , mas é fora de Rota, talvez seje melhor adicionar  Belize e Guatemala.

Alguem pode me dar uma sugestão de logística desse roteiro e os meios indicados de transporte?

 

Editado por igorilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...