Ir para conteúdo

30 dias a pé por 4 estados pela praia.


Posts Recomendados

  • Membros

Viagem de Trinta dias a pé (na praia) por quatro estados do NORDESTE Brasileiro.
Bahia
Sergipe
Alagoas
Pernambuco

OUTUBRO de 2022
Sou Fernando Salge Andrade Cunha
De Uberaba MG
56 anos
1,78 m
110 kg

Tudo que é feito com amor, carinho e perseverança, sai muito mais gostoso

Saida: BAHIA 131Km

Minha viagem teve início na Praia do Forte na BA . Fui para:
01 Imbassaí 15km
02 Imbassaí --- Porto de Sauipe 15km
03 Porto de Sauipe --- Subauma 20Km
04 Subauma --- Baixio 18km
**De Baixio a Barra do Itariri eu não fiz, pois tinha um rio na entrada e outro na saída e não tinha como atravessar são 13 km de praia entre os rio.
06 Barra do Itariri --- Sitio do Conde 13Km
05 Sitio do Conde --- Barra do Siribinha 15 km
07 Barra do Siribinha --- Costa Azul 10km
08 Costa Azul --- Mangue Seco 25km


SERGIPE  48Km

11 Pontal do Saco --- Abais   14Km
10 Abais --- Caueira   16Km 
13 Pirambu --- Lagoa Redonda 12Km
14 Lagoa Redonda --- Cachoeira do Roncador   6Km


ALAGOAS 99Km

15 Dunas de Piaçabuçu --- Pontal do Peba   19Km
16 Pontal do Peba --- Miai de Cima   27Km
17 Pontal do Coruripe --- Dunas de Marapé   19Km
18 Dunas de Marapé --- Jequiá da Praia   8Km
19 Barra de São Miguel --- Praia do Francês   10Km
20 Barra de São Miguel e Praia do Gunga   16Km

PERNAMBUCO 48Km

25 Paiva – Ilha do Amor --- Gaibu ida e volta   29Km
26 Muro Alto --- Porto de Galinhas --- Maracaípe   10Km
27 Paiva --- Xareu --- Gaibu   9Km

TOTAL de 598km andados do dia 28 de set22 a 28 de out22
Destes: 326 foram andados na praia
O numero à frente da rota, representa o dia que fiz.


Sempre tive vontade de fazer esse tipo de caminhada com mochila, camping, pousadas, mar e natureza.
Já havia feito um mês pela Venezuela em 2010 e algumas andanças pelo Amazonas, mas nunca com tantos kms como esse.

CRONOGRAMA:
Essa é a primeira etapa. Você tem que saber exatamente o que vai encontrar pela frente. Traçar a rota, observar locais, piso, rios, água, alimentação, pousos, etc.
O Google Earth é perfeito para isso, inclusive eu fiz medidas precisas de quantos km de praia a praia.
Nesse percurso, dificilmente eu andei mais de 10 km, sem encontrar uma vila, ou seja, sempre tinha uma mercearia ou bar por perto.
Também evitei andar perto das capitais por questão de segurança.


PREPARO FÍSICO:
Sabendo o que vai encontrar pela frente é hora de se preparar fisicamente.
Seis meses antes, já estava fazendo minhas caminhadas. Optei por fazer em zona rural, com bota bem pesada e com a mochila. A mochila fui aumentando o peso mês a mês. 
Dois meses antes da partida, submeti meus pés aos tênis novos. Estes precisam ser amaciados por causa de bolhas. Nunca vá com tênis novos.
Nunca fiz mais que vinte km, a teoria era que um maratonista não corre uma maratona todo dia.

EQUIPAMENTOS

Vestuário 

- mochila
- 2 tenis
- 4 meias
- 4 cuecas
- 4 calções 
- 4 camisas
- 2 calça de náilon
- 1 blusa de frio
- 1 toalha 
- 2 bonés 
- capa de chuva

Higiene

- sabonete liquido
- shampoo
- barbeador
- pasta denta
- escova
- creme hidratante
- protetor solar
- shampoo 


Eletrônicos 

- power bank 15.000
- fone sem fio
- som JBL peq
- hubs
- fios de sobra
- relógio digital com Samsung Health
- GPS 
- 3 celulares ( 4 operadoras) S20 - S10 - A7
- 2 mini sd de 124 mb
- 2 adaptadores universal

Outros

- faca
- canivete 
- rede de nylon e corda
- cortador de unhas 

CAMINHADAS

As caminhadas nesse ambiente devem ser planejadas levando em conta a maré. Quando a maré enche, te empurra pra cima e é onde a areia é mais fofa, deixando a caminhada mais pesada. Parece que você anda e não sai do lugar.

Algumas praias são MUITO inclinadas e mesmo na maré baixa é difícil caminhar.
Fiz caminhadas de 8 a 10 kms, que quase me mataram de cansaço e outras de 30 kms que sai inteiro e querendo mais. É interessante que a cada vila, as vezes a praia muda de uma pra outra. Ela nunca mudava no meio do caminho. É como se as cidades e vilas determinassem como vai ser o próximo piso.

