Ir para conteúdo

Parque Sajama - Sajama National Park


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, sou nova por aqui assim como é a minha viagem para o exterior e de mochilão. Vou com meu filho de 14 anos meados de Janeiro 2023. Quem me ajuda com dicas sobre o Sajama? Duvidas:

Temperatura média em Janeiro e chuvas.

Existem hospedagem na área do Parque? (Vi que os percursos são extensos) 

O que não pode faltar?

Os caminhos são autoguiados?

Segurança?

Qualquer sugestão vai ser muito muito bem vinda! Obrigada 😚

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 03/12/2022 em 12:18, carol.montanhismo disse:

Olá pessoal, sou nova por aqui assim como é a minha viagem para o exterior e de mochilão. Vou com meu filho de 14 anos meados de Janeiro 2023. Quem me ajuda com dicas sobre o Sajama? Duvidas:

Temperatura média em Janeiro e chuvas.

Existem hospedagem na área do Parque? (Vi que os percursos são extensos) 

O que não pode faltar?

Os caminhos são autoguiados?

Segurança?

Qualquer sugestão vai ser muito muito bem vinda! Obrigada 😚

 

Deu tudo certo o role?

Unica coisa que sei sobre o parque é que cobram uma entrada e que tem a Vila de Sajama que serve como base para a escaladas das montanhas aos arredores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Amanda tudo bem? De fato lá é um local difícil de informações. Não sei como pretende ir, se é de carro ou transporte local. Caso seja transporte a saída é um local que fica aproximadamente 15 km da rodoviária da cidade de Oruro (que é bem desestruturada). Recomendo sair para esse local próximo do horário pois a cidade é bem esquisita e é no meio da rua sem nenhum lugarzinho para ficar tranquilo aguardando. Esse transporte é uma mini van que sai 4 vezes por dia (6h, 10h, 14h e 18h) e faz o destino Oruro x Tambo Quemado -  não tem outra opção. Nós entramos em contato com quem faz esse transporte e reservamos os lugares porque ela vai sempre lotada e é pequenininha eles mesmo passaram a localização do local de saída pelo wpp. Custou 45 bobs por pessoa e levou entre 3-4 horas. Pedimos para descer no "Cruce" que fica na entrada do Vale do Sajama.

De lá pegamos outro transporte que foi a própria dona do hostel que nos pegou de 4x4 e cobrou ,não lembro, acho que 20 bobs por pessoa até o vilarejo porque são mais 10 km de estrada. Aliás quem aluga carro é super recomendável essa categoria que são estradas off road, passagens atravessando rios e tudo mais que só um carro desse tipo dá conta.

Super importante é levar moeda local. O vale não tem suporte nenhum em muitos sentidos: não existe qualquer tipo de casa de cambio, banco, mercados, maquinas de cartão etc. São apenas casinhas e portinhas abertas tipo mercearia. É um lugarzinho no meio do nada. Hospedagem apenas hostels muito simples. Mas o sinal de celular pega bem no geral inclusive na estrada e tem uma torre lá de celular, exceto nas áreas distantes do vilarejo. 

Talvez a cidade de Tambo seja mais estruturada que o vale onde ficamos (mas não posso afirmar). Infelizmente não aproveitamos como gostaríamos justamente pela falta de informações. De uma pesquisada em Tambo Quemado - talvez seja interessante.

Passeios - Não tem agências mas o povoado local faz esse serviço e indica guias. Não contratamos guia somente transporte. A dona do Hostel levava a gente de 4x4.

O que nós fizemos por lá: Fomos nas aguas termais caminhando (aproximadamente 12km do vilarejo) que fica de frente para o Sajama. Como não tem nada no caminho vá preparada. Eu e meu filho nesse trajeto só esbarramos com uma pessoa tocando lhamas e ninguém mais. Lá tem banheiro, vestiário legal e conseguimos almoçar. Custou 30 bobs eu acho o acesso e 15 bobs o almoço.

No dia seguinte fomos até o gêiseres e é lindo esse caminho. Fomos na ida de 4x4 pois e voltamos andando cerca de 15 km (foi puxado, principalmente pela altitude). As placas lá são enganosas, andamos muito, muito mais do que diz nas sinalizações. Mas dei mole porque no Wikiloc tem dezenas de percursos marcados. Esses locais distantes do vilarejo não pegam sinal de celular.

No próprio vilarejo, alguns metros praticamente do hostel, tem a trilha do Monte Cielo. Vale a pena. São 4 km (puxados pois é uma subidona com boa parte de pedras, ruinzinho de andar), tem o mirante para o Sajama e toda uma vista do vilarejo e dos vulcões. 

Gostaríamos de ter feito as lagunas na parte alta (acho que é o auge do lugar, não deixe de fazer como eu deixei), mas eram mais de 5000 de altitude, meu filho não aclimatou muito bem e a logística mal organizada não permitiu. Até tentamos ir caminhando pela trilha dos gêiseres, mas é chão. MUITO chão rs. O ideal imagino que seja ir de carro pois tem diferentes caminhos e talvez a principal seja pela entrada do Parque onde paga 100 bobs. Esses outros caminhos não pagamos nada, exceto as aguas calientes. Lembrando que é uma região de alta montanha e tem muitas opções para esse tipo de atividade. Eu sou montanhista e escaladora e quero muito voltar só para esse tipo de investida 😍.

A maior dica que posso te dar é entrar em contato com algum hostel. Eles que me direcionaram o contato da van, fez nosso transporte do vale ao cruce, nos levou ate os gêiseres, indicam guias e dão todo o auxilio. Lá só tinha um lugarzinho para almoçar e café, mas quem puder ir preparado com alimentação ajuda muito. Nem sempre está aberto na hora de saída pra algum passeio e é estilo mercearia. A minha ideia era levar fogareiro e tudo mais de cozinha de camping mas não achei gás a tempo para levar, fez muita muita falta. Quebra um galho que economiza nos gastos e levando uma comprinha feita antes melhora a alimentação.

Nós compramos pílula para soroche (mal da montanha) para altitude no aeroporto e ajudou bem no primeiro dia que ficamos derrubados. 

Qualquer duvida que eu possa ajudar só chamar! O lugar é incrível de lindo e tem muitas e muitas rotas para se fazer. 

O contato da do Hostel que ficamos (Los Andes) é: +591 74104423 - Virginia

Lá nos optamos pela operadora de telefonia Tigo. Tem a Entel também.

Não consegui anexar algumas fotos, está dando erro :(

Editado por carol.montanhismo
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 28/03/2023 em 22:49, Amanda.M disse:

@carol.montanhismo, estou querendo conhecer o parque mas está complicado pois não há muitos tours e os que tem não aceitam 1 pessoa. Vou te mandar um inbox para pegar dicas, obrigada! :)

Ola pretente ir este ano, muito legal o lugar estou querendo ir a bolivia em agosto.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Em 16/06/2023 em 10:32, Ricardogracek disse:

Show, qual os lugares?

Eu fui pra Bolívia e acabei não conseguindo ir devido a dificuldade mas consegui um contato de um guia que faz o trajeto mas precisaria de mais pessoas. +59163186985 - Palo. Boa sorte! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...