Ir para conteúdo

patagonia no inverno


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos. Estive na Patagonia ( chile e argentina ) em 1985, 2000, 2003, 2008 e 2009. A primeira vez que fui, tinha somente 01 hotel em El Calafate e dormimos em casa de familia. Praticamente só tinham treekers e aventureiros. A ultima vez foi meio decepcionante, com todo o tipo de turistas, cassino etc. De qualquer forma o microbio já me picou e não vou deixar de ir para curtir as paisagens, fazer treeking e tentar me conhecer um pouco mais. Conheço bastante por lá e estou a disposição para ajudar quem queira conhecer este lugar fascinante que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa. Este ano, como nao poderia deixar de ser, vou voltar para a região. Apenas com um diferencial, vou em JULHO 2011 com minha filha de 12 anos. Sei que o Perito Moreno estará aberto, Torres del Paine tbem e que El Chalten estará praticamente abandonado. Mas esse é o desafio, ir em lugares com poucos turistas, buscar um pouco da nostalgia de tempos atras. Já marquei as passagens e agora estou atras de informações sobre hoteis, estradas, transporte entre el calafate e Torres del Paine, enfim, tudo que possa ajudar. Obrigado.

 

Fernando Klepzig

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110411201255.jpg 500 366.25 Legenda da Foto][glaciar los perros]

losperros.jpg.af7b6e6b44e0f8fb253305142cb205b5.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Brother,

 

Estou na fase inicial da viagem, o inicio do planejamento...

a minha questão principal agora nesse inicio é preparar o roteiro, quero fazer uma viagem de 15 a 20 dias e preciso gostaria de ir de Buenos Aires a Ushuaia , então o que eu te pediria seria:

 

O Que é indispensavel e o que dispensavel?

Sugere que percurso?

 

 

Flw Brother! ::Cold::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, dependendo da época do ano é importante reservar hospedagem com antecedência. Isso acaba engessando um pouco a viagem. Porém se o camping for a opção, tudo fica mais fácil. Posso dividir a viagem em duas possibilidades:

 

turismo contemplativo fácil: conhecer toda a regiao superficialmente para numa proxima viagem explorar melhor um ou dois destinos. Sugiro entao Ushuaia (2 dias), Peurto Natales( 01 dias), Parque torres del paine (2 a 3 dias- treekings diarios), El Calafate (02 a 3 dias - Perito Moreno e visitação de outros Galciais por barco ) e El Chalten ( 2 a 3 dias treekings diarios).

 

turismo de aventura: neste caso eu optaria pelo Parque Torres Del Paine ( grande circuito - 10 dias de caminhada ) El Chalten ( varias trilhas de duração diversas - 6 dias ). El Calafate é a cidade de entrada na Patagonia e não dá deixar de conhecer o Perito Moreno, mesmo com o excesso de turista no verão, vale muito a pena. Deixaria Ushuaia de fora, que apesar de ser uma cidade linda, ser conhecida pela cidade mais austral do mundo, etc....é tudo muito caro. Aí vao sugestoes de roteiros.

 

Roteiro corrido com alguns dias de treeking sem acampamento nas trilhas e ficando um dia em Buenos Aires no inicio para comprar roupas( esse vou fazer em julho 2011 ).

 

Dia 1 Floripa-PoA -Buenos Aires (dorme)

Dia 2 Buenos Aires – (dorme)

Dia 3 Buenos Aires – chega em el calafate pega onibus e vai direto pra El chalten – El Chalten (dorme)-

Dia 4 El Chalten - (dorme)

Dia 5 El Chalten - El Calafate (dorme)

Dia 6 El Calafate – (dorme)

Dia 7 El Calafate - Puerto Natales – (dorme)

Dia 8 Puerto Natales - Parque Torres del Paine (dorme)

Dia 9 Parque Torres del Paine- (dorme)

Dia 10 Parque torres Del Paine – El Calafate (dorme)

Dia 11 El Calafate – PoA (dorme)

Dia 12 PoA - Floripa

 

roteiro que fiz para o Parque Torres Del Paine 2003

 

Dia 1 Floripa- Santiago - Punta Arenas (dorme)

Dia 2 Punta Arenas- Purto Natales (dorme)

Dia 3 Puerto Natales - Parque Torres del Paine (dorme no acampamento Las Torres)

Dia 4 Treekingo - Las Torres - Coiron (dorme)

Dia 5 Coiron - Dickson (dorme)

Dia 6 Dickson e arredores (dorme - fomos os unicos a ficar um dia inteiro e dormir duas noites, o pessoal do refugio nos tratou de forma diferenciada e acabamos conhecendo lugares pouco explorados pelos caminhadores habituais)

Dia 7 Dickson - Los Perros (dorme)

Dia 8 Los Perros - Los Guardas (local de pernoite gratuito na época, bem proximo ao Grey -dorme)

Dia 9 Los Guardas- Pehoe (dorme) - aqui mudamos os planos de seguir e completar o Grande Circuito pois machuquei o olho e fui obrigado a abandonar a trilha e procurar atendimento médico)

