Ir para conteúdo

. . . . ..A Ponte da Boa Vista em Recife


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A Ponte da Boa Vista

Recife, área central, água doce poluída, passado e consumidores que vão e vêm. Por que tanto contorno, quando já poderia ter baixado o arquivo das pontes que é esse o assunto a ser tratado?

 

Ôpa, encontrei-o!

 

Andando no centro da cidade, pensamento positivo de que não vai ser assaltado, encontramos um entrelaçado de ferros sobre as águas do Rio Capibaribe. Sem dúvida que é a ponte da Boa Vista, produto made in Inglaterra. Sua beleza pode não ter concorrência com outras pontes do Brasil. As pessoas cruzam suas cabeceiras em ritmo frenético. Mão e contra mão de gente. Uns trabalham, outros estudam, milhões de pés cruzam e encontram momentos de calma enquanto caminham por ela.

 

Este ano resolvi admirá-la de longe. Mas hoje fiz diferente, fui passageiro. Enquanto atravessava, o passado veio à mente. Na década de 1930, o Zepelim trafegava no céu e a ponte era trafegada por homens de paletó. Os dois, dirigível e homem, acreditavam que eram modernos.

 

Não tem turista para fotografar, a violência e os tubarões afastaram boa parte dos visitantes da cidade. A ponte é um cartão postal pintado sem harmonia, com lâmpadas mal colocadas. E olha que gastaram dinheiro... “É o fim da aventura humana na terra!”

 

Segundo a inscrição nas pilastras, foi inaugurada no ano de 1890. Através de textos em alto relevo, ela aponta momentos da história de Pernambuco e do Brasil. São escritos parcelados nas quatro colunas. Quem sai da Rua da Imperatriz chega rápido à Rua Nova através dessa plataforma de 145 metros. A ação da prefeitura impede que os camelôs... Uma comparação: transformem a ponte numa Bagdá, num mercado persa... Ou feira da Sulanca de Caruaru.

 

A ponte da Boa Vista tem as vísceras de ferro expostas ao vento. É por isso que me causa impacto. Vigi Maria!

Edmilson Vieira é artista plástico e escreve crônicas. dnv01@uol.com.br http://www.soutomaior.eti.br/fergon/paginas/pontes.htm

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...