Ir para conteúdo

VIVER OU JUNTAR DINHEIRO?


Posts Recomendados

  • Membros

Dumangue matou a pau! "Juntar dinheiro pra viajar e viajar pra aprender a juntar dinheiro". Cada um tem um perfil, mas acho que um meio termo aí é um bom caminho para a felicidade. Viajar é exercitar a mente, enriquecer o espírito, abrir a cabeça para o desconhecido e o diferente. Acho fundamental como experiência de vida viajar o máximo possível, porém, como nós que vivemos no Brasil ainda não temos um país realmente seguro para se viver de aposentadoria, é importante fazer um pé de meia para poder se garantir no futuro. Há quem junte pra viver de renda, há quem junte para um grande projeto e há quem junte para uma emergência. Tudo cabe, desde que se tenha a cabeça no longo prazo e não se deixe de viver enquanto o futuro não chega. O André complementou bacana aí... com 18 anos você tem coragem e saúde, já com 50 anos não há como saber. Então o negócio é tentar equilibrar isso aí e curtir, curtir, curtir o tempo todo.

 

Manjam Nietzche? Tem um trecho dele mais ou menos assim: "E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência (...) Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?". É isso aí galera... o negócio é pensar se esse demôninho aí viesse te visitar todo dia, à noite, antes de deitar, qual seria a tua resposta. Assim saberá se está guardando dinheiro demais ou viajando demais. rs

Link para o comentário
  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Eu li esse texto ha muito tempo atrás... foi bem na época que eu juntava muito dinheiro com medo do futuro.

 

O dinheiro que eu juntei me serviu todo para viajar, explorar novos esportes, esqui, escalada, montanhismo, mergulho, fiz de tudo (ainda não voei, mas em breve). Desde que me descobri uma viajante inveterada, gasto quase tudo em viagens. Do ponto de vista estratégico e econômico está errado ::prestessao:: , mas está me deixando muito mais feliz que a conta bancária crescida.

 

Acho que há que ter um equilibro, eu espero retomar o meu, mas não sei bem quando! :lol:

Link para o comentário
  • Membros

Pow, eu sinto isso frequentemente. É engraçada essa disputa entre o que sabemos, o que queremos e o que fazemos. É aquela coisa, né... Às vezes ficamos pensando se o melhor é escutar a si próprio (os que o conseguem, efetivamente) ou ser racional e optar pela decisão mais spockiana possível. Sei lá, Mariana, às vezes acho que o importante mesmo é tomar um caminho e seguir caminhando, ainda não seja o melhor. Assim, ainda que tudo dê errado, pelo menos foi melhor do que ficar parado. rs

Link para o comentário
  • Colaboradores
Dumangue matou a pau! "Juntar dinheiro pra viajar e viajar pra aprender a juntar dinheiro". Cada um tem um perfil, mas acho que um meio termo aí é um bom caminho para a felicidade. Viajar é exercitar a mente, enriquecer o espírito, abrir a cabeça para o desconhecido e o diferente. Acho fundamental como experiência de vida viajar o máximo possível, porém, como nós que vivemos no Brasil ainda não temos um país realmente seguro para se viver de aposentadoria, é importante fazer um pé de meia para poder se garantir no futuro. Há quem junte pra viver de renda, há quem junte para um grande projeto e há quem junte para uma emergência. Tudo cabe, desde que se tenha a cabeça no longo prazo e não se deixe de viver enquanto o futuro não chega. O André complementou bacana aí... com 18 anos você tem coragem e saúde, já com 50 anos não há como saber. Então o negócio é tentar equilibrar isso aí e curtir, curtir, curtir o tempo todo.

 

Manjam Nietzche? Tem um trecho dele mais ou menos assim: "E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência (...) Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?". É isso aí galera... o negócio é pensar se esse demôninho aí viesse te visitar todo dia, à noite, antes de deitar, qual seria a tua resposta. Assim saberá se está guardando dinheiro demais ou viajando demais. rs

 

Excelente citação Raulz!to ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> E só para complementar para quem se interessou, está lá em A Gaia Ciência, aforimo 341.

Link para o comentário
  • Membros

Vou dar uma dica, para alguns não fará sentido, para outros, será como uma luz:

Viagem para mim é diferente Turismo. Turismo é coisa da economia de mercado, o sistema incoporou esse desejo das pessoas e as vende igualzinho vende carros por aí, uma vez por ano, ou em finais de semana, 3 dias em buenos aires, de maneira que a pessoa torra o dinheiro, faz uma viagem de correria e volta para contar pros amigos q foi aqui ou ali. Estas pessoas são as q conseguem viver dentro do "sistema", aceitam a vida tranquila, querem juntar dinheiro para ter uma vida confortável. Tem muita gente nesse fórum com essa visão.

Por outro lado, tem aqueles que viajam como busca de um sentido para a vida, busca da paz, busca de auto-conhecimento. São os que fazem viagens mais longas, com menos correria, mais contemplativa. Esse, acho, é o perfil do mochileiro clássico. Acho q tem muita gente nesse fórum com essa visão, a qual compartilho. Para essas pessoas, o importante não é juntar dinheiro, ser bem sucedido, pelo contrário, nós devemos ficar atentos a todo instante, analisando se não estamos trabalhando mais do que devíamos, pois a vida é efêmera e o dinheiro, esse não vale nada, ou vale muito pouco para quem está em busca de si.

Link para o comentário
  • Membros
Para essas pessoas, o importante não é juntar dinheiro, ser bem sucedido, pelo contrário, nós devemos ficar atentos a todo instante, analisando se não estamos trabalhando mais do que devíamos, pois a vida é efêmera e o dinheiro, esse não vale nada, ou vale muito pouco para quem está em busca de si.

 

Exatamente man, a todo instante fico me perguntando isso para evitar está indo por um caminho que não desejo!

Link para o comentário
  • Colaboradores

O trecho lá de postagem é do livro Assim Falou Zaratustra. Quanto a juntar dinheiro ou viver, acho melhor viver, já vi muita gente morrer e deixar o dinheiro para os outros gastarem. O homem precisa de muito pouco para viver bem ,porém quer sempre mais, a vida é muito curta, acho que o que devemos ter é uma casa, e um bom emprego no mais é viver a vida!!! ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...