Dia 10 Administração Parque Torres del Paine- (dorme)

Dia 11 Parque Torres del Paine –Punta Arenas (dorme)

Dia 12 Punta Arenas –Santiago (dorme)

Dia 13 Santiago ( dorme )

dia 14 Santiago - Floripa

 

Hoje, aconselho ir e voltar pela argentina por causa dos preços. Dá pra comecar por El Calafate e El chalten e fazer várias caminhadas ( trotatorres fez roteiros otimos em El Chalten - tem vários tópicos sobre essas trilhas ) e depois ir direto pro Parque Torres Del Paine no Chile e fazer algum ciruito: W ou o Grande. Voltar a El Calafate e voltar pro Brasil. Das duas vezes que fui a Ushuaia uma eu fui de moto e outra de onibus desde Rio Gallegos. Não tenho grandes informacoes, mas como disse antes, o local é lindo. Quanto as despesas, voce pode gastar muito ou muito pouco, pois hj voce pode alugar 4X4, ficar em hoteis ótimos mesmo dentro dos parques, restaurantes ou usar transporte coletivo, hostels e camping e cozinhar. Tudo vai depender da sua disponibilidade, companhia e gosto pessoal.O importante é curtir, e muito. Como voce deve saber a melhor época do ano, onde as trilhas estao abertas e tudo está funcionando é de outubro a abril.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Ferclei,

 

De fato a região é incrível, certamente um dos lugares mais bonitos da Terra. Fiz uma trip de carro em janeiro de 2010 e já estou louco pra voltar.

Entretanto, devo repassar os alertas que me foram feitos pelos moradores locais em relação ao inverno do sul Patagônico:

- As temperaturas são extremamente baixas, podendo, facilmente, atingir - 20 graus em cidades como calafate e El Chaltén. Com o furioso vento da região soprando a sensação térmica piora ainda mais.

- Ao contrário do verão, em que escurece quase meia noite, no inverno os dias são muito curtos e a luz do dia vai das 10 da manhã as 5 da tarde aproximadamente. São poucas horas de proveito para passeios e trekking. As cidades ficam desertas à noite, nem mesmo os moradores saem as ruas.

- Nos dias de nevasca, as estradas ficam intransitáveis e há muitos acidentes por causa do gelo na pista. El Chaltén, por sua proximidade com os glaciares, é comum ficar dias isolada.

- Quanto a hoteis, pode ficar tranquilo, vc conseguirá vaga em qualquer um que desejar e com preços bem baixos, pois as cidades ficam vazias em julho.

- Camping ? esqueça, vc iria passar apenas uma noite....

 

Por favor, não encare meu post como um desestímulo, na verdade, como gosto mto do frio, tbm gostaria mto de dar uma espiada por lá no inverno, só pra ver como é... mas como vc comentou que irá com sua filha, achei importante repassar tais informações. Talvez seja o caso de vc entrar em contato com alguma agencia de turismo de lá para obter informacoes mais fidedignas.

Grande abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minha Sugestão:

 

Ushuaia - 4 dias

Punta Areas - 1 dia

Puerto Natales - 2 Dias (Organizar tudo para o W)

TDP (W) - Creio que dê pra fazer em 5 dias

Puerto Natales - 1 dia (descançar, lavar roupas, etc)

El Calafate - 3 dias (1 dia só para Perito Moreno)

El Chaltém - 3 dias

 

Total 18 dias - 2 de sobra.

 

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Minha Sugestão:

 

Ushuaia - 4 dias

Punta Areas - 1 dia

Puerto Natales - 2 Dias (Organizar tudo para o W)

TDP (W) - Creio que dê pra fazer em 5 dias

Puerto Natales - 1 dia (descançar, lavar roupas, etc)

El Calafate - 3 dias (1 dia só para Perito Moreno)

El Chaltém - 3 dias

 

Total 18 dias - 2 de sobra.

 

abs,

 

Brother!!! achei exelente sua divisão! mudando a ordem acho que é isso mesmo que vou fazer...

 

então vai ficar assim:

 

El Calafate - 3 dias (1 dia só para Perito Moreno)

El Chaltém - 3 dias

Puerto Natales - 2 Dias (Organizar tudo para o W)

TDP (W) - Creio que dê pra fazer em 5 dias

Puerto Natales - 1 dia (descançar, lavar roupas, etc)

Punta Areas - 1 dia

Ushuaia - 4 dias

::otemo::

 

só uma pergunta: dá pra fazer todas as principais trilhas de El Chaltém em 3 dias?

::cool:::'> :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pode ir para El Bolson tb, e de lá ir para Bariloche pegar o avião para voltar.

 

Brother, vi a foto de El Bolson e realmente é um lindo lugar!!

infelizmente o dinheiro não dá pra chegar tão longe, penso em fazer depois uma trip pelo centro-norte do Chile e da Argentina e concerteza vou passar nesse lugar! Vlw pela dica! ::cool:::'> :wink:

 

Penso em pegar um avião de BsAs até El calafate e de volta um do Ushuaia pra BsAs...

 

Flww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...