Ir para conteúdo

Creta:A realização do sonho de uma criança


Posts Recomendados

  • Membros

Vim a Creta, o que sempre sonhei desde os tempos de criança. Terra em que viveu um bicho feio,metade homem,metade touro de nome MINOTAURO. 

A criança cresceu ouvindo tais histórias. Não podia repetir coisas religiosas ou falar mal da URSS,senão o Minotauro ia me devorar. Entendi a vida e vi que aquilo era uma lenda.Na escola, todos aprendemos que o minotauro aterrorizou Creta do rei Minos que o trancou no labirinto abaixo de seu palácio. Ele era alimentado com crianças daí surgiram as histórias que ouvia.Um dia, o rei Minos desafiou um pretendente a mão de sua filha, a princesa Ariadne. 

Teseu,o nome dele,tinha a missão de matar o monstro, algo que nunca ninguém conseguirá,pois do labirinto só há entrada não saída.Ariadne, vendo seu amado em apuros, deu a ideia de levar consigo um novelo de linha e marcar o caminho. 

Ele seguiu o conselho dela,entrou no labirinto e matou o minotauro. Casaram-se e nasceu a civilização minoica, a mais antiga que dominou o Mediterrâneo e,até hoje,os cretense cultivam tradições vindas de milênios.

Agosto em Creta é o auge do turismo. A grande maioria dos hotéis lotados. Parece que toda a Europa veio para cá,mas sem essas histórias de aeroporto lotado, vôo ou ferry atrasado ou trânsito complicado. Não, Creta é uma paz,tem um aeroporto muito pequeno em Heraklion e outro em Xania e vários portos.

Quase todos os cretenses falam inglês, quem não fala sou eu,não é usado alfabeto diferente em negócios turísticos, ou é traduzido logo a seguir,como as passagens dos ônibus locais da k-te a e os preços são relativamente "baixos".Come-se bem com 10 euros ou um sanduíche por 3,4 euros.

Rei e o minotauro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Heraklion-A porta de entrada e capital de Creta 

Também há outros aeroportos internacionais, porém o "menos pequeno " de Creta é o de Heraklion. Chegam e partem voos a toda a Europa a todo momento nesta época, tendo que aviões utilizarem o embarque remoto, como foi o caso do vôo da Iberia que cheguei. Logo a primeira surpresa, o centro da cidade não entra carros só de serviço com uma boa desculpa. Então, tive que ficar um pouco longe do lugar aonde fiquei. Os cretenses parecem ser muito amáveis, como veremos mais a frente,e me receberam muito bem.Não posso falar nada deles, só que logo ao chegar presenciei uma briga de uma italiana com o senhor da portaria do hotel. As ruas do centro estão coladas de restaurante e ficam todos abertos até 23h,depois os menores começam a fechar 

Creta está a 6h a frente do Rio,no horário de verão,em vigor no momento. Então,como já havia passado pela Espanha, não tive grandes problemas de adaptação. Porém, este é para falar de Creta, não de mim.

Dia seguinte parecia que estava em casa.Não há grande diferença entre a vida de um cretense a um hispano. Até de dormir a siesta eles gostam.Fiquei hospedado bem no centro, em uma rua que não entra  carros,o que só fiquei sabendo pelo taxista do aeroporto que me deixou no começo de uma peatonal.Tive que sair perguntando aonde ficava o hotel. Depois, descobri que era fácil,só seguir reto e chega.

Replica das colunas da sala do trono.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Palácio de Knossos 

Motivo principal da minha visita era conhecer o local onde viveu o rei Minos e,supostamente, o Minotauro em seus labirintos.Na outra manhã já acordei pensando, hoje descubro lá. Vi em vídeos do YouTube que era fácil chegar.Há um ônibus por 1,80 que te deixa lá e sai de onde o táxi me deixou na noite anterior.Porém, queria conhecer a cidade e adoro o bus turístico aonde tem.Creta tem,então vamos lá, 2 dias 20 euros, que foi mal investido,pois ali o bus demora muito e acaba cedo. Com a fia que estava na bilheteria do antigo palácio e a demora em passar, fui ali, matei a curiosidade, para depois ir ao forte da cidade.Construído na idade das trevas em pedra,está em pé até hoje reconstruindo o passado de ataques piratas.O bus turístico tem início ali na frente e,como já disse, surpreendeu-me o fato que as 17h não tem mais no auge do verão europeu Rapidamente, fui ao museu histórico de Creta, aonde não tem muito a mostrar, mas paguei 7 euros.Os outros 2 museus da cidade, não deram tempo, porém o dia seguinte foi sensacional. 

