Ir para conteúdo

Calça Impermeável


Visitante Eduardo Piva

Posts Recomendados

  • Respostas 81
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Olá Teresa!

 

Eu levaria também uma calça mais folgada, sem impermeabilização, por conta do possível calor durante o dia (verão). Com uma segunda pele e uma calça impermeável, num dia quente você irá transpirar bastante.

 

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá pessoal

Meu nome e Peter mas meus amigos (e amigas) me chamam de gato. 8)

Já faz algum tempo que estou consultando as informações e opinões dos mochileiros.com, mas finalmente resolvi me cadastrar para poder participar melhor.

Estou planejando uma viajem para a Nova Zelândia em fevereiro e março de 2013 e tenho muitas dúvidas do tipo "com que roupa eu vou".

Quando fiz minha primeira viagem para NZ em 2002, não me preocupei muito com esta questão. Comprei um anoraque com capuz contra a chuva, usei calça jeans e tênis e saí. Parece que estava com sorte porque as chuvas que passei não me perturbaram muito. Só fiquei com frio uma vez, quando cheguei em Mount Cook Village. Tive que comprar um gorro e uma camiseta de flanela grossa pra não sofrer muito. Mas nesta viajem não fiz nenhuma caminhada compride, nada que exigiu grandes esforços. Foi naquele tempo que peguei o gosto para caminhadas pela natureza.

 

Agora, nesta vez vou com mais ambições. Quero fazer o famoso Tongaririo Alpine Crossing e também, se der, subir no Mt. Taranaki, alem de muitas caminhadas pelas florestas. E quero ir preparado.

Vou chegar lá no finalzinho do verão, mas a Nova Zelândia é famosa pelas bruscas mudanças de tempo. É o caso de quatro estações em um só dia, e quem sobe a montanha deve estar preparado para tudo. Então, estou me preparando para temperaturas amenas na maior parte do tempo com possibilidade de chuvas fortes, vento forte e até neve a qualquer hora. Agora, finalmente, a pergunta: Qual será a calça (as calças) apropriados para este quadro?

Vi alguns posts acima sobre a calça Climatic Impermeável da Trilhas e Rumos. Já estava quase decidido de comprar esta calça quando vi os comentários de clientes no site da loja Arco e Flecha. Três dos cinco clientes comentam que esta calça não lida bem com o calor, que o tecido não deixa a transpiração sair.

Passei num shopping perto de casa para ver se encontro a calça numa loja física e posso ver como ela está. Não encontrei essa mas vi uma outra, a calça Nord Outdoor Impermeável. É impermeável e respirável (pelo menos diz isso na etiqueta). Não experimentei mas olhando e tocando o material fiquei com uma boa impressão. Alguém conhece esta calça ou tem algum comentário sobre a marca Nord? Como ela compara com a Trilhas e Rumos? Ou tem outras opções? Agradeço qualquer dica.

 

Também fiquei na dúvida sobre este comentário do gvogetta:

Eu levaria também uma calça mais folgada, sem impermeabilização, por conta do possível calor durante o dia (verão). Com uma segunda pele e uma calça impermeável, num dia quente você irá transpirar bastante.

Imagino que o frio e o calor não vão mandar aviso prévio. Parece que eu devo levar as três, calça leve, calça impermeável e segunda pele? E trocar sempre que o tempo mudar. Não tem uma solução mais fácil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Peter!

 

 

Sobre calças impermeáveis, tenho uma opínião bem formada (mas é a minha opinião): não valem a pena na maioria das situações. Explico:

 

Pessoalmente, prefiro molhar as pernas (usando uma calça leve, de fácil secagem) e retirá-la, trocando-a por outra seca assim que cessar a exposição à umidade ou (dependendo da situação) usar um calção (para que o tecido molhado, gelado, não faça o corpo perder calor). Mas isso em situações que não envolvem alta montanha, neve ou frio extremo.

 

Por mais "respiráveis" que se digam ser essas calças impermeáveis, em especial as nossas melhores nacionais ou vendidas aqui no Brasil não dão conta da transpiração de uma pessoa em atividade de médio esforço, que dirá em atividade de esforço intenso. Para ser considerada respirável de verdade, em atividades outdoor (pelos padrões normativos internacionais - ASTM EG6-2005), um tecido deve deixar passar cerca de 8.000 g/m²/24h ou mais (significa que em 1 metro quadrado de tecido os seus "microporos" deixam passar cerca de 8Kg de vapor d'água em 24 horas). A grande maioria dos equipamentos vendidos sob o título "respirável" fica entre 3.000 e 6.000 g/m²/24h. Muitos, em especial os de menor custo/tecnologia (T&R entre eles) ficam ainda abaixo disso. Com isso, usando uma calça dessas você vai se molhar, não de chuva, mas com seu próprio suor, o que acho até pior em situações ao ar livre e no frio, principalmente pelo "choque" térmico ao trocar de roupa.

