Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Planejamento - Leste Europeu, Ásia, Oceania e África

Postado
  • Membros

Caros amigos,

Quando eu tinha 18 anos e fiz meu primeiro mochilão pela Europa, encontrei uma sul-coreana que estava viajando o mundo por 7 meses. Achei aquilo incrível e pensei que não fosse encontrar outras pessoas fazendo o mesmo. As viagens foram se sucedendo e os gringos que estavam na estrada por mais de um ano foram aparecendo aos montes.

O sonho de viajar por um longo período virou obsessão. Trabalhei muito nos últimos 3 anos e consegui juntar uma grana que me permitirá ficar até 2 anos na estrada. Abaixo, vou escrever um pouco sobre como anda o meu planejamento para uma viagem que tem como objetivo cruzar cerca de 40 países.

Por favor, estou escrevendo isso para receber feedback de viajantes que já fizeram algo parecido ou parte dessas viagens. O propósito é que vocês sejam o Advogado do Diabo e apontem incongruências no meu planejamento.

O Roteiro

Eu adoro fazer roteiro de mochilão. Geralmente, sei quantos dias ficarei em cada cidade, como chegarei, como sairei e onde dormirei. Dessa vez, a história vai ser diferente. A única coisa que sei é que dia 28 de maio eu chego em Amsterdam (peguei uma passagem bem barata) e que depois disso minha meta é cruzar os países que listei previamente. Assim, depois da Holanda, quem deverá vir pela frente, na primeira parte da viagem, que inclui países europeus, serâo:

Dinamarca,

Suécia

Noruega

Rússia

Finlândia

Letônia

Lituânia

Estônia

Polônia

Eslováquia

Hungria

Eslovênia

Croácia

Bósnia

Montenegro

Macedônia

Albânia

Grécia

Turquia

Acreditem vocês ou não, mas minha ideia, e daí o por quê de não ter um planejamento tão fechado, é cruzar tudo isso por terra. Por enquanto, o único voo que devo pegar é um saindo de Oslo e chegando em Moscou. Minha prioridade, para baratear ao máximo a viagem, é pegar caronas e dormir na casa de conhecidos e desconhecidos (couchsurfing).

No meu planejamento, eu devo cruzar esses países em 4 meses. Mas tudo isso vai depender do que acontecer no meio da viagem. Só tenho que ficar atento para não pegar uma estação do ano adversa no meu próximo destino, que será a Ásia e que terá o seguinte roteiro, saindo da Turquia de avião (eu acho).

Índia

Nepal

Tailândia

Laos

Camboja

Vietnâ

Malásia

Indonésia

Singapura

Minha ideia é ficar uns 3 meses por esses países. O problema é que como eles são muito baratos, talvez eu fique mais. Mas tudo isso também depende.

Da Ásia, vou para a Oceania. Vou fazer Nova Zelândia e Austrália. Como tenho muitos amigos e meu irmão mora por ali, devo ficar uns 3 meses. A ideia é descolar um trampo, porque a estadia nesses países é bem cara.

Por fim, parto para a África, sempre tomando cuidado com as estações do ano. A ideia inicial é voar de Sidney para Cape Town, na África do Sul e começar:

África do Sul

Suazilândia

Namíbia

Botsuana

Zimbábue

Moçambique

Zâmbia

Malawi

Tanzânia

Quênia

Uganda

Djibouti

Etiópia

Egito

Marrocos

Depois disso, eu acho que volto pra casa.

Budget

O custo disso tudo vai depender muito de quanto tempo vou ficar em países asiáticos, subdesenvolvidos do leste europeu e países baratos africanos. Minha ideia é passar correndo por onde é caro e ficar bastante onde é barato. Assim, em lugares como o Camboja, Índia, Zimbábue, Estônia, Letônia etc, minha meta é não gastar mais do que US$1000 por mês, o que dá mais ou menos US$30 por dia. Sei que dá pra fazer com muito menos e vou me esforçar para isso.

De maneira geral, calculo que não posso ultrapassar a quantia de R$30 mil por ano, ou seja, US$17000, ou US$1500 por mês.

Vistos

Tomei um susto quando terminei minha pesquisa sobre os vistos. Em vários países, vou precisar de visto, até aí eu já presumia. Mas não imaginei que não seria necessário aplicar pra nenhum desses ainda enquanto estiver aqui no Brasil. Como vou para a Europa nos 4 primeiros meses e lá não precisamos de nenhum visto, só vou começar a pensar no primeiro visto, que é o da Índia, quanto eu estiver em alguma praia da Croácia. O mesmo vale para o visto Australiano, que devo tirar na Indonésia ou na Noza Zelândia. O resto dos vistos podem ser emitidos nas fronteiras ou em embaixadas de países vizinhos. Ótimo, fiz um gol na burocracia.