Antigo armazéns e porto veneciano.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aquário de Creta e Parque dos Dinossauros

Construídos como um grande empreendimento "ao lado" um ao outro, esses 2 empreendimentos, mais o planetário e um cinema 3D fazem parte de um complexo a beira mar localizado a 6 km de Heraklion. Os cretenses lotam o aquário e o planetário. Nos dinossauros há menos frequência, ao menos no dia em que estive por lá. 

Mas vamos ao relato? Aquário de Lisboa ou Barcelona por que?Para pagar caro,o de Creta achei mais interessante, com muitos peixes do Mediterrâneo e custa 10 euros a entrada na temporada. É maravilhoso, apesar do grande número de visitantes.Por sua vez,o parque dos Dinossauros é composto por réplicas de animaisextintos desde os primórdios de existência deles. Ou seja,segundo as descobertas atuais os que tiveram existência anterior,são expostos a frente dos que tiveram existência posterior, porém ao ser descoberto outro e ter sua réplica feita em tamanho natural, é colocada em seu devido "tempo".

O planetário e o cinema teria interesse e vontade de ir,porém faltou tempo para tudo, pois fiquei do meio dia as 17h  quando fecha.Se alguém ler e se interessar sugiro irem logo que abre pela manhã para terem tempo de tudo.Mas,para mim,foi muito bom o dia.

20220801_133023.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Interior de Creta

A maioria dos europeus concentra-se em cidades do interior,aonde há várias atrações turísticas e são ligadas a Heraklion, a capital, por ônibus em intervalos de no máximo 2h,sendo muito fácil chegar. 

Eu fiz base na cidade grande,como gosto e com esses ônibus ê muito fácil chegar. Vamos as que conheci:Rethimno-Estâ a menos de 100 km ou pouco mais de 1h. É uma vila medieval, tem muralha, Fortaleza e um belo por do sol.Quem quiser i durante o dia pode entrar nos pontos supra citados,mas eu fui no fim da tarde aproveitando a volta de Xania, aonde passei o dia. 

Xania fica a 2:15h da capital. Era um domingo, portanto tudo fechado. Dizem que o comércio ali ê muito forte,mas nesse dia não havia gente na Rua.Foi bom que o bus turístico deu uma volta quase vazio.Na Grécia são poucas as cidades que o tem,mas quando tem ê um super passeio. 15 euros e conheci toda a cidade com parada apenas de 20 minutos em frente a Fortaleza. Para que se estava fechado? Não perguntem.Interessante ê a história que os nazistas vieram do céu na II guerra e foram mandados de volta mortos pelos habitantes da cidade. 

Tinha mais 2 dias em Creta,então vamos passear e conhecer um pouco mais, pois a Ilha é grande e não dá para conhecer toda em 1 semana. Na segunda amanheci com vontade de ir a Rethimno,que havia passado no dia anterior e visto que também há uma fortaleza e bus hop onn hop off,mas terminei indo a pequena Agios Nikolaos,que a princípio parece não ter nada,pois os visitantes se concentram no Centro ou em volta de canais construídos ao redor do mesmo.Por 20 euros se faz um passeio sensacional que um barco de fundo de vidro mostra o fundo do Mediterrâneo. Claro que fui e adorei. Também tem um trenzinho turístico que dá uma volta pela cidade e cobra caro, 8 euros, pelo que é.

20220802_143029.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

By night Creta e resumo do relato

No último dia tinha que ir ao By night, pois tinha comida e dança a vontade. Foi barato para o que comi,e a últimavez nesse tempo todo, que vi uma comida parecida com a da América do Sul.Grecia não tem verdura ou variedade servida em restaurante,muita mesmice nessa comida.As danças,por sua vez,lembram o ritmo argentino da chacarera.Como me lembrei do passado quando era perfeito e sonhava com o poder. Mas divertiu.Penso que quem não é bebum saiu feliz pela festa que havia presenciado. 

Essa é Creta,ou parte dela,pois como disse acima é preciso muito tempo para conhece-la. Há muito a visitar,seja Fortaleza,baías sensacionais em passeio de barco,museus,o complexo que inclui o aquário e o planetário e muito comércio, fazendo jus a ter pertencido ao Império Otomano. No dia seguinte, uma terça,iniciei minha visita as Cyclades, que conto em outro relato.

Fortaleza veneciana.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...