Eu tomava por dia cerca de 6Lts de liquido e minha alimentação foi sempre baseada em macarrão, arroz, feijão, carne, leite, pão e MUITO ovo.  Não comi comidas típicas de praia por não ter costume, então para evitar surpresa, só comida simples. Outra coisa que não fiz foi entrar na água do mar. O sal e arei grudam ressecando muito a pele e grudando. A forte maresia já fazia a parte dela me jogando sal. Toda vila tinha um barzinho com um chuveiro, onde me molhava sempre.

Para dormir, fiquei em campings, que nesse trajeto tem bem poucos e pequenas pousadas. Em Sergipe, já perto da foz do rio São Francisco fiquei numa fazenda que tinha uma cachoeira. O Proprietário me cedeu uma casa abandonada e armei minha rede lá. Já na foz do rio são Francisco fiquei num comunidade quilombola. Esse foi o melhor lugar que fiquei, por causa da rusticidade  do local.

Não gosto de praias muito povoadas (movimentadas) então evitei as praias muito turísticas. 

Talvez, seja melhor quem quiser saber mais sobre a viagem e também querer fotos, façam perguntas por aqui, pois não fiz um diário da viagem ( erro meu) mas as perguntas vão refrescando na cabeça e vou respondendo a vocês.

Durante a viajem tomei vitaminas para aumentar a disposição e não fiquei doente nem um dia. 
Contei  também com o acompanhamento especial da ajuda CELESTE e o Senhor esteve sempre ao meu lado EM TODOS OS MOMENTOS. 
Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de realizar esse sonho. Agradecer aos meus amigos e familiares que me deram foça e em preses ajudaram. 
Cada vibração positiva, era sentida numa intensidade sem tamanho

Nunca deixe ninguém falar que você não consegue. Quando uma sonho é grande, ninguém pode impedir de conquista-lo. 

Já fiz MUITAS viagens parecidas e me perguntaram: Qual foi a mais bonita??
Me perguntam também: qual foi a praia mais bonita??
A resposta para essas perguntas é uma só: não existe mais bonito. Cada qual com sua particularidade. São belezas diferentes.

A NATUREZA FAZ PARTE DO MEU SER E EU ME INTEGRO A ELA.
 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola.

Sim, sempre de tênis. É muito perigoso andar sem calçado. Tem muitos gravetos, cacos de vidro e outras coisas cortantes escondido na areia. Gostaria MUITO de ter ido descalço. rsrs

Como disse no post, era muito difícil andar mais de 10 km sem ter um local ( pequenas vilas), então estava sempre abastecido de água. Fora isso, na mochila sempre havia 4 garrafas de água caso precisasse. Durante TODO o trajeto existia plantações de coco, sempre tinha coco pra tomar. Uma boa faca era suficiente para fura-los. Coco verde = muita água. Coco maduro (seco) = pouca água muita castanha.

IMG_20221005_065332_077.webp

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, que maravilha.

Parabéns 👏👟...

Uma pergunta: 

3 celulares,  4 operadoras...

Acha que foi útil... tinha receio de ficar incomunicável?

O que de tudo que vc levou, vc acha que foi excesso?

Ou

Tudo foi necessário e útil na viagem?

Tiraria algo? Adicionaria outrora itens?

 

Tênis qual vc utilizou?

 

Grato. 

 

👟🚶‍♂️

 

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros
Em 19/03/2023 em 12:52, Thiago Loureiro disse:

Qual praia teve mais dificuldade de caminhar, por fatores de cansaço e outros mais?

Sentiu perigo em alguma, por algum ser humano, dificuldades de acesso?

Thiago, não tive problema algum com pessoas, como eu disse lá eu evitei as capitais.
A pior praia foi na saida (praia do Forte) muito inclinada e fofa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 08/04/2023 em 02:47, Diasmelhoresprasempre disse:

Olá, que maravilha.

Parabéns 👏👟...

Uma pergunta: 

3 celulares,  4 operadoras...

Acha que foi útil... tinha receio de ficar incomunicável?

O que de tudo que vc levou, vc acha que foi excesso?

Ou

Tudo foi necessário e útil na viagem?

Tiraria algo? Adicionaria outrora itens?

 

Tênis qual vc utilizou?

 

Grato. 

 

👟🚶‍♂️

 

Não tiraria nada e não vejo necessidade de acrescentar nada. Não usei todas as operadoras, mas não correria o risco de ficar sem comunicação. Pra você ter uma ideia, não me lembro em qual cidade estava e teve uma pane nas torres de internet/celular. A cidade ficou incomunicavel por 6h. Minha familia já estava procupada pois eu postava fotos pra eles toda hora. Andei pela cidade pra ver se conceguia um telefone publico e descobri que é um artigo nãp existe mais.rsrsr
Estou preparando para fazer Recife - Fortaleza 770km vou levar as mesmas coisas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...