Vacinas

Estou há pouco menos de 3 meses da viagem e só agora que estou começando a ver isso. Um amigo que viajou de forma muito semelhante, só tomou a febre amarela internacional. O resto ele foi evitando no repelente. Não sei se vou tomar o mesmo risco.

Sobre seguro-saúde, acho que não vou pegá-lo. Custa mais de R$3 mil. A não ser que eu tenha algo muito sério em um país europeu, o tratamento de qualquer coisa que eu tiver vai ser mais barato que isso em outros lugares do mundo.

---------------------------------

Bom, espero que vocês possam opinar e me ajudar, caso percebam alguma impossibilidade do trajeto.

Abraços,

• Respostas 25
  • Visualizações 8.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Milton,

Gostei do seu estilo de viajar. Bem beatnik,se você sabe do que eu estou falando. Vários anos atrás eu li esse livro chamado "On the Road" do Jack Kerouac, esperando me identificar com as histórias de "pé na estrada", já que eu gosto tanto de viajar. Não gostei muito do livro pra falar a verdade, e não me identifiquei nada com esse tipo de viagem, apesar de admirar as pessoas que sabem aproveitar esse estilo de vida.

Pessoalmente, eu gosto de ter um plano de viagem, alguma coisa pra me motivar a continuar indo em frente. Não que eu precise seguir o plano à risca, ele serve mais como um "norte" pra me ajudar a saber pra onde ir.

Poxa... Faz um esforço pra escrever diariamente, ou com alguma frequência, que a sua experiência vai ser sensacional e nós vamos querer ler sobre ela!

Um abraço,

betabeta

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Beta, tudo bem? Tá chegando, né?

Eu já li On The Road também. Não gosto do estilo do Kerouac, mas o livro é bom.

Eu vou viajar desse jeito porque a minha trip tem o propósito de me iniciar na carreira de travel writer ou seja lá como podemos chamar isso em português. Eu sou jornalista e sempre escrevi sobre economia. Quero seguir para o jornalismo de viagens. E conseguir boas pautas e histórias depende de flexibilidade. Por isso, vou nesse esquema.

E aí? Tudo certo pra sua viagem? Teu blog está muito bacana. Li todos os post. Vai ser legal acompanhar.

Eu vou ter um site. Vai se chamar Mochilagem. Está under construction. Em breve, coloco no ar.

Abs e boa viagem. Nos vemos por aí.

Postado
  • Membros

Oi Milton,

acredita que quando eu fui fechar o seguro no World Nomads, o preço tava mais caro? Será que eu tinha colocado outro país de residência?

Eu vi que o melhor valor/mês é pra contratar 4 meses de seguro. Vou fechar só esses 4 meses, mas queria muito que o preço voltasse pro anterior...

Abraço,

betabeta

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Beta.

Realmente é isso aí que você falou. Incrivelmente, o World Nomads aumentou e muito o preço da apólice no site deles. No HostelWorld ainda está 901 dólares. Acho que vou correr com isso. Você vai fazer no WN também?

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala bTeixeira,

Dei uma boa lida na apólica, procurei pela empresa na Internet, li notícias sobre, consultei o Thorn Tree, etc.

Realmente, o preço é isso aí, cerca de 400 dólares. Mas achei pouquíssimas pessoas comentando sobre essa empresa. Estou com um pé atrás. Mas, de fato, o preço é menos da metade do que o World Nomads cobra.

Não sei o que fazer, rs.

Abs.

Postado
  • Membros

Pois é Milton,

Também fiquei com um pé atrás... Mas fechei para um mês, vamos ver como é que é. Se eu me sentir seguro, vou fechar o resto do ano.

Postado
  • Autor
  • Membros

O problema é que pra vc se sentir seguro, você terá que acionar o seguro, rsrs. Concorda? Espero que isso realmente não aconteça.

Postado
  • Membros

Milton,

Eu vi vocês comentando sobre as vacinas...

Talvez vocês não conheçam o Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas. Eles fornecem atendimento médico gratuito e vc pode tomar a maioria das vacinas gratuitamente.

Com relação ao seguro, é isso aí, fica difícil avaliá-los se não acionando-os. Vi, porém, que para acioná-los rola uma tremenda burocracia, mas tenho certeza que é assim com todos.

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.