 

Para proteger o tronco o princípio é o mesmo, com a diferença de que temos que ter muito mais cuidado com o frio, pois aqui estão nossos órgãos vitais. Sugiro investir num bom anorak, mas um bom mesmo, de alta respirabilidade específico para alta montanha, que te servirá para tudo e é realmente importante, mesmo que tenha que abandonar a calça impermeável/respirável.

 

Para conhecer um pouco mais sobre como se vestir corretamente em locais frios, acesse como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter,

 

Complementando o que já disse no post anterior:

 

Se for para comprar uma calça impermeável, procure a de maior respirabilidade que encontrar, sugiro Marmot, Salomon, The North Face, Mountain Hardwear e outras nessa linha, tecidos tecnológicos com Gore-Tex, etc... Todas fabricadas (e geralmente só vendidas) fora do Brasil. Provevelmente na NZ encontre essas marcas, cogite comprar por lá, até pela enorme diferença de preços que deve existir pros preços praticados aqui.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Eu tenho uma reforçada, uma camada externa de nylon, outra de gtx e mais uma de polartec removível. Fora o vento+chuva e frio de altitude ou extremo sul, eu descobri que ela, sem o polartec, é ótima para pedalar sob a chuva absurda de verão do interior de SP, transpira bem, mesmo se vestida sobre o jeans, pois o movimento da bicicleta faz o papel do vento. A parte de cima não consegui nada tão equilibrado em termos de respirabilidade para essa situação, tudo que eu tenho do mesmo nível é muito quente ou muito pesado para usar por estas latitudes no dia a dia, quebro o galho com aquele "anorak" T&R simples, de nylon, ou um portátil da NF.

No mais eu concordo com o Getúlio que para uso a pé, em clima quente e úmido brasileiro, não é uma boa idéia. Não sei se caberia para uma travessia como a que vocês fizeram do morro da Igreja ao Canion Laranjeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...]

 

Não sei se caberia para uma travessia como a que vocês fizeram do morro da Igreja ao Canion Laranjeiras.

 

Olá Trauco!

 

 

Então, quando fomos, apesar de "quase estarmos" em pleno inverno meridional (início de junho), fomos agraciados com boas condições climáticas gerais, com pouco vento, ausência de chuva e céu aberto durante o dia, apesar do frio intenso nas noites e madrugadas (até -11°C em nossas medições, e oficialmente -9,2°C, temperatura mais fria do ano de 2012 no Brasil). Certamente, caso tivéssemos enfrentado umidade os desafios teriam sido bem maiores em razão do frio. A calça impermeável, nessas condições, seria imprescindível para manter o conforto térmico. A minha estava lá, na mochila, para qualquer eventualidade... :mrgreen:

 

Na região serrana catarinense e gaúcha das bordas dos Aparados da Serra há grande risco de hipotermia devido às baixíssimas temperaturas, ventos fortes e umidade. Creio que naquela região temos, no Brasil, durante os meses de outono e inverno, o subclima mais rigoroso do nosso território... Se há uma região no Brasil em que uma calça impermeável pode ser útil, certamente será ali.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Getúlio

Foi o que imaginei, eu já acampei em julho na região de Tainhas, S. F. de Paula no RS e nessa época chovia fininho a maior parte do tempo. Uma perneira alta (gaiter) ou bota de cano longo era o suficiente para andar no campo molhado de geada derretendo com a chuva do dia. Se o tempo ficasse pior do que isso, sem dúvida seria preciso uma calça impermeável. Mas não tinha vento forte onde andamos, era o vale do rio, só neblina forte, geada de manhã e chuva fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Getúlio

Foi o que imaginei, eu já acampei em julho na região de Tainhas, S. F. de Paula no RS e nessa época chovia fininho a maior parte do tempo. Uma perneira alta (gaiter) ou bota de cano longo era o suficiente para andar no campo molhado de geada derretendo com a chuva do dia. Se o tempo ficasse pior do que isso, sem dúvida seria preciso uma calça impermeável. Mas não tinha vento forte onde andamos, era o vale do rio, só neblina forte, geada de manhã e chuva fina.

 

Olá Trauco!

 

Você mora onde? Aqui no Sul? Essas bandas geralmente só os sulistas para encarar no inverno...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...